Possível Aquisição de Citroen C-Zero eou Peugeot Ion

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Possível Aquisição de Citroen C-Zero eou Peugeot Ion

Mensagem por alexjp4 »

Strat Escreveu:
alexjp4 Escreveu:
O meu C0 é de 10/8/2012, é mais preguiçoso, andou (anda) menos que o teu só tinha 21.000.
Em 3 semanas comigo já fez quase 1800. :roll:
O meu normalmente só faz 40Km por dia hoje chegou aos 27081Km falta 16km para fazer 5.000Kms em Portugal.

"Nesses dias, já cheguei a fazer mais de 120km dia. (O meu Ion só tem autonomia para 115km no máximo, porque já tem 4 anos e meio de vida antes de mim).
Só tive cautela e algum receio de ficar apeada com o miúdo no primeiro dia. Porque não conhecia o carro, nunca tinha andado num eléctrico e etc."

Acho que isso deve ser mais do pézinho o meu marcava e fazia os 130Kms agora não, porque anda um pézinho feminino todos os dias com ele, marca só 118kms, quando sou eu a autonomia no inicio da viagem em vez de diminuir começa a subir, acho que nunca mais chegou aos 130kms mas tambem normalmente ando poucos kms e não são suficientes para o computador fazer a correcção.
Já fui do Cartaxo para Sesimbra 109kms e ele ainda tinha 2 traços e fui e vim a Expo aí vi o depósito da "gasolina a piscar" e a tartaruga e tinha de autonomia 9Kms mas já estava a 1km de casa apesar de ter uma subida os ultimos 600m são a descer.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Possível Aquisição de Citroen C-Zero eou Peugeot Ion

Mensagem por rnlcarlov »

alexjp4 Escreveu: Já vi a ficha, outra questão, depois de desligar a ficha quando se está a fazer um carregamento rápido, o ar passa a ir para as baterias, mas quando se está depois a fazer um carregamento lento temos que ligar o ar condicionado ou o carro liga automaticamente o ar condicionado?
Durante os carregamentos lentos não é possível ligar o ar condicionado. O carro tem de estar na posição "ready" para activarmos manualmente o A/C, o que é incompatível com o carregamento lento.
Quanto muito podemos enviar ar do exterior para o pack, mas sem mais arrefcimento. Além disso, como a energia da ventoinha provém da bateria de 12V, não aconselho a ter demasiado tempo ligado para não descarregar totalmente a bateria de 12V.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Possível Aquisição de Citroen C-Zero eou Peugeot Ion

Mensagem por alexjp4 »

Ok, obrigado! mas se não podemos ligar o ar condicionado quando estamos a carregar nos 230v quando é que se faz o arrefecimento das baterias? visto que ele nos carregamentos rápidos já o faz?
Tenho mesmo que aproveitar a oferta de uma alma caridosa :oops: que se ofereceu para me fazer uma demonstração do OBD que isto é muito pra a frente :roll:
Já agora mais uma pergunta quando ligamos o carro aos 230V ele faz um barulho que parece o ar condicionado? e passado poucos segundos desliga será que nesse espaço de tempo dá para desligar a ficha (isto se for mesmo o ar condicionado a funcionar) e ele ficará direccionado para as baterias?! neste momento como tens o ar condicionado direccionado para as baterias não tens ar condicionado nos pés é isso? é que assim já consigo ver se dá para desligar a ficha e se fica o ar para as baterias senão só quando tiver o OBD é que dá para ver.


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Possível Aquisição de Citroen C-Zero eou Peugeot Ion

Mensagem por marcopns »

Eu tenho um Peugeot Ion cá em casa que é usado pela esposa. Ela não quer saber de arrefecimento de baterias nem de degradação nem de coisa nenhuma. É carregar e andar. Felizmente moro na zona com o Verão mais frio do país.
Usa o carro desde Fevereiro, fez 14 000km em 9 meses, apesar de trabalhar a 8km de casa.
Tenho obd com o Canion e comprei o EVbatmon que nos mostra a saúde da bateria. Tem neste momento 62 000km e reporta uma capacidade de 38,1ah. Continua a mostrar autonomias de 140km após carga completa, mas os 120 são mais reais.

Imagem


Respondendo ao Alex, o truque do AC permite que seja possível arrefecer a bateria a qualquer momento. Num dia de calor, com temperaturas de 30°, é possível colocar as baterias a 20° ou menos, após uma viagem de 30 minutos.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Possível Aquisição de Citroen C-Zero eou Peugeot Ion

Mensagem por alexjp4 »

Pois, é como o exemplar que tenho cá em casa, agora já percebi a ideia, sei que as baterias a carregar aquecem inclusivamente as de ácido/chumbo a agua fica a ferver agora a descarregar não sabia, eu estou ao contrário estou onde os verões são mais quentes e ele coitado fica o dia todo ao sol assim é capaz de lhe dar mais uns anos de vida.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Possível Aquisição de Citroen C-Zero eou Peugeot Ion

Mensagem por rnlcarlov »

alexjp4 Escreveu:
Já agora mais uma pergunta quando ligamos o carro aos 230V ele faz um barulho que parece o ar condicionado? e passado poucos segundos desliga será que nesse espaço de tempo dá para desligar a ficha (isto se for mesmo o ar condicionado a funcionar) e ele ficará direccionado para as baterias?! neste momento como tens o ar condicionado direccionado para as baterias não tens ar condicionado nos pés é isso? é que assim já consigo ver se dá para desligar a ficha e se fica o ar para as baterias senão só quando tiver o OBD é que dá para ver.
Esse barulho não é do ar condicionado. Quando o carro direcciona o ar para as baterias consegue-se observar as peças plásticas brancas ao pé dessa ficha mexerem-se. Isso apenas acontece durante as cargas rápidas.
Quem não tem hipótese de fazer uma carga rápida pode pergar numa chave de parafusos, desapertar o atuador e mudar manualmente a posição das peças brancas para apontar para a bateria.

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Possível Aquisição de Citroen C-Zero eou Peugeot Ion

Mensagem por Mumia »

rnlcarlov Escreveu: Quem não tem hipótese de fazer uma carga rápida pode pergar numa chave de parafusos, desapertar o atuador e mudar manualmente a posição das peças brancas para apontar para a bateria.
Ou seja.... se bem percebi, ao fazer-se isso em qualquer tipo de carga haverá sempre o AC direccionado para as baterias... eheheheh

Interessantes esses truques sem duvida :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Possível Aquisição de Citroen C-Zero eou Peugeot Ion

Mensagem por pemifer »

Não!
Quando se faz carga rápida há redirecionamento de ar para as baterias.
Desligando a tal ficha, quando se está a fazer o carregamento rápido, o redirecionamento fica fixo.
A partir daí sempre que se ligar o ar fresco para os pés ele vai para as baterias e não para os pés.
A partir daí poderá haver arrefecimento da bateria sempre que se liga o AC.
Quando se está a fazer uma carga lenta só haverá arrefecimento se deixar o carro ligado com o AC ligado.
Daí os donos dos clones falarem em arrefecimento durante a condução ;)


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Possível Aquisição de Citroen C-Zero eou Peugeot Ion

Mensagem por alexjp4 »

pemifer Escreveu:Não!
Quando se faz carga rápida há redirecionamento de ar para as baterias.
Desligando a tal ficha, quando se está a fazer o carregamento rápido, o redirecionamento fica fixo.
A partir daí sempre que se ligar o ar fresco para os pés ele vai para as baterias e não para os pés.
A partir daí poderá haver arrefecimento da bateria sempre que se liga o AC.
Quando se está a fazer uma carga lenta só haverá arrefecimento se deixar o carro ligado com o AC ligado.
Daí os donos dos clones falarem em arrefecimento durante a condução ;)
Era isso mesmo que eu pensava mas não tinha a certeza de acontecer.

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”