Quero muito comprar um carro eletrico mas não tenho sitio para carregar em casa, e agora?

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o

Autor do tópico
ruiquwiroz
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quinta abr 12, 2018 12:25 pm

Quero muito comprar um carro eletrico mas não tenho sitio para carregar em casa, e agora?

Mensagem por ruiquwiroz »

Olá

Quero muito comprar um carro eletrico mas não tenho sitio para carregar em casa, e agora?

Moro em Carcavelos onde existem diversos postos na rua, mas pelo que tenho visto há muitos que estão inoperacionais segundo a aplicação:ChargeMap do android, e podem estar ocupados por outros utilizadores

Tenho receio da ansiedade que possa provocar este facto, por isso quero reduzi-la comprando um dos novos Zoe ou Leaf de 40Kw

Queria saber se alguem tem experiencia em ter um carro eletrico e apenas carregar na rua?

E se acham que a situação a que me proponho é complicada por enquanto

Obrigado

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Quero muito comprar um carro eletrico mas não tenho sitio para carregar em casa, e agora?

Mensagem por Emanuel Couto »

ruiquwiroz que tal passar pelas apresentações para falar um pouco de si :?:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Quero muito comprar um carro eletrico mas não tenho sitio para carregar em casa, e agora?

Mensagem por serges »

O meu conselho é depender o minimo dos carregadores publicos e o maximo do seu...

Por isso é que tem de ver essas possibilidades, uma garagem um aluguer, uma extensão, vive num predio, moradia...

Tem parqueamento, parque publico, comum...

Questões importantes para saber o que melhor podemos propor, assim quando der passa nas apresentações e fala de ti!

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Quero muito comprar um carro eletrico mas não tenho sitio para carregar em casa, e agora?

Mensagem por t3lmo »

Alguns até carregam no trabalho e só usam a rede pública ao fim de semana, em caso de necessidade.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Quero muito comprar um carro eletrico mas não tenho sitio para carregar em casa, e agora?

Mensagem por cuttysark76 »

A maior vantagem, também é a maior desvantagem. Um Zoe 40 pode demorar mais de 24h a carregar numa tomada doméstica.

Se for um Zoe 40 com Carga Rápida, há sempre a possibilidade de carregar em Oeiras, na A5 ou junto à loja do cidadão de Cascais.

Há uns postos normais na Parede.

A solução pode ser ter um hoverboard na mala... ou um daqueles da Segway!
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos

Avatar do Utilizador

PetrolEd
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: quarta nov 22, 2017 10:06 am
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Quero muito comprar um carro eletrico mas não tenho sitio para carregar em casa, e agora?

Mensagem por PetrolEd »

Na minha opinião, sem um local próprio para carregar o carro, é de evitar. Estar a depender da rede pública é ficar limitado nas deslocações porque ora não funciona, ora está ocupado por carros que nem estão a carregar.


Autor do tópico
ruiquwiroz
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quinta abr 12, 2018 12:25 pm

Re: Quero muito comprar um carro eletrico mas não tenho sitio para carregar em casa, e agora?

Mensagem por ruiquwiroz »

Estou a procurar soluções junto aqui de vizinhos e empresas do bairro, a ideia seria comprar um Leaf 2 ou o Zoe de 40kw porque faço 250km por semana e assim carregava apenas uma vez por semana. Mas fiquei preocupado com um comentário sobre o carregamento em casa poder demorar mais de 24h, sera portanto aplicavel quer ao Zoe de 40 quer ao Leaf 2 uma vez que também tem baterias de 40.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Quero muito comprar um carro eletrico mas não tenho sitio para carregar em casa, e agora?

Mensagem por Jorge Rocha »

ruiquwiroz Escreveu: segunda abr 16, 2018 9:02 am Estou a procurar soluções junto aqui de vizinhos e empresas do bairro, a ideia seria comprar um Leaf 2 ou o Zoe de 40kw porque faço 250km por semana e assim carregava apenas uma vez por semana. Mas fiquei preocupado com um comentário sobre o carregamento em casa poder demorar mais de 24h, sera portanto aplicavel quer ao Zoe de 40 quer ao Leaf 2 uma vez que também tem baterias de 40.
Se a tomada for dedicada de 16A, muito provavel será carregar em menos tempo. Eu diria cerca de metade, umas 12 horas para os 40KWh carregados.

Ponderava seriamente trocar de casa. Fazer bem as contas a longo prazo e colocar essa possibilidade. Pode-se ganhar muito mais qualidade de vida também!
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
ruiquwiroz
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quinta abr 12, 2018 12:25 pm

Re: Quero muito comprar um carro eletrico mas não tenho sitio para carregar em casa, e agora?

Mensagem por ruiquwiroz »

Fazendo um update a este processo, estou neste momento a conduzir um Ampera de 2012 com 105 mil KM que um amigo está a vender para ver se o compro ou não, estou indeciso entre o Ampera, o BMW i3 REx, porque tenho ainda medo de um apenas eletrico, se for eletrico será o Leaf ou perco a cabeça e vou para o ... ta na na nannnnnn Tesla 3, embora tenha que esperar uma eternidade.

Sobre o Ampera, gosto muito de andar com ele, estou a conseguir andar sempre em Eletrico isto porque arranjei uma solução provisória lá com os vizinhos, mas já está apalavrado passar o provisório a definitivo, portanto o carregar em casa deixou de ser uma grande questão.
A autonomia de 60km chega para a esmagadora maioria dos meus dias, talvez 80%.

Pondero o I3 REx por ter maior autonomia eletrica e poder ser carregado em todos os carregadores de rua, o Ampera só nos de 3Kw. Mas o valor será o dobro na aquisição e ambos mantem a questão de ter um motor de combustão com os custos e manutenção que dai advem. Com 150 km de autonomia tenho carro para 95% dos dias.

Mas eu gosto muito do Nissan Leaf 2 e que me custa o mesmo que o BMW em 2a mão, com poucos km. Creio que com os 350km eu cubro 100% dos dias normais ficam apenas a faltar as idas para fora de Lisboa, mas para isso tenho uma autocaravana, e claro os carregadores das AEs

O Tesla 3 era uma carta fora do baralho, mas estou seriamente a ponderar, estou à espera de algumas confirmações da Tesla para poder decidir, nomeadamente o preço final em Portugal. até 18 meses de espera é que vai ser duro;) Alguem sabe o preço que eles estão a fazer para cá?


De uma coisa tenho a certeza desta ainda curta experiencia com o Ampera, "once you go eletric you never come back" não rima... mas nem precisa de rimar dada a epicidade "da coisa"

PS:
Estão alguns Tesla S com cerca de 300 000 KM à venda... é completamente descabido? As baterias estarão já muito degradadas? Tirem-me essa ideia da cabeça pff ;)

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Quero muito comprar um carro eletrico mas não tenho sitio para carregar em casa, e agora?

Mensagem por serges »

Bem que te posso dizer eu escolhi o Ampera por todas essa condicionantes assim juntei o util ao agradavel pois a esposa adora o veiculo...

Quanto ao resto cada caso é um caso, se tens essa hipotese no condominio... palavras para quê!

O Tesla bem tem a sua degradação mas nada de assustador mas sim tem agora valores nada sei, se poder apostar ia para os 20% pois tem muita capacidade escondida!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Quero muito comprar um carro eletrico mas não tenho sitio para carregar em casa, e agora?

Mensagem por mafgod »

ruiquwiroz Escreveu: quarta mai 09, 2018 2:05 pmPondero o I3 REx por ter maior autonomia eletrica e poder ser carregado em todos os carregadores de rua, o Ampera só nos de 3Kw. Mas o valor será o dobro na aquisição e ambos mantem a questão de ter um motor de combustão com os custos e manutenção que dai advem.
Apenas uma correção, o Ampera carrega em todos os carregadores da rua.
O "problema" é que Ampera carrega apenas a 16A mesmo que o posto seja de 7,2kW (32A) ou 21kW (3x32A) ou mesmo num PCR :-)

Já arranjas uns i3 REX na casa dos 23k €.

Experimenta um i3 primeiro para ver se te satisfaz a nível de espaço (os bancos traseiros não são muito espaçosos, as portas suicidas...)

Pod€ndo escolher, optava pelo Nissan Leaf40, mais com€dido iria para o Ampera :-)

Esperar mais meses/anos por um Tesla 3.... não faz sentido.... mais vale optar por um Ampera hoje e trocar depois por um BEV daqui a uns anos :-)

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Quero muito comprar um carro eletrico mas não tenho sitio para carregar em casa, e agora?

Mensagem por serges »

Ora nem mais uma solução transitoria... mas lá está o gosto e o coração tambem conta lol!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Quero muito comprar um carro eletrico mas não tenho sitio para carregar em casa, e agora?

Mensagem por jmlflorencio »

Atenção que é capaz de ser muito optimista conseguir fazer os 350km com 40kwh...

E o leaf 2 continua com o problema da degradação da bateria, não se compara com a bateria do Ampera (esta última tem muito maior longevidade)...

Avatar do Utilizador

Nuno_pt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: terça abr 17, 2018 2:10 pm
Localização: São Domingos de Rana - Cascais

Re: Quero muito comprar um carro eletrico mas não tenho sitio para carregar em casa, e agora?

Mensagem por Nuno_pt »

Ora para Carcavelos, tem PCN's na estação, na Parede, tem em São Domingos de Rana ao pé da Igreja, tem na Abóboda, PCR's tem na Galp da A5 e no Lidl da Abóboda, eu moro aqui ao pé e é raro carregar em casa, carrego sempre fora nos postos públicos, em casa só mesmo em caso de necessidade e se os postos estiverem off, PCN's e PCR's, quando vou a algum lado deixo a carregar, normalmente carrego sempre de ~25% a 80% e ~25% a 100% ao fim de semana.

Veja na página do electromaps ou na app, onde estão os postos, pelos locais onde se desloca.

Tenho um Leaf de 24kWh com as 12 barras, e nunca fiquei a pé ou sem bateria pelos PCN's estarem todos ocupados ou off, há sempre uma solução, existe quem carregue os carros e resida num 4 ou 5º andar e desça uma extensão até ao carro.

Quando se vê um posto off ou com uma tomada off, é ligar logo para a Mobi.E, para o posto ser reparado o mais rápido possível.

O meu de 24kWh a 16A carrega 15% de bateria a cada 1 hora, penso que para o Leaf2 deva ser a mesma coisa, o ZOE é mais esquisito com as fichas de carregamento, mas carrega a 3x32A.


Autor do tópico
ruiquwiroz
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quinta abr 12, 2018 12:25 pm

Re: Quero muito comprar um carro eletrico mas não tenho sitio para carregar em casa, e agora?

Mensagem por ruiquwiroz »

Ja vi as aplicações e estou também confiante, tendo exprimentado o ampera tirou-me bastantes medos, trabalho em Alges e lá há uns 8 postos na estação de 3KW, depois sao 10 minutos a pé.

Sobre as baterias:
Já está confirmada a degradação do Leaf 2 40kw? Tinha lido que o "carregamento rapido gate" era para preservar mais a bateria no longo prazo.
Sobre a bateria do novo Ampera-e vai ser como a do ampera no que a degradação diz respeito?

Neste momento ou fico com o Ampera por 15k ( que é um muito bom preço) e dentro de 1 ou 2 anos logo vejo para onde vou dado que vao entrar ai no mercado uma data de eletricos novos, e haverá já alguns em 2a mão.

Ou avanço já para o Leaf 2 e fico com ele uns 10 a 15 anos. ( Os carros que tenho tem 18 anos e 13 anos, 250 mil km e 160 mil km respetivamente, um está novo e outro está na rodagem ;) Carros a carburador não me seduzem... é para ir do ponto A ao B, já carros eletricos ou fuel cell ;) sao outra coisa...

Avatar do Utilizador

Nuno_pt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: terça abr 17, 2018 2:10 pm
Localização: São Domingos de Rana - Cascais

Re: Quero muito comprar um carro eletrico mas não tenho sitio para carregar em casa, e agora?

Mensagem por Nuno_pt »

Pelo que vejo no electromaps, no parque de Algés junto á Marginal, tens o LSB-00500 e o LSB-00501 ambos com 6 tomadas Mennekes cada, ou seja 12 tomadas.

O meu faz 80Km por dia, vai a Lisboa pela A5 de dia e á noite até Cascais, e só carrego uma vez por dia até aos 80%, chega e sobra.

Se queres mais infos sobre os Leaf antigos e novos vai ler o fórum NissanLeaf.pt e expõe lá as tuas duvidas que tens muito pessoal nesses casos e podem te ajudar a tomar melhor a decisão.


duke86
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: segunda set 25, 2017 1:58 pm

Re: Quero muito comprar um carro eletrico mas não tenho sitio para carregar em casa, e agora?

Mensagem por duke86 »

ruiquwiroz Escreveu: quarta mai 09, 2018 2:05 pm PS:
Estão alguns Tesla S com cerca de 300 000 KM à venda... é completamente descabido? As baterias estarão já muito degradadas? Tirem-me essa ideia da cabeça pff ;)
Um Tesla S com 300milkm...
Cheira-me a Taxi, só um taxi faria tantos km em tão pouco tempo, salvo raras excepções.
Nos países nórdicos já sem vem muitos taxis eléctricos :) que no fundo faz todo o sentido


Autor do tópico
ruiquwiroz
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quinta abr 12, 2018 12:25 pm

Re: Quero muito comprar um carro eletrico mas não tenho sitio para carregar em casa, e agora?

Mensagem por ruiquwiroz »

Update desta situação:

Decidi e já encomendei um Leaf 2 Tekna, a compra é pela empresa portanto IVA e 100% dedutivel em IRC o que torna a compra a um preço muito agradável. Chega em Setembro, comprei ao Stand Eletrico, é portanto semi novo.

Depois de muita analise acho que a decisão racional seria aguardar até 1 ano, para comprar um VE uma vez que nos proximos 12 meses devem entrar muito mais VEs no mercado e abrir a panoplia de escolhas, nomeadamente o Ampera-E com a sua boa autonomia, mas decidi tratar já deste assunto.

Decidi também que não faz sentido eu ter ou vir a ter um Tesla S ou X, não é o meu perfil, no entanto coloquei na pipeline para daqui a 4 anos comprar um Tesla 3, veremos o que o futuro reserva, tudo pode mudar muito rapidamente na vida.

Quando chegar o Leaf 2 começarei a mandar as minhas postas de pescada sobre o assunto ;)

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Quero muito comprar um carro eletrico mas não tenho sitio para carregar em casa, e agora?

Mensagem por serges »

Muito bem, parabéns pela escolha depois já sabes partilha que a malta agradece!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Quero muito comprar um carro eletrico mas não tenho sitio para carregar em casa, e agora?

Mensagem por jmlflorencio »

Parabéns, boa sorte com o leaf

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”