BMW C Evolution

Local indicado para dar o testemunho sobre o test drive num veículo eléctrico
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

BMW C Evolution

Mensagem por t3lmo »

Ora vamos lá tentar exprimir em escrita as sensações de andar na atual melhor maxi-scooter elétrica do mercado: BMW C Evolution.
10697303_916185821743394_8326862246037747485_o.jpg
10697303_916185821743394_8326862246037747485_o.jpg (443.72 KiB) Visto 12246 vezes
Já fiz 2 test-drives ao modelo, 30 minutos e 2 dias, e fiquei sempre realmente impressionado :mrgreen:
1939866_916185791743397_7801887819651713123_n.jpg
1939866_916185791743397_7801887819651713123_n.jpg (76.45 KiB) Visto 12246 vezes
Para quem já conduziu uma mota elétrica (e eu já testei grande parte dos modelos que por cá andam), conhece a sensação do enrolar o punho e ter aquele ‘disparo’ de torque (quase) silencioso, e que nos mete um sorriso na cara. Pois, esta BMW tem isso, talvez x3 :!:

Digamos que fazer 2.7s dos 0-50 km/h é um indicador da brutalidade de C’s que este controlador tira do pack de baterias, e a resposta não é um linear crescente como nas restantes scooters elétricas, é simplesmente um disparo que não estava nada a contar. São 72Nm com 48cv de pico (15 nominais, carta A1).

O modelo foi todo desenhado de raiz em torno da caixa de alumínio do pack de baterias e incorpora as estruturas e know-how da mecânica da BMW C Sport/GT com mono-eixo, disco-duplo com ABS, alarme, punhos aquecidos, etc. A qualidade de construção é impecável.
O pack de baterias é composto por 3 módulos (iguais aos do i3) com 12 células cada, num total de 8kW. Carrega com um EVSE com seletor de potência (<6A, 8, 10, 13A) e faz um barulho enorme no sistema de refrigeração do pack de baterias. Já agora, se a ligação não tiver terra, nem sequer liga.

Em termos de autonomia, 130km em regime citadino (já realizado em Lisboa) e 100km em regime misto.
Há quem diga que que consiga fazer uns 150km poupadinhos e uns 70 de punho enrolado no máximo dos 127km/h de velocidade.

Gostei dos modos de condução (que se podem comutar em andamento) que alteram a resposta da aceleração e regeneração. ROAD (resposta e regeneração qb), SAIL (resposta mais suave, regeneração só nas manetes), DYNAMIC (mais resposta, mais regeneração na desaceleração) e ECOPRO (menos resposta, mais económico).

No primeiro teste dei uma pequena volta em Lisboa…


Link

Depois foram 2 dias até casa, Oeiras (à noite) e passeio ao Lisbon Scooter Day na pole position de 300 scooters :)


Link


Link

Imagem

Em conclusão: construção, manuseablidade e resposta são irrepreensíveis. Convencem qualquer um sem a minima dúvida :)
O problema: o preço elevado! :shock:

Fica uma foto em 360º e outras com mais detalhes...

Foto 360º (podem rodar e ampliar)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: BMW C Evolution

Mensagem por Emanuel Couto »

Bom teste... a esta magnífica moto ;)
Ela tem tudo, é linda, robusta, boas performances, e tudo mais...

Quem não gostaria de ter uma máquina destas!!
Só peca pelo seu preço (e boa parte dele vai direito para o estado) bem podiam reduzir este imposto aos veículos elétricos, como incentivo à sua aquisição.

Apesar de aqui tb estarmos a pagar pela marca.

De resto (simplesmente brutal)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: BMW C Evolution

Mensagem por serges »

Fantástico ensaio T3lmo...

Tenho de a experimentar.

Obrigado pela partilha.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: BMW C Evolution

Mensagem por O_volt »

Continuo a não gostar de alguns pormenores....mas tb pode ser só inveja :-)
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: BMW C Evolution

Mensagem por Emanuel Couto »

O_volt Escreveu:Continuo a não gostar de alguns pormenores...
Podes ser mais sucinto :!:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: BMW C Evolution

Mensagem por CrOhN »

Mais ainda!?

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: BMW C Evolution

Mensagem por Emanuel Couto »

Emanuel Couto Escreveu:
O_volt Escreveu:Continuo a não gostar de alguns pormenores...
Podes ser mais sucinto :!:
Estes tipos nâo perdoam nada...!!

Queria dizer (menos) sucinto! E dizeres os pormenores que não te agradam na moto!!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: BMW C Evolution

Mensagem por jmal »

Entretanto falo aqui da minha experiência com esta scooter...
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: BMW C Evolution

Mensagem por Volt »

Pá, estou há meia-hora à espera. Larga lá o suspense. :-p.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: BMW C Evolution

Mensagem por Volt »

Bem, já que mais ninguém fala, a minha opinião é rápida de dar: Adorei a mota. É, a meu ver, a melhor maxi-scooter desportiva do mercado. Curva que nem mota grande e arranca ainda melhor. No entanto, não posso concordar com a opinião do t3lmo, pois acho que a melhor maxi-scooter para o dia-a-dia tem de ter algumas outras potencialidades a que estou habituado. Dou o exemplo da protecção aerodinâmica, do espaço de carga e do conforto, não só do condutor, mas especialmente para a pendura. Podia ir mais longe falando da regenerativa manipulada no punho, mas isso é somente característica das Vectrix e acho que dificilmente outra marca terá possibilidade de facultar essa mais-valia aos clientes. Os modos são bons, mas não tão bons como o doseamento de um punho bidireccional.

PS: ABS devia ser obrigatório. Isso sim, gostava que a VX tivesse. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: BMW C Evolution

Mensagem por jmal »

Volt ainda estou a elaborar o meu testemunho, já agora testaste o ABS, epá, é fixe sim, mas comigo ela derrapou um bocado, não sei se é o suficiente para em situações complicadas não ir ao chão na mesma, mas não posso falar muito disso até porque é a segunda mota que ando com ABS, e a primeira não tive oportunidade de testar isso a fundo.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: BMW C Evolution

Mensagem por Volt »

Não testei, mas é suposto ele funcionar! O meu test-drive foi pequeno. Foi algo do género: "Bebe aí um café e empresta a chave que eu volto já". Mas depois falhei a primeira saída, a segunda, a terceira... Acabei por dar a volta para trás na rotunda de Queijas (foram "só" uns 20 km). :-D.

PS: Na Goldwing já agradeci a presença do ABS várias vezes... É um "salva-vidas" autentico.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: BMW C Evolution

Mensagem por jmal »

Volt Escreveu:Não testei, mas é suposto ele funcionar! O meu test-drive foi pequeno. Foi algo do género: "Bebe aí um café e empresta a chave que eu volto já". Mas depois falhei a primeira saída, a segunda, a terceira... Acabei por dar a volta para trás na rotunda de Queijas (foram "só" uns 20 km). :-D.
Eu andei um fim de semana completo com uma, e quase 300 kms, como disse, nunca testei a fundo um abs numa mota, não sei o que esperava, mas na minha tentativa de testar, achei que a roda de traz ficou bloqueada muito tempo até o abs actuar desbloqueando a roda e provocando a vibração no punho (que assusta um bocado). Não sei se é assim nas outras, mas de facto achei que numa estrada molhada, o tempo que a roda esteve bloqueada não evitava de ir ao tapete, é apenas a sensação que fiquei, nada tem a ver com a mota em si.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: BMW C Evolution

Mensagem por Emanuel Couto »

jmal Escreveu:Entretanto falo aqui da minha experiência com esta scooter...
Jmal! Estou curioso do que achaste desta máquina :!: :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: BMW C Evolution

Mensagem por jmal »

Aqui fica o meu testemunho do test drive que fiz aos comandos desta máquina.

Foi cedida pela Bomcar em Leiria e esteve comigo durante 1 fim de semana, fiz praticamente 300 kms, só não fiz mais porque apanhei um fim de semana com tempo muito instável.

Não vale a pena falar em dados técnicos, até porque já são conhecidos, vou falar da condução e alguns pontos que vejo menos falados, também não vou fazer comparações com outros veículos, poderei fazer num post mais à frente, mas para já este destina-se apenas a esta scooter.

Em termos de estética está muito bem conseguida, tem linhas futuristas conservando as linhas da bmw que lhe dão um aspecto muito desportivo, na verdade achei a scooter ou maxi-scooter muito desportiva, tanto pela sua posição de condução, como pelo comportamento em si, claro que estando a falar de um veiculo eléctrico, existem algumas limitações, como por exemplo a velocidade, mas 120 kmh já é muito bom e mais que suficiente.

Ao sentar-me nela pela primeira vez, estava com receio do peso dela (265 kgs), mas o centro de gravidade está baixo, grupo de baterias e motor na parte mais baixa da mota (se bem que o pack na zona mais alta serve de suporte ao banco do condutor) ajudam a "dispersar" o efeito peso, mas esta percepção altera-se com pendura, depois mais à frente explico.

A instrumentação é standart da bmw, quem já andou numa bmw, não vai notar grande diferença a este nível, nota apenas na dashboard(quadrante) e algumas funções do modo eléctrico, entre os quais o botão "MODE" e o selector do menu de informações e configurações.

De equipamento podemos encontrar:

-ABS
-Faróis automáticos
-Punhos aquecidos
-TCA (Torque control assist ou por outras palavras, controle de tracção)
-Sinalização de emergência (4 piscas)
-Travão de parque no descanso lateral
-Descanso central
-Alarme
-Travagem Regenerativa
-Marcha atrás

Em termos de condução, para quem está habituado à posição de condução de uma maxi-scooter, esta é bem diferente, dai ter dito que era muito desportiva, o banco do condutor está inclinado para a frente, tal como o do pendura, o que obriga a ter uma posição mais inclinada para a frente, ou desportiva como queiram chamar, podem esquecer andar de tronco direito porque vão ganhar dores rapidamente, foi o que me aconteceu, neste modo não podemos esticar as pernas para a frente, devem estar sim numa posição mais vertical, e mesmo que se queira esticar, não tem muito espaço para isso, portanto a maneira mais confortável que encontrei foi mesmo de tronco um pouco inclinado para a frente e pernas na vertical. O pendura vai um pouco mais alto e também tem a tendência de se inclinar para a frente, mas não perde nada com isso, senão pode ficar para traz com a enérgica resposta que ela tem, perde um pouco de acesso e estabilidade por ter o banco do pendura muito alto, mas ganha em estética e confere-lhe um aspecto muito desportivo.

Curva muito bem e tem uma resposta muito boa ao nosso contrapeso, mas cuidado porque o peso está lá, nalgumas situações a curvar a velocidades mais elevadas e entradas mais rápidas em curvas é necessário "lutar" um pouco para a "fazer deitar", o peso é sempre um factor a ter em conta independentemente onde se encontra, mas de um modo geral a sua ciclista está muito boa, esperava outro comportamento quando soube do peso.

Em termos de suspensão achei-a dura, pelo menos na parte traseira, sinceramente este ponto foi um dos pontos que me desiludiu, estava à espera de mais conforto na suspensão, sendo ela uma bmw e tendo a mesma tecnologia de outras motas da marca, o mono-eixo com apenas um amortecedor traseiro, e sem motor no eixo, se bem que a transmissão e desmultiplicação também têm peso, estava à espera de uma suspensão mais macia, sei que tem alguma afinação, mas não como aquelas que encontramos nas trails, e claro que sendo um teste drive não modifiquei nada. A suspensão da frente também algo dura, mas nada demais.


Comecei com o modo eco, tem uma resposta lenta ao acelerador (como seria de esperar neste modo) e está limitado a +- 50% da potência total tendo a regenerativa a 100 %, é o suficiente para circular em qualquer percurso, e chega à velocidade máxima com alguma lentidão, mas é modo eco, portanto para economizar. Acredito que só seja usado em modo passeio e estender a autonomia, não é scooter de fazer "sala" . Se tivesse algo para diminuir a regenerativa neste modo era algo lhe ficava bem a meu ver, isto porque quem usa o modo eco é para andar devagar e travar devagar, não me parece que quem anda devagar necessite de travagens rápidas. Digo isto porque achei a regenerativa muito forte para a potência que disponibiliza neste modo. Mas nada de desagrado, para isso contamos com mais 3 modos.

Modo Road: parece-me o modo mais adequado a todas as situações, tem potência máxima disponível (ao contrário do que já vi em algumas descrições, mas a regenerativa não está a 100 %, talvez uns 80 %), já agora a regenerativa é semelhante ao que se encontra nos carros (leafs, peugeot, citroen electricos) e em algumas motas (oxygen), falo apenas das que testei e notei este comportamento, o acelerador é basicamente, um regulador de velocidade, quando a velocidade real é superior à velocidade teórica do acelerador (posição), ela entra em regeneração, e o oposto, ela entra em aceleração. Portanto, quando vamos a 50 kmh constantes, desacelerar-mos um pouco, além de cortar a potência ela regenera com mais ou menos intensidade dependendo da diferença da posição do mesmo, notei que essa diferença também muda com os modos, menos no eco (travagem mais agressiva) e mais no dynamic (menos agressiva).
Neste modo ( e nos seguintes) encontramos uma resposta muito energética, é realmente muito agressiva, tanto que atinge 0-50 em 2.7 segundos e 0-100 em 6.2 segundos, fiquei realmente muito satisfeito com a potência dela, se bem que a partir dos 80 kmh nota-se o torque a baixar, é o produto de um motor rotativo e potente (35 kw), 9200 rpms máximos e uma desmultiplicação a 1:802, que na fase inicial é de correia dentada,e na fase final de carretos e uma roda de corroa de dentes interiores com lubrificação. Esta transmissão é mais silenciosa que a que encontramos na vectrix, faz-se ouvir a qualquer velocidade, a velocidades baixas (20 - 40 kmh) nota-se frequências oscilantes, nada que seja incomodo, mas quem já andou sabe o que estou a falar.

Modo Sail: é igual ao anterior mas sem regenerativa automática, apenas com as manetes de ambos os travões , bom para locais ligeiramente a descer onde se pode desfrutar de algum descanso no punho, tinha previsto um pequeno teste para verificar se ela rodava livremente na estrada, ou seja, para ter uma comparação como se porta este tipo de transmissão em relação a outras, se tem mais ou menos atrito, mas não cheguei a efectuar.

Modo Dynamic: este é o mais badalado e famoso, no entanto a única diferença que encontrei entre este e o Road foi a regenerativa, está a 100%, enquanto no road deve andar por uns 75-80% do máximo disponível, de salientar que é o suficiente e até mais que suficiente para não usar os discos, só mesmo em situações mais complicadas, e para isso podemos contar também com o ABS.

Falando de ABS já postei anteriormente a minha experiência, quando a entreguei disseram-me que isso não devia acontecer, que devia ser alguma falta de afinação e que iam verificar, realmente achei estranho, mas como disse nunca tinha testado um ABS numa mota.

Alarme- Tem um alarme que se activa automaticamente, após desligada a chave e passados uns 30 segundos (mesmo com a chave encaixada) activa-se, qualquer toque brusco ou levantar do descanso lateral faz-o tocar, desliga quando se liga a chave. No menu de configurações na dashboard tem como desactivar.

Luzes automáticas-Neste modo, após o ligar da mota, o farol médio acende, de noite alterna máximos/médios consoante a luminosidade de frente, pareceu-me funcionar muito bem, de qualquer modo pode ser desactivado também na configuração e usar como outra mota qualquer. Tem 2 faróis, um para cada modo (médio/máximo) cada 1 com 55w de halogéneo, dão boa luz, a restante iluminação é em led, piscas da frente estão nos espelhos, fica bonito, atrás são uns piscas muito pequenos, mas os braços que os fixam são muito duros, não dobram, presumo que se partem com alguma facilidade, e não é difícil o pendura passar lá com a perna ou pés quando está a montar o veiculo.

Punhos aquecidos- é equipamento standart desta marca, dá muito jeito, já estou habituado aos que instalei na minha e realmente dá um grande conforto e aconchego, tem 2 modos, um com mais potência que outro, o modo mais potente é de evitar, ou então em dias realmente frios, aquece e bem.

Marcha atrás- tem um botão de pressão do lado esquerdo, que só activa quando a mota parada, é necessário estar a pressionar e acelerar para marca-atrás.

Travão de parque- no disco de travão traseiro, tem mais um conjunto de pastilhas que é accionado mecanicamente pelo baixar do descanso lateral e mantém a mota travada enquanto está no descanso, dá muito jeito em locais a descer e até se alguém lhe der um toque na parte traseira.

TCA (Torque Control Assist) - basicamente é um controle de tracção, que baixa o torque ao motor (ou reduz a potência no mesmo) assim que a roda de tracção entra em derrapagem, testei em terreno molhado e gravilha e não patina seja em que situação for, é um bom equipamento de segurança e com a vitalidade que ela tem, ainda melhor.

Carregador de 3kw- como tem evse é preciso alguns cuidados acrescidos, linhas de 230v sem terra não dão para carregar, é muito sensível a isso, na minha garagem tenho 2 linhas de alimentação, mas nenhuma delas está a 100% em termos de terra, tive de puxar uma extensão de outro lugar para a carregar, é uma segurança adicional. No evse tem selector de corrente, 6,8,10 e 12 amperes de carga aos 230v.

A mala debaixo do banco do pendura, abre-se com a chave da ignição, mas a fechadura está na parte detrás da mota, tem pouco espaço, cabe um capacete integral, é necessário arrumar muito bem o cabo de carga c/evse para tudo caber na perfeição. Ainda contamos com um porta luvas à frente do lado direito, também com chave da ignição.

Os espelhos da frente achei-os colocados muito longe do condutor, senti pouca visibilidade e nalgumas mudanças de faixa e direcção senti-me obrigado a torcer o pescoço para ver melhor quem vinha, talvez seja falta de habituação. Achei que fazem a mota muito larga para o tamanho que realmente tem, estão muito fora da mota, não é o ideal para fazer "razias", foi o único estrago que fiz na mota, não se nota, mas ambos os espelhos tiveram pequenos toques.

Vem calçada com Pirelli diabblo scooter, ambos os pneus são de jante 15, confere-lhe um maior conforto, ciclista e até aderência, o de trás é 160/60 R15, o da frente um 120/70 R15.

Duplo disco de travão à frente e mono disco traseiro com abs.

O display está muito bem disposto, tem como informações velocidade, estado da bateria, potência instantânea em gráfico e regenerativa, autonomia prevista, depois tem um campo que alterna, clicando no selector do lado esquerdo, TRIP e INFO, informações como a tensão média, ou seja a tensão em repouso, kwh/km, kwh totais, kwh da ultima carga, entre outras informações como tempo de ligada, tempo de viagem, entre muitas outras, são cerca de 20 campos que se podem escolher e rolar naquele espaço.
No menu setup podemos escolher as informações que passam no campo que expliquei anteriormente, desligar as funções de alarme, faróis automáticos, luminosidade do display.

O Telmo fez-me uma observação em relação ao ruído de carga, é realmente barulhenta a carregar, mas não é mais barulhenta que uma vectrix Nimh ou uma li+ e tb a Brammo quando estão todos os ventiladores a trabalhar.

O motor é arrefecido a água, tem bomba de água e está sempre em funcionamento desde que se ligue a chave, não entendi porquê, podia ter sensor de temperatura tal como tem no controlador que é arrefecido a ar tal como o carregador, ventilação independente. É um arrefecimento mais eficiente em termos de protecção do motor, mas é mais algo a consumir energia e também manutenção. Manutenção programada é de 10 mil em 10 mil.

Em termos de autonomia anunciam 100kms, penso que é um numero muito fácil de alcançar mesmo a velocidades entre os 80 e 100 kmh, para os mais gastadores, uns 60 a 70 são garantidos para os 8 kwh que tem, uma carga completa levou 9.2 kw, portanto a eficiência está dentro do esperado.

A velocidade anunciada no painel é cerca de 5% a mais do real, por acaso foi algo que notei logo quando arranquei com ela, que a velocidade anunciada é mais alta, mas está dentro do que é previsto pelas normas, comigo chegou a 130 com um declive ligeiro a descer, em plano não passou dos 127 kmh, é muito rápida dos 0-80 kmh depois o torque desce progressivamente, isso é fácil de verificar no gráfico de torque que alguém já postou. Tem 72 nm de torque com +- 45cv, para terem uma ideia, a c600 sport e c650 da mesma marca têm 66 nm de torque com 60 cv de potência.

Tem bateria de serviço, ou seja, uma bateria de chumbo de 12v 8ah, com alarme, punhos aquecidos entre outros equipamentos como abs, é necessário tem uma alimentação auxiliar continua sem ter apenas um dc/dc.

De um modo geral a scooter está muito bem conseguida, existem aspectos que podem ser melhorados, mas isso todas podem, cada cabeça tem uma ideia diferente. É um produto de qualidade, e se me perguntarem se a acho cara, eu digo que não, tudo tem o seu preço, toda a gente faz referência ao preço desta mota, mas é uma mota de uma marca conceituada, apesar de poderem dizer que se paga a marca, claro que sim, a mota está bem equipada. Claro que fica um bocado longe da filosofia usada pelos amantes dos veículos eléctricos, mas bom e barato não existe, a desvalorização dela em relação a outras marcas também irá ser diferente.

Muito mais se pode dizer, mas para já enumerei o essencial e falei nalguns aspectos que não tinham sido falados.

Se me perguntarem se eu trocava; não, não trocava pela mota que tenho. Nalguns pontos, que são fáceis de identificar no texto, estou melhor servido, para já penso estar bem servido e a que tenho tem a vantagem de me ter por perto, nesta, a coisa muda de figura. :P
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: BMW C Evolution

Mensagem por Volt »

Boa boa. Está um teste bastante completo. :-D.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: BMW C Evolution

Mensagem por Mumia »

bem depois de ler estas opiniões dos testes do jmal e do Telmo... até me sinto pequenino para escrever na minha voltinha que dei nela (obrigaddooooo Telmo) :) mas mas em breve venho ca dar a minha opinião apesar de ser com pouca experiência :P
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: BMW C Evolution

Mensagem por jmal »

Mumia Escreveu:bem depois de ler estas opiniões dos testes do jmal e do Telmo... até me sinto pequenino para escrever na minha voltinha que dei nela (obrigaddooooo Telmo) :) mas mas em breve venho ca dar a minha opinião apesar de ser com pouca experiência :P
Eu ainda não falei de tudo :D , existem ainda alguns pontos, como a protecção aerodinâmica, partilho a opinião do Volt nesse aspecto.

Depois falo mais um pouco. :lol: :lol:
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: BMW C Evolution

Mensagem por Emanuel Couto »

Bem... isto foram testes mesmo a sério :)

(((Muito bom)))
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Responder

Voltar para “Test Drive”