Aquisição de uma Scotter VE

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
setheus
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quarta ago 30, 2017 5:46 pm

Aquisição de uma Scotter VE

Mensagem por setheus »

Caríssimos,
Estou ainda numa fase inicial, mas estou a pensar adquirir uma scooter eléctrica. Já pesquisei um pouco sobre o assunto mas penso que o mais fácil foi registar-me aqui neste forum. Onde posso obter informações mais úteis e práticas (e dicas par ao dia a dia). E quem sabe no futuro também contribuir.
Atualmente desloco-me de transportes públicos e nunca tive nem conduzi uma scooter. No entanto estou a pensar mudar-me para uma zona mais longe de lisboa. Mais precisamente para perto de Torres Vedras. E analisando as opções que existem, entre transportes e adquirir um transporte próprio. Decidi pelo último. Pela flexibilidade e diminuição de tempo de transporte. Claro que a economia e o ambiente também pesam na decisão. E por isso pensei em adquirir uma VE.
O trajeto será essencialmente trabalho, casa e vice-versa. Vão ser no total cerca de 130km, em que a maioria vai ser na A8. Logo o que me preocupa mais é mesmo a autonomia e a possibilidade do veiculo circular na AE.
Sei que existem pontos de carga em Lisboa. E apesar de já ter pesquisado, confesso que ainda não percebi bem essa parte. Se as cargas são pagas ou não? E como se faz? Coloco lá e depois tenho que voltar 2 horas depois para "descolar" a scooter? Não me parece uma situação possível, dado que teria que me ausentar do trabalho. Mas estou aberto a sugestões.
Logo pensei numa scooter com autonomia total 130km que me permitisse fazer o trajecto sem cargas pelo meio. Por aquilo que vi a Vectrix Premium de 2016 parece ter essa autonomia. Talvez por ser completamente rookie em scooters, diria que a velocidade não é fator aqui. Embora não vá certamente circular a 60km na AE. Mas penso (pelo menos no inicio) que vá optar sempre por ir mais devagar que depressa. Vi também a BMW c evolution, mas os preços são muito altos.
Aguardo alguns comentários vossos e agradeço desde já a ajuda!

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Aquisição de uma Scotter VE

Mensagem por zeuz »

Tenho uma Vectrix, com as baterias originais, e adoro andar de scooter/mota!

Mas para o trajecto que vais fazer e dado que não tens experiência, recomendo-te um carro elétrico.

A A8 é bastante acidentada e tem mau piso.
De Inverno, com chuva e vento, os 60km em cada direcção, feitos a menos de 90km/h, vão-te maçar bastante!

Além disso, para poderes fazer os 130km com uma única carga, vais acabar por gastar tanto ou mais na aquisição da scooter quanto gastarias num carro!

O estacionamento para VE's é, por ora, gratuito nas zonas regulamentadas pela EMEL.





Sent from my X5 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
setheus
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quarta ago 30, 2017 5:46 pm

Re: Aquisição de uma Scotter VE

Mensagem por setheus »

Obrigado.
Mas carro mesmo VE não será opção, não tenho onde estacionar... Mas a vectrix que tens não dá autonomia de mais de 130k?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Aquisição de uma Scotter VE

Mensagem por serges »

Boas...

Existem vectrix a tua medida ou então fazes como a queres com a autonomia que entendes tudo depend€ do tradicional!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
setheus
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quarta ago 30, 2017 5:46 pm

Re: Aquisição de uma Scotter VE

Mensagem por setheus »

o problema é o do costume :) bom e barato

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Aquisição de uma Scotter VE

Mensagem por serges »

Tenta o Xiripiri ou Nuno Santos, tambem tem uma mota interessante, creio que ambas fazem essa quilometragem!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Aquisição de uma Scotter VE

Mensagem por rocker_pt »

Eu já trabalhei a 40km de distancia. Não chovendo, faz-se bem.
Mas fazer 60km com chuva já não é facil. E se chover na ida pior ainda, pois é necessario teres um bom fato de napa de pescador para nao chegares molhado ao trabalho. Não aconselho fazer isso regularmente com chuva
Fazer 60km para cada lado já é um pouco cansativo, vais ver qeu sim. Como diz o zeuz, fazeres isso assim de repende, e sem experiencia de motas, é preciso um pouco de coragem.
No meu caso, para não esticar muito a autonomia das baterias, embora tivesse encontrado uma oficina de motas que me cedessem uma tomada, entendi deixar sempre que lá ia carregar uma moedinha para a ajuda, e assim todos ficamos felizes.
Qualquer que seja a mota que escolhas, carregar a meio é sempre bom para "aquecer as baterias"
Concordo com o Zeuz, isso é distancia para se fazer comodamente de carro eletrico! Vais ver que facilmente fica amortizado. Pensa nisso!
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: RE: Re: Aquisição de uma Scotter VE

Mensagem por zeuz »

setheus Escreveu:Obrigado.
Mas carro mesmo VE não será opção, não tenho onde estacionar... Mas a vectrix que tens não dá autonomia de mais de 130k?
Não tens onde estacionar?!!!

O que queres dizer é que não tens garagem própria onde deixar a carregar...

Ainda assim, podes:
* tentar alugar uma garagem perto da tua casa
* usar uma extensão apartir da tua casa para a rua
* carregar num PCR que fique em caminho
* carregar num PCL que fique perto do teu emprego

Nenhuma destas soluções é perfeita, mas...


A minha Vectrix está equipada com um pack de baterias de 42Ah. Quando o pack era novo, a autonomia rondava os 80km ( segundo o fabricante ).


Para fazeres esses 130km com só uma carga, e ainda ficares com folga para a degradação das baterias, facilmente gastarás para cima de 8.000€ !

Se arranjares maneira de carregar junto ao teu emprego, então já te servirá um pack que permita fazer 80km por AE, mas sem esquecer que a A8 não é muito plana!



Sent from my X5 using Tapatalk



Última edição por zeuz em sexta set 01, 2017 2:18 pm, editado 1 vez no total.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
setheus
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quarta ago 30, 2017 5:46 pm

Re: Aquisição de uma Scotter VE

Mensagem por setheus »

Obrigado pela vossa ajuda e comentários.
Estava a dizer que não tenho garagem no local de trabalho. Isto é, um local que não se pague e deixar lá a moto a carregar. Sem ter que andar a fazer "viagens" durante o dia de trabalho para carregar e estacionar.
Sim, concordo quando dizem que é um grande esticão os 60km. Especialmente sem experiência. Mas alterações a nível pessoal assim obrigam. As alternativas são ir de transportes, o que para tal me deixariam sem "vida" para além da deslocação e do trabalho. E ir de carro (eletrico ou não). Implica custos de mais elevados de portagens, (não sendo electrico de gasoleo) e ainda de estacionamento. Tudo isso somado é incomportável para mim.
Por isso a opção scooter electrica (mesmo tendo que investir mais no inicio por causa da autonomia), seria a mais viável em termos economicos. Agora, como dizem, não vai ser nada fácil...
obrigado outra vez

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Aquisição de uma Scotter VE

Mensagem por MRider »

E porque fazer essa viagem todos os dias cansa. No início podes estar entusiasmado mas depois com o frio e chuva perdes a pica.
Não tem pontos de carga nas redondezas?
Assim podias deixar lá o carro a carregar.
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Aquisição de uma Scotter VE

Mensagem por serges »

MRider Escreveu: sexta set 01, 2017 3:38 pm E porque fazer essa viagem todos os dias cansa. No início podes estar entusiasmado mas depois com o frio e chuva perdes a pica.
Não tem pontos de carga nas redondezas?
Assim podias deixar lá o carro a carregar.
Não vou dizer muito mas sabem como sou com as duas rodas só não anda com Tempestades tropicais e Tornados... portanto acho no minimo fantástico uma viagem dessas diariamente!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: Aquisição de uma Scotter VE

Mensagem por ICEM4N »

Pergunta ao marcopns.. Ele tinha uma para 170km não sei se a vende...

Ricardo Costa
Peugeot ion

_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Aquisição de uma Scotter VE

Mensagem por zeuz »

@setheus,

Na minha opinião, o problema não são os 60km + 60km... é o percurso!

Se me dissesses que farias Setúbal-Lisboa pela ponte 25 de Abril, seria cansativo, principalmente em dias de mau tempo, mas fazia-se!

O piso da A8 é péssimo, por isso vais a passar a viagem toda concentrado em não seres apanhado de surpresa.

É uma auto-estrada com muitas subidas e descidas, ou seja, nas subidas vais estar de olho nos C's gastos para não moeres a bateria e perderes demasiada autonomia.

Mesmo com uma mota "normal" o cansaço vai fazer-se sentir!


Dizes que não tens onde estacionar perto do emprego. Significa estacionamento regulado pela EMEL?


Dou-te outra ideia para o teu problema de mobilidade:
Porque não levas o carro até uma zona na periferia de Lisboa e depois segues para o emprego num transporte público? Ou mesmo bicicleta!


Sent from my X5 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Aquisição de uma Scotter VE

Mensagem por Jorge Rocha »

Poderia até dizer que é possível, com uma máxi-scooter eléctrica fazer esse percurso diariamente (desde que sua bateria tivesse 8KWh, ou de preferencia um pouco mais).
Mas conhecendo o nosso clima como conheço, andando de mota todo o ano, reconheço que é necessário um grande esforço para o fazer bem durante todos os dias de trabalho da semana. Assim, para esse caso, iria recomendar um carro eléctrico.

Vou de mota eléctrica regularmente ao Porto, fazendo 90Km seguidos, mas não posso negar que já chego muito gelado nos dias frios. Por vezes só 1 hora depois estou estabelecido em temperatura. Só mesmo com todo o bom equipamento para todas as estações do ano, se poderia aceitar esse desafio.
Na viagem que faço, mais de 50Km são por auto-estrada, mas sempre fugindo às portagens. Se tivesse de pagar as portagens optaria ir pelas Nacionais. Mesmo sendo mais demorada a viagem, por ter muitos cruzamentos, semáforos, lombas, também tem umas vistas melhores, com casas bonitas, jardins, fazendo com que a viagem nem custe tanto a passar. É que uma mota paga quase tanto como um carro na AE...
Para 65Km por estradas Nacionais, de mota, eu demoraria cerca de 60 a 70 minutos, dependendo do transito, gastando uns 4KWh de energia. Andando mais rápido gastaria mais energia e consecutivamente mais degradação ao pack de baterias.
Uma boa escolha, e que seja eléctrico!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Aquisição de uma Scotter VE

Mensagem por rnlcarlov »

De facto a opção de um carro parece-me mais sensata. Para a autonomia que necessita, o preço de um VE usado começa a não ficar assim tão distante de uma mota com bateria suficientemente grande para o que pretende.

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Aquisição de uma Scotter VE

Mensagem por Mumia »

bem, lá vem o "carteiro" falar :lol: :lol: (carteiro = ao gajo que anda de mota faça sol ou chuva)

Bom,

se custa fazer 60km c frio e chuva? sim...
Se custa fazer 60km em AE com mau piso? sim... (qual a estrada em Portugal que tem bom alcatrão?!?)
se é mais confortavel fazer essa viagem de carro electrico? Sim..
se será barata um Vectrix, para esse objectivo? não.. (dependendo do bolso de cada um claro)
Se é possivel? SIM!!

Por partes, e claro, é a minha opinião...

Para esse objectivo, sem dúvida tens de comprar um Vectrix (seja de que marca for ou de quem quer que a seja a vender) já com um pack de baterias de alguma dimensão... igual ou superior a 60A!! E estudar por exemplo perto do trabalho um local onde te permitam carregar a mota (para fazer durar mais o pack), comercio local etc etc... nada que uma boa conversa e negociação de valores caso seja preciso não se consiga ;)

Quanto ao frio e à chuva... nada que BOM equipamento para o efeito, não resolva!! Poderá não ser equipamento barato, mas há e eficaz! Lógico que não é confortável andar à chuva, porem não é impossivel e se segundo li para ti "tem mesmo de ser"... Se de carro uma distância dessas é efecivamente muito melhor? claro que sim, pelo menos enquanto não houver trânsito :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Em suma, é possível fazer esse percurso, tens de fazer um bom investimento sem dúvida, mas depressa o recuperas!

Algumas opiniões...

- Visto não teres ainda experiência a andar de mota, começa a andar antes de fazeres essas viagens ou pelo menos fazer essas viagens primeiro sem tempo de chuva!
- Estudar a possibilidade de perto do local trabalho conseguires carregar a mota (fará com que as baterias durem mais tempo)
- Não poupes em equipamento de protecção para a chuva e para os dias de sol.


Conclusão:
Se vires que o carro eléctrico é possivel e até preferes mais carros a motas.... é uma boa opção para o percurso, se tem mesmo de ser mota, então uma Vectrix é sem duvida uma boa escolha ;) Procura uma possibilidade para fazeres cargas proximo do trabalho para fazer durar o investimento seja ele qual for.
Faz contas, e não desistas da ideia do veículo eléctrico!! ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Aquisição de uma Scotter VE

Mensagem por rnlcarlov »

Deixo aqui outra ideia que me surgiu no caso do carro elétrico. Se por acaso houver hipótese de carregar o carro nem que seja a um par de km de distância do emprego, ter por exemplo uma trotinete elétrica na mala do carro para deslocação de último km é um combo interessante.

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”