Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o

Autor do tópico
claudiof
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta jul 19, 2017 4:41 pm

Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por claudiof »

Viva,

Sei que este tópico já deve estar aqui replicado umas quantas vezes, procurei pelo mesmo assunto mas acabei sempre por encontrar contextos diferentes do meu e as dúvidas são bastantes, mais a nível de poupança.

Preto no Branco: Quero um eléctrico para poupar na carteira

Utilização: 2000km por mês
Tipo de estrada: AE na maioria
Carro actual: Polo a GPL
Gasto actual de combustível: 100 a 120 euros de GPL mais 15 de Gasolina = 135 Eur

Pelas contas que tenho feito, nos eléctricos iria gastar algo como €30 de energia eléctrica (€1.5/100km) ?

No entanto, vendo o caso do Zoe (carro em que o PVP é mais apelativo) obriga a um aluguer de bateria, que por mês em conjunto com o preço da energia, vai parar ao que já gasto em combustível.

Pelo que vejo no fórum, existem muitas pessoas a comprar usados, especialmente importados... é esse o "truque" para de facto render?

Ou ainda estamos na fase em que o Eléctrico é apenas um "luxo" e não há forma de o compensar?

Desculpem todas as dúvidas, mas já fiz contas e mais contas e não consigo encontrar retorno.


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por O_volt »

Mas não consegues encontrar retorno, como assim?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por jmlflorencio »

Boas.

Creio que estás a abordar o problema pela forma errada...

Relativamente aos custos, eu calcularia em kwh por 100 km, e pelo menos 15 kWh/100km, atendendo ao percurso (AE) e às velocidades aí praticadas (e não poderá ser muito rápido, mesmo assim).
Dependendo de onde se carrega o carro (e a que horas) o preço pode variar muito...

Quanto ao aluguer de bateria, isso é para esquecer. Se é para poupar, tem que ser com a bateria em propriedade (atenção que esses Zoe baratos têm todos aluguer associado).

O eléctrico é para fazer quantos km de cada vez? 2000 por mês, cerca de 100 km por dia útil?
E tens como carregar no destino? Ou só em casa?

Se for para fazer 50 km de cada vez, e deixar a carregar no destino, qualquer carro (digno desse nome) eléctrico cumpre. Estamos a falar dos clones (Peugeot ion, citroen c-zero, Mitsubishi i-miev) por exemplo. Têm bateria de cerca de 15 kWh.

Se for para fazer os 100 km seguidos (sem carregar a meio), eu já apostaria numa bateria maior, como as dos Leaf ou Zoe.

Quanto à importação, efectivamente encontram-se melhores negócios 'lá fora'. Há relatos de clones comprados a intermediários cá do fórum que ficaram abaixo dos 10.000 eur, em bom estado e com pouco uso. Fazendo o próprio o trabalho todo (ir lá comprar, tratar do transporte, etc etc) fica ainda mais em conta, para quem tiver essa disponibilidade.

Mas arranjar as contas de maneira a justificar, face a um carro movido a GPL, não vai ser fácil...

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por serges »

jmlflorencio Escreveu: quinta jul 20, 2017 12:35 am Boas.

Creio que estás a abordar o problema pela forma errada...

Relativamente aos custos, eu calcularia em kwh por 100 km, e pelo menos 15 kWh/100km, atendendo ao percurso (AE) e às velocidades aí praticadas (e não poderá ser muito rápido, mesmo assim).
Dependendo de onde se carrega o carro (e a que horas) o preço pode variar muito...

Quanto ao aluguer de bateria, isso é para esquecer. Se é para poupar, tem que ser com a bateria em propriedade (atenção que esses Zoe baratos têm todos aluguer associado).

O eléctrico é para fazer quantos km de cada vez? 2000 por mês, cerca de 100 km por dia útil?
E tens como carregar no destino? Ou só em casa?

Se for para fazer 50 km de cada vez, e deixar a carregar no destino, qualquer carro (digno desse nome) eléctrico cumpre. Estamos a falar dos clones (Peugeot ion, citroen c-zero, Mitsubishi i-miev) por exemplo. Têm bateria de cerca de 15 kWh.

Se for para fazer os 100 km seguidos (sem carregar a meio), eu já apostaria numa bateria maior, como as dos Leaf ou Zoe.

Quanto à importação, efectivamente encontram-se melhores negócios 'lá fora'. Há relatos de clones comprados a intermediários cá do fórum que ficaram abaixo dos 10.000 eur, em bom estado e com pouco uso. Fazendo o próprio o trabalho todo (ir lá comprar, tratar do transporte, etc etc) fica ainda mais em conta, para quem tiver essa disponibilidade.

Mas arranjar as contas de maneira a justificar, face a um carro movido a GPL, não vai ser fácil...
Exactamente!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 203
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Localização: Margem sul

Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por Erbium »

jmlflorencio Escreveu: quinta jul 20, 2017 12:35 amMas arranjar as contas de maneira a justificar, face a um carro movido a GPL, não vai ser fácil...
Porque?
2000km's gasta 135€, dá 6,75€/100, com um VE que faça 20kWh/100 por ser AE a carregar em casa no bi-horário (0,102€/kWh) fica em 2.04€/100. É menos de 1/3... passa a gastar por mês 40.8€ e se tirarmos o IUC a poupança mensal deve chegar aos 100€.
Únicos contras é o investimento na compra da viatura e não vai gastar só 40€ por mês porque depois vai começar a fazer mais km's que fazia... :lol:


labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por labutess »

Falta referir os custos de manutenção do eléctrico que são muito mais baratos que um Ci.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por visitante1 »

Zoe! até me deu uma cólica !!!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
claudiof
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta jul 19, 2017 4:41 pm

Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por claudiof »

Erbium Escreveu: quinta jul 20, 2017 9:38 am
jmlflorencio Escreveu: quinta jul 20, 2017 12:35 amMas arranjar as contas de maneira a justificar, face a um carro movido a GPL, não vai ser fácil...
Porque?
2000km's gasta 135€, dá 6,75€/100, com um VE que faça 20kWh/100 por ser AE a carregar em casa no bi-horário (0,102€/kWh) fica em 2.04€/100. É menos de 1/3... passa a gastar por mês 40.8€ e se tirarmos o IUC a poupança mensal deve chegar aos 100€.
Únicos contras é o investimento na compra da viatura e não vai gastar só 40€ por mês porque depois vai começar a fazer mais km's que fazia... :lol:
Mas é esse investimento que não consigo depois fazer as contas para compensar.

Porque neste caso, subindo para um Leaf as contas de aquisição ficam ainda mais altas em comparação, com por ex, um a gasolina com 50.000km + transformação a GPL. Consigo isso por 7000 Eur.
Mesmo poupando algum dinheiro todos os meses em energia, IUC e manutenção... quantos anos vão ser precisos para pagar a diferença de por ex um Leaf?

Atenção, isto não é uma crítica como pode parecer, é mesmo algum "desespero" em tentar encontrar "contas" que me façam ver: Sim vai compensar!

Em relação aos outros membros algumas respostas ás dúvidas:

As viagens são de +/- 100km em AE, ida e depois fica lá um dia e volta no dia seguinte. Idealmente carrega em casa, temos garagem em casa e lá onde a minha mulher fica. Mas também há bastantes postos de abastecimento na zona onde trabalha o dorme (Leiria).

Mesmo utilizando depois no fim de semana para tirar mais partido o carro, moramos numa zona rural, não existe muito pára arranca.

Obrigado a todos até agora pela ajuda.


Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 203
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Localização: Margem sul

Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por Erbium »

Pois mas ai a culpa é só da pouca oferta atual de VE's porque o carro a gasolina com 50.000kms por 5000€ nada tem a ver (qualidade e idade) com um Nissan Leaf e arrisco dizer qualquer outro VE.


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por mafgod »

Pense assim, ao optar por um VE, vai deixar de gastar algo na casa dos 1.500€/ano em combustível, agora faça as contas a médio prazo, digamos, a 5 anos.
Ao fim de cinco anos, irá deixar de gastar algo como 8.100€ apenas em combustível (135€x12x5).

Como dá a entender que manter o atual está fora de questão, o que tem para comparação é um que lhe fica, hoje, por 7.000€.
Esse CI, daqui a 5 anos, ter-lhe á custado com o combustível, 15,100€.

Ou seja, se hoje comprar um VE por 13,500€, ao fim dos cinco anos terá gasto 1.800€ em eletricidade, é praticamente equivalente ao CI de 7,000€ de hoje.

Falta agora aqui outros valores que vão ajudar a pender a balança para o VE:
- ao fim de 5 anos, o CI valerá bem menos que o VE que comprar (mesmo que seja usado)
- se o VE tiver matricula deste ano portuguesa, ainda pode receber 400€+IVA no tarifário e-Move da EDP
- IUC do VE = 0
- manutenção do VE é substancialmente inferior ao do CI
- prazer de conduzir um VE
- consciência ambiental

A comprar, opte por bateria em propriedade e usado com matricula deste ano em Portugal.

Agora, é ver o que há por aí à venda :-)


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: RE: Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por jmlflorencio »

Erbium Escreveu:
jmlflorencio Escreveu: quinta jul 20, 2017 12:35 amMas arranjar as contas de maneira a justificar, face a um carro movido a GPL, não vai ser fácil...
Porque?
2000km's gasta 135€, dá 6,75€/100, com um VE que faça 20kWh/100 por ser AE a carregar em casa no bi-horário (0,102€/kWh) fica em 2.04€/100. É menos de 1/3... passa a gastar por mês 40.8€ e se tirarmos o IUC a poupança mensal deve chegar aos 100€.
Únicos contras é o investimento na compra da viatura e não vai gastar só 40€ por mês porque depois vai começar a fazer mais km's que fazia... Imagem
Os 135€ por mês é com o carro actual. Ou seja, investimento zero.
Só o investimento inicial num eléctrico dá para 'alguns' anos a gastar 135€ por mês em combustível.

A manutenção dum carro deste género (motores sem turbo, sem filtros de partículas, etc) a gasolina também não é especialmente cara, creio que não será isso também a fazer a diferença.

Pondo a hipótese de comprar um carro 'novo', conheço casos de pessoas que têm citadinos (a GPL) a gastar menos de 4€ aos 100km, e aí a diferença diminui um pouco mais. E são mais baratos que um eléctrico, também.

Daí a minha opinião, a fazer essa compra terá sempre que ser por outros factores que não apenas o financeiro... ;-)


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por O_volt »

Quando tiverem que colocar junta de cabeça ou embraiagem, as contas saem furadas!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


Autor do tópico
claudiof
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta jul 19, 2017 4:41 pm

Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por claudiof »

O_volt Escreveu: quinta jul 20, 2017 2:38 pm Quando tiverem que colocar junta de cabeça ou embraiagem, as contas saem furadas!
Sim mas qual é a realidade de por ex um Leaf até aos 200.000?

É que mesmo aqui no fórum nos diários de bordo, vejo alguma malta que mal tem 100.000 pensa logo em trocar de carro.

Qual é a realidade da manutenção e/ou problemas que um Leaf (apenas um exemplo, podem dar o exemplo de um outro eléctrico)?

Vi algures aqui no fórum por ex um (geração anterior) que aos 60.000 já tinha menos 2 traços e bateria. Isso significa que antes dos 200.000 tinha que trocar a bateria certo? São estas que custam perto dos 5000 eur?

Obrigado a todos pela disponibilidade.


Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 203
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Localização: Margem sul

Re: RE: Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por Erbium »

jmlflorencio Escreveu: quinta jul 20, 2017 12:06 pmA manutenção dum carro deste género (motores sem turbo, sem filtros de partículas, etc) a gasolina também não é especialmente cara, creio que não será isso também a fazer a diferença.
Não tem turbo nem FAP mas ainda tem óleo, injectores, filtro de ar, filtro de gasolina, radiador, liquido refrigeração, juntas, velas, termostato, motor de arranque, alternador, MAF, bomba de água, embraiagem, volante de motor, correia de distribuição, panela de escape, linha de escape, catalisador, retentores, sonda lambdas, etc (só para referir o que me lembro de ter dados despesa em carros meus) e coiso... e nenhum destes é eterno nem existe num VE!


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por O_volt »

claudiof Escreveu: quinta jul 20, 2017 2:53 pm
O_volt Escreveu: quinta jul 20, 2017 2:38 pm Quando tiverem que colocar junta de cabeça ou embraiagem, as contas saem furadas!
Sim mas qual é a realidade de por ex um Leaf até aos 200.000?

É que mesmo aqui no fórum nos diários de bordo, vejo alguma malta que mal tem 100.000 pensa logo em trocar de carro.

Qual é a realidade da manutenção e/ou problemas que um Leaf (apenas um exemplo, podem dar o exemplo de um outro eléctrico)?

Vi algures aqui no fórum por ex um (geração anterior) que aos 60.000 já tinha menos 2 traços e bateria. Isso significa que antes dos 200.000 tinha que trocar a bateria certo? São estas que custam perto dos 5000 eur?

Obrigado a todos pela disponibilidade.
Nas versões mk2 esse medos quase desapareceram por completo, tens muita gente com 100.000kms e todas as barras....já os outros VE não podem dizer o mesmo, porque nem barras têm.
O nosso amigo espanhol taxista vai a caminho dos 300.000kms e diz ele que faz 100kms por dia.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 203
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Localização: Margem sul

Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por Erbium »

O_volt Escreveu: quinta jul 20, 2017 10:26 pmO nosso amigo espanhol taxista vai a caminho dos 300.000kms e diz ele que faz 100kms por dia.
Algo ai não está bem nessas contas ou frase... :lol:


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por mafgod »

O meu Leaf ontem, 5 anos, 104.000km, com 8 barras, e autonomia na casa dos 100km, fez a módica quantia de .... 225km :-) e ainda chegou a casa sem atingir a reserva :-)


Obviamente que tive de carregar várias vezes:
- 3h de manhã no emprego
- 2h durante o jantar num shopping

Stress = custo = 0


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: RE: Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por jmlflorencio »

O_volt Escreveu:Quando tiverem que colocar junta de cabeça ou embraiagem, as contas saem furadas!
Por outro lado, quando trocam de bateria sao so 50 eur...
Erbium Escreveu: Não tem turbo nem FAP mas ainda tem óleo, injectores, filtro de ar, filtro de gasolina, radiador, liquido refrigeração, juntas, velas, termostato, motor de arranque, alternador, MAF, bomba de água, embraiagem, volante de motor, correia de distribuição, panela de escape, linha de escape, catalisador, retentores, sonda lambdas, etc (só para referir o que me lembro de ter dados despesa em carros meus) e coiso... e nenhum destes é eterno nem existe num VE!
Num carro normal, todas essas coisas sao baratas. Nao é isso que vai alterar (significativamente) as contas a favor de um eléctrico...
mafgod Escreveu:O meu Leaf ontem, 5 anos, 104.000km, com 8 barras, e autonomia na casa dos 100km, fez a módica quantia de .... 225km :-) e ainda chegou a casa sem atingir a reserva :-)


Obviamente que tive de carregar várias vezes:
- 3h de manhã no emprego
- 2h durante o jantar num shopping

Stress = custo = 0
Custo zero...por enquanto. Stress zero, porque calhou a nenhum desses postos estar avariado (ou ocupado)... Creio que tambem não serve de exemplo ;-)

Eu sou todo a favor da mobilidade electrica, mas temos que ver as coisas racionalmente...


Autor do tópico
claudiof
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta jul 19, 2017 4:41 pm

Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por claudiof »

Obrigado a todos pelas respostas.

De facto estava a tentar virar para os VE por questões puramente económicas, mas confirmando o que vejo por aqui de facto ainda não vai compensar para o meu cenário (em que era bom que ao fim de 100.000 ainda tivesse autonomia para 200km).

Mais uma vez obrigado a todos.


Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 203
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Localização: Margem sul

Re: RE: Re: Dúvidas de newbie, contas e mais contas

Mensagem por Erbium »

jmlflorencio Escreveu: sexta jul 21, 2017 11:25 amNum carro normal, todas essas coisas sao baratas. Nao é isso que vai alterar (significativamente) as contas a favor de um eléctrico...
Pois é... mas sei lá um kit de embraiagem para estes é barato, 70€? E quanto mais de mão-de-obra? 50€ num amigo?
120€ (muito optimista!) nada de especial... pois no Leaf isso dá-me para andar mais de 12.000km's!

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”