Marcas juntam-se para criar rede de postos de abastecimento

Notícias que seja relacionada com os veículos eléctricos.

Autor do tópico
AndreCrav
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: terça nov 08, 2016 11:04 am

Marcas juntam-se para criar rede de postos de abastecimento

Mensagem por AndreCrav »

O Grupo BMW, a Daimler, a Ford e o Grupo VW anunciaram hoje que vão construir uma rede de postos de carregamentos rápidos nas principais estradas da Europa, numa "colaboração sem precedentes", segundo as próprias empresas afirmaram em comunicado.
Os trabalhos arrancam em 2017, com as quatro empresas a construírem já cerca de 400 postos de carregamento (dos cerca de 1000 que pretendem fazer). "A experiência de carregamento deverá evoluir de forma a tornar-se tão conveniente quanto o reabastecimento em postos de combustíveis convencionais", pode ler-se no comunicado conjunto.

Esta rede de carregamentos rápidos terá níveis de potência na ordem dos 350 kW e será significativamente mais rápida do que os sistemas a que actualmente termos acesso. E se em termos de mobilidade este é um passo "gigante", igualmente importante é esta sinergia entre grupos e fabricantes concorrentes. "O projecto conjunto é outro marco importante que demonstra claramente que os concorrentes estão a combinar forças para acelerar a mobilidade eléctrica", afirmou Harald Krüger, CEO da BMW.

"A disponibilidade de estações de carregamento de alta potência permite, pela primeira vez, a mobilidade eléctrica de longa distância e vai convencer cada vez mais condutores a optar por um veículo eléctrico", declarou Dieter Zetsche, CEO da Daimler. Já Mark Fiueld, CEO da Ford, adianta que esta nova rede "é importante para a adopção massiva dos veículos eléctricos e tem potencial para transformar as possibilidades da condução eléctrica".

Esta rede estará apenas disponível para carros que estejam equipados com o sistema de carregamento CCS (Combined Charging System), que por causa deste anúncio poderá "ganhar" terreno em relação a outros sistemas no sentido de se tornar cada vez mais o sistema de referência.

Os modelos da sub-marca "i" da BMW, i3 e i8, já usam este método de carregamento, tal como os Volkswagen e-Up e e-Golf. O mesmo irá acontecer no futuro com os modelos eléctricos da Ford e com os os carros da "gama" eléctrica da Mercedes, a Generation EQ.

Curioso é o facto do Grupo PSA (Citroën, Peugeot e DS) e da Aliança Renault/Nissan (sendo que esta última se tornou recentemente na maior accionista da Mitsubishi) terem sido "deixados de fora" deste acordo, ainda para mais quando vemos no catálogo de eléctricos franceses modelos como o Renault Zoe ou o Nissan Leaf, dois dos modelos (eléctricos) que mais vendas registaram nos últimos anos. Mas é uma decisão que se explica com o facto destes fabricantes usarem um sistema de carregador diferente, denominado "ChaDeMo", face ao sistema "CCS" que esta nova rede vai adoptar. O mesmo acontece com a Tesla, que já tem o seu próprio sistema de carregamento rápido.

Ainda não se sabe se esta futura rede de carregamentos rápidos será de utilização gratuita ou paga. Mas este tipo de detalhes só deverá ser revelado no início de 2017, altura em que este "acordo" vai ter o seu arranque oficial.

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Marcas juntam-se para criar rede de postos de abastecimento

Mensagem por rocker_pt »

Os governos dos vários países, e as marcas, ainda não perceberam que a solução mais viável será aproveitar toda a infraestrutura das próprias Gasolineiras. E é com estes que devem aceitar fazer acordos de distribuição de energia elétrica.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Marcas juntam-se para criar rede de postos de abastecimento

Mensagem por jasmim »

Pois mas será que as gasolineiras querem?...
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo


lmmr74
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm

Re: Marcas juntam-se para criar rede de postos de abastecimento

Mensagem por lmmr74 »

jasmim Escreveu:Pois mas será que as gasolineiras querem?...
Elas querem, só que ainda não sabem ;)


Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 203
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Localização: Margem sul

Re: Marcas juntam-se para criar rede de postos de abastecimento

Mensagem por Erbium »

jasmim Escreveu:Pois mas será que as gasolineiras querem?...
Depende do preço Imagem

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Marcas juntam-se para criar rede de postos de abastecimento

Mensagem por serges »

Concordo aguardemos custos...

Pois cá temos Magnum Cap, Prios, EDP e outros... aguardemos...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Marcas juntam-se para criar rede de postos de abastecimento

Mensagem por Alves10 »

Isto dos custos é um pau de dois bicos, se o preço da carga for baixo ninguém vai investir para depois ganhar uns cêntimos e nunca recuperar o investimento feito, se for alto vai ser pouco atractiva a escolha por um veiculo eléctrico.
Isto para os veículos eléctricos terem uma boa implantação no mercado o preço do petróleo tinha de subir muito e a electricidade não acompanhar essa subida, infelizmente temo que os preços de ambos andem sempre de mãos dadas.
Só vejo uma solução o governo subsidiar as cargas dos veículos eléctricos com um imposto sobre os produtos petrolíferos, mas o governo quer é arrecadar para si receita por isso é pouco provável isto acontecer.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Marcas juntam-se para criar rede de postos de abastecimento

Mensagem por visitante1 »

serges Escreveu:Concordo aguardemos custos...

Pois cá temos Magnum Cap, Prios, EDP e outros... aguardemos...
A MC! Só se for a ajudar a encalhar o sistema lol
Isso ainda existe?
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 203
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Localização: Margem sul

Re: Marcas juntam-se para criar rede de postos de abastecimento

Mensagem por Erbium »

Alves10 Escreveu:Isto dos custos é um pau de dois bicos, se o preço da carga for baixo ninguém vai investir para depois ganhar uns cêntimos e nunca recuperar o investimento feito, se for alto vai ser pouco atractiva a escolha por um veiculo eléctrico.
Da minha parte se for alto... carrego em casa! :roll:
Dá sempre para ter lucro o problema em que em Portugal por norma querem ganhar tudo num dia sem ter muito trabalho!


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Marcas juntam-se para criar rede de postos de abastecimento

Mensagem por Alves10 »

Erbium Escreveu:
Alves10 Escreveu:Isto dos custos é um pau de dois bicos, se o preço da carga for baixo ninguém vai investir para depois ganhar uns cêntimos e nunca recuperar o investimento feito, se for alto vai ser pouco atractiva a escolha por um veiculo eléctrico.
Da minha parte se for alto... carrego em casa! :roll:
Dá sempre para ter lucro o problema em que em Portugal por norma querem ganhar tudo num dia sem ter muito trabalho!
O carregar em casa é uma boa hipotese, mas temo que a maioria das pessoas não tenham essa facilidade em o fazer.

A parte de dar sempre lucro é muito discutível, tem de se fazer bem as contas antes de embarcar nesses projectose o mal é que os governos andam sempre a mudar as regras do jogo e investir a longo prazo é muito arriscado.


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Marcas juntam-se para criar rede de postos de abastecimento

Mensagem por cuttysark76 »

Que cobrem a energia a preço de custo, mais uma mensalidade para o acesso aos postos.
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: RE: Re: Marcas juntam-se para criar rede de postos de abastecimento

Mensagem por jmlflorencio »

O mercado ditará o preço do carregamento, pessoal.

Vai certamente ser mais caro que carregar em casa (se for PCR ainda mais), mas mais barato que o custo dos combustíveis fósseis.

E o mercado ajusta-se. Já assim é com os preços dos combustíveis líquidos, ou alguém acredita naquela tanga da flutuação do preço do petróleo?? :D

Tal como aconteceu na última "quase crise petrolífera", em que o preço do combustível só parou de aumentar quando o pessoal passou a deixar de andar de carro, vai acontecer com estes carregamentos no futuro. Digo eu ;-)
cuttysark76 Escreveu:Que cobrem a energia a preço de custo, mais uma mensalidade para o acesso aos postos.
Esta é uma outra ideia... Mas acho 'pouco gananciosa' para ser adoptada num mercado livre, não?


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Marcas juntam-se para criar rede de postos de abastecimento

Mensagem por cuttysark76 »

jmlflorencio Escreveu:Esta é uma outra ideia... Mas acho 'pouco gananciosa' para ser adoptada num mercado livre, não?
Sim e não... As receitas mensais garantidas, permitem que as empresas de fornecimento, tenham receitas ininterruptamente e sem flutuações, para fazer face aos custos de manutenção/expansão. Por outro lado, serve como garantia bancária para que as empresas possam solicitar crédito junto da banca, reduzindo o risco de investimento.
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Marcas juntam-se para criar rede de postos de abastecimento

Mensagem por jmlflorencio »

Certo ;-)


Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 203
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Localização: Margem sul

Re: Marcas juntam-se para criar rede de postos de abastecimento

Mensagem por Erbium »

Nem peço preço de custo só que fosse o preço de casa já era bom, podiam usar o cartão da mobie e faturarem no final de cada mês na conta da EDP...

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Marcas juntam-se para criar rede de postos de abastecimento

Mensagem por MRider »

Será certamente um preço superior ao de casa.
O investimento é grande e vão querer recuperar.
Mas ainda assim acho que vamos no bom caminho.
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Marcas juntam-se para criar rede de postos de abastecimento

Mensagem por Emanuel Couto »

Seria interessante saber o que o AndreCrav pensa acerca do tema aqui debatido... :roll:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Marcas juntam-se para criar rede de postos de abastecimento

Mensagem por APHenriques »

Na minha opinião, a utilização de carros eléctricos só será bonificada na fase de transição... com energia mais barata ou mesmo gratuita como tem sido.
Os impostos sobre os combustíveis vão aumentando para compensar... mas isso não dura sempre.
A venda de carros com MCI acabará por ser proibida... e assim deixará de ser necessário subsidiar os eléctricos... pelo contrário, toda a receita do Estado, que actualmente provem dos combustíveis, passará direitinho para a electricidade... o que me preocupa é que isso implicará um aumento da electricidade doméstica, pois não vejo como impedir a carga em casa.
Na prática, acho que pagaremos todos a electricidade mais cara. A não ser que toda a receita provenha de um novo imposto de circulação...
Agora, na fase de transição, os carros são caros e a energia barata, é de aproveitar para quem pode investir e precisa fazer muitos kms...


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Marcas juntam-se para criar rede de postos de abastecimento

Mensagem por marcopns »

Esse é o cenário mais previsível.
Mas imaginem que todo o dinheiro que sai do país com a compra de petróleo, passa a ser gasto em Portugal na produção de energia renovável. Imaginem o superávit da nossa balança comercial e o aumento de receita de impostos como o IRC. Na minha opinião não seria necessário tal transferência de impostos para a electricidade e se acontecer será apenas o aproveitamento da desculpa para aumentar ainda mais a despesa interna e a ineficiência do estado.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Marcas juntam-se para criar rede de postos de abastecimento

Mensagem por APHenriques »

Hoje vi esta noticia e resolvi recuperar este tópico.

Galp passa a fornecer eletricidade à rede pública de veículos elétricos
https://www.publico.pt/2018/07/20/econo ... os-1838583

Também vi uma noticia importante no noticiário das 20H. A Jornalista disse que para quem precisa abastecer o melhor é esperar pela próxima semana, pois os combustíveis vão baixar 2 cêntimos. Eu nem vou sair todo o fim de semana para poupar 80 cêntimos no próximo abastecimento. :roll:
E depois vou comprar um EV por 30 ou 40 mil euros para poupar mais uns trocos por quilometro. :D

Brincadeiras a parte, mesmo porque o assunto é sério, gostava de partilhar aqui a minha visão da situação atual e as minhas preocupações em relação a mesma.
Nos anos 80, era eu adolescente, fã de tecnologia e de ficção cientifica, rapidamente percebi o óbvio: que a motricidade dos transportes terrestres deveria ser elétrica.
Pesquisei tudo o que consegui encontrar. E desde os primórdios do automóvel (inicialmente elétrico) até a crise do petróleo dos anos 70, houve muitos estudos, pesquisas e experiências de automóveis elétricos... todos sucessivamente guardados no fundo de gavetas dos gabinetes de grandes fabricantes de automóveis.
Naturalmente que a culpa sempre foi dos interesses do petróleo....
Seja como for, uma coisa sempre foi clara: para veículos que fazem viagens curtas de rotina, podem usar acumuladores de energia carregados de fonte externa. Mas para veículos que viajam de forma livre, a energia elétrica deveria ser produzida a bordo.
Uma coisa poderia mudar isto, que seria uma evolução extraordinária da tecnologia de acumuladores (baterias) coisa que ainda não aconteceu...

Atualmente, se os fabricantes tivessem optado por produzir baratos EVs para as viagens de rotina, poderíamos ter já um bom impacto ambiental.
Mas a opção tem sido por caros EVs com mais autonomia... transmitindo a ideia que as pessoas devem usar o EV para todo o tipo de deslocações. Afinal, quando se paga mais de 30 mil euros por um carro, espera-se que sirva também para os fins de semana e para as férias... o problema é a recarga. Assim não basta as recargas noturnas em casa.

Neste momento, já começa a complicar a falta de pontos de carga em relação aos carros que já existem. E naturalmente a situação tenderá a agravar-se.

Fazendo umas contas simples, imaginem que agora todos os carros eram elétricos. E que todas as cargas estavam limitadas a 30 minutos. E nesse caso teríamos de ter uma área de serviço com quantos pontos de carga? Ora, considerando que o abastecimento de gasolina faz-se em 5 minutos e um posto pode ter por exemplo 10 mangueiras para abastecimento simultâneo, No caso dos EV teríamos que ter 60 pontos de carga para dar resposta aos mesmos veículos em simultâneo mesmo limitado a 30 minutos cada.
E se um abastecimento de 5 minutos de gasolina pode chegar para fazer 700 km... quantos kms faz um EV com 30 minutos de carga? pois... esqueçam as 60 tomadas... não chega para nada.
E como se alimenta de energia uma área de serviço com 60 pontos de carga?
Bem, uma solução seria colocar um ou dois aerogeradores. Um enorme Vestas pode dar 2000 kwh... e se não houver vento resolve-se com um gerador industrial a diesel... 500 litros de gasóleo por hora deve chegar.
E 30 kms mais a frente, na próxima área de serviço, repete-se tudo.

Para já pudemos estar descansados... os carros não serão todos elétricos assim tão rápido... Mas neste momento os pontos de carga são suficientes para os carros que existem? Não me parece. mas é caso para dizer: ainda a procissão vai no adro.

Responder

Voltar para “Notícias de Veículos Eléctricos”