Dedução de IVA na compra de um veículo eléctrico

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o

Autor do tópico
karkov
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: segunda out 17, 2016 10:02 am

Dedução de IVA na compra de um veículo eléctrico

Mensagem por karkov »

Boa tarde, estou comprador de um Zoe no mercado francês e tenho um em vista num concessionário Renault em França. Tendo eu uma empresa, penso que ao abrigo da fiscalidade verde, posso fazer a dedução do IVA da compra, estou correto?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Dedução de IVA na compra de um veículo eléctrico

Mensagem por Emanuel Couto »

Aqui fica melhor... Vamos esperar pela ajuda da malta... ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Dedução de IVA na compra de um veículo eléctrico

Mensagem por sergiomms »

Como empresa, tudo o que compras na Europa podes comprar sem iva logo na origem. Assim, sugiro que o faças, poupa-te muito mais trabalho :)
sergiomms


Autor do tópico
karkov
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: segunda out 17, 2016 10:02 am

Re: Dedução de IVA na compra de um veículo eléctrico

Mensagem por karkov »

sergiomms Escreveu:Como empresa, tudo o que compras na Europa podes comprar sem iva logo na origem. Assim, sugiro que o faças, poupa-te muito mais trabalho :)
Obrigado pela resposta ;)

E não tenho que pagar o IVA aquando da legalização e consequente pedido de matrícula?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Dedução de IVA na compra de um veículo eléctrico

Mensagem por sergiomms »

As empresas podiam abater o IVA dos VEs há uns tempos atrás.... agora não sei se ainda podem mas acho que sim.
É uma questão de procurares, aqui no forum há um tópico sobre os incentivos aos VEs onde também estão explícitos os benefícios das empresas, ves qual é o dec lei e pesquisas se ainda está válido.

Entretanto, se conseguires verificar isso, colocas aqui a informação que conseguires para puderes também ajudar quem tiver a mesma duvida.
sergiomms


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Dedução de IVA na compra de um veículo eléctrico

Mensagem por alexjp4 »

karkov Escreveu:
sergiomms Escreveu:Como empresa, tudo o que compras na Europa podes comprar sem iva logo na origem. Assim, sugiro que o faças, poupa-te muito mais trabalho :)
Obrigado pela resposta ;)

E não tenho que pagar o IVA aquando da legalização e consequente pedido de matrícula?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Boas

Pelo que sei podes deduzir o IVA da compra do carro eléctrico, o pagares o IVA cá ou lá é uma questão de tesouraria, se pagares o IVA lá como na maior parte dos casos o imposto é inferior ao de cá (23%) tens que desembolsar menos para depois o recuperares, (por mim pagava lá e deduzia cá), primeiro porque é inferior e depois pode ser deduzido mais cedo (no caso de comprares até ao ultimo dia do trimestre e legalizares no trimestre seguinte só nesse trimestre é que é dedutível) entretanto passam 4,5 meses com o dinheiro fora.


Autor do tópico
karkov
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: segunda out 17, 2016 10:02 am

Re: Dedução de IVA na compra de um veículo eléctrico

Mensagem por karkov »

alexjp4 Escreveu:
karkov Escreveu:
sergiomms Escreveu:Como empresa, tudo o que compras na Europa podes comprar sem iva logo na origem. Assim, sugiro que o faças, poupa-te muito mais trabalho :)
Obrigado pela resposta ;)

E não tenho que pagar o IVA aquando da legalização e consequente pedido de matrícula?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Boas

Pelo que sei podes deduzir o IVA da compra do carro eléctrico, o pagares o IVA cá ou lá é uma questão de tesouraria, se pagares o IVA lá como na maior parte dos casos o imposto é inferior ao de cá (23%) tens que desembolsar menos para depois o recuperares, (por mim pagava lá e deduzia cá), primeiro porque é inferior e depois pode ser deduzido mais cedo (no caso de comprares até ao ultimo dia do trimestre e legalizares no trimestre seguinte só nesse trimestre é que é dedutível) entretanto passam 4,5 meses com o dinheiro fora.
Segundo entendi, e sendo a compra feita em França, pago o IVA lá, que são 20% e depois amortizo 23% cá é isso? Mas na factura francesa vem discriminado o valor do IVA e como posso "abater" 23% se só paguei 20%?

Outra situação que não consigo esclarecer, além da vantagem da dedução do IVA, do não pagamento de IUC, do custo bastante inferior da manutenção, que outras vantagens tem eléctrico para uma empresa?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Dedução de IVA na compra de um veículo eléctrico

Mensagem por cuttysark76 »

Estamos a falar de carros novos apenas, correcto?
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


Autor do tópico
karkov
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: segunda out 17, 2016 10:02 am

Re: Dedução de IVA na compra de um veículo eléctrico

Mensagem por karkov »

cuttysark76 Escreveu:Estamos a falar de carros novos apenas, correcto?
Para a dedução do IVA na compra julgo que pode ser na compra do usado. Assim acontece na compra dos comerciais... novo ou usados, desde que tenha IVA descriminado na factura é dedutivel o imposto


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Dedução de IVA na compra de um veículo eléctrico

Mensagem por alexjp4 »

Segundo entendi, e sendo a compra feita em França, pago o IVA lá, que são 20% e depois amortizo 23% cá é isso? Mas na factura francesa vem discriminado o valor do IVA e como posso "abater" 23% se só paguei 20%?

Outra situação que não consigo esclarecer, além da vantagem da dedução do IVA, do não pagamento de IUC, do custo bastante inferior da manutenção, que outras vantagens tem eléctrico para uma empresa?

Não o valor do IVA a deduzir é o que pagares, em França pagas 20% e em Portugal pagas 23% a vantagem é que tens que pagar inicialmente menos valor daí ter dito que é uma questão de tesouraria, porque depois vais deduzir esse valor, outras vantagens é poderes deduzir o IVA da electricidade quando o carregas na empresa e no caso da gasolina não podes e o gasóleo penso que só nalguns casos (confirma com o contabilista), e o valor da electricidade entra toda como despesa e a gasolina ou gasóleo não sei se pode ser contabilizada na totalidade (pergunta ao contabilista), por questões ambientais, estas são das que me lembro, pode ser que haja alguém que se lembre de mais alguma.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Dedução de IVA na compra de um veículo eléctrico

Mensagem por alexjp4 »

cuttysark76 Escreveu:Estamos a falar de carros novos apenas, correcto?

Os usados também têm IVA que normalmente está incluído no preço da venda, que quando é empresa pode ser deduzido.


Autor do tópico
karkov
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: segunda out 17, 2016 10:02 am

Re: Dedução de IVA na compra de um veículo eléctrico

Mensagem por karkov »

alexjp4 Escreveu:Segundo entendi, e sendo a compra feita em França, pago o IVA lá, que são 20% e depois amortizo 23% cá é isso? Mas na factura francesa vem discriminado o valor do IVA e como posso "abater" 23% se só paguei 20%?

Outra situação que não consigo esclarecer, além da vantagem da dedução do IVA, do não pagamento de IUC, do custo bastante inferior da manutenção, que outras vantagens tem eléctrico para uma empresa?

Não o valor do IVA a deduzir é o que pagares, em França pagas 20% e em Portugal pagas 23% a vantagem é que tens que pagar inicialmente menos valor daí ter dito que é uma questão de tesouraria, porque depois vais deduzir esse valor, outras vantagens é poderes deduzir o IVA da electricidade quando o carregas na empresa e no caso da gasolina não podes e o gasóleo penso que só nalguns casos (confirma com o contabilista), e o valor da electricidade entra toda como despesa e a gasolina ou gasóleo não sei se pode ser contabilizada na totalidade (pergunta ao contabilista), por questões ambientais, estas são das que me lembro, pode ser que haja alguém que se lembre de mais alguma.
Obrigado pelas respostas!!

Segundo sei o gasóleo só pode ser contabilizado a 50% ;)

Quanto a questão ambiental, essa nem é questionável!! Falamos de um eléctrico puro!! 0 de emissões!! ;)

A questão que me deixa ainda com dúvidas é a tributação autónoma... outro roubo do estado... por ser eléctrico, estará isento deste pagamento?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Autor do tópico
karkov
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: segunda out 17, 2016 10:02 am

Re: Dedução de IVA na compra de um veículo eléctrico

Mensagem por karkov »

sergiomms Escreveu:As empresas podiam abater o IVA dos VEs há uns tempos atrás.... agora não sei se ainda podem mas acho que sim.
É uma questão de procurares, aqui no forum há um tópico sobre os incentivos aos VEs onde também estão explícitos os benefícios das empresas, ves qual é o dec lei e pesquisas se ainda está válido.

Entretanto, se conseguires verificar isso, colocas aqui a informação que conseguires para puderes também ajudar quem tiver a mesma duvida.
Sim, Ainda esta válido!! Não pode é ter um preço de compra superior a:

60000€ + IVA - 0% eléctrico
50000€ + IVA - plug in
37500€ + IVA - gpl de fábrica (aqui só deduzem 50% do IVA pago)


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Dedução de IVA na compra de um veículo eléctrico

Mensagem por sergiomms »

Boa karkov :)

Ainda agora chegaste e já estás a contribuir ;)
sergiomms


Autor do tópico
karkov
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: segunda out 17, 2016 10:02 am

Re: Dedução de IVA na compra de um veículo eléctrico

Mensagem por karkov »

sergiomms Escreveu:Boa karkov :)

Ainda agora chegaste e já estás a contribuir ;)
:) espero poder ajudar e ser ajudado ;) esse é o espirito!!

A ver se encontro toda a informação disponível para avançar com a compra de um Zoe e depois dou o feedback...


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Dedução de IVA na compra de um veículo eléctrico

Mensagem por Emanuel Couto »

karkov Escreveu:
sergiomms Escreveu:Boa karkov :)

Ainda agora chegaste e já estás a contribuir ;)
:) espero poder ajudar e ser ajudado ;) esse é o espirito!!
Exatamente... :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Dedução de IVA na compra de um veículo eléctrico

Mensagem por RSSilva »

Isto quer dizer que para um particular não se justifica comprar com IVA. É preferível comprar "pela porta do cavalo", sem factura; trazer o veículo já com os documentos em seu nome. Quando chegar é só legalizar, pois já está no meu nome. Estarei enganado? Estará a falhar algo no meu raciocínio?

Enviado do meu SM-J510FN através de Tapatalk
Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Dedução de IVA na compra de um veículo eléctrico

Mensagem por sergiomms »

RSSilva Escreveu:Isto quer dizer que para um particular não se justifica comprar com IVA. É preferível comprar "pela porta do cavalo", sem factura; trazer o veículo já com os documentos em seu nome. Quando chegar é só legalizar, pois já está no meu nome. Estarei enganado? Estará a falhar algo no meu raciocínio?

Enviado do meu SM-J510FN através de Tapatalk
MAs. mesmo "pela porta do cavalo", como é que o compras sem IVA?
O IVA está SEMPRE incluido no preço. As empresas é que o podem deduzir porque têm um NIF passive de IVA, o que um particular não tem. :roll:
sergiomms

Avatar do Utilizador

RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: RE: Re: Dedução de IVA na compra de um veículo eléctrico

Mensagem por RSSilva »

sergiomms Escreveu:
RSSilva Escreveu:Isto quer dizer que para um particular não se justifica comprar com IVA. É preferível comprar "pela porta do cavalo", sem factura; trazer o veículo já com os documentos em seu nome. Quando chegar é só legalizar, pois já está no meu nome. Estarei enganado? Estará a falhar algo no meu raciocínio?

Enviado do meu SM-J510FN através de Tapatalk
MAs. mesmo "pela porta do cavalo", como é que o compras sem IVA?
O IVA está SEMPRE incluido no preço. As empresas é que o podem deduzir porque têm um NIF passive de IVA, o que um particular não tem. :roll:
Comprando diretamente a um particular.
Estou falando de um usado

Enviado do meu SM-J510FN através de Tapatalk
Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: RE: Re: Dedução de IVA na compra de um veículo eléctrico

Mensagem por sergiomms »

RSSilva Escreveu: Comprando diretamente a um particular.
Estou falando de um usado

Enviado do meu SM-J510FN através de Tapatalk
Então... como é que compras sem IVA? quando o fores legalizar tens que pagar TODA a legalização incluindo impostos....
Não percebo essa da porta do cavalo.
sergiomms

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”