Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Gearbest Banner



Responder

Autor do tópico
Cartolas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: segunda fev 01, 2016 4:47 pm
Estado: Desligado

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por Cartolas » sábado fev 04, 2017 10:11 pm

Ultimamente tenho encontrado vários "irmãos" do MB.

Este é cinzento, ou seja, não optou pelos packs especiais do modelo elétrico:
A.jpg

E aqui estão os dois a carregar. Curiosamente o cinzento também está a utilizar o EVSE da Tesla:
B.jpg

E curioso também é o autocolante colocado na traseira :)
C.jpg
Mas nem tudo são rosas, ao ligar o meu EVSE, o quadro do El Corte Inglés disparou... Não suporta dois veículos a carregar a 11kW :(


GoogleAds
Membro
Membro
Mensagens: 99999+
Registado: sabado jan 01, 2000 00:01 am
Estado:Ligado


Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3804
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira
Estado: Desligado

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por MRider » domingo fev 05, 2017 11:04 am

Mesmo, 11 kw é muita fruta.
Live long and prosper!


Autor do tópico
Cartolas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: segunda fev 01, 2016 4:47 pm
Estado: Desligado

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por Cartolas » domingo fev 19, 2017 11:09 pm

Um dos indicadores do tablier deste carro é o E-CELL - que está sempre nos 100% - e indica qual a percentagem de potência (não energia armazenada) que pode ser obtida das baterias nesse instante.

Segundo o manual, a potência disponível pode baixar em situações extremas de temperatura para proteger a longevidade da bateria ou quando a bateria está quase sem energia.

Como o carro está quase sempre em garagem tanto em casa como no trabalho, e como nunca deixo as baterias descarregarem até valores muito baixos, nunca tinha visto este indicador fora dos 100%.

Até que um dia, deixei o carro no parque P6 do aeroporto de Lisboa durante alguns dias, e quando regressei, vi pela primeira vez o ponteiro a ~95% apesar da bateria ter ~70% de carga:

Início.jpg
Mesmo depois de uma viagem de quase 1 hora por Lisboa, o ponteiro manteve-se nesta posição só voltando ao normal após uma carga:
Final.jpg
O curioso é que o P6 é um parque coberto mas sem paredes, e até nem estava muito frio nesses dias - a temperatura variou entre 10 e 15 graus.

Entretanto voltei a deixar o carro mais vezes neste parque e sucede sempre o mesmo. :o

Decididamente não gosta de ficar na rua... :)

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 815
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am
Estado: Desligado

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por zeuz » domingo fev 19, 2017 11:56 pm

Obrigado pela partilha!

Sent from my Edison 3 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Astra H GTC 1.3 CDTi ex-SportVan '07 (06/2013 - )
Imagem Citroën AX (ZADE) 1.4i GT '93 (CHico GT) (10/2012 - )

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 13517
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora
Estado: Desligado

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por serges » terça fev 21, 2017 12:22 pm

Sim o frio não ajuda nada...

Muito boa dica...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Cartolas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: segunda fev 01, 2016 4:47 pm
Estado: Desligado

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por Cartolas » quinta ago 10, 2017 11:59 pm

Há algum tempo que não passo por aqui, e por isso aqui fica uma atualização.

Passou-se o inverno, veio a primavera e com ela mais kms de autonomia. Agora isto já é normal…

Há 2 meses atrás surgiu-me a primeira situação invulgar: ao chegar ao carro verifiquei que a luz de indicação de carga que está junto da ficha Mennekes estava vermelha a piscar. As únicas cores que conhecia e que estão documentadas são o amarelo e o verde:

Carga Red.JPG

Ao ligar a ignição, verifiquei que a bateria tinha carregado conforme esperado, porém havia a seguinte mensagem no tablier: “Falha. Visitar oficina”.

Falha Visitar Oficina.jpg

Ainda assim, não notei nada de estranho no comportamento do carro na viagem de regresso. Depois da viagem, voltei a carregar a bateria sem problemas.

Procurei em forums internacionais, e a hipótese mais provável para este problema era uma avaria no mecanismo que prende a ficha Mennekes ao veículo durante a carga.

Quando a oficina abriu entreguei-lhes a viatura, e qual não foi o meu espanto quando me ligaram e disseram que tinham de trocar o motor do carro! :? Lá o trocaram o motor (sem custos), e com dois anos e meio, tenho um motor novinho em folha. :)

Notei que agora o carro estava muito mais silencioso: o zumbido que o carro sempre fez ao acelerar tinha desaparecido! Procurei informações nalguns fóruns da Tesla e verifiquei que houve de facto situações onde o motor foi trocado por causa de um defeito de fabrico que provocava um zumbido…

Entretanto, passado uma semana, lá aparece novamente a luz vermelha na carga e a mensagem “Visitar oficina”. :roll:

Levei o carro novamente à oficina, e desta vez lá detetaram um problema no mecanismo que prende a ficha ao carro ;) . Desta vez o problema ficou resolvido!

De qualquer forma, nunca me explicaram porque é que trocaram o motor.

Agora com este silêncio ainda gosto mais de andar no carro :D


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1321
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
Estado: Desligado

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por jmlflorencio » sexta ago 11, 2017 2:02 am

Wow, que estranho... Mas ainda bem que se resolveu!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 13517
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora
Estado: Desligado

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por serges » sexta ago 11, 2017 11:56 am

Mesmo muito estranho mas pronto resolveu se pelo melhor... motor novo e o problema inicial resolvido!

Continuação e muitos kms!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5127
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos
Estado: Desligado

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por Mumia » sábado ago 12, 2017 9:18 pm

é bom saber que tem sido andar sem problemas ;)

Quanto ao motor, cheira-me que devem saber quais as séries a serem trocados... e apanharam-te por lá pimbas ficou resolvido ;) e antes assim, que dar algum problema maior...

Ainda bem que o stress da ficha tambem ficou pronto, agora é aproveitar o calor e o verão e..... Muitos Km's ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 20100Km

Responder

Voltar para “Automóveis”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes