Marcas juntam-se para criar rede de postos de abastecimento

Notícias que seja relacionada com os veículos eléctricos.

civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Marcas juntam-se para criar rede de postos de abastecimento

Mensagem por civic »

Nessas contas esqueces-te que nos EV podes carregar em casa, onde será a maioria, não podes extrapolar tudo como se fosse como os CI.
Quem vai aos postos de carregamento será apenas quem vai de viagem e precisa dessa energia, mesmo sendo mais cara.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Marcas juntam-se para criar rede de postos de abastecimento

Mensagem por APHenriques »

civic Escreveu: sábado jul 21, 2018 12:46 pm Nessas contas esqueces-te que nos EV podes carregar em casa, onde será a maioria, não podes extrapolar tudo como se fosse como os CI.
Quem vai aos postos de carregamento será apenas quem vai de viagem e precisa dessa energia, mesmo sendo mais cara.
Não esqueci... o interesse dos EV é mesmo esse. Carregamento em casa. Mas as contas só em incluem os que estão em viagem... não os que estão em deslocações de rotina nas proximidades de casa.


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Marcas juntam-se para criar rede de postos de abastecimento

Mensagem por civic »

Não vi isso nas contas, pois quando vou abastecer às bombas, como sabes se estou em viagem ou a abastecer para ir para o trabalho? No meu caso em tendo o VE vou deixar de abastecer 2 vezes por mês, para o fazer num ano, com abastecimentos a pagar de certeza que encosto o hibrido, como consegues fazer as contas a isto? Onde terás tanto dado para contabilizar em condições?
Hoje vê-se uma enorme afluência aos postos de carregamento porque é à borla, quando for a pagar, e será de certeza mais caro do que em casa, essa afluência será bem menor, diria por aqui por onde moro que pouco mais que carros de empresas o farão.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Marcas juntam-se para criar rede de postos de abastecimento

Mensagem por APHenriques »

civic Escreveu: sábado jul 21, 2018 4:36 pm Hoje vê-se uma enorme afluência aos postos de carregamento porque é à borla, quando for a pagar, e será de certeza mais caro do que em casa, essa afluência será bem menor, diria por aqui por onde moro que pouco mais que carros de empresas o farão.
Concordo com isso.
Sem duvida mais caro. E sem duvida haverá menos carregamentos fora de casa. Mas também haverá muito mais carros.
É por isso que volto a dizer que os EVs destinam-se especialmente a quem os usa no seu dia a dia nas deslocações de rotina.

O cenário hipotético que referi, de todos os carros serem substituídos por EVs a bateria, na verdade não acredito que alguma vez aconteça.
Mesmo que as baterias se tornem mais leves e baratas, há sempre a limitação da relação entre energia e tempo durante a carga.
Uma evolução extraordinária no consumo dos motores poderia mudar isso.... Ou seja, fazer mais kms com muito menos energia.

Um exemplo concreto:
Eu tenho duas casas que distam 330 kms (quase totalmente de AE). A 200 kms da primeira, está a área de serviço de Aljustrel na A2. Como estou a ponderar a compra de um EV para o dia a dia (posso carregar sempre em casa) mas como o EV custa uma pipa de massa, porque não fazer também as deslocações de fim de semana a outra casa? Como forma de rentabilizar o EV.
Então saindo da 1ª, totalmente carregado, faço 200 kms a 120km/h (nunca o faço a mais nem a menos)... e chego a Aljustrel (será que chego?) com muito pouca energia.
Se tiver uma tomada de 22Kw logo disponível (ninguém se lembrou de fazer o mesmo percurso de EV na mesma hora, naturalmente) e por sorte até posso carregar durante uma hora... o que é excelente porque deve dar energia para mais 100 kms ou pouco mais. Não fosse faltar ainda 130 kms e estaria tudo a correr bem.
Mas demorar mais uma hora é claramente um regresso ao passado.
Mas para salvar o planeta e talvez poupar uns trocos, porque não?
O problema é que eu não sou o único sortudo com EV...
Quantos carros passam na A2 por minuto num sentido?
Vamos supor que passa um em cada 15 segundos. E vamos esquecer a totalidade do parque automóvel EV. Consideremos que serão em breve apenas 25%. Então teremos um EV por minuto a fazer a A2. Ou seja 60 por hora. Então quantos pontos de carga precisamos ter em Aljustrel?
Ou talvez seja melhor por uns quantos em todas as áreas de serviço da A2....

Na minha opinião, os EVs a bateria são uma boa opção (apesar dos preços elevados) mas cada um deve ponderar bem onde o vai carregar.... os postos públicos que existem são já escassos para os EVs que existem neste momento e a taxa de crescimento que se fala, é muito inferior a taxa de crescimento de EVs...

A continuar assim, em breve teremos brigas de condutores nos postos de carregamento...


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Marcas juntam-se para criar rede de postos de abastecimento

Mensagem por civic »

A eletrificação do parque automovel não passa apenas pelos com baterias convencionais, haverá sempre outro tipo de elétricos, seja com hidrogenio ou outro tipo de combustivel, a questão é que o carro sendo eletrico só precisa de eletrões venham eles de onde vierem.
Eu acho é que criar pontos de carga para elétricos será sempre muito mais facil do que criar bombas de combustivel, portanto esse trajecto um dia poderá ter dezenas de pontos de carga. Em que o condutor no carro saberá em tempo real onde existe um disponivel, isto só irá acontecer se houver hoje quem esteja disponivel para os problemas do inicio de qualquer mudança.
Eu tenciono fazer a viagem Viseu-Sintra algumas vezes com o LEAF, são cerca de 250 kms pela nacional, é a estrada que costumo usar, (não gosto de manter pançudos), e farei essa viagem na perpectiva de o fazer de uma vez, passo por vários PCR, se encontrar um disponivel, até posso carregar tipo 15 minutos enquanto tomo um café, se não estiverem dá para chegar a casa, é assim que vejo estas coisas.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


apmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 93
Registado: terça mai 03, 2016 10:33 am

Re: Marcas juntam-se para criar rede de postos de abastecimento

Mensagem por apmendes »

APHenriques Escreveu: segunda jul 23, 2018 2:29 am
civic Escreveu: sábado jul 21, 2018 4:36 pm Hoje vê-se uma enorme afluência aos postos de carregamento porque é à borla, quando for a pagar, e será de certeza mais caro do que em casa, essa afluência será bem menor, diria por aqui por onde moro que pouco mais que carros de empresas o farão.
Concordo com isso.
Sem duvida mais caro. E sem duvida haverá menos carregamentos fora de casa. Mas também haverá muito mais carros.
É por isso que volto a dizer que os EVs destinam-se especialmente a quem os usa no seu dia a dia nas deslocações de rotina.

O cenário hipotético que referi, de todos os carros serem substituídos por EVs a bateria, na verdade não acredito que alguma vez aconteça.
Mesmo que as baterias se tornem mais leves e baratas, há sempre a limitação da relação entre energia e tempo durante a carga.
Uma evolução extraordinária no consumo dos motores poderia mudar isso.... Ou seja, fazer mais kms com muito menos energia.

Um exemplo concreto:
Eu tenho duas casas que distam 330 kms (quase totalmente de AE). A 200 kms da primeira, está a área de serviço de Aljustrel na A2. Como estou a ponderar a compra de um EV para o dia a dia (posso carregar sempre em casa) mas como o EV custa uma pipa de massa, porque não fazer também as deslocações de fim de semana a outra casa? Como forma de rentabilizar o EV.
Então saindo da 1ª, totalmente carregado, faço 200 kms a 120km/h (nunca o faço a mais nem a menos)... e chego a Aljustrel (será que chego?) com muito pouca energia.
Se tiver uma tomada de 22Kw logo disponível (ninguém se lembrou de fazer o mesmo percurso de EV na mesma hora, naturalmente) e por sorte até posso carregar durante uma hora... o que é excelente porque deve dar energia para mais 100 kms ou pouco mais. Não fosse faltar ainda 130 kms e estaria tudo a correr bem.
Mas demorar mais uma hora é claramente um regresso ao passado.
Mas para salvar o planeta e talvez poupar uns trocos, porque não?
O problema é que eu não sou o único sortudo com EV...
Quantos carros passam na A2 por minuto num sentido?
Vamos supor que passa um em cada 15 segundos. E vamos esquecer a totalidade do parque automóvel EV. Consideremos que serão em breve apenas 25%. Então teremos um EV por minuto a fazer a A2. Ou seja 60 por hora. Então quantos pontos de carga precisamos ter em Aljustrel?
Ou talvez seja melhor por uns quantos em todas as áreas de serviço da A2....

Na minha opinião, os EVs a bateria são uma boa opção (apesar dos preços elevados) mas cada um deve ponderar bem onde o vai carregar.... os postos públicos que existem são já escassos para os EVs que existem neste momento e a taxa de crescimento que se fala, é muito inferior a taxa de crescimento de EVs...

A continuar assim, em breve teremos brigas de condutores nos postos de carregamento...
Excelente trabalho, não posso estar mais de acordo. Ainda ontem falava precisamente neste ponto de carregamento num stand de automóveis e a minha opinião é precisamente a que aqui descreveu, sem tirar nem por. Eu sou a favor do EV, mas não acredito que seja a solução mais comum para substituir o petróleo, precisamente devido á autonomia a ao tempo de carga. Serve perfeitamente para as deslocações do dia a dia, mas quem tiver de fazer várias centenas de Km diários não é nada prático, e é como dizes, estamos a voltar aos primórdios do automóvel com o tempo gasto em grandes deslocações.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Marcas juntam-se para criar rede de postos de abastecimento

Mensagem por Freddy_krueger »

civic Escreveu: segunda jul 23, 2018 9:32 am Eu tenciono fazer a viagem Viseu-Sintra algumas vezes com o LEAF, são cerca de 250 kms pela nacional, é a estrada que costumo usar, (não gosto de manter pançudos), e farei essa viagem na perpectiva de o fazer de uma vez, passo por vários PCR, se encontrar um disponivel, até posso carregar tipo 15 minutos enquanto tomo um café, se não estiverem dá para chegar a casa, é assim que vejo estas coisas.
Com calma acho que se faz bem os 250kms... especialmente sentido Viseu-Sintra... mas é no limite (acho) para o leaf40... claro que depende sempre do pé...

Eu na N109 entre Maceda e Aveiro (leia-se em recta e sentido N-S com eventual vento de traseira a ajudar), faço médias de 10kwh e até menos, mas falamos de velocidades entre 50kmh (limites localidades) e 75-80kmh...e sempre com muita antecipação, carro o máximo de tempo em idle (sem carro "a puxar" nem a regenerar)... daria mais de 300kms na boa se houvesse sempre essas condições (vento e estrada sem desníveis) - quando carro for mais velhinho e bateria começar a degradar esse percurso (especialmente o Sintra-Viseu), mesmo em Nacional vai necessitar de 1 carregamento, mesmo que curto...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Marcas juntam-se para criar rede de postos de abastecimento

Mensagem por civic »

Sim, mas deves conhecer a N1, as velocidade praticadas costumam ser muito baixas, só mesmo depois de Leiria é que dá para andar mais depressa, mas como disse havendo carregadores pelo caminho fica sempre ao nosso critério o levar ou não as baterias ao fundo, tens é sempre essa margem de manobra, pois por norma quando faço esta viagem é em ferias ou parecido. ;)
Alem disso, o meu será o Acenta que vem com um pouco mais de autonomia. :lol:
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Marcas juntam-se para criar rede de postos de abastecimento

Mensagem por rnlcarlov »

Quando houver 1 EV por minuto a passar na A2, podes crer que já vão haver muitos mais postos de carregamento nas autoestradas. Por outro lado, por essa altura carros com 60kwh ou mais serão os mais comuns, e se com um leaf de 40kwh já se faz Portugal de sul a norte precisando apenas de carregar duas vezes, com baterias maiores será ainda menor a necessidade de carregamentos intermédios, havendo todo o interesse em realizar carregamentos no destino.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Marcas juntam-se para criar rede de postos de abastecimento

Mensagem por APHenriques »

rnlcarlov Escreveu: segunda jul 23, 2018 1:20 pm Quando houver 1 EV por minuto a passar na A2, podes crer que já vão haver muitos mais postos de carregamento nas autoestradas.
Espero bem que sim.
Por outro lado, por essa altura carros com 60kwh ou mais serão os mais comuns, e se com um leaf de 40kwh já se faz Portugal de sul a norte precisando apenas de carregar duas vezes, com baterias maiores será ainda menor a necessidade de carregamentos intermédios, havendo todo o interesse em realizar carregamentos no destino.
Podes explicar como se faz Portugal de sul a norte com um Leaf de 40kwh ?
Partindo de onde até onde e a que velocidade? E carregando onde e por quanto tempo e potência?
Eu não tenho experiência prática... mas pelas minhas contas não vejo como fazer isso de forma prática. Mas é uma coisa que me interessa, pois é um dos modelos que tenho em vista.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Marcas juntam-se para criar rede de postos de abastecimento

Mensagem por Freddy_krueger »

Dá para fazer mais ou menos isto - não é bem de ponta a ponta mas...:
- Saída Porto atestado - 110/120kmh;
- 180 kms - PCR Leiria - ainda chega com carga - 40 min carga;
- 166 kms - PCR Alcacer -ainda chega com carga - aqui carga poderá ser mais demorada eventualmente com #rapidgate
- 184 kms - Chega a Albufeira :)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Marcas juntam-se para criar rede de postos de abastecimento

Mensagem por rnlcarlov »

No forum Nissanleafpt um indíviduo fez Monte Gordo-Braga apenas com duas paragens para carregar. No PCR de Évora e no de Pombal.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Marcas juntam-se para criar rede de postos de abastecimento

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: segunda jul 23, 2018 3:23 pm Dá para fazer mais ou menos isto - não é bem de ponta a ponta mas...:
- Saída Porto atestado - 110/120kmh;
- 180 kms - PCR Leiria - ainda chega com carga - 40 min carga;
- 166 kms - PCR Alcacer -ainda chega com carga - aqui carga poderá ser mais demorada eventualmente com #rapidgate
- 184 kms - Chega a Albufeira :)
Nada mau. Melhor do que esperava.
Mas mesmo assim implica pelo menos 1 hora e 20 minutos a mais de viagem. Partindo do principio que mais nenhum carro estará para carregar nessas áreas de serviço.
Pelo que percebi só pode ser carregado um carro de cada vez com essa potência nessas áreas.
Daí que me parece ser necessário garantir mais postos de carga para garantir sempre disponibilidade para os carros que chegam...

Mas também é verdade que sendo a energia paga, poderá já não ser tão atrativo perder esse tempo de viagem por uma pequena diferença de custos...


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Marcas juntam-se para criar rede de postos de abastecimento

Mensagem por Freddy_krueger »

APHenriques Escreveu: terça jul 24, 2018 12:55 pm Nada mau. Melhor do que esperava.
Mas mesmo assim implica pelo menos 1 hora e 20 minutos a mais de viagem. Partindo do principio que mais nenhum carro estará para carregar nessas áreas de serviço.
Provavelmente mais pois a 2ª carga poderá ser mais lenta e convém garantir uns 90% carga para ir descansado...mas eu ainda sou novato nestas coisas...
Pelo que percebi só pode ser carregado um carro de cada vez com essa potência nessas áreas.
Daí que me parece ser necessário garantir mais postos de carga para garantir sempre disponibilidade para os carros que chegam...
Sim, de momento só um em protocolo chademo ou CCS...mas dá para carregar outro veiculo em AC (carregamento normalmente mais lento excepto na fase final que será equiparado)... na estação serviço de Leiria (S/N) já tem lá o sítio para o 2º PCR... vamos vendo... mas acho que sem ser a pagar...não há muito interesse em aumentar a rede por quem está a investir na mesma.

Mas também é verdade que sendo a energia paga, poderá já não ser tão atrativo perder esse tempo de viagem por uma pequena diferença de custos...
Sim, pelo que percebi nos PCR (carga rápida), custo vai ser alto... só mesmo em viagens em que seja imprescindivel o carregamento público... ideal é carregamento particular...nem que seja pagando de forma informal... :P
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Marcas juntam-se para criar rede de postos de abastecimento

Mensagem por visitante1 »

Sim, de momento só um em protocolo chademo ou CCS...mas dá para carregar outro veiculo em AC (carregamento normalmente mais lento excepto na fase final que será equiparado)... na estação serviço de Leiria (S/N) já tem lá o sítio para o 2º PCR... vamos vendo... mas acho que sem ser a pagar...não há muito interesse em aumentar a rede por quem está a investir na mesma.
Na AS Leiria não tem sítio algum para 2° PCR, o que lá tem é simplesmente o local com os pernos onde estava colocando o pórtico de sinalização e publicidade do antigo operador da Área de Serviço.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Marcas juntam-se para criar rede de postos de abastecimento

Mensagem por Freddy_krueger »

visitante1 Escreveu: quarta jul 25, 2018 12:06 am Na AS Leiria não tem sítio algum para 2° PCR, o que lá tem é simplesmente o local com os pernos onde estava colocando o pórtico de sinalização e publicidade do antigo operador da Área de Serviço.
A sério?!? Ganda nóia... o quadrado (e saída de energia deste), eram mesmo parecidos com a "base" do PCR ao lado... é o que dá ser novato nestas coisas e não ter estado lá à mais tempo antes de mudança de operador da AS :(

Eu a pensar que era por AS de Leiria ser estratégica (em conjunto com Pombal) por serem quase meio-meio Porto-Lisboa... :(
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Marcas juntam-se para criar rede de postos de abastecimento

Mensagem por visitante1 »

Não te preocupes, já mais alguns caíram na "armadilha"
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Notícias de Veículos Eléctricos”