Instalação de tomada na garagem do condomínio

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o

Autor do tópico
dprocha
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta jan 26, 2017 6:10 pm

Instalação de tomada na garagem do condomínio

Mensagem por dprocha »

Boa tarde,

Tenho seguido o fórum há algum tempo, dado que estava interessado em adquirir um veículo hibrido plug-in, e vejo com bons olhos que se trata de uma comunidade activa.

Também graças à informação que fui recolhendo aqui, tomei a minha decisão e encomendei uma carrinha VW Passat GTE, a qual aguardo ansiosamente.

Vivo num condomínio e não tenho qualquer tomada disponível junto ao meu lugar de garagem. Razão pela qual contactei a administração do condomínio que me puseram em contacto com o electricista do condomínio para arranjar uma solução. O electricista propõe fazer uma puxada directa do quadro do condomínio e colocar uma caixa junto ao meu lugar onde será colocado um disjuntor + diferencial, contador (para poder fazer as contas com o condomínio da electricidade gasta) e uma tomada, onde posso ligar o EVSE que vem com o carro. O problema é que para isto está a pedir mais de 500€ sem IVA.

Não percebo muito de electricidade, mas parece-me um exagero, uma vez que se trata de uma simples tomada da qual no máximo poderei carregar a 16A.

Alguém me pode ajudar a perceber qual a melhor solução e menos dispendiosa?

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Instalação de tomada na garagem do condomínio

Mensagem por t3lmo »

Pode até ser que a extensão da instalação possa custar assim tanto em material mas realmente esse valor parece-me ser um tanto exagerado.
E que tal pedir mais orçamentos de outros eletricistas. A lei está do seu lado para instalar o seu ponto de carga. Consultar: https://www.uve.pt/page/instalacao-de-p ... ondominio/

Só depois de ter mais orçamentos é que poderá confrontar as várias hipoteses e até demonstra-las ao condomínio.
O que não faltam são eletricistas certificados, assim como também aqueles que sabem a 'chique-espertice toda' quando se menciona uma instalação para 'coisas do futuro' (como muitos ainda pensam) e depois fazem-se cobrar dessa forma.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Instalação de tomada na garagem do condomínio

Mensagem por jmlflorencio »

Que grande roubalheira!! :D


Autor do tópico
dprocha
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta jan 26, 2017 6:10 pm

Re: Instalação de tomada na garagem do condomínio

Mensagem por dprocha »

Obrigado pelas respostas!

Vou tentar falar com a administração do condomínio a ver se consigo resolver isso da melhor maneira.

Idealmente a solução que gostaria era puxar uma tomada dos arrumos, evitando ter que fazer contas com o condomínio da electricidade consumida, mas encontra-se num andar diferente e o electricista foi dizendo que não era viável. A mim parece pouco provável que um edifício deste século não tenha calhas por onde passar esses fios.


hmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: quarta mar 15, 2017 11:03 am

Re: Instalação de tomada na garagem do condomínio

Mensagem por hmendes »

t3lmo Escreveu: terça mai 02, 2017 9:25 pmA lei está do seu lado para instalar o seu ponto de carga. Consultar: https://www.uve.pt/page/instalacao-de-p ... ondominio/
Permite-me discordar, a lei não é clara quanto ao uso (e posterior pagamento) da energia do condomínio, é sim clara quanto à instalação do evse.

Para uso da energia do condomínio será necessária a autorização expressa do mesmo e eventualmente a aprovação por 2/3 dos condóminos.

Infelizmente estou nesta situação há alguns meses, sem resolução à vista e pondero mesmo cancelar a aquisição do VE, cuja entrega está prevista para o final do mês.

É pena, mas na realidade ainda há muito por fazer nesse sentido.

Desculpem o desabafo.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Instalação de tomada na garagem do condomínio

Mensagem por serges »

Realmente estarem a colocar entraves em algo que deveria ser simples...

Enfim tenta chegar a um consenso e por favor explica... Se for necessário um passeio com um VE ao condomínio para demonstração é favor de avisar...

És de que zona?
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


hmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: quarta mar 15, 2017 11:03 am

Re: Instalação de tomada na garagem do condomínio

Mensagem por hmendes »

serges Escreveu: quinta mai 04, 2017 11:34 pm Realmente estarem a colocar entraves em algo que deveria ser simples...

Enfim tenta chegar a um consenso e por favor explica... Se for necessário um passeio com um VE ao condomínio para demonstração é favor de avisar...

És de que zona?
A tacanhez e inveja do Português em geral é danada, gosta de complicar a vida do seu semelhante, começa por aí... Logicamente que existe quota parte de culpa do condomínio que não tem um desempenho à imagem que criou.

Sou do Porto, centro.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Instalação de tomada na garagem do condomínio

Mensagem por serges »

Com muita pena gostava de te ajudar...

Tenta directamente com a UVE tem malta no porto que pode ajudar a esclarecer dúvidas e quem sabe mudar mentalidades...

Enfim... Com calma verifica todas as possibilidades.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


hmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: quarta mar 15, 2017 11:03 am

Re: Instalação de tomada na garagem do condomínio

Mensagem por hmendes »

serges Escreveu: sexta mai 05, 2017 12:13 am Com muita pena gostava de te ajudar...

Tenta directamente com a UVE tem malta no porto que pode ajudar a esclarecer dúvidas e quem sabe mudar mentalidades...

Enfim... Com calma verifica todas as possibilidades.
Agradeço as palavras serges..

Como ainda não sou "sócio" da UVE (iria deixar a inscrição para quando a aquisição se confirmasse) não me parece correcto usufruir dessa ajuda, mas no entanto se calhar vou tentar...

Para a semana irá lá um electricista validar a possibilidade "passar" cabo até ao quadro de minha casa, mas ainda assim poderá haver entrave pelo condomínio em utilizar as infraestruturas comuns para esse efeito.

Enfim, entre esta e a próxima semana tem que ficar definitivamente decidido, vamos ver o que consigo fazer até lá.

Abraço!


alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: Instalação de tomada na garagem do condomínio

Mensagem por alx99 »

hmendes Escreveu: quinta mai 04, 2017 11:30 pm
t3lmo Escreveu: terça mai 02, 2017 9:25 pmA lei está do seu lado para instalar o seu ponto de carga. Consultar: https://www.uve.pt/page/instalacao-de-p ... ondominio/
Permite-me discordar, a lei não é clara quanto ao uso (e posterior pagamento) da energia do condomínio, é sim clara quanto à instalação do evse.

Para uso da energia do condomínio será necessária a autorização expressa do mesmo e eventualmente a aprovação por 2/3 dos condóminos.

Infelizmente estou nesta situação há alguns meses, sem resolução à vista e pondero mesmo cancelar a aquisição do VE, cuja entrega está prevista para o final do mês.

É pena, mas na realidade ainda há muito por fazer nesse sentido.

Desculpem o desabafo.
Caro hmendes,

Tenho uma interpretação distinta da referida norma, sendo mesmo contrária no que concerne à aprovação dos condóminos, pelo que permita-me sugerir-lhe que deverá procurar apoio jurídico para ultrapassar, de forma célere e definitiva, esta questão.


hmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: quarta mar 15, 2017 11:03 am

Re: Instalação de tomada na garagem do condomínio

Mensagem por hmendes »

alx99 Escreveu: sexta mai 05, 2017 1:18 pm
hmendes Escreveu: quinta mai 04, 2017 11:30 pm
t3lmo Escreveu: terça mai 02, 2017 9:25 pmA lei está do seu lado para instalar o seu ponto de carga. Consultar: https://www.uve.pt/page/instalacao-de-p ... ondominio/
Permite-me discordar, a lei não é clara quanto ao uso (e posterior pagamento) da energia do condomínio, é sim clara quanto à instalação do evse.

Para uso da energia do condomínio será necessária a autorização expressa do mesmo e eventualmente a aprovação por 2/3 dos condóminos.

Infelizmente estou nesta situação há alguns meses, sem resolução à vista e pondero mesmo cancelar a aquisição do VE, cuja entrega está prevista para o final do mês.

É pena, mas na realidade ainda há muito por fazer nesse sentido.

Desculpem o desabafo.
Caro hmendes,

Tenho uma interpretação distinta da referida norma, sendo mesmo contrária no que concerne à aprovação dos condóminos, pelo que permita-me sugerir-lhe que deverá procurar apoio jurídico para ultrapassar, de forma célere e definitiva, esta questão.
Boas alx99

Na minha opinião, como não entendido em leis, apenas pelo que discursa o decreto em lado nenhum se verifica que o condomínio é "obrigado" a ceder a energia, é sim "obrigado" a permitir a instalação do equipamento a não ser pelos pontos previstos no ponto 3.

Prova do que refiro é a nota contida num documento da autoria da SGORME em relação à instalação de equipamentos de veículos eléctricos em edifícios de propriedade horizontal ligados a quadros de serviços comuns, cujo conteúdo transcrevo da página 22:

"Uma vez que o titular desta instalação de utilização é a Administração do condomínio, a sua utilização por parte de um condómino, para o fim de carregamento de VEs, ou qualquer outro não aceite como serviços comuns, exige a autorização da administração.
Para que o custo da electricidade seja suportado de forma justa pelos condóminos, podem ser instalados contadores a medir o consumo dos pontos de carregamento individualmente, para que o condómino responsável suporte esses custos perante a administração do condomínio. Esses contadores não são válidos na regulamentação do sector eléctrico pois não são instalados pelo Operador da Rede Nacional de Distribuição de eletricidade, mas permitem fazer a distribuição do custo de electricidade.
Esta opção é válida para a instalação de poucos veículos eléctricos num edifício, pois para um número significativo será necessário um reforço custoso do QSC. No entanto, para poucos veículos pode ser a opção de custo mais baixo, pelo que a administração do condomínio deve procurar colaborar com o(s) condómino(s) interessados. "

Como eu costumo dizer, é apenas um caso sensível que na maior parte das decisões tem uma resolução simples, mas há sempre a excepção :-)

O apoio jurídico não está fora de questão, mas para já estou a optar pela via "diplomática" :D

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Instalação de tomada na garagem do condomínio

Mensagem por serges »

Tenta pela via diplomática mas atenção não desistas pois a lei está do teu lado e como alx99 diz olha que não como eles querem...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
dprocha
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta jan 26, 2017 6:10 pm

Re: Instalação de tomada na garagem do condomínio

Mensagem por dprocha »

Não vejo nada no decreto-lei 39/2010 que obrigue o condomínio a aceitar fornecer a energia para carregamentos de veículos electricos. A lei apenas facilita que o condómino instale a suas expensas um posto de carregamento, seja ele uma tomada ou uma wallbox, dificultado ao condomínio vetar essa instalação. O problema quanto a mim é que para isto é necessária a elaboração de um projecto de electricidade para apresentar (dado que a instalação tem que cumprir com a legislação) e conseguir puxar a electricidade do quadro do condómino ou fazer uma nova instalação da EDP.

Na prática qualquer uma desta soluções é sempre dispendiosa, pelo que o ideal é conseguir um entendimento com a administração do condomínio.

Neste momento é o que estou a tentar fazer, dado que não estou disposto a pagar 500€ + IVA apenas para ter acesso a uma tomada. Felizmente vou ter acesso a carregamento no meu escritório, pelo que não tenho a necessidade absoluta de ter acesso em casa.


Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 203
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Localização: Margem sul

Re: Instalação de tomada na garagem do condomínio

Mensagem por Erbium »

hmendes qual a "justificação" dos vizinhos para não aceitarem que carregue o carro nas tomadas do prédio?


hmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: quarta mar 15, 2017 11:03 am

Re: Instalação de tomada na garagem do condomínio

Mensagem por hmendes »

Erbium Escreveu: segunda mai 08, 2017 9:14 am hmendes qual a "justificação" dos vizinhos para não aceitarem que carregue o carro nas tomadas do prédio?
Eventual falta de precisão do contador por este não ser no formato a que corresponde para eles a imagem de um "contador".
Seja como for, o meu problema ficou resolvido, a empresa que gere o condomínio autorizou a instalação após envio da documentação ao advogado.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Instalação de tomada na garagem do condomínio

Mensagem por serges »

Parabéns... Um grande passo já está...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 203
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Localização: Margem sul

Re: Instalação de tomada na garagem do condomínio

Mensagem por Erbium »

hmendes Escreveu: terça mai 09, 2017 11:08 pm
Erbium Escreveu: segunda mai 08, 2017 9:14 am hmendes qual a "justificação" dos vizinhos para não aceitarem que carregue o carro nas tomadas do prédio?
Eventual falta de precisão do contador por este não ser no formato a que corresponde para eles a imagem de um "contador".
Seja como for, o meu problema ficou resolvido, a empresa que gere o condomínio autorizou a instalação após envio da documentação ao advogado.
Que mentes tão tristes... enfim é o pais que temos! Se soubessem os valores se calhar não diziam isso mas devem ser daqueles que pensam que é preciso uma central elétrica para carregar o carro!
Mas pronto tens o problema resolvido, é o que interessa (Y)


hmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: quarta mar 15, 2017 11:03 am

Re: Instalação de tomada na garagem do condomínio

Mensagem por hmendes »

Bom dia,

Agradeço a todos os que de alguma forma me apoiaram nesta questão, espero que casos semelhantes tenham o mesmo desfecho.

Abraço

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Instalação de tomada na garagem do condomínio

Mensagem por serges »

Vamos deixar aqui este tópico para leitura para outros que precisem da mesma ajuda...

Parabéns e estás a dever um diario de bordo quando for a compra!

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


hmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: quarta mar 15, 2017 11:03 am

Re: Instalação de tomada na garagem do condomínio

Mensagem por hmendes »

serges Escreveu: terça mai 16, 2017 12:50 pm Vamos deixar aqui este tópico para leitura para outros que precisem da mesma ajuda...

Parabéns e estás a dever um diario de bordo quando for a compra!

Obrigado
Tá prometido!! Falta vir o bólide :-)

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”