Kia Soul EV

Local indicado para dar o testemunho sobre o test drive num veículo eléctrico



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Re: Kia Soul EV

Mensagem por t3lmo » sábado dez 06, 2014 12:13 am

visitante1 Escreveu:Nim...
Os fabricantes de carregadores (todos) vão dar uma mãozinha para eles se safarem da triste figura que andam a fazer...
Ambas as partes ganham com isso...
A questão é... os 50-60kW (pelos menos) vão funcionar na europa daqui a uns meses quando proliferarem as vendas?
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Re: Kia Soul EV

Mensagem por visitante1 » sábado dez 06, 2014 12:48 pm

Claro, progressivamente consoante a importância do mercado.
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Re: Kia Soul EV

Mensagem por Celestino » sábado dez 06, 2014 1:13 pm

Há um relato de um test drive ontem em Lisboa onde mencionam que o carregamento rápido na A5 correu normal...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
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Re: Kia Soul EV

Mensagem por jmal » sábado dez 06, 2014 1:24 pm

Para quê carregamentos de 100 kw ? ainda não existem baterias para aguentarem com eles.
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Re: Kia Soul EV

Mensagem por Celestino » sábado dez 06, 2014 1:35 pm

Este Kia diz que sim...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
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Re: Kia Soul EV

Mensagem por jmal » sábado dez 06, 2014 2:58 pm

Celestino Escreveu:Este Kia diz que sim...
Para tecnologia que usa (LiPO) serão das primeiras a aceitar 4C de carga.
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Re: Kia Soul EV

Mensagem por sergiomms » sábado dez 06, 2014 11:17 pm

jmal Escreveu: Para tecnologia que usa (LiPO) serão das primeiras a aceitar 4C de carga.
Eu não conheço a norma chademo, muito menos essa dos 100kw e assumindo que existe, o que o carregador deve fazer é ajustar a tensão à tensão do pack do VE, ou seja, o pack tem +- 360V (deduzo que nominais e tendo 192 celulas, estão 2 em paralelo a 3.7V) assim, seriam 4.2V x 96 celulas o que dá aproximadamente 400V. dependendo da forma como o carregador disponibiliza essa potência e calculando pela corrente máxima seria 100kW / 400V = 250A
250A / 2 celulas em paralelo = 125Amp/celula
O pack tem 27kWh (deduzo que também sejam nominais porque senão estariam a enganar a malta toda :) ) e dividindo pela tensão do mesmo, os 360V, o paralelo tem aproximadamente 76ah que dividido por 2 dá os 38ah/celula. e os 80% 30ah

os 125A / 30ah = +-4C

Foi +- assim que chegaste aos 4C?

Mas o carregamento não demora 1 hora, demora apenas 25", seria, e deixa cá ver se não me engano:

25" são 30" - 5".... e 5" são 0.08 de 1 hora, ora em 30" passa o dobro dos amp + os 0.08 (dos 5") fazendo o carregamento dos 4C x 2.08 o que na realidade dará.... 8.5C.

Vá, agora digam lá onde me enganei :)
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Re: Kia Soul EV

Mensagem por jmal » sábado dez 06, 2014 11:28 pm

sergiomms Escreveu:
jmal Escreveu: Para tecnologia que usa (LiPO) serão das primeiras a aceitar 4C de carga.
Eu não conheço a norma chademo, muito menos essa dos 100kw e assumindo que existe, o que o carregador deve fazer é ajustar a tensão à tensão do pack do VE, ou seja, o pack tem +- 360V (deduzo que nominais e tendo 192 celulas, estão 2 em paralelo a 3.7V) assim, seriam 4.2V x 96 celulas o que dá aproximadamente 400V. dependendo da forma como o carregador disponibiliza essa potência e calculando pela corrente máxima seria 100kW / 400V = 250A
250A / 2 celulas em paralelo = 125Amp/celula
O pack tem 27kWh (deduzo que também sejam nominais porque senão estariam a enganar a malta toda :) ) e dividindo pela tensão do mesmo, os 360V, o paralelo tem aproximadamente 76ah que dividido por 2 dá os 38ah/celula. e os 80% 30ah

os 125A / 30ah = +-4C

Foi +- assim que chegaste aos 4C?

Mas o carregamento não demora 1 hora, demora apenas 25", seria, e deixa cá ver se não me engano:

25" são 30" - 5".... e 5" são 0.08 de 1 hora, ora em 30" passa o dobro dos amp + os 0.08 (dos 5") fazendo o carregamento dos 4C x 2.08 o que na realidade dará.... 8.5C.

Vá, agora digam lá onde me enganei :)

Não, eu fiz apenas 100 / 27 :D

Em tempo é igual, pegas no valor anterior e divides por 60 minutos, nesse caso tens a conta mal, se 1C são 60 minutos, 4C = 15 minutos, teóricos claro.
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Re: Kia Soul EV

Mensagem por sergiomms » domingo dez 07, 2014 12:11 am

naaaa....
esquece, já vi que nem contas fizeste :) :lol: :lol:
se 100kWh / 27kWh = +- 4C já tens os 4C hora, logo x os 2.08 = ....... certo? :idea:
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Re: Kia Soul EV

Mensagem por RJSC » domingo dez 07, 2014 12:44 am

jmal Escreveu:
Celestino Escreveu:Este Kia diz que sim...
Para tecnologia que usa (LiPO) serão das primeiras a aceitar 4C de carga.
Já há 2 anos comprei para o meu avião de modelismo uma bateria LiPo que suporta 5C em carregamento...

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Re: Kia Soul EV

Mensagem por visitante1 » domingo dez 07, 2014 1:01 am

Sosseguem essa questao dificilmente se vai colocar, é apenas um golpe de marketing!

A organizacao delesé tao grande que permitem q um veiculo se desloque da alemanha ate PT para fazer ensaios quando pelos vistos tinham ca um!!!

E ainda o deixam vir para a rua antes do suposto lançamento, e pior permitem que se façam cargas rapidas ignorando o facto de tanto o carro como o carregador poderem sofrer danos ...

Ė mesmo uma organizacao á xines...perdao, coreano.
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Re: Kia Soul EV

Mensagem por sergiomms » domingo dez 07, 2014 11:12 am

Eu diria que é a velha disputa entre departamentos... O comercial quer vender mesmo que não funcione, e o técnico quer que funcione antes de causar estragos no cliente......

É assim em todas as empresas...
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Re: Kia Soul EV

Mensagem por jmal » domingo dez 07, 2014 12:25 pm

sergiomms Escreveu:naaaa....
esquece, já vi que nem contas fizeste :) :lol: :lol:
se 100kWh / 27kWh = +- 4C já tens os 4C hora, logo x os 2.08 = ....... certo? :idea:
Não, não fiz contas, assumi que estaria perto de 4C com a conta que apresentei, os 2.08 não percebi.
RJSC Escreveu:Já há 2 anos comprei para o meu avião de modelismo uma bateria LiPo que suporta 5C em carregamento...
Há 2 tipos distintos de Lipo's, de alta densidade e alta potência (à conta disto à muitos que vendem gato por lebre, cuidado), assumi que estas são de alta densidade devido às informações que dão vídeo que está noutro tópico, e as de alta densidade não costumam suportar mais de 1C de carga, já nas de alta potência, já existem com 12C de carga e 70C de descarga.

A tecnologia continua a evoluir.

visitante1 Escreveu:Sosseguem essa questao dificilmente se vai colocar, é apenas um golpe de marketing!

A organizacao delesé tao grande que permitem q um veiculo se desloque da alemanha ate PT para fazer ensaios quando pelos vistos tinham ca um!!!

E ainda o deixam vir para a rua antes do suposto lançamento, e pior permitem que se façam cargas rapidas ignorando o facto de tanto o carro como o carregador poderem sofrer danos ...

Ė mesmo uma organizacao á xines...perdao, coreano.
Que confusão, então mas não foi já lançado nos EUA, está por ai um vídeo de um dono cheio de felicidade. :)
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Re: Kia Soul EV

Mensagem por RJSC » domingo dez 07, 2014 12:43 pm

visitante1 Escreveu:Sosseguem essa questao dificilmente se vai colocar, é apenas um golpe de marketing!

A organizacao delesé tao grande que permitem q um veiculo se desloque da alemanha ate PT para fazer ensaios quando pelos vistos tinham ca um!!!

E ainda o deixam vir para a rua antes do suposto lançamento, e pior permitem que se façam cargas rapidas ignorando o facto de tanto o carro como o carregador poderem sofrer danos ...

Ė mesmo uma organizacao á xines...perdao, coreano.
Mas pelos vistos o carregador tuga modelo antigo funcionou sem problemas...
Para essse não foi carro bomba.

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Re: Kia Soul EV

Mensagem por Emanuel Couto » domingo dez 07, 2014 12:52 pm

RJSC Escreveu:
jmal Escreveu:
Celestino Escreveu:Este Kia diz que sim...
Para tecnologia que usa (LiPO) serão das primeiras a aceitar 4C de carga.
Já há 2 anos comprei para o meu avião de modelismo uma bateria LiPo que suporta 5C em carregamento...

Porque será que as baterias, duma maneira geral, são dos equipamentos com garantia mais curta... :shock:

O fabricante (numa campanha de marketing) até pode dizer que as suas suportam uma carga de (15C) e descarga de (30C).
Será que quando elas derem o berro ainda estão na garantia...

E os fabricantes dos (carregadores rápidos) vão na mesma onda... estão mais preocupados em terem um bom produto no mercado, do que a saúde das baterias.
O que até é compreensível, são quase obrigados a seguir este rumo, porque a sociedade assim o exige,
Já que quanto mais rápidas forem as cargas, menos tempo ficarão nos postos, um maior número de VE"s serão carregados em X tempo, sem falar na maior comodidade para o utilizador (quanto mais rápido o seu veículo ficar carregado melhor).

Porque serão necessários sempre mais pontos de carga para VE's, do que bombas de gasolina para CI's, pois este último tem a vantagem de poder carregar as suas "baterias" em poucos minutos.

Voltando aos carregadores, e baterias.
Tomando como base que utilizei para os (pequenos carregadores) que construí para este tipo de bateria, foi sempre arquitectado da seguinte forma.

Fase (1) carga de corrente constante.
É utilizada uma corrente constante para carregar a bateria, corrente esta que pode ser igual ou inferior à corrente nominal.
A bateria é carregada em corrente constante até atingir a tensão limite anunciada pelo fabricante da mesma.

Fase (2) caracteriza-se pelo facto de manter a tensão constante.
Que é manter uma tensão constante nos terminais da bateria até que a corrente à qual a bateria está a carregar seja igual ou inferior a (+/-2%) da corrente nominal da bateria.
Momento no qual se dá por terminada a carga da bateria.

Claro que para um pack enorme de baterias que um VE tem (que custam uma pipa de massa) convém ter um circuito para fazer o balanceamento das células individualmente, porque quanto mais abusos elas sofrem de (cargas rápidas/descargas rápidas) mais tendência terão a ficar desbalanceadas.

Portanto uma carga de (1C/M) seria óptima.
Apesar de haver diferenças nos comportamentos das diferentes químicas, correntes/tensões limite etc, a tecnologia é a mesma em todas, aliás... todas as baterias gostam é de (cargas lentas).

Mais tempo para reverter o processo de descargas que foram submetidas, menor calor, menor desgastes nos seus "órgãos".

Agora não quero dizer que em situações de necessidade não deveremos fazer cargas superiores!
Que é o caso de carregar quando estamos com pressa.

Mas com a atual tecnologia, acho um exagero submeter baterias dessas a tantos (C's) eu diria um verdadeiro atentado, e quem (percebe a fundo) como as coisas se processam sabe do que estou a falar...

Portanto, aconselho quem tiver baterias com esta ou outras químicas ((dar preferência sempre que possível a cargas lentas))

Mas acho que as baterias do futuro não terão este problema, vamos ver"".
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

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Re: Kia Soul EV

Mensagem por sergiomms » domingo dez 07, 2014 6:57 pm

jmal Escreveu:Não, não fiz contas, assumi que estaria perto de 4C com a conta que apresentei, os 2.08 não percebi.
Os 2.08 são o factor que os 4C devem ser multiplicados devido ao carregamento demorar apenas 25 min. Porque os 4C seriam reais se o carregamento demorasse 1h.
jmal Escreveu:Há 2 tipos distintos de Lipo's, de alta densidade e alta potência (à conta disto à muitos que vendem gato por lebre, cuidado), assumi que estas são de alta densidade devido às informações que dão vídeo que está noutro tópico, e as de alta densidade não costumam suportar mais de 1C de carga, já nas de alta potência, já existem com 12C de carga e 70C de descarga.

A tecnologia continua a evoluir.
O ideal, no meu ponto de vista, será ter baterias de alta densidade de alta capacidade, assim, uma bateria de 250ah 3.7V pode carregar a 1C uma carga rápida.
visitante1 Escreveu:Sosseguem essa questao dificilmente se vai colocar, é apenas um golpe de marketing!
Até pode ser, mas já há demasiadas fontes a citar o mesmo, inclusivamente a VW.
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Re: Kia Soul EV

Mensagem por jmal » domingo dez 07, 2014 9:07 pm

sergiomms Escreveu:
jmal Escreveu:Não, não fiz contas, assumi que estaria perto de 4C com a conta que apresentei, os 2.08 não percebi.
Os 2.08 são o factor que os 4C devem ser multiplicados devido ao carregamento demorar apenas 25 min. Porque os 4C seriam reais se o carregamento demorasse 1h.
jmal Escreveu:Há 2 tipos distintos de Lipo's, de alta densidade e alta potência (à conta disto à muitos que vendem gato por lebre, cuidado), assumi que estas são de alta densidade devido às informações que dão vídeo que está noutro tópico, e as de alta densidade não costumam suportar mais de 1C de carga, já nas de alta potência, já existem com 12C de carga e 70C de descarga.

A tecnologia continua a evoluir.
O ideal, no meu ponto de vista, será ter baterias de alta densidade de alta capacidade, assim, uma bateria de 250ah 3.7V pode carregar a 1C uma carga rápida.
visitante1 Escreveu:Sosseguem essa questao dificilmente se vai colocar, é apenas um golpe de marketing!
Até pode ser, mas já há demasiadas fontes a citar o mesmo, inclusivamente a VW.

Acho que andas a fazer alguma confusão com os C's
.
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Re: Kia Soul EV

Mensagem por visitante1 » domingo dez 07, 2014 10:32 pm

RJSC Escreveu:
visitante1 Escreveu:Sosseguem essa questao dificilmente se vai colocar, é apenas um golpe de marketing!

A organizacao delesé tao grande que permitem q um veiculo se desloque da alemanha ate PT para fazer ensaios quando pelos vistos tinham ca um!!!

E ainda o deixam vir para a rua antes do suposto lançamento, e pior permitem que se façam cargas rapidas ignorando o facto de tanto o carro como o carregador poderem sofrer danos ...

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Mas pelos vistos o carregador tuga modelo antigo funcionou sem problemas...
Para essse não foi carro bomba.
Respondo a isso com um post anterior:
visitante1 Escreveu:no lançamento na Noruega foram vendidos 450!
quem encomendar agora só o vai ter em maio!

outa curiosidade é que os tecnicos da hyunday/kia andam ás turras com a norma chademo, lançaram o carro e agora nõa o conseguem carregar em sistema rápido :o , nem mesmo vizinhos deles, os fabricantes de carregadores rapidos Delta, aliás cada vez que o ligavam a um ficava fora de serviço, os da Abb estouravam e os fabricados em PT só carregavam 50% das vezes... vai se lá saber como os gajos intrepretaram a norma!!!!

Também foram os unicos até hoje que ignoraram os fabricantes de carregadores, nunca apareceram com um carro para testar, ao contrario dos outros que quiseram garantir funcionalidade sempre presencialmente.
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Re: Kia Soul EV

Mensagem por visitante1 » domingo dez 07, 2014 10:35 pm

jmal Escreveu:
sergiomms Escreveu:naaaa....
esquece, já vi que nem contas fizeste :) :lol: :lol:
se 100kWh / 27kWh = +- 4C já tens os 4C hora, logo x os 2.08 = ....... certo? :idea:
Não, não fiz contas, assumi que estaria perto de 4C com a conta que apresentei, os 2.08 não percebi.
RJSC Escreveu:Já há 2 anos comprei para o meu avião de modelismo uma bateria LiPo que suporta 5C em carregamento...
Há 2 tipos distintos de Lipo's, de alta densidade e alta potência (à conta disto à muitos que vendem gato por lebre, cuidado), assumi que estas são de alta densidade devido às informações que dão vídeo que está noutro tópico, e as de alta densidade não costumam suportar mais de 1C de carga, já nas de alta potência, já existem com 12C de carga e 70C de descarga.

A tecnologia continua a evoluir.

visitante1 Escreveu:Sosseguem essa questao dificilmente se vai colocar, é apenas um golpe de marketing!

A organizacao delesé tao grande que permitem q um veiculo se desloque da alemanha ate PT para fazer ensaios quando pelos vistos tinham ca um!!!

E ainda o deixam vir para a rua antes do suposto lançamento, e pior permitem que se façam cargas rapidas ignorando o facto de tanto o carro como o carregador poderem sofrer danos ...

Ė mesmo uma organizacao á xines...perdao, coreano.
Que confusão, então mas não foi já lançado nos EUA, está por ai um vídeo de um dono cheio de felicidade. :)
estava a falar do lançamento cá! ainda não foi lançado certo?
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Re: Kia Soul EV

Mensagem por Celestino » domingo dez 07, 2014 10:39 pm

Sim, não foi lançado cá ainda.
Por isso não autorizaram publicação de fotos no test-drive que proporcionaram...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
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