JFMGomes Escreveu: ↑quinta dez 21, 2017 9:49 pm
Relativamente ao electrico "Puro", sim já pensei nisso, mas para mim não compensa, só posso ter um carro e se precisar de fazer uma viagem mais longa já não poderia contar com o carro(...)
Há quem tenha mudado para um carro 100% eléctrico - BEV:
Battery Electric Vehicle - , sendo esse o único carro da casa. Nas viagens mais longas a estratégia passa por usar os PCR ao longo do caminho e/ou as pausas para refeições para carregar. Outra estratégia usada é alugar/pedir emprestado um carro com motor de combustão.
No meu caso optei pelo Ampera porque as minhas viagens rotineiras são abaixo dos 80km e a única viagem anual, planeada, maior que os 80km são pela A23, onde não havia PCR. A estética e o preço vs um Leaf de 30kWh também pesaram na decisão, mas continuo a desejar mudar para um BEV! O tempo de amortização do diferencial de preço para um carro equivalente a combustão deixou de ser relevante para mim!
JFMGomes Escreveu: ↑quinta dez 21, 2017 9:49 pm
(...), depois tem a questão do aluguer de baterias que não torna nada atrativo alguns desses carros.
Infelizmente isso é um mito criado pelo marketing da Renault... não é a primeira pessoa que diz convicta que os carros eléctricos são vendidos com aluguer de baterias...
Como já disseram, a Renault vende os seus VE com aluguer de baterias e faz pressão, através do marketing, para que os futuros clientes aceitem essa opção, apesar de poderem adquirir o carro em plena propriedade. A Nissan também chegou a ter essa opção.
Com/Sem aluguer da bateria é uma questão de cada qual fazer as suas contas e pesar os prós e contras de cada opção.
Pessoalmente prefiro deter a plena propriedade de um carro que estou a comprar.
JFMGomes Escreveu: ↑quinta dez 21, 2017 9:49 pm
Relativamente à poupança, estou muito surpreendido com as vossas respostas, tendo em conta que diárimente iria andar sempre em modo EV, não compreendo porque dizem que não vou poupar face à minha realidade atual.
Será que vai andar sempre em modo EV ?
Nesta altura do ano o frio e a necessidade de aquecimento retiram bastante autonomia aos EV's!
Estou a fazer ~50km em modo EV, sendo que ando com o AC sempre ligado em "AUTO" + "ECO". O trajecto diário incluí vencer um gradiente bastante acentuado, durante ~1,5km. Na última carga completa fiz ~28km em AE, com o Cruise Control fixado nos 80km/h, sendo que a previsão de autonomia era ~65km nessas condições.
Portanto, para chegar aos ~80km de autonomia em modo EV terá que ser durante tempo ameno e com velocidade moderada.
Como é a tipologia do trajecto pendular casa-trabalho-casa ?
JFMGomes Escreveu: ↑quinta dez 21, 2017 9:49 pm
Tendo em conta que tenho lido na maioria dos posts deste forum que o ampera permite uma poupança grande no que respeita ao consumo, gostaria de saber em que se baseiam para dizerem isso, de facto as vossas respostas são um pouco vagas, se me poderem fundamentar as vossas afirmações, ficaria muito grato.
Alguém já teve experiência, é proprietário ou já foi de um ampera/volt quando fazem estas afirmações?
Sou proprietário de um Ampera desde Outubro.
Uma grande poupança é possível, mas não confunda os casos aqui documentados no fórum com o seu!
Leia o que cada um escreveu e retire daí a informação para aplicar à sua realidade.
Se continuar com dúvidas, seja o mais específico possível a pedir/perguntar mais informação.
Mas não se esqueça de sempre enquadrar essa informação na sua realidade!
Repare que o seu carro actual faz um consumo bastante baixo!
Isso dificulta fazer as contas vs um
PHEV(*) !
JFMGomes Escreveu: ↑quinta dez 21, 2017 9:49 pm
Quanto às contas eu consigo fazer relativamente ao meu porque é a minha realidade, pedia a vossa ajuda para me darem os dados para então fazer as contas dos custos para um Ampera/Volt e para um electrico "Puro", isso só será possivel com informação obtida através dos proprietários de cada um deles para que os resultados sejam fiáveis.
Aqui também pode obter valores de consumo e gastos:
https://www.spritmonitor.de/en/
JFMGomes Escreveu: ↑quinta dez 21, 2017 9:49 pm
Mas será que existe algo que desconheço, que torna o Ampera/Volt não compensatório?
Com a bateria de tracção completamente descarregada o consumo do gerador é semelhante a carros com um motor de combustão de iguais características, i.e., para cima de 6,5L/100km (gasolina). O computador de bordo do Ampera vai mostrar uma média inferior porque mistura os quilómetros percorridos em modo EV com os quilómetros percorridos com o gerador ligado. Por exemplo, no meu caso que não tenho conseguido carregar o carro com o EVSE original, o CB mostra uma média de 3,0L/100km (média de
lifetime), mas o CB parcial mostra-me 7,6L/100km para o último abastecimento de gasolina.
JFMGomes Escreveu: ↑quinta dez 21, 2017 9:49 pm
Lembro-me de ter lido aqui alguém a perguntar se algum proprietário de um Ampera teve alguma despesa grande com ele e a resposta de alguém foi que sim, no momento da compra apenas, em tom de brincadeira. Por isso é que acho estranho e estou surpreendido com as vossas opiniões.
Fui eu que escrevi isso!
É sabido que o conjunto
Voltec é bastante fiável e não são conhecidos casos de problemas crónicos no mesmo. Para mais, a manutenção do Ampera não é mais cara que num modelo equivalente com motor de combustão. Daí a minha afirmação!
JFMGomes Escreveu: ↑quinta dez 21, 2017 9:49 pm
Será que é pelo facto de ser um carro raro e as peças e manutenções sejam demasiado caras??? Mais de 700 Eur ao ano???
Para já apenas tenho como referência a revisão do 5º ano: ~135€
As restantes desconheço o valor, mas posso dizer-lhe que no grupo do Facebook há quem tenha um orçamento de 700€ para trocar rolamentos e transmissões do eixo da frente.
Também já avaliou os:
* Mitsubishi Outlander PHEV ? (dispõe de carga rápida em PCR)
* BMW i3 REx ? (dispõe de carga rápida em PCR)
(*)
O Ampera é um REx!
Disse PHEV apenas por uma questão de simplificar a comparação.