Renault Zoe
Enviado: segunda dez 15, 2014 2:33 pm
Vivas a todos. .
Primeiro que tudo, obrigado à ZEEV, que amavelmente cedeu o veículo deste teste.
Deixem-me que vos diga que, este carro tem tudo para ser um sucesso de vendas como o Leaf, excepto o preço e o aluguer de baterias. O preço até seria bom para o carro que é, se tivesse as baterias incluídas. Um Clio a Diesel com os mesmo extras que este Zoe (GPS, AC, etc.) fica ao mesmo preço e ainda gasta gasóleo sempre que anda. Ora, sabendo já que vem aí uma versão i-Zoe (baterias incluídas), estou expectante para ver o feedback do mercado e desejoso para que seja desta, que a mais procurada das gamas, tenha um "hit" VE. .
Como de costume, aconselho a visualização do episódio do Fully Charged (em Portugal! Cascais, Lisboa, Almada/Caparica) dedicado a este carro:
Link
As características estão aqui no site da marca:
http://www.renault.pt/gama/veiculos-eletricos/zoe/zoe/
O preço vai dos 21.275€ até aos 23.075€ conforme o nível de equipamento.
Há três níveis de equipamento, Life, Zen e Intens, por ordem crescente de extras e preço. As diferenças são a nível de design (jantes e estofos), comunicação (sistema de som), climatização (filtros de cheiros, etc.) e conforto (sistema de ajuda ao estacionamento com câmara e apito avisador traseiros, chave cartão com telecomando ou mãos-livres).
A versão testada foi a full-extras (Intens).
Uma das opções que estranhei por não a ver incluída, é o carregador doméstico (vulgo cabo com "sabonete"/EVSE para podermos carregar em casa). É um extra que custa 600€. Este Zoe que está nas minhas mãos não o traz, o que faz com que só se possa carregar num Mobi.E (vulgo, na conhecida tomada mennekes), ou numa wallbox com cabo "mennekes fêmea". Ora, eu felizmente tenho uma espécie de wallbox artesanal portátil com a entrada mennekes fêmea, o que me possibilitou carregar em todo o lado. .
O Zoe está homologado para 5 lugares. É pequeno para ter conforto com três pessoas adultas no banco de trás, mas qualquer outro veículo a combustão dentro da mesma gama tem o mesmo "problema".
Como é um carro relativamente pequeno, um condutor de pernas e braços mais compridos do que o habitual, faz com que o espaço atrás fique "à justa" para o "pendura" mais novo da família.
A bagageira é muito boa. Claramente maior do que a de um i-Miev ou Fluence Ze. Calculo que seja semelhante à de um Leaf.
A Renault tem um sistema como o Carwings da Nissan (onde vemos via Internet/smartphone dados importantes, como a carga disponível, por exemplo) chamado R-Link.
O software do tablet multimédia integrado é muito agradável. Gostei muito da usabilidade dele. É instintivo, simples, com menus e informação adequada e, acredito, mais que suficiente para o utilizador comum.
O Zoe vem com uma autonomia de 210 km (ciclo NEDC), 195 para o modelo que traz as jantes de 17''. A autonomia real, são os habituais 100 a 150 km. Comigo a conduzir, revelarei o resultado na próxima mensagem. .
O Zoe tem a possibilidade de carregamento em tomadas trifásicas, o que permite carregar 80% da capacidade em 1 hora (com uma wallbox compatível com os 22 kW).
Infelizmente, tal como esperava, a minha experiência com o Renault mostrou que o seu carregador AC é pouco eficiente. Na próxima mensagem explicarei como o concluí e fornecerei os dados do teste aos carregamentos.
Além disso, encontrei um outro pequeno defeito neste Zoe que testei: O cabo mennekes só tem 3 metros (o que é manifestamente curto, especialmente quando a tomada do Mobi.E fica perto da traseira do carro, algo que já nos sucedeu a todos).
O motor tem 88 cv (disponíveis quando o modo eco não está activo), que faz com que ele atinja 135 km de velocidade máxima (até 141 km no mostrador).
O motor é bastante ágil e potente o suficiente para o dia-a-dia do Zoe. Apesar de limitado na velocidade máxima (e na potência do modo eco), o modo normal dá uma resposta muito decente e rapidamente recuperamos velocidade, caso dela necessitemos. .
Ainda tenho o Zoe na minha posse por mais um dia. Se têm alguma dúvida ou curiosidade, digam até amanhã que tentarei satisfazê-las.
.
Primeiro que tudo, obrigado à ZEEV, que amavelmente cedeu o veículo deste teste.
Deixem-me que vos diga que, este carro tem tudo para ser um sucesso de vendas como o Leaf, excepto o preço e o aluguer de baterias. O preço até seria bom para o carro que é, se tivesse as baterias incluídas. Um Clio a Diesel com os mesmo extras que este Zoe (GPS, AC, etc.) fica ao mesmo preço e ainda gasta gasóleo sempre que anda. Ora, sabendo já que vem aí uma versão i-Zoe (baterias incluídas), estou expectante para ver o feedback do mercado e desejoso para que seja desta, que a mais procurada das gamas, tenha um "hit" VE. .
Como de costume, aconselho a visualização do episódio do Fully Charged (em Portugal! Cascais, Lisboa, Almada/Caparica) dedicado a este carro:
Link
As características estão aqui no site da marca:
http://www.renault.pt/gama/veiculos-eletricos/zoe/zoe/
O preço vai dos 21.275€ até aos 23.075€ conforme o nível de equipamento.
Há três níveis de equipamento, Life, Zen e Intens, por ordem crescente de extras e preço. As diferenças são a nível de design (jantes e estofos), comunicação (sistema de som), climatização (filtros de cheiros, etc.) e conforto (sistema de ajuda ao estacionamento com câmara e apito avisador traseiros, chave cartão com telecomando ou mãos-livres).
A versão testada foi a full-extras (Intens).
Uma das opções que estranhei por não a ver incluída, é o carregador doméstico (vulgo cabo com "sabonete"/EVSE para podermos carregar em casa). É um extra que custa 600€. Este Zoe que está nas minhas mãos não o traz, o que faz com que só se possa carregar num Mobi.E (vulgo, na conhecida tomada mennekes), ou numa wallbox com cabo "mennekes fêmea". Ora, eu felizmente tenho uma espécie de wallbox artesanal portátil com a entrada mennekes fêmea, o que me possibilitou carregar em todo o lado. .
O Zoe está homologado para 5 lugares. É pequeno para ter conforto com três pessoas adultas no banco de trás, mas qualquer outro veículo a combustão dentro da mesma gama tem o mesmo "problema".
Como é um carro relativamente pequeno, um condutor de pernas e braços mais compridos do que o habitual, faz com que o espaço atrás fique "à justa" para o "pendura" mais novo da família.
A bagageira é muito boa. Claramente maior do que a de um i-Miev ou Fluence Ze. Calculo que seja semelhante à de um Leaf.
A Renault tem um sistema como o Carwings da Nissan (onde vemos via Internet/smartphone dados importantes, como a carga disponível, por exemplo) chamado R-Link.
O software do tablet multimédia integrado é muito agradável. Gostei muito da usabilidade dele. É instintivo, simples, com menus e informação adequada e, acredito, mais que suficiente para o utilizador comum.
O Zoe vem com uma autonomia de 210 km (ciclo NEDC), 195 para o modelo que traz as jantes de 17''. A autonomia real, são os habituais 100 a 150 km. Comigo a conduzir, revelarei o resultado na próxima mensagem. .
O Zoe tem a possibilidade de carregamento em tomadas trifásicas, o que permite carregar 80% da capacidade em 1 hora (com uma wallbox compatível com os 22 kW).
Infelizmente, tal como esperava, a minha experiência com o Renault mostrou que o seu carregador AC é pouco eficiente. Na próxima mensagem explicarei como o concluí e fornecerei os dados do teste aos carregamentos.
Além disso, encontrei um outro pequeno defeito neste Zoe que testei: O cabo mennekes só tem 3 metros (o que é manifestamente curto, especialmente quando a tomada do Mobi.E fica perto da traseira do carro, algo que já nos sucedeu a todos).
O motor tem 88 cv (disponíveis quando o modo eco não está activo), que faz com que ele atinja 135 km de velocidade máxima (até 141 km no mostrador).
O motor é bastante ágil e potente o suficiente para o dia-a-dia do Zoe. Apesar de limitado na velocidade máxima (e na potência do modo eco), o modo normal dá uma resposta muito decente e rapidamente recuperamos velocidade, caso dela necessitemos. .
Ainda tenho o Zoe na minha posse por mais um dia. Se têm alguma dúvida ou curiosidade, digam até amanhã que tentarei satisfazê-las.
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