Duvidas práticas acerca do Ampera

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Duvidas práticas acerca do Ampera

Mensagem por pemifer »

Boa tarde!
Outro dia uma colega pediu-me um conselho acerca de elétricos acabei por aconselha-la a ver o Ampera, adequa-se melhor ao perfil de viagens que faz.
No entanto tenho algumas duvidas acerca do funcionamento.
Eu não tenho muito conhecimento acerca do carro, disse-lhe que faria uns 70km com a bateria (perdoem-me se o numero estiver muito errado)
Fazendo ela cerca de 100km ela pode optar por inicialmente vir com o motor a gasolina a manter a carga guardando a autonomia elétrica para os últimos 70km da viagem?
Numa viagem longa, por exemplo de 300km, depois de gastar a bateria, o motor a combustão recupera a carga da bateria? Ou toda a eletricidade que produz é para alimentar o motor elétrico?
Estou a imaginar fazer 70km elétrico e depois ao fim de X já teria carga na bateria para fazer mais 70km elétricos, isto é muito rebuscado?


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Duvidas práticas acerca do Ampera

Mensagem por accoelho »


pemifer Escreveu:Boa tarde!
Outro dia uma colega pediu-me um conselho acerca de elétricos acabei por aconselha-la a ver o Ampera, adequa-se melhor ao perfil de viagens que faz.
No entanto tenho algumas duvidas acerca do funcionamento.
Eu não tenho muito conhecimento acerca do carro, disse-lhe que faria uns 70km com a bateria (perdoem-me se o numero estiver muito errado)
Fazendo ela cerca de 100km ela pode optar por inicialmente vir com o motor a gasolina a manter a carga guardando a autonomia elétrica para os últimos 70km da viagem?
Numa viagem longa, por exemplo de 300km, depois de gastar a bateria, o motor a combustão recupera a carga da bateria? Ou toda a eletricidade que produz é para alimentar o motor elétrico?
Estou a imaginar fazer 70km elétrico e depois ao fim de X já teria carga na bateria para fazer mais 70km elétricos, isto é muito rebuscado?
Exactamente, o carro faz 70 ou 80 ou 90 ou ate mais em bateria há por cá relatos disso.
O tipo de percurso influencia, também alem do tipo de condução.
Eu gasto o que a bateria tem pra dar e depois gasolina, porque depois dessa viagem, em casa é carregamento total.
Durante a condução havendo bateria restante é sempre possível guardar esse restante ou ate iniciar a viagem com gasolina e manter a bateria.

Numa viagem longa, depois de gastar a bateria a gasolina somente alimenta o motor elétrico , mas mesmo assim haverá situações em que o motor a gasolina estará parado, aproveitando a regeneração, em quase todas as situações de travão a gasolina para.
Também ha situação em que se põe acelerador a fundo e o carro demora uns segundos a responder, e aqui houve-se e bem a gasolina a roncar.



Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Duvidas práticas acerca do Ampera

Mensagem por pemifer »

Muito obrigado!
Quer dizer que numa viagem longa, uma vez gasta a bateria, por muitos km que se faça, ela não volta a carregar.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Duvidas práticas acerca do Ampera

Mensagem por MRider »

Para esses km um leaf de 30 kw ou um ionic fazem isso a brincar.
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Duvidas práticas acerca do Ampera

Mensagem por zeuz »

pemifer Escreveu:Muito obrigado!
Quer dizer que numa viagem longa, uma vez gasta a bateria, por muitos km que se faça, ela não volta a carregar.
O motor a gasolina alimenta o motor eléctrico e se sobrar alguma coisa, vai para a bateria. Ou seja, quando esgota a bateria vai ligando e desligando o motor a gasolina, consoante haja alguma carga para gastar.

Os 70km de autonomia EV são em condições favoráveis. Se o percurso for exclusivamente em auto-estrada, circulando à velocidade máxima legal, é mais realista assumir menos de 50km.

Ter também em conta que é um carro de 4 lugares.

Sent from my X5 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Duvidas práticas acerca do Ampera

Mensagem por serges »

Exactamente tudo dito pode usar o modo montanha, talvez menos eficiente, sempre dá uso para o excedente para carregar as baterias, agora gasta muito mais segundo a minha experiencia!

Quanto aos kms depende de como gosta de acelarar em AE já fiz 50kms como já fiz 70kms a velocidades legais, não menos de 100km/h depende do trajecto, inclinação etc etc
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Duvidas práticas acerca do Ampera

Mensagem por accoelho »

Exactamente, em modo montanha o gerador a gasolina mantem as rpm altas, mesmo quando se trava ou se anda com pouco acelerador, logo mais consumo.
Assim a resposta ao acelerador está sempre a disposição.
E o excedente vai pras baterias.

Como ja tenho obd2 interface no telele consegue-se ter mais noção do que o bicho ta a fazer....


Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Duvidas práticas acerca do Ampera

Mensagem por pemifer »

accoelho Escreveu: sábado abr 07, 2018 1:22 pm Exactamente, em modo montanha o gerador a gasolina mantem as rpm altas, mesmo quando se trava ou se anda com pouco acelerador, logo mais consumo.
Assim a resposta ao acelerador está sempre a disposição.
E o excedente vai pras baterias.

Como ja tenho obd2 interface no telele consegue-se ter mais noção do que o bicho ta a fazer....
Eh lá!
Esta parte desconhecia...
Há uma App para o bicho? Como o Leaf Spy, o CanZE e o CanION?

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Duvidas práticas acerca do Ampera

Mensagem por zeuz »

MyGreenVolt

Sent from my X5 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

PetrolEd
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: quarta nov 22, 2017 10:06 am
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Duvidas práticas acerca do Ampera

Mensagem por PetrolEd »

accoelho Escreveu: sexta abr 06, 2018 7:50 pm Exactamente, o carro faz 70 ou 80 ou 90 ou ate mais em bateria há por cá relatos disso.
Em que condições e em que estradas? ;)


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Duvidas práticas acerca do Ampera

Mensagem por accoelho »

PetrolEd Escreveu:
accoelho Escreveu: sexta abr 06, 2018 7:50 pm Exactamente, o carro faz 70 ou 80 ou 90 ou ate mais em bateria há por cá relatos disso.
Em que condições e em que estradas? ;)
Um exemplo.... https://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=20584

Avatar do Utilizador

PetrolEd
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: quarta nov 22, 2017 10:06 am
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Duvidas práticas acerca do Ampera

Mensagem por PetrolEd »

Lá está, são precisos truques e velocidades baixas para se conseguir resultados desses e a poupança não é grande. Na primeira foto, onde estão os 91km em modo eléctrico, foram gastos 5.63l para fazer 65.3km, é apenas uma média de 8.6l aos 100km ;)

Quem está de fora ao ler estes relatos pensa que facilmente faz 80km a bateria, e não é essa a realidade.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Duvidas práticas acerca do Ampera

Mensagem por serges »

Bem depende da pessoa, não vou dizer quem faz sempre mas sempre mais de 70kms de autonomia, media de 4 a 5 lt aos 100 lamento mas é verdade eu testemunho agora eu pouco mais de metade faço sempre entre os 6 aos 7lt aos 100 e 60kms é uma festa...

Tudo depende da pessoa, agora dizer que é uma regra, só para determinadas pessoas... a mota faz me mal...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


e-Amarelo
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quinta jun 21, 2018 9:33 am

Re: Duvidas práticas acerca do Ampera

Mensagem por e-Amarelo »

Já percebi que não vale a pena abrir um tópico sobre este carro pois não faltam relatos.

Então aquelas médias de 1,5 e 2litros que tanto vemos, é do consumo do motor a alimentar o eléctrico?

Imaginemos que faço regularmente 50kms/dia em cidade. É possível gastar (virtualmente falando) zero em gasolina/diesel, certo?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Duvidas práticas acerca do Ampera

Mensagem por serges »

Boas,

Correcto virtualmente zero...
O motor tem de fazer a sua manutenção mais ou menos a cada 1000kms, mes, gasta 0.5lt a ligar o dito...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


e-Amarelo
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quinta jun 21, 2018 9:33 am

Re: Duvidas práticas acerca do Ampera

Mensagem por e-Amarelo »

Mas porque sobe tanto o consumo, se não há esforço ao nível da motricidade? Não deveria estar a gastar como tipico gerador?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Duvidas práticas acerca do Ampera

Mensagem por serges »

O consumo só sobe quando a carga da bateria terminar, depois funciona o motor a combustão a servir de gerador!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


e-Amarelo
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quinta jun 21, 2018 9:33 am

Re: Duvidas práticas acerca do Ampera

Mensagem por e-Amarelo »

Compreendo, mas não é daí que os consumos passam dos visualizados 1,5 e 2, para os 6 que aqui vejo falar, é?

Sinceramente ter um carro para esse consumo, não vejo como grande vantagem...já os 1,5 são os que me fazem pensar seriamente num carro destes.

Imaginando que vou comprar um que esteja na Alemanha, que tipo de dados sobre as baterias é possivel solicitar ao vendedor, à distância?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Duvidas práticas acerca do Ampera

Mensagem por serges »

bem esses 1.5 a 2 é aos 100kms os primeiros 100kms... lol

ou seja se fizer 60 a 80kms electricos os restantes será a gasolina dái essa média...

Eu faço média de 4lt aos 100, alias a esposa faz já eu...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


e-Amarelo
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quinta jun 21, 2018 9:33 am

Re: Duvidas práticas acerca do Ampera

Mensagem por e-Amarelo »

Portanto, é um carro que tal como qualquer eléctrico, compensa, se 90% das viagens forem de 50kms de cidade e com possibilidade de carregamento diário, certo?

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”