Comprar veículo eléctrico

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o
Responder

Autor do tópico
JCPAmaral
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda jun 05, 2017 5:49 pm

Comprar veículo eléctrico

Mensagem por JCPAmaral »

Bom dia,

Gostaria de obter a ajuda aqui da “Comunidade NovaEnergia” para esclarecer umas dúvidas relativamente aos veículos eléctricos.

Ando já há uns tempos a pensar adquirir um veículo eléctrico, para a minha rotina de viagens diárias “Casa -> Trabalho -> Casa”, em que faço uns 50 quilómetros.

No entanto, o preço sempre esteve um pouco aquém do meu orçamento disponível.

Agora começo a ver alguns Peugeot ion ion e Citroen C-Zero, usados, do ano 2011/2012 com quilometragem a rondar os 50.000km, e preços à volta dos 9.000/10.000€

Para um carro que há meia dúzia de anos atrás custou mais de 30.000 euros, se calhar o preço nem estaria mau. (digo eu… já li aqui alguns tópicos de pessoas que os compram em França, por preços bastante inferiores. Mas ainda não pesquisei quais os possíveis sites/locais em França onde pudesse adquirir esses veículos com total segurança, nem sei qual a “papelada” a tratar depois da compra)

Sabendo de antemão que a vida das baterias é bastante variável e depende de diversos factores, as minhas dúvidas/questões, são as seguintes:

- Em média, quantos anos é que as baterias destes veículos que referi poderiam durar com uma autonomia considerada "aceitável"?

- E a nível de quilometragem, há alguma estatística de quantos quilómetros se conseguiriam percorrer no total até as baterias “morrerem”? (por exemplo, comprar um veículo destes com 70.000km, sabendo que as baterias apenas duravam – em média – até aos 100.000km, já era um mau negócio...)

- Seriam estes Peugeot ion ion/Citroen C-Zero uma boa opção?

Sei que não há uma resposta concreta e definitiva para estas questões, mas desde já agradeço a ajuda que me poderem dar.

Obrigado

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Comprar veículo eléctrico

Mensagem por serges »

Bem vindo antes de mais e peço que faça uma pequena apresentação sobre ti e hobbys para nos conhecermos melhor....

Quanto ao veiculo em sim tens uns quantos diarios de bordo por cá destes simpaticos pequenos grandes veiculos...

Acho os muito completos e com uma dinamica e fiabilidade interessante... é questão de se ter atenção pois encontram se com kms baixos e dentro dos preços em questão...

Para os kms e percurso que pedes creio que serve, os proprietarios que me corrijam, os kms tens um utilizador que já passou os 200.000kms e perda na ordem dos 20% de capacidade por isso...

Agora tudo o resto acho que deves analisar e bem e claro solicitar pontos de carga no trabalho para a coisa ser mais a vontade e mais acessivel!

Boa sorte!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
JCPAmaral
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda jun 05, 2017 5:49 pm

Re: Comprar veículo eléctrico

Mensagem por JCPAmaral »

OK, obrigado pela resposta.

Conforme solicitado, uma breve apresentação minha :-)

Carlos Amaral, 41 anos, Viseu, Técnico de Manutenção Informática.

Hobbies: jardinagem, bricolagem, futebol, ciclismo.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Comprar veículo eléctrico

Mensagem por rnlcarlov »

Não exageres serges, o Malm já tem mais de 100.000km desde Fevereiro, mas ainda falta muito para os 200.000km :lol:

Quanto à questão da autonomia aceitável, isso depende de pessoa para pessoa. A bateria não morre de um dia para o outro. Vai é gradualmente degradando e tendo menos capacidade. Se uma pessoa precisa normalmente de autonomia para 50km, o carro dar-lhe-á para bastantes mais anos do que uma pessoa que necessite de 90km diários.

O tal Malm que mencionei acima é, que eu saiba, o proprietário de um carro destes com mais km percorridos. Atualmente continua a conseguir fazer 80km, após 100.000km percorridos e sem ter tido cuidado com a temperatura das baterias durante os primeiros 3 anos. Hoje em dia sabe-se que o calor é um dos factores principais (juntamente com o tempo) a contribuir para a degradação da bateria e temos técnicas para regrigerar a bateria com ar condicionado, e isso tem resultado numa clara diminuição do ritmo de degradação da bateria. Uma pessoa que tenha essa cuidado desde o início creio ter um bom carro para bastante tempo.
A meu ver, ao preço a que se conseguem comprar estes carros de França, oferecem das melhores relações preço/qualidade do mercado. Tenho o meu carro há um pouco menos de 2 anos, chegou-me com cerca de 6000km às mãos e tem agora 23000km. Apesar de já ter mais de 6 anos de idade continua com autonomia igual à de um carro novo.

Quanto a comprá-los do estrangeiro, o que eu recomendo é falar com membros desde fórum (mais assíduos no fórum Nissanleafpt), o Orlando e o Jasmim, que têm experiência no assunto e têm importado muitos destes carros para pessoal daqui.


Autor do tópico
JCPAmaral
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda jun 05, 2017 5:49 pm

Re: Comprar veículo eléctrico

Mensagem por JCPAmaral »

Obrigado rnlcarlov pela resposta.

Como é isso de arrefecerem a bateria com o ar condicionado? É com o próprio ar condicionado do carro?

Sim, já vi aqui muita gente a discutir isso dos carros importados do estrangeiro e parece haver lá negócios atractivos. Mas há sempre aquela desconfiança e aquele medo de estarmos a ser enganados.

Tenho que contactar com esses membros que referiu.

Obrigado!!!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Comprar veículo eléctrico

Mensagem por serges »

JCPAmaral Escreveu: terça jun 06, 2017 4:12 pm OK, obrigado pela resposta.

Conforme solicitado, uma breve apresentação minha :-)

Carlos Amaral, 41 anos, Viseu, Técnico de Manutenção Informática.

Hobbies: jardinagem, bricolagem, futebol, ciclismo.
Muito bem agora poderia ser é no tópico das apresentações...

Aproveita bem os conselhos dos utilizadores...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
JCPAmaral
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda jun 05, 2017 5:49 pm

Re: Comprar veículo eléctrico

Mensagem por JCPAmaral »

"Muito bem agora poderia ser é no tópico das apresentações..."

Ups... :-)


zontor
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: domingo abr 02, 2017 5:03 pm
Localização: Tomar

Re: Comprar veículo eléctrico

Mensagem por zontor »

Depois de muito ler eu adquiri um c-zero +/- para a mesma distância (50km diários), optei por dar mais um pouco (também pretendia algo com os valores que referiste mas estiquei um pouco) e fui para um carro com 1 ano que ainda tem 1 ano de garantia e 7 de garantia das baterias/sistema de tração, pois os de 2012 estão a acabar este ano a garantia. Também vinha com menos km (menos possibilidade de estar maltratado a nível de baterias)

Considerei a situação de importar diretamente, pesquisei também sites franceses, acabei por tratar com o Orlando também pela proximidade geográfica. Trocamos alguns links de carros à venda (ion e c-zero), uns que depois não vendiam para fora de frança, etc. de vários anos 2014, 2015 e 2016 até que lá calhou um que pelo que parece está muito porreiro e tem-se portado 5* dando para fazer 100km sem problemas e com cuidado fará mais um pouco.
Ficarei contente se daqui a 10 anos tiver 70% da autonomia, mas com os cuidados do AC e afins estou com esperança que venha a estar com 80%
Os clones do final de 2012 começaram a vir com as novas baterias que supostamente terão uma vida 5 vezes superior pois matêm 80% da carga com mais ciclos que as outras de acordo com a documentação do fabricante das mesmas que circula aí nos fóruns.

Esticando mais um pouco já se consegue uns leaf mk2 interessantes que é mais carro que o clone (a mala é mesmo pequena :) ) mas aí já era esticar mais ainda e para fazer praticamente o mesmo número de km (apesar de se poder fazer viagens talvez um pouco maiores em autonomia) levaria mais tempo a rentabilizar.

Ainda não tenho o carro à 1 mês, mas estou contente com a experiência, em Viseu talvez necessites de aquecimento de inverno o que junto com as temperaturas baixas deve cortar um bom bocado de autonomia, mas para os 50km diários deverá ser suficiente. Só daqui a 6 meses vou ver como se porta.
DB C-Zero 2016/06 desde 19/05/2017


Autor do tópico
JCPAmaral
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda jun 05, 2017 5:49 pm

Re: Comprar veículo eléctrico

Mensagem por JCPAmaral »

Obrigado zontor por partilhares a tua "experiência".

Como saber quais são esse tais "clones do final de 2012" que têm as novas baterias com vida supostamente superior?

E, já agora, qual o custo associado à importação de um carro destes? (despesas de transporte, legalização, inspecção, ...)

Obrigado

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Comprar veículo eléctrico

Mensagem por rnlcarlov »

Para saber se o carro vem com as novas baterias ou não, normalmente ou o vendedor sabe ou então vê-se com uma aplicação e um leitor OBD que se liga ao carro. A voltagem do pack é mais elevada nos carros antigos, que têm uma bateria de maior capacidade.

Quanto aos custos, o transporte de Paris para Lisboa deve ficar à volta dos 550€. Depedendo da zona de onde é pode ficar um pouco mais ou menos. Legalização por via de um despachante acho que paguei perto de 200€, ou coisa que o valha. A inspeção que temos de é a tipo B e acho que são perto de 80€.


Autor do tópico
JCPAmaral
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda jun 05, 2017 5:49 pm

Re: Comprar veículo eléctrico

Mensagem por JCPAmaral »

Obrigado rnlcarlov

E fora esses custos, há mais alguns custos associados à importação?

A nível de seguro, a transportadora assegura a entrega em boas condições do veículo? Assumem a responsabilidade se danificarem algo pelo caminho?

Sites fidedignos, de referência em França, onde se possam adquirir esses veículos com total confiança?

Obrigado

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Comprar veículo eléctrico

Mensagem por rnlcarlov »

Como o Orlando tratou de quase tudo na importação do meu VE, também houve uma comissão para ele. Mas como conseguiu negociar um desconto com o vendedor, uma coisa compensou a outra.
Penso que todas as transportadoras têm de ter um seguro da carga. Mas não sei bem os detalhes legais disso. Quanto a comprar em França, o melhor é comprar sempre carros de Stands e não de particulares. Como o zontor disse, nem todos os stand vendem para fora e é preciso ir vendo vários até encontrar. Comigo também foi assim.

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Comprar veículo eléctrico

Mensagem por zeuz »

Posso acrescentar, uma vez que importei a minha Vextrix de Espanha, que o seguro de transporte, obrigatório, não cobre o custo total do carro. Para que o plafond do seguro cubra o valor do carro é preciso pagar extra.

O seguro, obrigatório, apenas cobre um valor ao peso que, claro está, não cobre o valor comercial do carro.

Sent from my X5 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”