Duvidas na aquisicao de um clone
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Duvidas na aquisicao de um clone
Boas,
Querias tentar desvender algumas duvidas para a aquisição de c0 ou um ion com o valor ate 10000€ +-
Vai ser para fazer cerca de 30km diarios o que faz com que a primeira questão seja com durabilidade das baterias.
O "retorno" do investimento estimo pelos 5 anos (optimista) e comprando usado entre 2012 e 2014 o carro nessa altura deve ter 10-12 anos. Sera que aguenta.
Pelo que li percebi as baterias devem durar 150000km (obvio que tudo vai depender do tratamento que foi dado).
-O que ter em conta, idade ou Km, no maximo vou comprar com 50000km, mas as vezes aparecem carros de 2012 com 15-20000km e fico na duvida.
-Por norma elas avariam por completo ou vai sendo os modulos?
-existe alguma diferença entre os anos dos carros, ou seja algum componente ou alvo de melhoria entre 2012 ou 2014?
-Foi me dito que os carros a partir de 2013 a garantia das baterias é de 8 anos inves de 4 anos, confirma-se?
- Em casa tenho 10.43kva contratados chega?
- As tomadas onde se vai fazer os carregamentos usualmente convem ter algo tecnico ( largura de fios, dijuntor, tomada espicifica?).
Estas sao as minhas principais duvidas. Para tentar perceber por que negocio fazer e saber um pouco mais.
Espero que me consigam tirar estas duvidas.
Desde ja um obrigado so por terem lido este testamento e espero que ajude futuros iniciantes.
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Querias tentar desvender algumas duvidas para a aquisição de c0 ou um ion com o valor ate 10000€ +-
Vai ser para fazer cerca de 30km diarios o que faz com que a primeira questão seja com durabilidade das baterias.
O "retorno" do investimento estimo pelos 5 anos (optimista) e comprando usado entre 2012 e 2014 o carro nessa altura deve ter 10-12 anos. Sera que aguenta.
Pelo que li percebi as baterias devem durar 150000km (obvio que tudo vai depender do tratamento que foi dado).
-O que ter em conta, idade ou Km, no maximo vou comprar com 50000km, mas as vezes aparecem carros de 2012 com 15-20000km e fico na duvida.
-Por norma elas avariam por completo ou vai sendo os modulos?
-existe alguma diferença entre os anos dos carros, ou seja algum componente ou alvo de melhoria entre 2012 ou 2014?
-Foi me dito que os carros a partir de 2013 a garantia das baterias é de 8 anos inves de 4 anos, confirma-se?
- Em casa tenho 10.43kva contratados chega?
- As tomadas onde se vai fazer os carregamentos usualmente convem ter algo tecnico ( largura de fios, dijuntor, tomada espicifica?).
Estas sao as minhas principais duvidas. Para tentar perceber por que negocio fazer e saber um pouco mais.
Espero que me consigam tirar estas duvidas.
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Re: Duvidas na aquisicao de um clone
Boas vamos lá arrumar a coisa e depois vamos as questões!
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Re: Duvidas na aquisicao de um clone
Olá Cdu, bem vindo
Obrigado pela tua opinião mas poderias te apresentar no local correcto...
Quanto ao carro a "serio" creio que todos percebemos mas o MIEV e clones estão bem cotados por alguma razão mas deixo espaço para mais opiniões
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Re: Duvidas na aquisicao de um clone
De equipamento e design tudo igual. A partir de 2013 vÊm com a carregador 8-14A regulável, 14,5 kwh de bateria, esta com química melhorada e maior eficiência do motor. (O que permite mesmas autonomia do que a versão anterior com 16 kWh
Falso. Só a partir de janeiro de 2015. 8 anos ou 100 mil km. Anteriores 5 anos ou 50 mil km.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
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Re: Duvidas na aquisicao de um clone
Tratadissimo...
Obrigado voltemos ao assunto!
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Re: Duvidas na aquisicao de um clone
As baterias do leaf sao diferentes?
Pensava que o preço das baterias era parecido entre o leaf e o clone 5-7000€.
É so a marca que faz esta troca ou ja existem mecanicos para fazer esta operaçao?
Quanto a opçao pelo clone é mesmo por ser carro so para lisboa, ser mais facil de estacionar.
Já agora como funciona a garantia no leaf.
Mas claro se a bateria oferecer mais garantia de durabilidade.... É caso a pensar.
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Pensava que o preço das baterias era parecido entre o leaf e o clone 5-7000€.
É so a marca que faz esta troca ou ja existem mecanicos para fazer esta operaçao?
Quanto a opçao pelo clone é mesmo por ser carro so para lisboa, ser mais facil de estacionar.
Já agora como funciona a garantia no leaf.
Mas claro se a bateria oferecer mais garantia de durabilidade.... É caso a pensar.
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Re: Duvidas na aquisicao de um clone
Cdu Escreveu:Amigo com esses valores 10.000 por mais 2 a 3 mil compra um Leaf e fica com um carro a serio, na zona de Leiria tem alguém que lhe arranja algo de confiança.(...)
Pois, porque por mais 2 ou três mil que o leaf se arranja um ampera, mais dois ou 3 mil um ioniq (?), depois um Outlander phev, e por aí sucessivamente até estarmos a comprar um Tesla sem quererserges Escreveu:(...)
Quanto ao carro a "serio" creio que todos percebemos mas o MIEV e clones estão bem cotados por alguma razão mas deixo espaço para mais opiniões
Para fazer 30km por dia creio que o clone é mesmo a melhor opção. É que até a bateria se degradar a ponto de não chegar para 30 km ainda vai passar muuuuito tempo (e se calhar nesse tempo ainda é instalado um posto que dê para fazer uma carga intermédia)
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Re: Duvidas na aquisicao de um clone
Jmflorencio uma coisa que também ainda nao percebi é a bateria vai reduzindo a autonomia ou deixa de funcionar?jmlflorencio Escreveu:Cdu Escreveu:Amigo com esses valores 10.000 por mais 2 a 3 mil compra um Leaf e fica com um carro a serio, na zona de Leiria tem alguém que lhe arranja algo de confiança.(...)Pois, porque por mais 2 ou três mil que o leaf se arranja um ampera, mais dois ou 3 mil um ioniq (?), depois um Outlander phev, e por aí sucessivamente até estarmos a comprar um Tesla sem quererserges Escreveu:(...)
Quanto ao carro a "serio" creio que todos percebemos mas o MIEV e clones estão bem cotados por alguma razão mas deixo espaço para mais opiniões
Para fazer 30km por dia creio que o clone é mesmo a melhor opção. É que até a bateria se degradar a ponto de não chegar para 30 km ainda vai passar muuuuito tempo (e se calhar nesse tempo ainda é instalado um posto que dê para fazer uma carga intermédia)
Um clone com 10 anos a bateria esta com autonomia reduzida ou vai-se mesmo?
O mudar os modulos avariados da bateria é mesmo possivel com mao de obra a preço acessível ou vai a marca e pedem um balurdio pelo conjunto completo?
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Re: Duvidas na aquisicao de um clone
Jmflorencio uma coisa que também ainda nao percebi é a bateria vai reduzindo a autonomia ou deixa de funcionar?
Um clone com 10 anos a bateria estará com autonomia para 30km+- ou quando els não tiver determinada potencia desliga-se e ja nem carrega?
O mudar os modulos avariados da bateria é mesmo possivel com mao de obra a preço acessível ou vai a marca e pedem um balurdio pelo conjunto completo?
Desde ja agradeco a todos a paciencia comigo.
Um clone com 10 anos a bateria estará com autonomia para 30km+- ou quando els não tiver determinada potencia desliga-se e ja nem carrega?
O mudar os modulos avariados da bateria é mesmo possivel com mao de obra a preço acessível ou vai a marca e pedem um balurdio pelo conjunto completo?
Desde ja agradeco a todos a paciencia comigo.
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Re: Duvidas na aquisicao de um clone
Também não sei bem.
Creio que a bateria vai perdendo capacidade, só em casos especiais (no mau sentido) é que ficará inutilizada.
Para trocar módulos a bateria tem que ser aberta e desmantelada (parcialmente pelo menos), e os fabricantes não costumam concebê-las de forma a que possam ter manutenção (para vender logo uma inteira). Mas haverá quem faça isso, certamente.
Creio que a bateria vai perdendo capacidade, só em casos especiais (no mau sentido) é que ficará inutilizada.
Para trocar módulos a bateria tem que ser aberta e desmantelada (parcialmente pelo menos), e os fabricantes não costumam concebê-las de forma a que possam ter manutenção (para vender logo uma inteira). Mas haverá quem faça isso, certamente.
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Re: Duvidas na aquisicao de um clone
Exactamente existe muitos programas para "lerem" o estado das baterias tanto que quando os vendedores são correctos mostram essas mesmas informações, trata de ver neste caso o "canion" para cvonfirmar qual o estado das mesmas pois elas não param em definitivo só perdem é a autonomia...
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Re: Duvidas na aquisicao de um clone
Tendo em conta que não há nenhum clone com 10 anos (Começaram a ser vendidos só para clientes empresariais no Japão em 2009, expandindo-se para o resto do mundo só em 2010-2011), não dá ainda para ver como estarão baterias com essa idade. No entanto existem algumas pessoas que já fizeram mais de 100.000km com estes carros e ainda estão perfeitamente aptos para usar, embora com menos autonomia. O pior dos cenários que vi até hoje era um carro de 2011 com cerca 100.000km que só fazia 50km. Mas não sei que vida levou. Por outro lado temos o carro do Malm (https://www.nissanleafpt.com/viewtopic. ... start=2360) a caminho dos 111.111km que ainda consegue fazer 80km.
Embora as baterias degradem com o tempo e não apenas com os kms, a verdade é que um carro com poucos quilómetros tem muito maiores probabilidades de ter baterias com menos degradação. O meu clone também é de 2011, como nos dois casos acima referidos, mas tem apenas 33.000km (durante os primeiros anos foi carro de aluguer em frança e andou pouco) e a autonomia continua igual à de um novo, apesar de ter uma ligeira degradação.
Embora as baterias degradem com o tempo e não apenas com os kms, a verdade é que um carro com poucos quilómetros tem muito maiores probabilidades de ter baterias com menos degradação. O meu clone também é de 2011, como nos dois casos acima referidos, mas tem apenas 33.000km (durante os primeiros anos foi carro de aluguer em frança e andou pouco) e a autonomia continua igual à de um novo, apesar de ter uma ligeira degradação.
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Re: Duvidas na aquisicao de um clone
Neste monento ja estou a balancear mais para a opçao do GpL, isto porque o valor do investimento para os km feitos faz-me querer carro para durar mais anos (isto sem pensar em trocar) Quanto a um clone chegar aos 10 anos e poder ter que trocar a bateria e ser 15000€ deixou-me pé atrás.. Entao começei a pensar tambem no Leaf devido as baterias terem um preço mais em conta (7500€) e pelo que tenho lido são um pouco mais resistenteS quanto a degradaçao?
O que acham?
Ja agora comprando um leaf com as baterias mais fracas (de 24) daqui a amanha na substituiçao é possivel ser uma mais forte?
Abracos
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O que acham?
Ja agora comprando um leaf com as baterias mais fracas (de 24) daqui a amanha na substituiçao é possivel ser uma mais forte?
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Re: Duvidas na aquisicao de um clone
Ter um clone não é para pensar em trocar baterias. E para usar até a autonomia do carro não dar para as necessidades, e nessa altura trocar por outro clone mais recente, que fica mais barato que o pack de baterias.
Se faz 30km diários, é bem provável que a bateria até lhe possa servir 20 anos. Nos clones temos a possibilidade de refrigerar as baterias com ar condicionado para os tempos de maior calor, reduzindo assim a sua degradação. A avaliar pela experiência de outros utilizadores, com cuidado uma bateria de clone pode degradar 2-3% ao ano (talvez um pouco mais nos 1ºs anos). Além disso 10 anos é muito tempo. Sabe-se lá que oportunidades e necessidades existirão nessa altura. Poderá haver alguém que consiga instalar baterias 3rd party nos clones... Poderá ter necessidade de um carro de 5 lugares...
Há claro a opção do Leaf, mas implica mais investimento à cabeça. Se o leaf for mk1 e vier com a química antiga, se vier a trocar a bateria era deverá vir com a nova química, embora conte com mais uns € por questões de compabilidade. O que não acontece é upgrades de baterias de 24 para 30kWh, por exemplo. Lá está, a não ser que alguém fora da Nissan o consiga fazer até lá.
Para quem não faz muitos km dia, o clone parece-me a opção mais fácil de rentabilizar enconomicamente, já que o custo de aquisição é menor, logo são necessários menos km para compensar o investimento face a um carro a combustíveis fósseis.
Se faz 30km diários, é bem provável que a bateria até lhe possa servir 20 anos. Nos clones temos a possibilidade de refrigerar as baterias com ar condicionado para os tempos de maior calor, reduzindo assim a sua degradação. A avaliar pela experiência de outros utilizadores, com cuidado uma bateria de clone pode degradar 2-3% ao ano (talvez um pouco mais nos 1ºs anos). Além disso 10 anos é muito tempo. Sabe-se lá que oportunidades e necessidades existirão nessa altura. Poderá haver alguém que consiga instalar baterias 3rd party nos clones... Poderá ter necessidade de um carro de 5 lugares...
Há claro a opção do Leaf, mas implica mais investimento à cabeça. Se o leaf for mk1 e vier com a química antiga, se vier a trocar a bateria era deverá vir com a nova química, embora conte com mais uns € por questões de compabilidade. O que não acontece é upgrades de baterias de 24 para 30kWh, por exemplo. Lá está, a não ser que alguém fora da Nissan o consiga fazer até lá.
Para quem não faz muitos km dia, o clone parece-me a opção mais fácil de rentabilizar enconomicamente, já que o custo de aquisição é menor, logo são necessários menos km para compensar o investimento face a um carro a combustíveis fósseis.
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Re: Duvidas na aquisicao de um clone
Olá,
Hoje fui ver um Ion com 39 mil km de 12/2012. Pedem 9950€ por ele. Pareceu-me num estado razoável (talvez os interiores um pouco gastos...) e os discos dos travões pareceram-me em mau estado.
Como é para fazer entre 30 a 40 km dia em cidade, não me parece desadequado. Como posso verificar o estado das baterias? O vendedor mostrou-se disponível para se fazer uma visita à Peugeot. O que acham da hipótese?
Hoje fui ver um Ion com 39 mil km de 12/2012. Pedem 9950€ por ele. Pareceu-me num estado razoável (talvez os interiores um pouco gastos...) e os discos dos travões pareceram-me em mau estado.
Como é para fazer entre 30 a 40 km dia em cidade, não me parece desadequado. Como posso verificar o estado das baterias? O vendedor mostrou-se disponível para se fazer uma visita à Peugeot. O que acham da hipótese?
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Re: Duvidas na aquisicao de um clone
O rncarlov é especialista de clones.
Para avaliar um clone há uma App, o Canion.
Para isso terá de ter um leitor OBD. Ou então peça ajuda alguem que tenha o CANiOn e um OBD.
Eu tenho um OBD para o Leaf, não sei se dá com o canion, alem disso não sei se saberei analisar a informação.
https://play.google.com/store/apps/deta ... n&hl=pt_PT
http://www.obdlink.com/
Eu até gostava de ir consigo mas não posso dar garantias que o meu OBD funcione com o canion.
Para avaliar um clone há uma App, o Canion.
Para isso terá de ter um leitor OBD. Ou então peça ajuda alguem que tenha o CANiOn e um OBD.
Eu tenho um OBD para o Leaf, não sei se dá com o canion, alem disso não sei se saberei analisar a informação.
https://play.google.com/store/apps/deta ... n&hl=pt_PT
http://www.obdlink.com/
Eu até gostava de ir consigo mas não posso dar garantias que o meu OBD funcione com o canion.
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Re: Duvidas na aquisicao de um clone
Só hoje é que dei por esta mensagem. Sim, com um OBD específico (geralmente o dos Leaf não dá) e a app Canion pode-se ver o estado na bateria.Pedrov Escreveu: ↑sábado mai 12, 2018 2:05 am Olá,
Hoje fui ver um Ion com 39 mil km de 12/2012. Pedem 9950€ por ele. Pareceu-me num estado razoável (talvez os interiores um pouco gastos...) e os discos dos travões pareceram-me em mau estado.
Como é para fazer entre 30 a 40 km dia em cidade, não me parece desadequado. Como posso verificar o estado das baterias? O vendedor mostrou-se disponível para se fazer uma visita à Peugeot. O que acham da hipótese?
O preço também não me parece desadequado se a bateria estiver boa.
Não sei se já resolveu alguma coisa, mas se quiser posso ajudá-lo a avaliar o estado da bateria (desde que seja da área metropolitana de Lisboa.
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Re: Duvidas na aquisicao de um clone
Olá,
Obrigado, mas sou do Porto. Ainda estou a estudar a situação. Experimentei um Zoe dos mais recentes e gostei bastante do carro (já gostava mais mesmo sem experimentar...). Claro que o negócio na renault é pouco entusiasmante mas já existem à venda usados com bateria própria por 13/15 mil euros o que me parece razoável. Vou continuando a ver! Obrigado
Obrigado, mas sou do Porto. Ainda estou a estudar a situação. Experimentei um Zoe dos mais recentes e gostei bastante do carro (já gostava mais mesmo sem experimentar...). Claro que o negócio na renault é pouco entusiasmante mas já existem à venda usados com bateria própria por 13/15 mil euros o que me parece razoável. Vou continuando a ver! Obrigado
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Re: Duvidas na aquisicao de um clone
Não sou muito apologista do Zoe, sobretudo porque o feedback a nível de fiabilidade está bastante abaixo do Leaf e dos clones. Para não falar da história de ser muito esquisito com a carga. Variadas vezes não aceita carregar nalguns postos da rede pública ou até mesmo tomadas normais. Ainda há pouco tempo, quando estive no Algarve, estava um senhor aflito quase sem carga, pois o PCR de Loulé tinha a tomada AC desligada, e nenhuma das tomadas normais existentes no centro comercial MarShopping funcionava para o Zoe. O meu e os outros carros carregavam lindamente.Pedrov Escreveu: ↑sexta jun 22, 2018 11:15 am Olá,
Obrigado, mas sou do Porto. Ainda estou a estudar a situação. Experimentei um Zoe dos mais recentes e gostei bastante do carro (já gostava mais mesmo sem experimentar...). Claro que o negócio na renault é pouco entusiasmante mas já existem à venda usados com bateria própria por 13/15 mil euros o que me parece razoável. Vou continuando a ver! Obrigado
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Re: Duvidas na aquisicao de um clone
Olá,
Obrigado pelas dicas. Não sabia disso... ainda para mais, a ideia seria carregar em casa durante a noite numa tomafa normal. Se bem que fui experimentar um zoe na renault e a proposta que me fizeram incluía a oferta de uma wallbox para instalar em casa. De qq forma, novo estará sempre fora de hipótese.
Obrigado pelas dicas. Não sabia disso... ainda para mais, a ideia seria carregar em casa durante a noite numa tomafa normal. Se bem que fui experimentar um zoe na renault e a proposta que me fizeram incluía a oferta de uma wallbox para instalar em casa. De qq forma, novo estará sempre fora de hipótese.