BE, o carro autónomo português

Notícias que seja relacionada com os veículos eléctricos.
Responder

Autor do tópico
AndreCrav
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: terça nov 08, 2016 11:04 am

BE, o carro autónomo português

Mensagem por AndreCrav »

O BE foi desenvolvido pela CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto em parceria com várias universidades e empresas portuguesas e brasileiras.

Imagem

Trata-se de um carro elétrico autónomo, concebido para uso partilhado, com conectividade em tempo real e espera-se que esteja a circular nas estradas em 2019.
“Qualquer utilizador poderá chamar um BE através de uma aplicação no telemóvel e este irá busca-lo ou utilizá-lo como estafeta e seguir o percurso de entrega da sua encomenda, com ou sem as mãos no volante, com ou sem motorista”, explica Helena Silva, Diretora Executiva do CEiiA.
O veículo tem um interior à prova de sujidade e de vandalismo, além de um sistema de auto-limpeza após cada utilização dado que foi concebido para ter uso partilhado.
Como carro elétrico, o BE pode ser carregado por indução e partilhará informação em tempo real, nomeadamente de trânsito, parqueamento e energia.
O governo português já revelou que pretende avançar em 2017 com legislação para testes de carros autónomos.


joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 343
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Re: BE, o carro autónomo português

Mensagem por joaquimdelisboa »

Agora é que vai ser... se for! :)
Somos os melhores a projectar mas tudo o que seja sair da cadeira e do ambiente de ar-condicionado e longe do conforto da fotocopiadora dá-nos um calafrio!
Veja-se o caso dos "E-Giro" que circulam pelas nossas ruas e que custam "milhões"! Porque raio não há por cá uma "Start-Up" que pegue naquilo e depois evolua para "mais altos voos"???


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: BE, o carro autónomo português

Mensagem por alexjp4 »

joaquimdelisboa Escreveu:Agora é que vai ser... se for! :)
Somos os melhores a projectar mas tudo o que seja sair da cadeira e do ambiente de ar-condicionado e longe do conforto da fotocopiadora dá-nos um calafrio!
Veja-se o caso dos "E-Giro" que circulam pelas nossas ruas e que custam "milhões"! Porque raio não há por cá uma "Start-Up" que pegue naquilo e depois evolua para "mais altos voos"???

Olha para a vontade com que o "ingenheiro " está .... :lol:

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: BE, o carro autónomo português

Mensagem por sergiomms »

Este carro (pelo menos a "carcaça"), já a conheço da fil há uns 4 anos.....
O sumo que tiro desta noticiaa, é, segundo me parece, que Portugal, será o 1º país no mundo a legislar sobre esta matéria, força nisso, será que vamos ver os prototipos das gigantes a serem testados cá?
Foi por estes motivos que a uber foi "legalizada", Portugal a posicionar-se estratégicamente como país tecnológico.... :)
sergiomms

Avatar do Utilizador

Strat
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: quarta set 28, 2016 3:05 pm

Re: BE, o carro autónomo português

Mensagem por Strat »

Prevendo aqui principal utilização dentro das localidades, já tou com apreensão na forma como se conjugarão veículos autónomos com os habituais chassos e pilotos de rally e papa-vermelhos na condução do dia-a-dia.
É que a quantidade de imprevisibilidade nas estradas portuguesas é um factor gigantesco.
Acho que é cedo demais.
Primeiro uma gradual eliminação dos de combustão e consequente aumento dos eléctricos e híbridos plug-in (porque as autonomias eléctricas ainda não cobrem tudo). Depois sim, convivência civilizada entre autónomos e não autónomos. Eléctricos.
Acho menos de 5 anos muito pouco prudente. Vai dar barraca como tudo na Tugalândia.
Quero um VE.
Vou ter um VE. 8-)
28/09/2016
:arrow:
Já tenho um VE. :shock:
Peugeot Ion nascido em França, criado em Portugal.
#asubireadesceraSerradeSintra desde 21/10/2016

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: BE, o carro autónomo português

Mensagem por sergiomms »

Strat Escreveu:Prevendo aqui principal utilização dentro das localidades, já tou com apreensão na forma como se conjugarão veículos autónomos com os habituais chassos e pilotos de rally e papa-vermelhos na condução do dia-a-dia.
É que a quantidade de imprevisibilidade nas estradas portuguesas é um factor gigantesco.
Acho que é cedo demais.
Primeiro uma gradual eliminação dos de combustão e consequente aumento dos eléctricos e híbridos plug-in (porque as autonomias eléctricas ainda não cobrem tudo). Depois sim, convivência civilizada entre autónomos e não autónomos. Eléctricos.
Acho menos de 5 anos muito pouco prudente. Vai dar barraca como tudo na Tugalândia.
Desculpa, mas não deves viver no mesmo mundo qquee eu....
Em Portugal, não se conduz diferente dos resto do mundo, muito pelo contrario, temos condutores civilizados, obviamente há excepções....
O facto de haver motoristas chico espertos, não te obriga ati a não cumprir as regras, ou seja, com o mal dos outros posso eu bem....
Que alteração deveria haver para que o carro à tua frente não fosse conduzido por um human?
sergiomms

Avatar do Utilizador

Strat
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: quarta set 28, 2016 3:05 pm

Re: BE, o carro autónomo português

Mensagem por Strat »

sergiomms Escreveu:
Strat Escreveu:Prevendo aqui principal utilização dentro das localidades, já tou com apreensão na forma como se conjugarão veículos autónomos com os habituais chassos e pilotos de rally e papa-vermelhos na condução do dia-a-dia.
É que a quantidade de imprevisibilidade nas estradas portuguesas é um factor gigantesco.
Acho que é cedo demais.
Primeiro uma gradual eliminação dos de combustão e consequente aumento dos eléctricos e híbridos plug-in (porque as autonomias eléctricas ainda não cobrem tudo). Depois sim, convivência civilizada entre autónomos e não autónomos. Eléctricos.
Acho menos de 5 anos muito pouco prudente. Vai dar barraca como tudo na Tugalândia.
Desculpa, mas não deves viver no mesmo mundo qquee eu....
Em Portugal, não se conduz diferente dos resto do mundo, muito pelo contrario, temos condutores civilizados, obviamente há excepções....
O facto de haver motoristas chico espertos, não te obriga ati a não cumprir as regras, ou seja, com o mal dos outros posso eu bem....
Que alteração deveria haver para que o carro à tua frente não fosse conduzido por um human?
Eu "vivo" em Campo de Ourique durante toda a semana e evito ao máximo ao fds. Já pouco me aventuro plo resto da cidade devido à selvajaria. De civilizados vejo muito, muito poucos.
As excepções estão em todo o lado. A "regra" nem vê-los...
Quero um VE.
Vou ter um VE. 8-)
28/09/2016
:arrow:
Já tenho um VE. :shock:
Peugeot Ion nascido em França, criado em Portugal.
#asubireadesceraSerradeSintra desde 21/10/2016

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: BE, o carro autónomo português

Mensagem por sergiomms »

Se tens olhos só para o que está mal, assim concordo contigo; eles são muitos, são maus e perigosos, é um perigo ser um cidadão cá na "tugalândia".
Onde é que consideras que é seguro ser-se cidadão? (dou-te 3 possibilidades) :)
sergiomms

Avatar do Utilizador

Strat
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: quarta set 28, 2016 3:05 pm

Re: BE, o carro autónomo português

Mensagem por Strat »

Dinamarca, Finlândia, Suécia, Noruega. Sim eu sei, fui logo aos melhores. Mas é a realidade que conheço.
Pra ser mais realista a comparação, fica a Espanha, pelo menos a zona da Catalunha onde nunca vi uma viaturazita que fosse em cima do passeio ou a ocupar indevidamente um lugar destinado a outro tipo de veículos.
Quero um VE.
Vou ter um VE. 8-)
28/09/2016
:arrow:
Já tenho um VE. :shock:
Peugeot Ion nascido em França, criado em Portugal.
#asubireadesceraSerradeSintra desde 21/10/2016

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: BE, o carro autónomo português

Mensagem por sergiomms »

OK, concordo que encontraste 4!!
E isso faz de Portugal um desastre?
sergiomms

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: BE, o carro autónomo português

Mensagem por rnlcarlov »

Dá uma voltinha por Itália e de repente os portugueses passam a parecer respeitadores aos teus olhos :D

Em alternativa Rússia ou Grécia.

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: BE, o carro autónomo português

Mensagem por MVS »

Os veículos de condução autónoma estão geralmente programados para uma condução muito defensiva. Poderão ser uma mais valia em termos de segurança no meio da selvajaria urbana. Preocupa-me mais a quantidade de obras, desvios, semáforos e sinaleiros civis provisórios que poderão instalar o caos na navegação automática.
Este projecto teria de já estar noutro patamar de desenvolvimento para cumprir quaisquer metas para 2019.
Imagem

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: BE, o carro autónomo português

Mensagem por sergiomms »

rnlcarlov Escreveu:Dá uma voltinha por Itália e de repente os portugueses passam a parecer respeitadores aos teus olhos :D

Em alternativa Rússia ou Grécia.
América então.... o continente todo (talvez se safe o canada)
sergiomms

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: BE, o carro autónomo português

Mensagem por rnlcarlov »

sergiomms Escreveu:
rnlcarlov Escreveu:Dá uma voltinha por Itália e de repente os portugueses passam a parecer respeitadores aos teus olhos :D

Em alternativa Rússia ou Grécia.
América então.... o continente todo (talvez se safe o canada)
Eu estava a falar de países teoricamente civilizados. Não quis entrar por nações ao nível de África e Ásia :twisted:

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: BE, o carro autónomo português

Mensagem por Bluesky »

Desculpem a franqueza, mas más ideias dão maus resultados. Até o sistema de autopilot da Tesla já deu provas de grande fraqueza. Veiculos autonomos? Só se forem voadores, em primeiro lugar, e dentro de percursos seleccionados rigidos, de A a B. Pouca flexilidade. Teem duvidas? Claro que se forem um casal de 80 anos que ja nao podem conduzir...voces sabem do nojo que me deu um anuncio da mercedes (autocarros) em que o condutor nem sequer punha as maos no volante? Epa, cortem-lhe os braços, o homem já nao precisa deles....

Recapitulando, não é que não seja possivel, mas nem tudo que é possivel é boa ideia. O poder da computação esta a aumentar, os sensores, talvez mesmo a segurança nas estradas, mas ....e as infraestruturas rodoviarias? Evoluem lentamente. Muito lentamente.

Independentemente disto tudo existe uma fragilização do condutor humano, um retirar do gozo na condução, um retirar da sua independencia...não concordo, estão a matar o veiculo eletrico novamente e parece que ninguem está a ver. Um simples furto de uma barra de chocolate num hipermercado e o carro transforma-se numa cela a caminho de uma esquadra. Ou então a monitorização constante dos trajetos do carro por GPS porque és um dissidente politico... será que voces querem tão desesperadamente ser vitimas voluntarias dos globalistas? Não me digam que nunca pensaram nisto...

Meus caros, os veiculos nao sao uma ferramenta para os universitarios passearem o seu ego tecnocratico ou retirarem os seus mestrados. Sao ferramentas de deslocação de seres humanos, muitos não ligados às novas tecnologias, muitos até pouco cultos, mas sobretudo devem dar muito gozo e serem personalizados ao gosto de cada cliente. Herbie, tira as mãos, aqui quem manda sou eu....
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

Strat
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: quarta set 28, 2016 3:05 pm

Re: BE, o carro autónomo português

Mensagem por Strat »

sergiomms Escreveu:
rnlcarlov Escreveu:Dá uma voltinha por Itália e de repente os portugueses passam a parecer respeitadores aos teus olhos :D

Em alternativa Rússia ou Grécia.
América então.... o continente todo (talvez se safe o canada)
O facto de haver selvas piores que as estradas portuguesas não faz das mesmas, boas.
São o que são. A condução é tipicamente má, os pisos também e as condições circundantes são hilariantes.
Não tenho por hábito comparar-me com os piores porque não quero ser como eles.
Já vivi em 3 países de 3. mundo, em 3 continentes diferentes e não os comparo com a Tugalândia nesse aspecto porque não dá.
Aqui as únicas vacas que andam no meio da estrada são as de 2 patas que têm certa dificuldade em perceber para que servem os passeios, nos locais onde eles ate existem...

Por exemplo, eu não conduzo nos países nórdicos. Porque tenho a noção de que há muitos factores a que não estou habituada. Os sinais de prioridade ao contrário, os sinais para as bicicletas, os milhares de pessoas nas bicicletas... Eles organizam-se bem e lá se entendem e respeitam todos. E eu não estou habituada a viver numa sociedade dessas. Infelizmente.
Quero um VE.
Vou ter um VE. 8-)
28/09/2016
:arrow:
Já tenho um VE. :shock:
Peugeot Ion nascido em França, criado em Portugal.
#asubireadesceraSerradeSintra desde 21/10/2016

Responder

Voltar para “Notícias de Veículos Eléctricos”