Que mota eletrica aconselham? ~ 30km diários

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o
Responder

Autor do tópico
mAndreGoncalves
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda out 01, 2018 12:37 am

Que mota eletrica aconselham? ~ 30km diários

Mensagem por mAndreGoncalves »

Boa noite,

Estou neste momento a gastar cerca de 240€/mês em gasolina no meu carro, devido ao facto do mesmo ter um consumo mau, eu ter um pé pesado e fazer muitos kms durante a semana. A verdade é que moro perto do trabalho (~17km), mas estou a fazer aproximadamente 500km semanais.

A fim de reduzir as despesas, estou a pensar adquirir uma mota elétrica para as deslocações diárias,ficando o carro apenas para os fins de semana.

Pretendo gastar o mínimo possível na compra da mota (tenho ~2000€ para gastar, o resto teria de ser financiado). Deixo abaixo a minha descrição e do trajeto:

Peso: 50-55kg
Altura : 163cm
Trajeto:
Imagem
O trajeto é composto por estradas com o limite máximo de 50km/h, sendo que conduzo frequentemente numa estrada com limite de 70 km/h. Apesar de nunca ter andado de mota, procuro uma que consiga realizar este trajecto sem grandes dificuldades uma vez que não me agrada ser ultrapassado por muitos carros dado que maior parte dos condutores que vejo não respeitam a distância lateral mínima de segurança.
Em termos de autonomia, o ideal é ser capaz de fazer entre 30 a 50kms numa carga, no entanto não me parece que seja complicado carregar no trabalho.

Aconselham novo ou usado? Velocidade max da mota para um trajeto assim? Com que velocidade posso contar fazer as subidas? Uma mota capaz de transportar 2 pessoas num trajecto semelhante fica muito mais cara?

Obrigado!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Que mota eletrica aconselham? ~ 30km diários

Mensagem por serges »

Olá bem vindo, antes de mais passa na area das apresentações e apresenta te a comunidade,

Quanto ao assunto vou deixar escrever um pouco a opiniao dos outros e depois partilho a minha...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Brunus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 287
Registado: quarta out 28, 2009 2:30 pm

Re: Que mota eletrica aconselham? ~ 30km diários

Mensagem por Brunus »

Viva, sê bem-vindo.

Para o que descreves, há várias motas capazes.

Scooters:
* Vectrix Vx-1: apenas encontrarás usadas, e as mais baratas terão garantidamente baterias de NIMH. Se as baterias estiverem em condições, faz esse percurso com uma perna às costas. A vmax é de 110 km/h, por isso não terás problemas em acompanhar o trânsito sempre que for necessário. Tens aqui alguns exemplos: https://www.olx.pt/ads/q-vectrix/?searc ... ption%5D=1. Tem um enorme potencial para mais tarde, caso queiras converteres para baterias de Litio, e conseguires facilmente autonomias superiores a 100 Km.

* E-Max: tal como a Vectrix, provavelmente só se encontrarão usadas (https://www.olx.pt/anuncio/scooter-eltr ... 296ba42502), e as mais baratas terão baterias de chumbo, o que para mim é uma incógnita. Sei que o Jorge Rocha aqui do forum tem experiência com estas motas. Convertidas para lítio devem fazer o percurso que queres à vontadinha. Único senão, a maior parte deve estar homologada como ciclomotor, o que as impede de circular em AE.

* Askoll: a Zevtech vende novas: https://zevtech.thinkopen.solutions/sho ... s-askoll-6 mas já sai um pouco acima dos teus valores.

* Vectrix Vx-2 e Vt-1: a Zevtech lista-as no site, mas não tenho a certeza quanto a disponibilidade nem preços. Só perguntado.

Moto:
* Super Soco: http://www.supersoco.pt/ Pessoalmente, recomendaria-te esta. Parece encaixar perfeitamente no teu caso de uso, mas claro, convém sempre fazer um Test Drive e esclarecer as características com o vendedor.

Deixei apenas motas que estão, ou se aproximam do teu orçamento. Há mais marcas, como por exemplo BMW C-Evo, Volta, ou Zero. Neste último caso, uma Zero de 2011 já se aproxima dos valores que indicas, mas são algo raras de encontrar.

Boa sorte com a procura. ;)

Avatar do Utilizador

Nivaldo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: domingo mar 26, 2017 12:34 am
Localização: Aveiro

Re: Que mota eletrica aconselham? ~ 30km diários

Mensagem por Nivaldo »

Excelente resposta do Brunus.
Bons conselhos. Fiz test drive que quase todas. No ENVE de Leiria não deu tempo para testar a Askoll.
Acrescentaria um ciclomotor que também achei muito divertido de conduzir a NIU
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11278558

Um ciclomotor também fantástico e que me deu muito gozo de conduzir e muito fiável foi a Govecs.
Terás esta como exemplo https://www.olx.pt/anuncio/scooter-eltr ... 16407b3807

Nesta foto está a modelo de um lugar a transportar o bolo de aniversário.
O Jorge Rocha está a vende-la.
Anexos
Bateu saudade!!
Bateu saudade!!
Since Nov 2015 movido a electões e que orgulhosamente contabilizo:
Wayscrall315 3.440 Km :arrow: Govecs 6.000 km :arrow: Predator 1.000 km :arrow: Leaf 19.765 km :arrow: A minha menina 12.000 km

Avatar do Utilizador

Nivaldo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: domingo mar 26, 2017 12:34 am
Localização: Aveiro

Re: Que mota eletrica aconselham? ~ 30km diários

Mensagem por Nivaldo »

Since Nov 2015 movido a electões e que orgulhosamente contabilizo:
Wayscrall315 3.440 Km :arrow: Govecs 6.000 km :arrow: Predator 1.000 km :arrow: Leaf 19.765 km :arrow: A minha menina 12.000 km

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Que mota eletrica aconselham? ~ 30km diários

Mensagem por rnlcarlov »

Nivaldo Escreveu: quinta out 04, 2018 2:42 am Esta está a um bom preço...https://www.facebook.com/photo.php?fbid ... gbI1Xb8wkq
Segundo as especificações só dá 45km/h de velocidade máxima.

Também existe a marca Vortex (Gingabike). Segundo o site deles têm uma Vortex SWR (6000W) de serviço à venda. Não indicam o preço, mas pode valer a pena perguntar.
https://vortex.com.pt/project/vortex-swr-6000-watts/


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Que mota eletrica aconselham? ~ 30km diários

Mensagem por cuttysark76 »

Há una série de motas novas no mercado!

Se gastavas 200€/mês em gasolina
Se gastares 100€/mês com uma entrada de 2000€, podes comprar qualquer mota nova até 6000€ + ou -.

Govecs, Askoll e as novas Nuuk

As Soco, Niu, Lifan e as novas Super Soco da Xiaomi!
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Que mota eletrica aconselham? ~ 30km diários

Mensagem por Mumia »

bom como aqui já foi dito, quaquer mota eléctrica te faz esse percurso "com uma perna ás costas".

Tens de decidir vários pontos.

1º ciclomotor ou motociclo (logo aí eliminas várias hipoteses conforme a escolha)
2º o valor a dar... motas novas por esse valor que falas é muito difcil, porem usadas encontras bons negócios, que podem servir bem para o teu objectivo que tens (o melhor negocio), e futuramente depois de já não quereres outra coisa que a tua mota eléctrica :lol: :lol: podes smp evoluir e ficar com mais autonomia ou outra mota.

Com esses percursos e a carregar por exemplo no destino (trabalho) então fazes isso sempre ás velocidades que queres e sem ficar para trás em nadinha...

Tens muita coisa como já viste desde Vectrix, ás govecs. até ás mais recentes Askoll... tudo dependerá do teu gosto e €€, a minha opinião é que experimentes o maximo de modelos que consigas para ver com qual te adaptas melhor e qual preferes... e depois, bom depois é arrancar para essa aventura, que com esse percurso tem mais que tudo para ser uma excelente escolha ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


Autor do tópico
mAndreGoncalves
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda out 01, 2018 12:37 am

Re: Que mota eletrica aconselham? ~ 30km diários

Mensagem por mAndreGoncalves »

Brunus Escreveu: quarta out 03, 2018 11:52 am Viva, sê bem-vindo.

Para o que descreves, há várias motas capazes.

Scooters:
* Vectrix Vx-1: apenas encontrarás usadas, e as mais baratas terão garantidamente baterias de NIMH. Se as baterias estiverem em condições, faz esse percurso com uma perna às costas. A vmax é de 110 km/h, por isso não terás problemas em acompanhar o trânsito sempre que for necessário. Tens aqui alguns exemplos: https://www.olx.pt/ads/q-vectrix/?searc ... ption%5D=1. Tem um enorme potencial para mais tarde, caso queiras converteres para baterias de Litio, e conseguires facilmente autonomias superiores a 100 Km.

* E-Max: tal como a Vectrix, provavelmente só se encontrarão usadas (https://www.olx.pt/anuncio/scooter-eltr ... 296ba42502), e as mais baratas terão baterias de chumbo, o que para mim é uma incógnita. Sei que o Jorge Rocha aqui do forum tem experiência com estas motas. Convertidas para lítio devem fazer o percurso que queres à vontadinha. Único senão, a maior parte deve estar homologada como ciclomotor, o que as impede de circular em AE.

* Askoll: a Zevtech vende novas: https://zevtech.thinkopen.solutions/sho ... s-askoll-6 mas já sai um pouco acima dos teus valores.

* Vectrix Vx-2 e Vt-1: a Zevtech lista-as no site, mas não tenho a certeza quanto a disponibilidade nem preços. Só perguntado.

Moto:
* Super Soco: http://www.supersoco.pt/ Pessoalmente, recomendaria-te esta. Parece encaixar perfeitamente no teu caso de uso, mas claro, convém sempre fazer um Test Drive e esclarecer as características com o vendedor.

Deixei apenas motas que estão, ou se aproximam do teu orçamento. Há mais marcas, como por exemplo BMW C-Evo, Volta, ou Zero. Neste último caso, uma Zero de 2011 já se aproxima dos valores que indicas, mas são algo raras de encontrar.

Boa sorte com a procura. ;)
Obrigado pelas sugestões. Efetivamente já tinha visto a super soco e fiquei bastante interessado. O facto de alguém mais habituado a estas "andanças" concordar é bom sinal!
Vectri também já ouvi falar mas tenho um pouco de receio de comprar usado. No entanto, parece-me capaz de transportar 2 pessoas, o que seria ótimo.
RelativamenteÀs outras, vou procurar mais informações, uma vez que são novidades


Autor do tópico
mAndreGoncalves
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda out 01, 2018 12:37 am

Re: Que mota eletrica aconselham? ~ 30km diários

Mensagem por mAndreGoncalves »

Nivaldo Escreveu: quinta out 04, 2018 1:06 am Excelente resposta do Brunus.
Bons conselhos. Fiz test drive que quase todas. No ENVE de Leiria não deu tempo para testar a Askoll.
Acrescentaria um ciclomotor que também achei muito divertido de conduzir a NIU
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11278558

Um ciclomotor também fantástico e que me deu muito gozo de conduzir e muito fiável foi a Govecs.
Terás esta como exemplo https://www.olx.pt/anuncio/scooter-eltr ... 16407b3807

Nesta foto está a modelo de um lugar a transportar o bolo de aniversário.
O Jorge Rocha está a vende-la.
Parecem-me otimas sugestões, no entanto fiquei com uma dúvida: Nas subidas, essas motas atinguem que velocidades? Já vi algumas motas eletricas a andar mais devagar do que bicicletas, e na zona onde conduzo é mesmo a pedir para me levarem de rasto...


Autor do tópico
mAndreGoncalves
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda out 01, 2018 12:37 am

Re: Que mota eletrica aconselham? ~ 30km diários

Mensagem por mAndreGoncalves »

Mumia Escreveu: sexta out 05, 2018 7:07 pm bom como aqui já foi dito, quaquer mota eléctrica te faz esse percurso "com uma perna ás costas".

Tens de decidir vários pontos.

1º ciclomotor ou motociclo (logo aí eliminas várias hipoteses conforme a escolha)
2º o valor a dar... motas novas por esse valor que falas é muito difcil, porem usadas encontras bons negócios, que podem servir bem para o teu objectivo que tens (o melhor negocio), e futuramente depois de já não quereres outra coisa que a tua mota eléctrica :lol: :lol: podes smp evoluir e ficar com mais autonomia ou outra mota.

Com esses percursos e a carregar por exemplo no destino (trabalho) então fazes isso sempre ás velocidades que queres e sem ficar para trás em nadinha...

Tens muita coisa como já viste desde Vectrix, ás govecs. até ás mais recentes Askoll... tudo dependerá do teu gosto e €€, a minha opinião é que experimentes o maximo de modelos que consigas para ver com qual te adaptas melhor e qual preferes... e depois, bom depois é arrancar para essa aventura, que com esse percurso tem mais que tudo para ser uma excelente escolha ;)
Preferia um motociclo, mas parece-me impossível de comprar um por estes valores... A ideia seria carregar no trabalho se necessário e conseguir acompanhar o transito nas deslocações casa-trabalho-casa


Autor do tópico
mAndreGoncalves
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda out 01, 2018 12:37 am

Re: Que mota eletrica aconselham? ~ 30km diários

Mensagem por mAndreGoncalves »

cuttysark76 Escreveu: sexta out 05, 2018 11:46 am Há una série de motas novas no mercado!

Se gastavas 200€/mês em gasolina
Se gastares 100€/mês com uma entrada de 2000€, podes comprar qualquer mota nova até 6000€ + ou -.

Govecs, Askoll e as novas Nuuk

As Soco, Niu, Lifan e as novas Super Soco da Xiaomi!
Obrigado pela sugestão. Sim, eu sei que o financiamento é uma possibilidade, no entanto, gostaria de evitar de modo a ter um pouco mais de liberdade face ao meu trabalho, ao contrário de alguns colegas que estão a pagar carros às prestações e os patrões fazem deles bonecos...


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Que mota eletrica aconselham? ~ 30km diários

Mensagem por cuttysark76 »

Em que zona do país estás? Em que distrito?

Há muita gente competente na manutenção e venda de VE por esse país fora.

Definir o local ajuda também a escolher!
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Que mota eletrica aconselham? ~ 30km diários

Mensagem por Mumia »

mAndreGoncalves Escreveu: quarta out 10, 2018 10:12 pm Preferia um motociclo, mas parece-me impossível de comprar um por estes valores... A ideia seria carregar no trabalho se necessário e conseguir acompanhar o transito nas deslocações casa-trabalho-casa
Então tem de começar a por de pate logo a Soco (ainda não vi nenhuma como motociclo), e todas as "chapas amarelas"...

Desconhecendo ainda a zona de onde é, mas qualquer motociclo eléctrico acompanha bem o trânsito, e ainda mais tendo a hipotese de carga no trabalho (excelente mais valia) podes andar a maiores velocidades pois tens a "tomada milagre" no destino (trabalho) ;)

Problemas com Vectrix em segunda mão?? isso depende onde compras... assim como qualquer outra marca ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


Autor do tópico
mAndreGoncalves
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda out 01, 2018 12:37 am

Re: Que mota eletrica aconselham? ~ 30km diários

Mensagem por mAndreGoncalves »

Moro perto do Porto, na cidade da Maia. Há aqui bons stands?


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Que mota eletrica aconselham? ~ 30km diários

Mensagem por cuttysark76 »

mAndreGoncalves Escreveu:Moro perto do Porto, na cidade da Maia. Há aqui bons stands?
Conheço o Jorge Rocha em Aveiro e aqui no fórum.
Tem um stand/oficina multimarca electrico
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”