Outlander Phev 2016 - Classe 2?

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o
Responder

Autor do tópico
acorreiajr
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta set 09, 2015 10:40 pm
Localização: Lisboa

Outlander Phev 2016 - Classe 2?

Mensagem por acorreiajr »

Olá a todos,

Continuamos muito satisfeitos com o i3 BEV, mas a Smax que usamos para deslocações maiores / cargas mais pesadas, está em fim de vida.
Uso um smart todos os dias (o i3 fica com a minha esposa, que dá voltas maiores) e pensámos em soluções mais ecológicas.
O carro que mais nos interessou foi o Outlander Phev. Trocávamos 2 por 1.

A semana passada estivemos a negociar a compra e gentilmente foi-nos cedido um durante este Sábado, para testarmos nas nossas voltas habituais.
Foi aí que apanhámos um balde de água fria.

De Lisboa à Marateca, cobraram-nos classe 1 nas portagens; no regresso... classe 2!!!
Pensei tratar-se de um erro, mas já confirmei com a via verde que o Outlander 2016 Phev está atualmente classificado como classe 2...

Já vi que a Mitsubishi emitiu um comunicado sobre a questão:

https://pt-pt.facebook.com/notes/mitsub ... 418463564/

Garantem estar a trabalhar no assunto.

Suspeito que o problema estará na distância do capot ao solo e no facto de ser 4WD. O restyling deve ter baralhado as contas.

Segunda-feira confrontarei o vendedor, pois ontem devolvi o carro já após o fecho do stand.

Obviamente que enquanto se mantiver este quadro, a aquisição está fora de questão.

Lição a retirar: nunca comprar um carro sem experimentar nas nossas rotinas habituais!

Darei notícias quando tiver reação da Mitsubishi.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Outlander Phev 2016 - Classe 2?

Mensagem por jmlflorencio »

A reação da Mitsubishi é essa mesmo, 'estamos a trabalhar no assunto'... O que na realidade não quer dizer nada...
Espero enganar-me, mas infelizmente não espero grandes desenvolvimentos messe campo.

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Outlander Phev 2016 - Classe 2?

Mensagem por t3lmo »

A resposta a esse problema está quase a chegar, mas será caso a caso aquando da venda, ou seja, o proprietário poderá optar por classe 1 ou 2.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
acorreiajr
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta set 09, 2015 10:40 pm
Localização: Lisboa

Re: Outlander Phev 2016 - Classe 2?

Mensagem por acorreiajr »

Olá a todos,

A resposta foi no sentido que se adivinhava: estamos a trabalhar no assunto.
Não estou a ver como seja possível ser o proprietário a optar pela classe. Só se alterarem a altura do carro, mexendo na suspensão.
Estou convencido de que ainda demorará a resolver, pois isso deve implicar burocracia adicional.
Seja como for, por ora fico quieto.

Só lamento que esta informação não esteja visível no site, até porque existem muitos ensaios referindo que o veículo é classe 1 (de resto, o próprio site o referia, embora tenha sido eliminada essa indicação).
No meu caso, a classe 1 foi sempre uma condição determinante do negócio, pois uso frequentemente a AE. Só espero que ninguém seja apanhado na curva, pois é daqueles problemas que podem e devem ser evitados.


Autor do tópico
acorreiajr
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta set 09, 2015 10:40 pm
Localização: Lisboa

Re: Outlander Phev 2016 - Classe 2?

Mensagem por acorreiajr »

Olá a todos,

Apenas para fechar este assunto.
Já cá devia ter vindo, mas o tempo não tem abundado.
No último dia do ano de 2016 tomámos posse de um Outlander Phev.
Creio que fomos dos primeiros a poder circular com classe 1, depois da confusão instalada com os modelos vendidos a partir de meados de 2016.

A solução técnica foi trocar as molas da frente por umas mais baixas. Já adquirimos o carro ao Stand com a troca feita.
Foi-nos entregue um cartão que nos permite circular com classe 1.

Estamos muito contentes, pois, presentemente, temos um i3 e um Outlander Phev que cobrem todas as nossas necessidades.

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Outlander Phev 2016 - Classe 2?

Mensagem por t3lmo »

Obrigado pelo testemunho.
Com esses 2 veículos dá para tudo. Nós cá por casa também andamos assim, mas com 1/2 do i3 em 2 rodas ;)

Quanto à classe do Outlander PHEV, agora o proprietário pode escolher a homologação que pretende e o modelo já vem com essa alteração feita de origem, e respetiva classe atribuida.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Outlander Phev 2016 - Classe 2?

Mensagem por MRider »

Com a alteração da suspensão, sentiu diferença no conforto?
Live long and prosper!


GreyBigFoot
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: quinta dez 29, 2016 9:52 pm
Localização: Lisboa

Re: Outlander Phev 2016 - Classe 2?

Mensagem por GreyBigFoot »

Pois, fico com algumas reservas nessa solução.

Pelo que sei são menos 15mm no eixo da frente, se for apenas no eixos da frente é seguramente uma mexida na geometria do carro...
O que se pode reflectir em conforto, em dinâmica e até em segurança.

Não teria sido melhor mudar o diâmetro das rodas nos dois eixos?

E a solução está autorizada pelos senhores de olhos em bico ou foi uma ideia à sapateiro do importador luso?

Ah, e o tal cartão que dá acesso à classe 1 na VV tem validade, certo?

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Outlander Phev 2016 - Classe 2?

Mensagem por t3lmo »

A alteração está homologada pelo IMT para as 2 versões do modelo, e onde 1,5cm de altura altera zero no conforto e dinamica em regime normal no qual 99% dos utilizadores utilizam o PHEV. Peguem no carro e andem nele, discutam as teorias depois da prática :)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


GreyBigFoot
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: quinta dez 29, 2016 9:52 pm
Localização: Lisboa

Re: Outlander Phev 2016 - Classe 2?

Mensagem por GreyBigFoot »

Agradeço a sugestão da "prática", mas no meu caso vai ser difícil... Duvido que uma alteração destas se note num test-drive de meia-dúzia de quilómetros, que é o que tenho direito.

Quando dizes que os 15mm a menos não alteram em nada (99%, imagino que seja on-road) é fundamentado em quê?

É que é pelo menos é certo que a altura ao solo é reduzida, o que altera as especificações oficiais (190mm para 175mm de distância ao solo, começa a ficar um SUV baixinho, ao nível de um stepway). E 15mm a menos de curso para um carro com quase 2T deve tornar eixo da frente mais rijo certamente... Eu acho estranho que os tipos no Japão andem a calibrar a suspensão para o conforto para depois aqui enfiarem-lhe umas molas mais rijas... Mas pode ser esquisitice minha...

O facto de disponibilizarem também a segunda versão classe 2 sem a alteração de suspensão... Hmmm... Faz sentido?
Só mesmo se for para passar explicitamente a responsabilidade da decisão para o cliente...

Não é má vontade, mas a minha experiência com o importador português (o meu carro actual é um Mitsubicho, adquirido novo) digamos que não tem sido das melhores até à data.. E considero-me um gajo entendido, mas nada esquisito.

Relativo à homologação do IMTT... OK, mas sinceramente não me diz grande coisa, também por experiência própria não tenho a melhor opinião dos senhores, sobretudo relativo ao rigor técnico dos mesmos (dualidade de critérios)... Mas isso também é outro tema.

Estava mesmo a querer era ter o feedback de um proprietário, que tenha feito uns quilómetros com e sem o novo kit de molas.


Autor do tópico
acorreiajr
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta set 09, 2015 10:40 pm
Localização: Lisboa

Re: Outlander Phev 2016 - Classe 2?

Mensagem por acorreiajr »

Embora tenha feito mais de 200 km na versão "original", passou demasiado tempo para poder compará-las.
Foram 3 meses de distância entre o teste e a aquisição.
Seja como for, não noto o carro desconfortável.
Talvez numa pista se consiga notar alguma diferença (nem sei se para melhor ou pior), mas na utilização normal, duvido.
O que posso dizer é que o carro é muito estável em curva. Já acelerei um pouco mais a meio de rotundas para testar a tração e não vejo que a alteração tenha produzido algum efeito negativo.

No resto, concordo. A marca / importador / concessionário geriram muito mal este assunto.
Também não está muito bem explicado como conseguiram passar o Outlander como classe 1 durante tanto tempo. Alguém tirou mal as medidas...

Apesar de tudo, estamos muito satisfeitos e nem sequer vislumbramos concorrente ao Outlander.


GreyBigFoot
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: quinta dez 29, 2016 9:52 pm
Localização: Lisboa

Re: Outlander Phev 2016 - Classe 2?

Mensagem por GreyBigFoot »

Como interessado, muito agradeço o testemunho!

Se não se nota nada estranho, à partida é porque não há nada estranho...
O ângulo de ataque deve sofrido qualquer coisa (21º na especificação original). Mesmo não sendo um TT, ninguém gosta de perder altura num SUV, nem que seja para subir aquele passeio sem dificuldade... Ou então é subi-los todos de marcha-atrás, já que se o rebaixamento foi apenas no eixo da frente, em teoria o ângulo de saída melhorou!... Ah, Via Verde a quanto obrigas :D :D :D

Claro está a questão da classe não se discute, ninguém no seu perfeito juízo irá optar por classe 2 e pagar de livre vontade quase o dobro em portagens...
Se de facto estiver disponível no catálogo da marca a meu ver é um total disparate.

De facto 4 anos volvidos, concorrentes do género também não vejo nenhum, mas cheira-me que estão aí umas coisas para chegar.
Seja como for, em SUV PHEV a Mitsubicho leva vantagem... Sóprecisam é de gerir bem a mesma...

Mais empenho na vertente comercial também não lhes ficava mal...
Comerciais mal informados sobres os produtos que vendem não é boa propaganda em negócio nenhum...

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Outlander Phev 2016 - Classe 2?

Mensagem por t3lmo »

Não é assim tão disparate a classe 2. As pessoas que conheço que compraram este ano o 16MY ainda, optaram por classe 2. Nem todos fazem AE (ou pouco a fazem) todos os dias e preferem um carro normal de série, principalmente no interior no pais.
Quanto a novidades Mitsubishi que interessem, só mesmo o 17MY em PHEV, pois o novo Eclipse Cross a ser apresentado hoje, vem ainda agarrado ao passado :(
De resto, PHEV com carga rápida, só mesmo o Outlander, todos os outros (BMW X5e, Volvo XC90, Kia Niro, etc) só têm carga lenta.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”