Sugestões para escolha de VE

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o

Autor do tópico
s_rigueiro
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: sexta nov 16, 2018 10:13 pm

Sugestões para escolha de VE

Mensagem por s_rigueiro »

Boa noite,

Tal como referi na minha apresentação venho aqui expor o meu caso para me possam dar a V/ opinião.

Ja fiz algumas pesquisas no fórum mas o "sumo" de todas informações não me dá uma resposta concreta, não sendo obviamente culpa dos participantes, mas sim do meu desconhecimento.

Assim, apresento vos os dados para V/ analise:

Tenho uma Subaru Legacy 2.0R 165cv SW a GPL que acho bastante poupadinha nos consumos. 40€=500km +/-. Pretendo trocar por carro elétrico, na esperança de que o valor de venda da carrinha me ajude a comprar um VE num valor máximo de 12.000€.

Vou mudar-me para uma moradia com 16 painéis solares e revenda a rede... Ainda não sei bem o que lá está mas ainda não tenho muita informação, apesar de achar que é relevante para a V/ análise.

O percurso do VE será de 80-90km dia e estou a fazer a conta apenas a 6 duas da semana fazendo um total anual de aprox 26.000km. (palmela-loures-palmela)

E as minhas dúvidas começam aqui...

Zoe ou leaf?
Bateria própria ou contrato de aluguer?
No primeiro caso são mais caros, no 2o parecido de um contrato de km ilimitados e são 120€/mês...
Como estarão as baterias de um leaf de 2011? Ou um Zoe de 2013...? Que riscos corro?
Ja percebi que o orçamento é limitado...
Enfim... Sinto-me um pouco perdido...

O que vos apraz dizer??

Obrigado, desde já pela V/ atenção.
Sérgio Rigueiro
em busca do VE certo

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Sugestões para escolha de VE

Mensagem por serges »

Boas, estamos aqui para ajudar...

Bem primeiro explico te a parte do aluguer, tens um valor mensal fixo com kms limitados e a tal mensalidade e se passares aqueles x kms tens de pagar esse extra, tens a segurança que quando passar x% de degradação da bateria trocam te sem problemas...

O Outro caso é mais caro e não tens esse inconveniente de kms fazes o que entendes e partir daí é com o cliente claro está a degradação é inevitavel mas ainda demora a chegar a valores que não permitam esses kms...

Claro está primeiro que antes de escolheres esses dois modelos tem pros e contras tens é de os testares, podemos dar te umas luzes sobre isso e mais ainda até contactos de malta que faz disso vida mas damos uma lição de como podes e deves a ter em conta... Tens de os testares e se gostas da condução/espaço/tamanho/bagageira etc...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
s_rigueiro
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: sexta nov 16, 2018 10:13 pm

Re: Sugestões para escolha de VE

Mensagem por s_rigueiro »

Obrigado pela resposta.

A marida prefere sem dúvidas o zoe porque é mais pequeno que o leaf. Já fomos ver ambos, sem testar. Também sondei os C0, ion e não me convencem por causa da autonomia, considerando os 80-90km diários a fazer.

Entretanto li mais uns tópicos por aqui e preocupou-me a questão da fiabilidade dos zoe... É um Renault.. Ok... Mas é assim tão preocupante? Vão ser 25.000km por ano, ao fim de 6 anos já tem 150.000km... Tenho visto usados de 2013, 14 e 15 com 20 a 40.000km entre os 10 a 12.500€ com aluguer de bateria e sobem mais 2 a 3000€ se tiverem baterias próprias e são coisa rara de encontrar.

Feitas as contas, se mantiver o carro a GPL, a 8cent/km chego ao final do mês a pagar 170€-190€ entre GPL e gasolina e ainda vou a Coimbra sem preocupações. Com o regime de aluguer de baterias com km ilimitados pago 125€/mes + uma prestação relativa à diferença da venda da carrinha para os 12 - 13.000€ de compra do zoe... Vai dar ao mesmo ou mais por mês. Está a ficar evidente para mim que comprar um zoe com baterias próprias é a opção mais acertada! Será? Ou será melhor virar-me para o leaf usado?

Outra questão... Compensa importar um zoe de baterias próprias? Ou um leaf? Não fiquei totalmente esclarecido com o que li por aqui.
Sérgio Rigueiro
em busca do VE certo


Autor do tópico
s_rigueiro
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: sexta nov 16, 2018 10:13 pm

Re: Sugestões para escolha de VE

Mensagem por s_rigueiro »

O que acham destas duas hipóteses de leaf usado:

https://www.standvirtual.com/anuncio/ni ... M0YAB.html

https://www.standvirtual.com/anuncio/ni ... M0YAB.html

(O orçamento subiu um pouco... Mas pode ser que eu chegue lá...)
Sérgio Rigueiro
em busca do VE certo


Autor do tópico
s_rigueiro
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: sexta nov 16, 2018 10:13 pm

Re: Sugestões para escolha de VE

Mensagem por s_rigueiro »

Sérgio Rigueiro
em busca do VE certo


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Sugestões para escolha de VE

Mensagem por jmlflorencio »

Boas. Estou a ver que ficou para trás a opção de pagar um aluguer de bateria. Creio que foi uma decisão acertada ;-)

A importação é uma opção a ter em conta, há vários stands a operar nesse 'modelo de negócio', e até utilizadores cá no fórum que prestam esse serviço.

Boa sorte!

Edit: sobre os anúncios apresentados, eu fugiria sempre de carros com muitos km. Ou então procuraria um que já tivesse levado uma bateria nova.


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Sugestões para escolha de VE

Mensagem por marcopns »

80 a 90 km por dia, de todas as soluções que apresenta, a melhor será manter o seu carro.
Os Nissan Leaf mk1, sairam até 5/2013 têm uma degradação acelerada. Os carros dos anúncios devem ter baterias a rondar os 70%, ainda fazem os 90km por carga, mas ao fim de 2-3 anos vai sentir dificuldade em fazê-los.

Como vejo que subiu o orçamento, recomendo este:
https://www.olx.pt/anuncio/leaf-24kw-mk2-IDAHCqw.html

É do user Ogadiv aqui do forum. Penso que tem diario de bordo. Das opções que coloca, é o que tem mais kms, mas é o que tem melhor bateria. É um mk2...


Autor do tópico
s_rigueiro
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: sexta nov 16, 2018 10:13 pm

Re: Sugestões para escolha de VE

Mensagem por s_rigueiro »

marcopns Escreveu: domingo nov 18, 2018 8:58 am 80 a 90 km por dia, de todas as soluções que apresenta, a melhor será manter o seu carro.
Os Nissan Leaf mk1, sairam até 5/2013 têm uma degradação acelerada. Os carros dos anúncios devem ter baterias a rondar os 70%, ainda fazem os 90km por carga, mas ao fim de 2-3 anos vai sentir dificuldade em fazê-los.

Como vejo que subiu o orçamento, recomendo este:
https://www.olx.pt/anuncio/leaf-24kw-mk2-IDAHCqw.html

É do user Ogadiv aqui do forum. Penso que tem diario de bordo. Das opções que coloca, é o que tem mais kms, mas é o que tem melhor bateria. É um mk2...
Agradeço a resposta e a sugestão, mas não sei se fico convencido com os 132mil km, apesar de vendedor aparentemente seguro.
E vou ter outro problema... A marida e um carro vermelho.. Não é uma questão clubística, é mesmo de gosto e o carro é para ela... E no fundo é ela que manda!! :lol:
Sérgio Rigueiro
em busca do VE certo


Autor do tópico
s_rigueiro
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: sexta nov 16, 2018 10:13 pm

Re: Sugestões para escolha de VE

Mensagem por s_rigueiro »

jmlflorencio Escreveu: sábado nov 17, 2018 3:21 pm Boas. Estou a ver que ficou para trás a opção de pagar um aluguer de bateria. Creio que foi uma decisão acertada ;-)

A importação é uma opção a ter em conta, há vários stands a operar nesse 'modelo de negócio', e até utilizadores cá no fórum que prestam esse serviço.

Boa sorte!

Edit: sobre os anúncios apresentados, eu fugiria sempre de carros com muitos km. Ou então procuraria um que já tivesse levado uma bateria nova.
E posso saber quem são os ilustres participantes deste fórum que podem prestar o tal serviço de importação? . Quero abordar melhor essa hipótese.
Sérgio Rigueiro
em busca do VE certo

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Sugestões para escolha de VE

Mensagem por serges »

Ora tens o O_volt, em cima no patrocinio do Fórum e o Jasmim.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
s_rigueiro
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: sexta nov 16, 2018 10:13 pm

Re: Sugestões para escolha de VE

Mensagem por s_rigueiro »

serges Escreveu: segunda nov 19, 2018 9:29 am Ora tens o O_volt, em cima no patrocinio do Fórum e o Jasmim.
Obrigado
Sérgio Rigueiro
em busca do VE certo


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Sugestões para escolha de VE

Mensagem por Freddy_krueger »

Pois com 80kms diários a coisa não é fácil com orçamento tão curto e perspectiva de fazer esses kms durante 4-5 anos (leia-se degradação expectável e natural das baterias) ...

O ideal até mais que um mk2 era um nissan leaf 30kw, soul, ioniq e por aí acima... a não ser que haja possibilidade de carga no local de trabalho... aí qualquer um dá... (desde os C0 aos leaf 24kw)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
s_rigueiro
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: sexta nov 16, 2018 10:13 pm

Re: Sugestões para escolha de VE

Mensagem por s_rigueiro »

Freddy_krueger Escreveu: segunda nov 19, 2018 1:14 pm Pois com 80kms diários a coisa não é fácil com orçamento tão curto e perspectiva de fazer esses kms durante 4-5 anos (leia-se degradação expectável e natural das baterias) ...

O ideal até mais que um mk2 era um nissan leaf 30kw, soul, ioniq e por aí acima... a não ser que haja possibilidade de carga no local de trabalho... aí qualquer um dá... (desde os C0 aos leaf 24kw)
Pois... Estou a chegar a essa conclusão. No local de trabalho pode carregar se tiver sorte com o lugar de estacionamento, que são poucos...

Vou virar-me para a importação de VE. Talvez consiga baixar 2 ou 3 mil€ e trazer uma máquina mais capaz. Ioniq e souls, mesmo assim, não chego lá. Vou apontar para o leaf 30kw ou um zoe r240. O que acham? Chego lá?
Os "importadores" participantes deste fórum acham que a solução passa por importar? E conseguirei dentro dos valores disponiveis?

Mais uma vez, agradeço a vossa atenção.
Sérgio Rigueiro
em busca do VE certo

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Sugestões para escolha de VE

Mensagem por serges »

Contacto aqui e ali e sabes já isso... eu apostava mais no leaf, gosto muito do design do Zoe mas fiabilidade deixa me de pé atras...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Sugestões para escolha de VE

Mensagem por pedrosilva »

Mas há muitos casos do Zoe ter problemas? Só tenho lido que é esquisito com as tomadas, que até é um problema grave.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Sugestões para escolha de VE

Mensagem por serges »

O carregador camaleao é algo esquesito segundo os utilizadores, a sua limitação de potencia de carga e outros problemas a nivel de sw... mas isso agora é o que se escreve e se lê por cá...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
s_rigueiro
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: sexta nov 16, 2018 10:13 pm

Re: Sugestões para escolha de VE

Mensagem por s_rigueiro »

serges Escreveu: terça nov 20, 2018 12:45 pm O carregador camaleao é algo esquesito segundo os utilizadores, a sua limitação de potencia de carga e outros problemas a nivel de sw... mas isso agora é o que se escreve e se lê por cá...
Então o principal problema do zoe passa por dificuldades no carregamento em casa? Certo? Tem de ter uma boa instalação elétrica e boa ligação terra!? Certo? Ou nos carregamentos de rua também há registos de problemas??
Sérgio Rigueiro
em busca do VE certo


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Sugestões para escolha de VE

Mensagem por marcopns »

s_rigueiro Escreveu:
serges Escreveu: terça nov 20, 2018 12:45 pm O carregador camaleao é algo esquesito segundo os utilizadores, a sua limitação de potencia de carga e outros problemas a nivel de sw... mas isso agora é o que se escreve e se lê por cá...
Então o principal problema do zoe passa por dificuldades no carregamento em casa? Certo? Tem de ter uma boa instalação elétrica e boa ligação terra!? Certo? Ou nos carregamentos de rua também há registos de problemas??
O problema dos Zoe é a dificuldade em carregar, sejam postos públicos ou na tomada de casa. Uma boa terra e fundamental mas não é requisito único.

A carga semi rápida de 22kw é demasiado lenta em viagem. A carga lenta em casa a 10A é ineficiente, desperdiça uma enorme quantidade de energia.
Há demasiados relatos de avarias de motor.


Autor do tópico
s_rigueiro
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: sexta nov 16, 2018 10:13 pm

Re: Sugestões para escolha de VE

Mensagem por s_rigueiro »

marcopns Escreveu: terça nov 20, 2018 4:05 pm
s_rigueiro Escreveu:
serges Escreveu: terça nov 20, 2018 12:45 pm O carregador camaleao é algo esquesito segundo os utilizadores, a sua limitação de potencia de carga e outros problemas a nivel de sw... mas isso agora é o que se escreve e se lê por cá...
Então o principal problema do zoe passa por dificuldades no carregamento em casa? Certo? Tem de ter uma boa instalação elétrica e boa ligação terra!? Certo? Ou nos carregamentos de rua também há registos de problemas??
O problema dos Zoe é a dificuldade em carregar, sejam postos públicos ou na tomada de casa. Uma boa terra e fundamental mas não é requisito único.

A carga semi rápida de 22kw é demasiado lenta em viagem. A carga lenta em casa a 10A é ineficiente, desperdiça uma enorme quantidade de energia.
Há demasiados relatos de avarias de motor.
Se estico o orçamento com para zoe de bateria própria, deixo de ter margem para surpresas desagradáveis... Começo a reduzir as hipóteses a uma... Nissan Leaf! Pelo menos é muito mais consensual entre os utilizadores.

Vou ver se consigo marcar visita a este amanhã, já que vou aquela zona. O que acham?
https://www.olx.pt/anuncio/nissan-leaf- ... CiPCd.html

Cumprimentos
Sérgio Rigueiro
em busca do VE certo


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Sugestões para escolha de VE

Mensagem por marcopns »

Esse é o carro do Rui Lusitano da Mealhada conheço pessoalmente.

Se servir para a autonomia que pretende pode avançar sem receio. Como foi dito lá atrás, se tivesse a possibilidade de carregar no trabalho, qualquer Leaf servia. Para os 90km seguidos, com bateria a 70% é puxado.

Em relação ao Rui, é de confiança.


Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”