Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o
Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por MRider »

Tantas contas, ... o veículo eléctrico e o único que vai recuperando o investimento.
O veículo a GPL precisa de revisões periódicas, e tem muito mais desgaste que um veiculo eléctrico.
Live long and prosper!


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por mafgod »

claudiof Escreveu: sexta jul 21, 2017 11:35 am De facto estava a tentar virar para os VE por questões puramente económicas, mas confirmando o que vejo por aqui de facto ainda não vai compensar para o meu cenário (em que era bom que ao fim de 100.000 ainda tivesse autonomia para 200km).
Diria que o Leaf de 30kWh, Zoe 40, Ioniq.... fará à vontade 200km após os 100.000km.

Já fez as contas todas a médio prazo?


Autor do tópico
claudiof
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta jul 19, 2017 4:41 pm

Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por claudiof »

As contas já as fiz... mas voltando a falar do cenário:

De certa forma não me importo de investir 20.000 num VE (neste caso teria que arriscar um usado, talvez com 30.000 importado pelas contas que vejo) se tivesse alguma garantia que até aos 200.000 ele ia dar perto de 0 problemas, ficando os gastos apenas com pneus e conta eléctrica e ao mesmo tempo.
Isto pensando também que mesmo entre os 100.000 e os 200.000 ele mantem a autonomia de peo menos 150km, ou é inútil para a minha mulher ir para o trabalho. Caso contrário, implica gastar dinheiro na bateria (5000?).

Ou seja, nas contas que fiz, mesmo na melhor das possibilidades de ter 0€ de manutenção (tirando acessórios e pneus) implica gastar 20.000€ num carro que ninguém me sabe bem garantir se me vai durar 200.000km de autonomia (para que eu preciso).

Por outro lado, o que fiz com o actual a GPL (e que vai encostar) foi bem mais barato. Consigo ir buscar um a gasolina com 30.000km por 5.000 + 1500 para o kit GPl, faz 6500.

Para os 20.000 vão 13500 euros. É muito dinheiro em manutenção, que em 4 carros que já tive/tenho nunca gastei num só.

Como disse, parte de mim está plenamente convencido com a tecnologia, consumos e duração das novas baterias .Provavelmente tenho é que esperar por uma combinação melhor de preço/incentivos do estado/stands para poder ter um desconto maior.

PS: Até espero que alguém me faça outras contas para me retirarem a razão, a sério que quero :)


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por mafgod »

É capaz por pouco mais de 20.000€ comprar um Leaf novo de 30kWh na versão base.
Vá ao site nissan e veja.
https://configurador.nissan.pt/leaf
E usados, importados, é capaz de mais barato.
Por exemplo, consegue um importado de 2017, TEKNA de 30kWh na casa dos 28.000€.
Para comparação, dificilmente consegue o mesmo carro cá novo por menos de 32.000km.

A Nissan dá de garantia 160.000km para a bateria e tudo o resto relacionado com essa parte (motor/carregador...) ou 8 anos, o que chegar primeiro.
A garantia é atingir 8 barras (de 12) que corresponde a algo na casa dos 33% de perca de autonomia (pelo menos no meu MK1 é).
Se o Leaf de 30kWh tem uma autonomia anunciada de 250km... 2/3 são 166km (~= à autonomia do Leaf de 24kWh).
Chega-lhe? :-)
E isto é, na pior das hipoteses, que é perder as barras logo a seguir ao fim da garantia.
Contudo, o que se tem visto na prática é que a quimica das "novas" baterias dos MK2 e dos "novos" 30kWh são as conhecidas lizzard que são muito melhores em termos de degradação.

160.000km corresponde a uns 10.000€ só em combustível certo?
E o GPL da comparação, fará estes 160.000km sem grandes avarias?

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por zeuz »

Os Leaf com bateria de 30kWh ainda passam os 20.000€... os mais baratos que tenho visto rondam os 22.000€...

Mas a nova geração do Leaf vai ser apresentada no início de Setembro e certamente que estes preços dos modelos com bateria de 30kWh vão cair alguns milhares de euros! ;-)

Não é fácil justificar economicamente o investimento num VE, mas depois de dar o salto dificilmente voltará atrás na decisão!

Sent from my X5 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por O_volt »

claudiof Escreveu: sexta jul 21, 2017 11:35 am Obrigado a todos pelas respostas.

De facto estava a tentar virar para os VE por questões puramente económicas, mas confirmando o que vejo por aqui de facto ainda não vai compensar para o meu cenário (em que era bom que ao fim de 100.000 ainda tivesse autonomia para 200km).

Mais uma vez obrigado a todos.
Se é puramente económica então qualquer carro é o desastre!!!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por labutess »

PS: Até espero que alguém me faça outras contas para me retirarem a razão, a sério que quero :)
[/quote]


Bem ,pelos 7k que queres gastar e ainda recuperar esse dinheiro,compra este:
https://www.ooyyo.com/reino+unido/c=CDA ... 8628.html/

Tem um pequeno senão,
Mas digo te,
a minha mulher tem um e adora. :lol:

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por MRider »

Comparar um carro a gasolina de 5000 eurs com um leaf??
Que carro custa 5000 que é da mesma gama do leaf?
Live long and prosper!


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por jmlflorencio »

A gama é irrelevante, só estamos a falar do Leaf por causa da autonomia...

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por MRider »

Irrelevante não, estão a fazer contas de um carro de 5000 eurs
Live long and prosper!


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por jmlflorencio »

Sim, ha muitos desde preço, e também muitos mais baratos ainda... Não são é eléctricos (infelizmente) :D

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por MRider »

Na minha maneira de ver para fazer comparações.
Tem de escolher um carro da mesma gama do leaf.
Ver o preço do carro e juntar o kit GPL.
Só depois é que podem fazer comparações.
Comparar por ex um "smart" com o leaf não tem jeito.
Live long and prosper!


labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por labutess »

O tipo só quis vir aqui envenenar a malta,meti um link de um leaf de 2013 por 6k e nem ligou!
Sim tem volante a direita mas estava dentro do orçamento dele :mrgreen:


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por jmlflorencio »

Hehehe...

MRider, não estamos a comparar carros... Estamos a comparar a mobilidade eléctrica com a mobilidade tradicional.

Caso contrario, se se precisasse de fazer 300 km de cada vez tínhamos que fazer as contas a um série 7 ou um classe S, só para a comparação com o Tesla ser justa? Também me parece que não...


Autor do tópico
claudiof
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta jul 19, 2017 4:41 pm

Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por claudiof »

labutess Escreveu: domingo jul 23, 2017 8:51 am O tipo só quis vir aqui envenenar a malta,meti um link de um leaf de 2013 por 6k e nem ligou!
Sim tem volante a direita mas estava dentro do orçamento dele :mrgreen:
O link não dá simplesmente, vai parar à homepage.

Estive o fim de semana fora do forum.

Para efeitos de comparação eu percebo que a Gama faça diferença claro. O carro que estava a pensar por a GPL era um VW/SKODA/SEAT tsi por serem bons de adaptar. Neste caso provavelmente um Ibiza/Polo/Fabia.

Eu considerei até nos topicos inicias outra gama de eléctricos, por ex o Zoe, mas a malta aqui disse logo que era má ideia... daí ter trocado para o Leaf a nível de pesquisa.

Sinceramente pouco-me interessa a gama, isto porque não vou provavelmente tirar proveito dela... daí nem ter pedido sugestão de Amperas e afins.. só queria mesmo um carro para poupar a longo prazo.


labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por labutess »

Aqui tens o link direto do vendedor,
https://www.vcars.co.uk/used-cars/carde ... &u=1120733.
Mas cuidado com as pexinchas,
Algumas são burlas.


Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 203
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Localização: Margem sul

Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por Erbium »

Se calhar já estou desatualizado mas do que conhecia um kit GPL para injeção direta (TSI) não custa só 1500€, atenção a isso...


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por marcopns »

Manter pelo menos 150km de autonomia ao fim de 8 anos, neste momento só o Leaf 30kwh o permite.
Assumindo que pretende manter um carro mais de 10 anos, 25 000km/ ano, sao 250 000km, 6,75€ aos 100km, sao 16 875€ ao fim de 10 anos só em combustível. Um Ibiza a gasolina posterior a 2015, tal como seria o Leaf, custa actualmente mais de 10 500€ + custo de adaptação de gpl 1500€(?), já encontrei 28 875€ custos. Falta a manutenção e IUC. Falta comparar o preço de venda do Seat Ibiza com o Leaf ao fim dos 10 anos.
E claro, comparar um Seat Ibiza de 75cv com um Nissan Leaf de 110cv, nao tem nada a ver... experimentem os 2 e digam algo.
Última edição por marcopns em terça jul 25, 2017 11:20 am, editado 1 vez no total.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: RE: Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por jmlflorencio »

Tenho um carro a GPL, já é o segundo, e sigo assiduamente o fórum de GPL autogas, por isso cá vai:
claudiof Escreveu:(...)
Para efeitos de comparação eu percebo que a Gama faça diferença claro. O carro que estava a pensar por a GPL era um VW/SKODA/SEAT tsi por serem bons de adaptar. Neste caso provavelmente um Ibiza/Polo/Fabia.
(...)
Naaaaaaaaoooooo!!!! :O :O :O

Os tsi não são bons de adaptar! Nem nada que se pareça!

- Sao motores de injeção directa, logo precisam de kit especifico e para muitos casos nem há kit;
- Instalando um kit de GPL liquido há muitos problemas nas bombas de alta pressão (devido à composição do GPL cá em Portugal), que tornam a convivência com o carro num inferno;
- Instalando um kit gasoso no carro siginifica fazer um 'downgrade' ao motor (passa a ser de injeção indirecta), e tem que injectar continuamente gasolina para proteger os injectores (lá se vai a poupança)...

Resumindo: foge dos tsi como o diabo foge da cruz!!! :O
Erbium Escreveu:Se calhar já estou desatualizado mas do que conhecia um kit GPL para injeção direta (TSI) não custa só 1500€, atenção a isso...
O preço no caso dos kits líquidos creio que começa nos 2500€, e o dos gasosos é mais caro que o normal também...


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: RE: Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por jmlflorencio »

marcopns Escreveu:Manter pelo menos 150km de autonomia ao fim de 8 anos, neste momento só o Leaf 30kwh o permite.
Assumindo que pretende manter um carro mais de 10 anos, 25 000km/ ano, sao 250 000km, 6,75€ aos 100km, sao 16 875€ ao fim de 10 anos só em combustível. Um Ibiza a gasolina posterior a 2015, tal como seria o Leaf, custa actualmente mais de 10 500€ + custo de adaptação de gpl 1500€(?), já encontrei 28 875€ custos. Falta a manutenção e IUC. Falta comparar o preço de venda do Seat Ibiza com o Leaf ao fim dos 10 anos.
E claro, comparar um Seat Ibiza de 75cv com um Nissan Leaf de 110cv, nao tem nada a ver... experimentem os 2 e digam algo.
Já estamos a misturar alhos com bogalhos...

Seat Ibiza de 2015? Alimentar um carro a gasolina durante 250.000km? Quem é que falou nisso?

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”