I3 BEV - "É para o trabalho"

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico

Autor do tópico
PCVSilva
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sábado fev 11, 2017 10:59 pm

I3 BEV - "É para o trabalho"

Mensagem por PCVSilva »

Boas,

Pediram-me na apresentação para contar as minhas aventuras com o VE e aqui vai: antes de chegar, vou contar porque comprei.
Tenho uma pequena empresa que iniciei quando fui despedido em 2011 (ano da troika). Depois de perder € em 2011,2012,2013, passámos o equilíbrio em 2014. E o Estado pede-me Contribuição Autónoma brutal sobre todas as despesas com um automóvel, incluindo as amortizações e o IVA.... Para mim é uma ofensa e um roubo a quem arriscou tudo, não tem horários nem férias, e ainda pode mandar os 4 filhos para baixo da ponte se os clientes não pagarem.
Foi assim que que cheguei à decisão do BEV. Quanto a ser I3, confesso que tem uma componente de luxo, mas acima a qualidade é impressionante, e vai ser uma escolha racional se as baterias durarem 6 anos a 30000 km/ ano.
A família odeia o design, e só a "patroa" sabe da encomenda (foi ela que escolheu o preto): vão ser convencidos pela experiência, como me parece que são os utilizadores comuns. A resistências aos VE tem mais de preconceito que de racional, mas o ser humano não é racional: usa a razão para justificar a paixão. E penso que é o que acabo de fazer...

Agora ando a procurar um posto de carregamento para instalar na empresa... mais uma aventura.

Abraço.

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: I3 BEV - "É para o trabalho"

Mensagem por t3lmo »

Ora ai está uma boa opção de mobilidade! Parabéns :)

Quanto ao posto de carga, tudo depende da potência instalada, do tipo de carregaror interno da versão do i3 e do valor que se deseja gastar.
Há opções para todos os gostos.

Por que zona do país andará esse BEV?
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
PCVSilva
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sábado fev 11, 2017 10:59 pm

Re: I3 BEV - "É para o trabalho"

Mensagem por PCVSilva »

Vai estar centrado na Venda do Pinheiro

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: I3 BEV - "É para o trabalho"

Mensagem por MRider »

Bem vindo.
Preto e a pior cor que se pode escolher para um VE.
Mas gostos não se discutem
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: I3 BEV - "É para o trabalho"

Mensagem por Emanuel Couto »

É assim mesmo... :)

Meus parabéns, e muitos km's com a viatura.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1473
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

I3 BEV - "É para o trabalho"

Mensagem por cuttysark76 »

Bom investimento! Parabéns! A cor é uma falsa questão se o carro estiver sempre em garagem! O que é o mais provável dada a inexistência de postos Mobie funcionais!
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: I3 BEV - "É para o trabalho"

Mensagem por jasmim »

MRider Escreveu: segunda fev 13, 2017 10:25 pm
Preto e a pior cor que se pode escolher para um VE.
Porquê?
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo


_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 623
Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm

Re: I3 BEV - "É para o trabalho"

Mensagem por _rapt0r_ »

jasmim Escreveu: terça fev 14, 2017 10:03 am
MRider Escreveu: segunda fev 13, 2017 10:25 pm
Preto e a pior cor que se pode escolher para um VE.
Porquê?
Pensa nas casinhas brancas do alentejo.. não é por acaso que são todas branquinhas.. :roll:


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: I3 BEV - "É para o trabalho"

Mensagem por jasmim »

Se o problema é o aquecimento das baterias, ser preto ou branco é pouco relevante. O calor vem do chão. Como as baterias estão a pouco cm dos asfalto, se este estiver quente, mesmo de noite, no verão, o calor continua a fazer efeito.
Claro que cor clara não aquece tanto o habitáculo, mas mesmo assim, as grandes superfícies vidradas não protegem dos raios solares.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo


Autor do tópico
PCVSilva
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sábado fev 11, 2017 10:59 pm

Re: I3 BEV - "É para o trabalho"

Mensagem por PCVSilva »

Mesmo a versão em branco tem a frente,cobertura e traseira em preto. Só alguns painéis abaixo das janelas são de cor opcional.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: I3 BEV - "É para o trabalho"

Mensagem por MRider »

Sugiro um teste no verão.
Medir a temperatura das baterias num carro branco e num carro preto.

E certo que o calor vem do chão também, mas o carros tem uma protecção de plástico.
E uma bateria apanhar calor por baixo e por cima deverá ser diferente de apanhar menos calor por cima por um habitáculo mais fresco.
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: I3 BEV - "É para o trabalho"

Mensagem por t3lmo »

O problema dos VE's de cor escura não tem a haver com o aquecimento da bateria, tirando infelizmente o caso dos Leaf's.
O problema é no verão a temperatura interior do carro que leva aos utilizadores a ligar mais vezes o AC e por isso a retirar alguma autonomia elétrica.
Muitos nem sequer usam AC e simplesmente abrem janelas e tejadilhos (como eu) :)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
PCVSilva
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sábado fev 11, 2017 10:59 pm

Re: I3 BEV - "É para o trabalho"

Mensagem por PCVSilva »

Enquanto não me confirmam a entrega, tenho procurado carregadores. Não percebo como o mais barato é da própria BMW...dava para vender com lucro aos especialistas que me enviaram propostas. Para um recém chegado, parece-me surreal, e não ajuda ao desenvolvimento do mercado.

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: I3 BEV - "É para o trabalho"

Mensagem por t3lmo »

Existem carregadores portateis desde 260€ para 6-16A até 1.200 € para wallbox de 32A. É tudo uma questão da funcionalidade que se quer.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
PCVSilva
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sábado fev 11, 2017 10:59 pm

Re: I3 BEV - "É para o trabalho"

Mensagem por PCVSilva »

Wallbox da BMW mono e trifasica até 32A: 719€, com IVA.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: I3 BEV - "É para o trabalho"

Mensagem por serges »

Antes de mais os meus parabéns pela escolha...

Desejo muita sorte e muitos kms...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: I3 BEV - "É para o trabalho"

Mensagem por t3lmo »

PCVSilva Escreveu: terça fev 28, 2017 4:09 pm Wallbox da BMW mono e trifasica até 32A: 719€, com IVA.
Suporta trifásico 22kW (3x32A) por esse preço? ou somente 7.4 kW (32A)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
PCVSilva
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sábado fev 11, 2017 10:59 pm

Re: I3 BEV - "É para o trabalho"

Mensagem por PCVSilva »

esta na loja online e confirmei com o vendedor.

http://accessories.bmw.pt/internet_bmw/ ... oluteNav=1

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: I3 BEV - "É para o trabalho"

Mensagem por t3lmo »

Ok, 719€ para 22 kW é um bom valor. Será o valor já IVA? No site não refere.
Só não faz sentido é para o i3 que só carrega no máximo a 11 kW na versão com esse extra.
Por metade desse preço, já se compra uma wallbox de 32A (7.4 kW), mas sem dúvida que tem bom aspeto.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
PCVSilva
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sábado fev 11, 2017 10:59 pm

Re: I3 BEV - "É para o trabalho"

Mensagem por PCVSilva »

O i3 já carrega a 11 kW.

Responder

Voltar para “Automóveis”