Vectrix VX-1 Premium 2016

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Vectrix VX-1 Premium 2016

Mensagem por Volt » segunda mai 30, 2016 7:12 pm

Vivas a todos. :-).

Obrigado à FFM pelo privilégio de poder testar este excelente VE de duas rodas.
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A Vectrix dispensa apresentações. Já todos a conhecemos. É uma excelente maxiscooter, muito bem conseguida. Espero que a marca regresse em grande.

Vou apresentar este teste dividido em 3 categorias: Performance, Rotina, Autonomia. A autonomia por ser das mais relevantes questões que se colocam aos VE; A rotina, porque uma maxiscooter é, na sua essência, uma mota do dia-a-dia; A performance, porque a dita é sempre relevante na escolha, quer seja racional ou irracional (no sentido apaixonante do termo).
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Recebi a Vectrix Premium de serviço com a carga no máximo, o que dava muito jeito, visto estar atrasadíssimo para um evento ao qual não podia faltar. Eram 21:15, estava na Quinta do Conde (Margem-Sul) e o evento era às 21:50 na Brandoa (Amadora). Estava decidido que o primeiro teste seria de:

Performance.

Temi não conseguir chegar ao meu destino a horas ou, chegando, não ter autonomia para regressar. Revelou-se efémero. Temer não fazia sentido. Cheguei às 21:40, diverti-me imenso pelo caminho e fiquei com mais de meia carga disponível.

A mota parecia já me conhecer. A confiança foi mútua e imediata.
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O modo de condução usado foi o Dinâmico. Permite usar a mota ao máximo. O ponteiro da velocidade vai aos 120 kph (e fixa-se por lá). Nota-se que a mota tem força para superar este limite. No sétimo dia de teste, fiz o percurso A5 (entrada em Caxias) até à Avenida da Ponte, de punho trancado nos 120 kph e depois A2 (até ao Fogueteiro) com a mesma "tranca". Fosse a descer, ou a subir, ela não saía dos 120 kph. Impressionante!

A primeira aceleração está limitada (nota-se). Tal como as outras Vectrix, isto não é novidade. Para proteger a mota do pico do arranque, é necessária essa precaução. Daí que, saímos nos semáforos acompanhados pelas outras scooters, mas passado pouco tempo conseguimos que nos "deslarguem". :-).

Fiz uma outra viagem de punho trancado, no décimo segundo dia de teste, mas menos agradável, pois estava muito vento e foi na Ponte Vasco da Gama. Ainda por cima levava pendura e, não fosse o facto de querer testar a performance da Vectrix nessas condições, não faria esta viagem deste modo. Guardo apenas a nota que, depois de uma viagem destas, de 55 km, 33 dos quais com o "punho trancado" nos 120 kph (Ponte VG + A12 + A33), ainda sobraram 5 barras das 17 que compõem o "depósito".
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IMG_0105.JPG (103.16 KiB) Visto 4102 vezes
Outra nota importante, que (apesar de darmos por garantida) não convém esquecer, é o facto da mota não ter perdido a potência mesmo quando já estava no último quarto de carga.

Fazendo a mesma viagem no dia seguinte, mas com mais calma/suavidade (e bem mais agradável, especialmente para a pendura), gastei menos uma barra de carga e demorei quase o mesmo tempo.
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Os pneus que equipam esta mota de serviço não são do mesmo conjunto (nem da mesma marca). Isto não deve fazer diferença a muita gente, mas, para as condições que impus ao teste, fez-me. Notei que o pneu da frente agarrava muito mais que o traseiro. Esta é a principal alteração que eu fazia a esta mota.

As outras alterações são a colocação do descanso central, a reposição da mola da bagageira no lado esquerdo e a colocação da topcase (pois normalmente levo um capacete e casaco [da pendura], mais alguma bagagem tecnológica útil no emprego, e a respectiva mala [da pendura]).
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A grande potência na roda de trás apenas incomoda em duas situações. Uma quando estamos aos "saltinhos" (por exemplo: na Ponte 25 de Abril, se andarmos a acelerar, a roda traseira perde o contacto a cada junta e, quando apanha o alcatrão, derrapa). A outra é em descida acentuada numa estrada de alcatrão vidrado e com areia ou outro tipo de piso menos aderente. A regenerativa é muito forte e o controlo de tracção/bloqueio não é 100% eficaz (nem com 4 rodas, quanto mais com duas).

Nada disto acontece nos outros modos de condução. Mas isso é tema para o teste de:

Rotina.

Adorei o modo de condução Normal. O Dinâmico é muito bruto, com aceleração e regenerativa muito fortes. Já o Normal, parecia que estava de regresso aos comandos da minha VX-1 Li+. O doseamento da aceleração e regeneração é excelente e já familiar. Apenas difere no limite de velocidade (110 kph na Li+, 105 kph nesta). Gostei muito de conduzir neste modo. Apenas trocava para o Dinâmico devido à necessidade (e falta de paciência na AE) de levar a mota aos 120 kph no regresso a casa (em que já não apanho muito trânsito).
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Os outros modos não tive muita paciência para eles, honestamente. Quer o modo Eco, quer o Rain, limitam ainda mais a potência e, "quem dela é sedento, fica em segundos com cieiro". :-).

Para mudar de modo, podemos aceder ao menu (com a tracção desligada) ou, em alternativa (e muito bem conseguida na minha opinião), podemos pressionar o botão E/M (à direita, por baixo da zona dos mostradores) e vemos no mostrador direito as "bolinhas" a indicar a escolha. Foi muito bem pensado e programado.

Quando aceleramos ou regeneramos, deixamos de ver a carga no mostrador da direita, e passamos a ver a potência da aceleração/regeneração. É giro, e se quisermos voltar a ver o estado da carga, basta desacelerar ou, carregar no botão M (lado esquerdo por baixo dos mostradores).
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Aquela funcionalidade que eu nunca soube o nome e comecei a tratar como "modo debug", também está presente nesta versão. No entanto, tem a nuance de termos de manter pressionado o travão esquerdo quando religamos o corte-corrente. Depois de nos habituarmos, é fácil de apanhar o jeito.

Tem mais novidades. Os menus têm muitas opções de grande utilidade (como horas e timers para as cargas, entre outras coisas). O "shutdown" e seus "delays" personalizados são interessantíssimos (bem como o apoio da luz frontal, quando à noite precisamos dela, já depois da mota desligada).

Acho que já falei de quase tudo (e se me esqueci de alguma coisa estou sempre a tempo de cá voltar), excepto da parte que mais gente quer saber. Mas, como acho que esta mota me pôs à-vontade, isso originou um resumo bastante pragmático sobre o teste de:

Autonomia.

Na minha opinião, a autonomia devia ser dada em quatro condições (especialmente as últimas): Condução bruta, condução despreocupada, condução rotineira e condução económica.

Em condução bruta (de uma forma tal que, acredito, os leitores destas palavras dificilmente o irão fazer) a carga dura cerca de 70 km;
Em condução despreocupada, com AE no caminho e atingindo frequentemente velocidades de 120 kph, será já próximo dos 100 km;
Em condução rotineira, teremos entre 130 e 150 km;
Em condução económica, não fiz o teste, mas acredito que ultrapassará os 200 km com facilidade.

Sei que haverá este fim-de-semana uma oportunidade para esse teste, visto que esta Vectrix Premium 2016 vai ao ENVE a Coimbra. Deixo esse relato para o sugarstorm. :-).
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No meio de tanta conversa, esqueci-me de falar sobre o carregamento dela. É bastante flexível, pois podemos carregar entre 100 e 2200 Wh. É útil termos os tais "delays" de que falei, em que é possível colocar a carregar imediatamente, ou escolher um delay personalizado (configurável no menu), ou então não fazer nada e ficar com o delay por defeito (uma hora de espera antes de começar a carga).
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:-).
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Re: Vectrix VX-1 Premium 2016

Mensagem por Volt » quinta jun 02, 2016 2:41 pm

Aqui estão as duas VX-1 à carga...
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jasmim
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Re: Vectrix VX-1 Premium 2016

Mensagem por jasmim » quinta jun 02, 2016 5:08 pm

Muito bom! :D
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Re: Vectrix VX-1 Premium 2016

Mensagem por _rapt0r_ » quinta jun 02, 2016 9:38 pm

Em modo dinamico, quanto é que foi o consumo instantaneo de Amperes?


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Re: Vectrix VX-1 Premium 2016

Mensagem por cuttysark76 » quinta jun 02, 2016 10:09 pm

Excelente relato e mota!
Fazes ideia do preço da versão ensaiada e qual é a capacidade do pack por baixo do Capot?

São performances Premium!
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Re: Vectrix VX-1 Premium 2016

Mensagem por cuttysark76 » quinta jun 02, 2016 10:52 pm

_rapt0r_ Escreveu:Em modo dinamico, quanto é que foi o consumo instantaneo de Amperes?
Esta é uma versão anterior, mas já deixa muita água na boca:

http://youtu.be/Vyt7MBOqF4M
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Re: Vectrix VX-1 Premium 2016

Mensagem por Volt » sexta jun 03, 2016 2:16 am

Creio que o consumo instantâneo máximo anda acima dos 200A.

O preço de uma destas motas com mais de 10 kWh de pack (não sei ao certo quanto tem) é cerca de 10 mil euros.


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Re: Vectrix VX-1 Premium 2016

Mensagem por MRider » sexta jun 03, 2016 7:41 am

Ui 10 mil???
Mais um pouco tem uma Bmw Nova zero km...
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Re: Vectrix VX-1 Premium 2016

Mensagem por _rapt0r_ » sexta jun 03, 2016 8:22 am

Volt Escreveu:Creio que o consumo instantâneo máximo anda acima dos 200A.

O preço de uma destas motas com mais de 10 kWh de pack (não sei ao certo quanto tem) é cerca de 10 mil euros.


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:| Isso é mta potencia..

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Re: Vectrix VX-1 Premium 2016

Mensagem por rcardoso » sábado jun 04, 2016 10:34 am

Não há perspectivas da Vectrix mudar a sua estética? Parece-me que já começa a acusar algum desgaste visual... Principalmente a zona traseira.
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Re: Vectrix VX-1 Premium 2016

Mensagem por Volt » domingo jun 05, 2016 12:55 am

Eu já me contento com a sobrevivência da Vectrix como ela é. Nem peço mais. :-).
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Re: Vectrix VX-1 Premium 2016

Mensagem por jasmim » domingo jun 05, 2016 8:55 am

Volt Escreveu:Eu já me contento com a sobrevivência da Vectrix como ela é. Nem peço mais. :-).
x2 :)
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Re: Vectrix VX-1 Premium 2016

Mensagem por rcardoso » segunda jun 06, 2016 6:41 pm

jasmim Escreveu:
Volt Escreveu:Eu já me contento com a sobrevivência da Vectrix como ela é. Nem peço mais. :-).
x2 :)
Sim, mas é pena que uma marca com tão reputada fiabilidade e qualidade, fique sem evolução e lutando apenas para sobreviver. Ao nível de scooters eléctricas com reputação no "topo", temos apenas a BMW C-Evo e a Vectrix. E se a primeira mostra inovação em tecnologia e design, o mesmo não acontece com a segunda. Ou seja, com o tempo, o monopólio da BMW vai-se acentuar. E concorrência com boa qualidade de materiais e construção precisa-se, para baixarem os preços...
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Re: Vectrix VX-1 Premium 2016

Mensagem por _rapt0r_ » segunda jun 06, 2016 9:39 pm

rcardoso Escreveu:
jasmim Escreveu:
Volt Escreveu:Eu já me contento com a sobrevivência da Vectrix como ela é. Nem peço mais. :-).
x2 :)
Sim, mas é pena que uma marca com tão reputada fiabilidade e qualidade, fique sem evolução e lutando apenas para sobreviver. Ao nível de scooters eléctricas com reputação no "topo", temos apenas a BMW C-Evo e a Vectrix. E se a primeira mostra inovação em tecnologia e design, o mesmo não acontece com a segunda. Ou seja, com o tempo, o monopólio da BMW vai-se acentuar. E concorrência com boa qualidade de materiais e construção precisa-se, para baixarem os preços...

A BMW não ia desistir?

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Re: Vectrix VX-1 Premium 2016

Mensagem por rcardoso » terça jun 07, 2016 8:24 pm

_rapt0r_ Escreveu: A BMW não ia desistir?
j
Não ouvi nem li nada acerca disso. Tudo é possível. Mas numa fase em que os VEs estão cada vez mais a ser vendidos, porque haveria de desistir? Só se vender poucas scooters, devido ao preço elevado...

Mas que a C-Evolution está mesmo muito evoluída, lá isso está! Oxalá houvesse concorrência à altura...
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Re: Vectrix VX-1 Premium 2016

Mensagem por _rapt0r_ » quarta jun 08, 2016 10:03 pm

rcardoso Escreveu:
_rapt0r_ Escreveu: A BMW não ia desistir?
j
Não ouvi nem li nada acerca disso. Tudo é possível. Mas numa fase em que os VEs estão cada vez mais a ser vendidos, porque haveria de desistir? Só se vender poucas scooters, devido ao preço elevado...

Mas que a C-Evolution está mesmo muito evoluída, lá isso está! Oxalá houvesse concorrência à altura...
Empreguei mal o termo.. queria dizer "deixar de produzir a C-Evolution"

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Re: Vectrix VX-1 Premium 2016

Mensagem por Volt » quinta jul 28, 2016 3:59 pm

Boa tarde a todos.

Como tenho a minha VX no estaleiro, pedi para continuar o meu teste a esta azulinha.

A cor dela não é a melhor, mas até para isso há solução. Levei-a à Catedral.

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Ora, gostei do descanso que é poder ir ao estádio e voltar a casa, sobrando quase metade da carga, mesmo andando na AE a 120 kph. Entre o centro desta "península da margem certa" e a Luz, faço 65 km.

Imagem

Na A2 é mesmo conveniente acelerar até aos 120 kph de forma a estarmos afastados dos "quatro rodas domingueiros", que, durante a época de férias, saem à rua todos os dias. E nesta altura também saem os "duas rodas sazonais", daí que, todo o cuidado é pouco.

Imagem

Bem, vou aproveitar estas duas semanas de descanso.

É hora de carregar a 80%. :-)
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Re: Vectrix VX-1 Premium 2016

Mensagem por serges » segunda ago 08, 2016 2:19 pm

Azul sem riscas é gira pá...

Ve lá se na catredal te deixam carregar no Restelo esse sim o local onde os Descobridores Portugueses deram novos mundos ao mundo deixam carregar ao pé da Estátua do Enorme Matateu...
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Re: Vectrix VX-1 Premium 2016

Mensagem por Volt » terça ago 16, 2016 3:04 pm

Boa tarde a todos.

Ontem entreguei esta azulinha e fui buscar a minha Super-ZEV. No total, fiz mais 991 km neste segundo teste. No primeiro já tinha feito 476 km. A maior viagem foi de 112 km (e ainda tinha carga para mais uns 40).
É uma mota com bastante autonomia, embora o meu teste pouco se tenha focado neste "pormenor".
Interessou-me mais a sua óptima potência e inovação proporcionada por um "developer especializado". :-).
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