Renault Zoe

Local indicado para dar o testemunho sobre o test drive num veículo eléctrico

luiskopke
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: segunda ago 03, 2015 3:47 pm

Teste drive renault zoe Julho 2015

Mensagem por luiskopke »

Boas,

Eis a minha experiencia no test drive do renault zoe no stand litocar cernache (oficial) em coimbra.
julho 2015
Descentralizado da cidade a cerca de uns 12 km, que acaba por não se perceber muito bem, porque é que o stand principal na própria cidade não tem veiculos eletricos, sendo os clientes encaminhados para cernache.
Muito bem, passada esta incongruencia, apareço no stand sem marcação. Boa apresentação, carros arrumados, e logo à entrada uma estação de carregamento com um zoe zen branco parado.
No stand lá dentro, alguns veiculos a combustão e mais um zoe preto intens.
Sentei-me, exploreio-o: bonito por fora, linhas contemporaneas e até algo futuristas, com o realce da grelha e farois frontais que lhe dão um aspeto moderno e fora do vulgar.
Sensaçao de carro mais alto que o clio, e praticamente do mesmo tamanho. Aliás, tem traços de muita semelhança com o clio.
Cheiro a novo, o interior é repleto de plásticos duros.
Futurista, agradável e limpo (simples mas prático), pareceu-me estar bem montado.
Apesar de serem plásticos duros, não me chateou muito, pois não parece um dácia com algumas folgas, mas sim assentam bem ao milimetro entre arestas.
A impressão que tive foi boa no geral.
Chegou-se um vendedor ao pé de mim, que começou com todo o seu discurso habitual profissional.
Simpático q.b., dispo-se a ajudar-me nas questões que necessitasse.
referiu tratar-se de um renault zoe intens com autonomia de 250km.
Primeira gafe.. .
Sei que no espositor estava o intens q210, e que não tem efetivamente aquela autonomia.
Confrontei-o ao que rapidamente tentou dar a volta. Fiz-me desentendido, para não criar constrangimentos.
Convidou-me a fazer um test drive, ao qual aceitei na hora.
Trazia comigo os meus filhos pelo que coloquei cadeira atras e lá se sentaram.
O carro q210 também, embora estivesse estacionado junto ao posto de carregamento, não estava a carregar.
Branco, não me atraiu tanto como o preto, bem como os interirores mais claros, embora bonitos, com o tempo adquirem uma tonalidade suja.
Após uma breve explicação de como funcionavam os comandos, ligou o carro.
Nada... silencio absoluto. gostei.
O seletor de mudanças é algo perro, onde apenas se encontra o drive, rewind e neutral.
Colocando na posição drive, o carro anda para a frente sem necessidade de acelerar, pelo que num semáforo por exemplo ou colocamos o pé no travão ou ele anda.
Iniciei a marcha e ..... silencio absoluto. Gostei.
muito fixe o acelerar gentil e macio do carro. Sem som é engraçado...
No mostrador apenas se verificava 14km de autonomia.. o que me leva a crere sempre na mesma porcaria dos stands.. colocam pouco combustivel (sempre na reserva) ou pouca bateria, para nos limitar no teste e não nos aventurarmos em grandes aceleraçoes etc.
Isso não gostei.
O vendedor, revelava falta de conhecimento geral a nivel do veiculo. muitas das vezes referia-se a autonomias exageradas e do estado excelente dos postos de carregamento a nivel do país, quando sabemos que não estão.
O carro, tem uma resposta de aceleração muito boa, para os 1400kg de peso. Acelera rápido. É agil. o volante é leve e com direçao precisa.
Não se ouvem ruidos parasitas (jantes 16).. embora com odisse sejam plasticos rigidos, parecem-me bem montados, não revelando (9000km) nenhum ruido que me chateasse.
aliás.. é mesmo muito insonorisado. Gostei.
Ao acelerar rápido, ouve-se um silvo metálico tipo turbo a acompanhar o que lhe dá um som agradável.
Em modo eco, a aceleração é ... uma lástima.. .
A fazer esses ou em curva, o carro tabém se comporta bem, desde que não se abuse, onde aí se verifica um ligeiro adornar da carroçaria, mas nada de mais. . Gostei.
ergonomicamente funcional, todos os comandos e funções são simples e de fácil leitura. Notei o volante um tanto ou quanto horizontalizado, se é que me faço entender.. Não tanto na veritical como a maioria. mais tipo forgão.. mas nada do outro mundo.. Não seria por aí que não o comprava ( ou compro).
Infelizmente e devido aos contrangimentos do vendedor que constantemente me dizia para onde ir ( apenas no quarteirão), limitou-me tanto quanto a autonomia que tinha, onde o chamei à razão, pelo facto de a marca ter esta estratégia afim de eu poder usar pouco o carro.
a condução em estrada nacional, foi pouca, mas notei que se mexe bem, acompnaha facilmente os restante carros dentro também do que manda a lei portuguesa sobre a velocidade..
Quando se quer ultrapassar o carro facilmente dos 65kmh passa para 85kmh por exemplo permitindo ultrapassar sem dificuldade.
Boa travagem embora estranha, com o pedal a parecer algo duro e um pouco mais demorada que um carro termico.
De regresso, fui verificando os sistemas de navegação, que é razoável, resposnde em tempo real. a camara de marcha atras tem boa definiçao, com as linhas existentes e as das rodas.
O som dos altifalantes... nada de especial.. hep.. ouve-se..
Os bancos são confortáveis e envolventes.. falta o apoio de braço central o que existe comm oacessório, ou pode-se arranjar na concorrencia..
No aspeto geral, não se pode exigir material de luxo neste tipo de veiculos, dado que já são caros por natureza e se realmente ainda lhe metessem tudo do bom e do melhor, ficava com preços impraticáveis..
Assim e desta forma, o compromisso relação preço qualidade, acho que está bom.
O material embora fraco, está bem montado e é confortável. Gostei.
Velocidade máxima não atingi, mas aos 120 coitadinho parece que já não tem muito mais pra dar, parece esgotado. . Não sei se era algum modo de sobrevivencia pela pouca autonomia..
De regresso ao stand, estacionei facilmente com o recurso à camara traseira e sons de aproximação de obstaculos. A direção muito leve facilita as manobras..
O carro é ágil no transito e manobravel, sendo uma excelente aquisição para quem anda maioritáriamente na cidade. .
Penso que como carro secundário para quem tenha outro é o ideal.. O térmico, passa a ficar parado e deve ser usado apenas para viagens mais longas ou para alguma emergencia.. e o eletrico.. usado e abusado.. pois em termos de custos posteriores são muito baixos..
Bom.. Acho que está praticamente tudo dito..
Do carro gostei muito.. Na minha perspetiva é mais bonito que o clio.. mais bonito que o leaf.. . embora não tenha para oferta o que o leaf tem.. mas também pelo valor de um e de outro.. este está muito em conta.
Gostei da condução, da ausencia de ruido, muito bem insonorisado, da agilidade, da aceleraçao.
Não gostei... é caro mesmo assim, o que leva a ter que fazer muito bem as continhas para se confirmar se compensa assim tanto no médio longo prazo este investimento contra um a gasoleo ou gasolina ou gás..
Mas.. estou mesmo muito inclinado em comprar um carro antigo por uns 200 300 euros, e aguardar 6 mesistos e ver o que nessa altura acontece e da-lo à troca para receber o incentivo na compra do zoe r240 que acredito seja muito melhor que este..
Não gostei da passividade do vendedor, da inércia do stand que parece que não quer vender carros eletricos..
ausencia de conhecimento das caracteristicas, não sabem nada dos carregamentos, não sabem preços de revisões do carro eletrico... e em cernache, limitaram-me muito o teste tanto que não tenho vontade de la o comprar e se me vir confinado a esse stand, de certeza que o proximo teste drive sou eu que decido.. horas a fio a ver o carro..
Pesssoa.. .
fiquem bem
Qualquer coisa perguntem pois posso ter-me esquecido de algo..


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Teste drive renault zoe Julho 2015

Mensagem por jasmim »

luiskopke Escreveu:Boas


Penso que como carro secundário para quem tenha outro é o ideal.. O térmico, passa a ficar parado e deve ser usado apenas para viagens mais longas ou para alguma emergencia.. e o eletrico.. usado e abusado.. pois em termos de custos posteriores são muito baixos..

Portanto seria o carro principal :)
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Teste drive renault zoe Julho 2015

Mensagem por jmlflorencio »

Por acaso gosto muito do ZOE também, creio que é uma excelente opção para segundo veículo...


luiskopke
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: segunda ago 03, 2015 3:47 pm

Re: Teste drive renault zoe Julho 2015

Mensagem por luiskopke »

looool... ok visto por esse prisma....
mas o que queria dizer era que acho ainda arriscado ter o zoe ou qualquer outro elétrico com esta autonomia apenas como carro único... pelas razões que disse.
mas lá está, tendo um térmico para qualquer eventualidade em que autonomia, e abastecimento sejam condicionantes, então sim.. venha um elétrico..
É mesmo isso que estou tentado a fazer... Só depois entra também a questão do incentivo.. Sem carro a troca não há incentivo.


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Teste drive renault zoe Julho 2015

Mensagem por O_volt »

E qual o preço desse ZOE?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


luiskopke
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: segunda ago 03, 2015 3:47 pm

Re: Teste drive renault zoe Julho 2015

Mensagem por luiskopke »

Sendo usado de serviço com cerca de 9000km versão ou era zen ou intens ( penso eu zen porque os estofos eram os brancos da versão zen no entanto tinha Camara que pertence ao intens...) estavam a pedir 18000.. O vendedor nao soube responder se esse tinha direito a incentivo.. No meu entender o estado atribui o incentivo a carro novo sem matricula e aquele de serviço tem matricula contudo quem o comprar é efectivamente o primeiro dono... Fiquei na mesma... Apenas vejo .... Novo custa 24500€. De serviço com 9000km esta praticamente novo e por 18000€, é porque lhe estao a fazer algum desconto... Venda con aluguer da bateria

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Teste drive renault zoe Julho 2015

Mensagem por Mumia »

eu bem que tento fazer test-drive do ZOE tento, mas.... :roll: :lol: :|
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Teste drive renault zoe Julho 2015

Mensagem por jmlflorencio »

18.000 por carro de serviço, sem direito a incentivo, e ainda por cima com aluguer de bateria... :-/ :-/


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Teste drive renault zoe Julho 2015

Mensagem por O_volt »

luiskopke Escreveu:looool... ok visto por esse prisma....
mas o que queria dizer era que acho ainda arriscado ter o zoe ou qualquer outro elétrico com esta autonomia apenas como carro único... pelas razões que disse.
mas lá está, tendo um térmico para qualquer eventualidade em que autonomia, e abastecimento sejam condicionantes, então sim.. venha um elétrico..
É mesmo isso que estou tentado a fazer... Só depois entra também a questão do incentivo.. Sem carro a troca não há incentivo.
Sendo assim, é mais caro do queum LEaf e menos carro do que um LEaf.
E não, não tens direito a incentivo...tb eu já tentei.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Teste drive renault zoe Julho 2015

Mensagem por jasmim »

Sao menos 6500 eur do que novo.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Teste drive renault zoe Julho 2015

Mensagem por Emanuel Couto »

Bom test-drive sim senhor... Bom trabalho, esperamos por outros!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


be_me
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: terça mai 25, 2010 6:19 pm

Re: Teste drive renault zoe Julho 2015

Mensagem por be_me »

Vendo os preços que estão a pedir pelo ZOE continuo sem perceber como ainda se vendem aos valores apresentados. Uso um Leaf e até aos 150km/h nunca se sente ficar sem força ou outro tipo de situação.


luiskopke
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: segunda ago 03, 2015 3:47 pm

Re: Teste drive renault zoe Julho 2015

Mensagem por luiskopke »

Pois... leaf é leaf.. Nissan né?... Parece-me um passito À frente da renault em termos de vendas e vanguarda actual. Também é outro segmento e tem muito mais extras que o zoe.. Mas a diferença de preços faz-se sentir.. Se bem que o R240 tem milhões de euros investidos e vai ser seguramente melhor. Pelo menos em carregamento já terá ventoinhas de refrigeração em constante funcionamento em vez de alternado como no q210.
Resta aqui duas questões .. Comprar o carro sem baterias incluídas ao fim e ao cabo deverá andar ela por ela, pois o valor que pagamos mensalmente faz baixar o custo do carro a um valor, que é o valor do custo da baterias à cabeça.. Fica apenas o dilema.. Págo à cabeça 7000 euros a mais e ando descansadinho da vida sem chatices de mensalidades, mas sempre com o c..zinho apertado para não avariarem antes do tempo ou não as degradar, ou pago menos 7000 euros fico mais folgado e ando sempre com aquela cena na cabeça que tenho de pagar a mensalidade, mas por outro lado descansado porque se avariar dão outra e se ficar abaixo de 75% de capacidade também tenho outra..
Cada um terá a sua opinião fundamentada.
o outro dilema é que a tecnologia está em constante desenvolvimento e será como sempre foi em tudo.. Vejamos o caso dos telemóveis. inicialmente caros e com cada tijolo e facilmente caem em desuso...Máquinas fotográficas, televisões etc e tal.. tudo o que é maquinaria vai evoluindo e não deverá faltar muitos anos para que se assista a um boom de vendas de VE.. Nessa altura sim acredito que serão mais baratos com produção massificada. até lá, vamos tendo estes bloquitos de cimento, pesados, fracotes, mas que embora caros, vão fazendo a diferença numa mudança de vida e independencia às custas associadas aos veiculos a combustivel.


luiskopke
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: segunda ago 03, 2015 3:47 pm

Re: Teste drive renault zoe Julho 2015

Mensagem por luiskopke »

zoe vs leaf
Anexos
ampnet_photo_20150624_101208.jpg
ampnet_photo_20150624_101208.jpg (697.15 KiB) Visto 9558 vezes

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Teste drive renault zoe Julho 2015

Mensagem por Celestino »

Essa cena do medo da bateria avariar ou degradar não faz sentido.
Há uma coisa chamada "garantia"...
Que por acaso até permite fazer muito mais km descansado!
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Teste drive renault zoe Julho 2015

Mensagem por O_volt »

Celestino Escreveu:Essa cena do medo da bateria avariar ou degradar não faz sentido.
Há uma coisa chamada "garantia"...
Que por acaso até permite fazer muito mais km descansado!
Nem mais!
Aliás a Renault está com dificuldades em acionar a garantia dos utlizadores.
Mais, há quem tenha apenas ficado com uma bateria a 75% depois de substituída, e paga na mesma o aluguer, enquanto a nissan põe uma nova.
Espero bem bem que o sistema de ventoinhas funcione MUITO melhor, porque no Fluence e Q210....que lástima.
O que interessa é que compres um VE....o resto é conversa!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Renault Zoe

Mensagem por visitante1 »

onde li algures que a garantia dada á bateria no regime de aluguer é valida em determinadas condições?
é verdade?
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


luiskopke
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: segunda ago 03, 2015 3:47 pm

Re: Renault Zoe

Mensagem por luiskopke »

Sim.. o próximo será elétrico.. quando?.. a médio prazo..


be_me
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: terça mai 25, 2010 6:19 pm

Re: Teste drive renault zoe Julho 2015

Mensagem por be_me »

luiskopke Escreveu:Pois... leaf é leaf.. Nissan né?... Parece-me um passito À frente da renault em termos de vendas e vanguarda actual. Também é outro segmento e tem muito mais extras que o zoe.. Mas a diferença de preços faz-se sentir.. Se bem que o R240 tem milhões de euros investidos e vai ser seguramente melhor. Pelo menos em carregamento já terá ventoinhas de refrigeração em constante funcionamento em vez de alternado como no q210.
Resta aqui duas questões .. Comprar o carro sem baterias incluídas ao fim e ao cabo deverá andar ela por ela, pois o valor que pagamos mensalmente faz baixar o custo do carro a um valor, que é o valor do custo da baterias à cabeça.. Fica apenas o dilema.. Págo à cabeça 7000 euros a mais e ando descansadinho da vida sem chatices de mensalidades, mas sempre com o c..zinho apertado para não avariarem antes do tempo ou não as degradar, ou pago menos 7000 euros fico mais folgado e ando sempre com aquela cena na cabeça que tenho de pagar a mensalidade, mas por outro lado descansado porque se avariar dão outra e se ficar abaixo de 75% de capacidade também tenho outra..
Cada um terá a sua opinião fundamentada.
o outro dilema é que a tecnologia está em constante desenvolvimento e será como sempre foi em tudo.. Vejamos o caso dos telemóveis. inicialmente caros e com cada tijolo e facilmente caem em desuso...Máquinas fotográficas, televisões etc e tal.. tudo o que é maquinaria vai evoluindo e não deverá faltar muitos anos para que se assista a um boom de vendas de VE.. Nessa altura sim acredito que serão mais baratos com produção massificada. até lá, vamos tendo estes bloquitos de cimento, pesados, fracotes, mas que embora caros, vão fazendo a diferença numa mudança de vida e independencia às custas associadas aos veiculos a combustivel.
Diferença de preço? entre o LEAF e o ZOE? Apenas se não tiver carro para abate. O LEAF Accenta custa aproximadamente 34000 com bateria com 9000 euros (4500+4500) fica por 25000 com bateria. Se for profissional liberal ou empresa ainda pode abater o IVA ou seja ficará por aproximadamente 20000 podendo ser até menos.
Pelo que tenho lido no forum NissanLeafPT o ZOE sem bateria estão nos 25508....http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... p47574[url][/url]
Apenas gostaria de poder carregar a trifásico no LEAF isso sim...era quase um CR em cada esquina.
Ou seja que diferença de preço pergunto eu mais uma vez?


luiskopke
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: segunda ago 03, 2015 3:47 pm

Re: Renault Zoe

Mensagem por luiskopke »

o zoe life começa em Portugal nos 21000 e qualquer coisa ainda sem incentivos. Equipamentos e segmentos são claramente diferentes, mas o Renault é o primeiro a chegar próximo da barreira dos 15000, e o r240 será (ridículo) 500eur mais barato segundo tenho lido na imprensa especializada.

Responder

Voltar para “Test Drive”