Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por marcopns »

Digo o mesmo...
No início o autor do tópico falou num custo de 6,75€ aos 100km de GPL.
Falou em 2000km por mês e que devia manter, pelo menos 160km de autonomia ao fim de 8 anos.

Fiz umas contas rápidas para 10 anos, para um Ibiza de 2015 a GPL


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por jmlflorencio »

Pois, mas também falou num carro de 5000 eur + instalação de GPL (6500 ao todo)...

Relativamente ao consumo, 6,75 eur aos 100 km (nem chega a tanto) faz o meu 'velhinho' Skoda Octavia (de 2006) com um motor de 1600 cm³.

Parece-me que um carro citadino com um motor moderno fará bem menos (temos relatos de utilizadores a fazer menos de 4 eur)...

A GPL:
6500 eur + 5 eur aos 100 km * 'x' km = custo 'total' (não é total, mas para estas contas serve).

No eléctrico:
15.000 eur (por quanto se arranja um Leaf de 30 kWh??) + 2 eur aos 100 km * 'x' km = custo 'total' (com as mesmas ressalvas)

Por estas contas muito básicas, o valor 'x' corresponde a 283.333 km... Só a partir daí é que o eléctrico fica mais barato (há outros factores a ter em conta, mas à partida não me parece grande negócio)...


Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 203
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Localização: Margem sul

Re: RE: Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por Erbium »

jmlflorencio Escreveu: terça jul 25, 2017 11:12 am
Erbium Escreveu:Se calhar já estou desatualizado mas do que conhecia um kit GPL para injeção direta (TSI) não custa só 1500€, atenção a isso...
O preço no caso dos kits líquidos creio que começa nos 2500€, e o dos gasosos é mais caro que o normal também...
Pois, bem me parecia... daqui a nada o kit é metade do preço do carro!


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por jordison »

que grande confusão que vai para este tópico.
1º : a menos que seja vendido por um familiar a desconto é quase impossível encontrar um ibiza com 30 000km por 5000€
2º: como a gama e idade não interessa é impossível encontrar um ve que faça os kms pretendidos porque os únicos que tem autonomia que satisfaça são o leaf mk2 ou o zoe que são ainda recentes em relação a um carro de 5000€.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: RE: Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por jmlflorencio »

jordison Escreveu:(...)
2º: como a gama e idade não interessa é impossível encontrar um ve que faça os kms pretendidos porque os únicos que tem autonomia que satisfaça são o leaf mk2 ou o zoe que são ainda recentes em relação a um carro de 5000€.
Precisamente!


CABOELE
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 42
Registado: domingo mar 26, 2017 11:07 am

Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por CABOELE »

É difícil de entender que se faça contas a um eléctrico novo e um CI usado, e também não entendo o motivo, pois quem compra um eléctrico não só vê a parte económica mas mais importante a vertente ambiental. Qum não quiser custos de combustível pode sempre andar de bicicleta ou a pé.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por jmlflorencio »

Eu posso parecer muito chato por estar a teimar neste tópico, mas...

Difícil é entender que alguém a quem um Renault twingo chega perfeitamente para o pretendido, seja forçado a fazer as contas à compra de um megane só para a comparação com o Leaf ficar mais justa... ;-)


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por mafgod »

Mais uma varável a ter em conta:
2040 - Proibição de vendas de carros Diesel e Gasolina no UK
https://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=23&t=6839


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por marcopns »

jmlflorencio Escreveu: quarta jul 26, 2017 3:03 am Eu posso parecer muito chato por estar a teimar neste tópico, mas...

Difícil é entender que alguém a quem um Renault twingo chega perfeitamente para o pretendido, seja forçado a fazer as contas à compra de um megane só para a comparação com o Leaf ficar mais justa... ;-)
Nao é forçado a nada... mas são experiências de condução muito, mas mesmo muito diferentes, mas isso fica ao critério de quem compra. Quem paga é que sabe quanto pode investir no seu conforto, segurança, status, etc.

Eu só tentei aproximar a idade dos carros na comparação porque, um carro usado com 6-7 anos terá menor tempo de vida restante.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por Jorge Rocha »

Uma coisa é certa, todos nós, nascidos anos 70, mais 10 menos 10 ou ainda mais, sabemos muito bem o que é que se gasta num carro a combustão (só eu tenho mais de um milhão de km a poluir brutalmente este único planeta onde todos vivemos).
Mesmo sendo uma pessoa que muito estima os veículos , sempre aparece mais qualquer coisa para ter de levar o veículo à oficina.
Em resumo, agora, depois de já mais de 100 mil km realizados em VE, definitivamente não quero outra coisa.
Ando agora à procura de uma carrinha furgão que desse para levar 2 motas maxi sem problemas, e não encontro nada eléctrico. Isso sim tenho pena.
Fala-se numa Iveco eléctrica com 60KWh mas não sei onde param...

Para quem quer apenas comparar a forma de se deslocar esses 100km diários seguidos, pode muito bem, fazer como eu que em certos dias faço bem mais de 200, e ponderar a compra de uma maxi-scooter elétrica. Não é o mesmo conforto que um leaf mas também lá chega ao destino.
Há destas maxi-scooters novas com bem mais de 100 km de autonomia, por menos de 10 mil euros. Com o gasto de 7KWh aos 100km.
É só fazer as contas... mas para cada um, podem ter uma interpretação diferente, tudo depende do ponto de vista.
Tudo por um mundo mais limpo!


Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 203
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Localização: Margem sul

Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por Erbium »

A Nissan e-NV200 não dá?

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por Jorge Rocha »

Erbium Escreveu: sexta jul 28, 2017 10:57 am A Nissan e-NV200 não dá?
Nem em comprimento nem em altura. Uma altura de porta minima de 145cm e 250cm de comprimento.
Para estas medidas temos as Daily, Master, Ducato, Boxer, Jumper, Movano, Sprinter, Crafter, podendo ser as de medida inferior, ditas L1 H1.
Ouvi falar na Master eléctrica, mas com apenas 33KWh não dará para mais do que uns 150 a 200Km muito moderados.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por pemifer »

Eu comprei o Leaf porque já estava farto de andar a caminhar para a oficina com o meu cancro a gasóleo (vendi-o avariado).
Os Leaf são carros EXTREMAMENTE fiáveis e de EXTREMA baixa manutenção.
Não há comparação possível com qualquer outro carro que não seja elétrico, ainda assim é muito melhor do que os Renault.
Não precisa de comprar novo, pode comprar usado tendo o cuidado de escolher um cuja bateria não esteja muito degradada.
Aliás o único ponto fraco de qualquer elétrico, NESTE MOMENTO, é a degradação da bateria.
Não sei se percebe de motores, se sim, tem a noção das centenas de peças metálicas que se movem ligadas umas às outras (pistons, segmentos, bielas, válvulas, veios de excêntricos, cambota,...). Basicamente um motor elétrico tem 2 rolamentos e pouco mais.
Está a ver uma caixa de velocidades com a quantidade de carretos e eixos que tem para ter 4, 5 ou 6 velocidades? Os elétrico só tem uma velocidade...
Um usado elétrico para alem do estado visível do carro, e do estado da bateria, não tem muito por onde estar estragado.
Eu tenho tanta confiança no que afirmo que mandei vir um Leaf do EUA comprado pela internet, é esta a confiança que tenho nos Leaf usados.
Arranje 14000€ e compre um Leaf usado de 2013 ou 2014 e vai ficar EXTREMAMENTE bem servido.
Aqui no forum há 2 importadores, de certeza que lhe arranjam um bom negócio, carros praticamente novos e com bateria em bom estado.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por rnlcarlov »

Jorge Rocha Escreveu: sexta jul 28, 2017 8:48 am Em resumo, agora, depois de já mais de 100 mil km realizados em VE, definitivamente não quero outra coisa.
Ando agora à procura de uma carrinha furgão que desse para levar 2 motas maxi sem problemas, e não encontro nada eléctrico. Isso sim tenho pena.
Fala-se numa Iveco eléctrica com 60KWh mas não sei onde param...
É engraçado que aqui em Portugal já se começou a produzir a Fuso eCanter, com 83kWh. Mas suponho que isso já seja um tamanho acima :mrgreen:

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”