O meu Mega-ZEV

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Gearbest Banner



Responder
Avatar do Utilizador

rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga
Estado: Desligado

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por rcardoso » terça jul 18, 2017 7:11 pm

Esse espírito de aventura não é para todos... Mas dou os parabéns a quem o tem! :)
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 11.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"


GoogleAds
Membro
Membro
Mensagens: 99999+
Registado: sabado jan 01, 2000 00:01 am
Estado:Ligado



Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7599
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Estado: Desligado

O meu Mega-ZEV

Mensagem por Volt » quinta jul 20, 2017 11:37 am

Obrigado. :-).

A caminho do ENVE, pela primeira vez, vi o Leaf atingir as 7 barras de temperatura da bateria. Não estava muito calor, mas as cargas rápidas aumentam muito a temperatura do pack...

Imagem

Esta foi a maior viagem de Leaf que fiz. Sem os PCR da A1, não teria sido possível em tão pouco tempo, nem eu acho que teria paciência para a fazer...

Imagem

O Gabriel passeou uma t-shirt que identificava os carros do pai e da mãe. :-).

Imagem

E fez do Leaf cama, quando a sesta se tornou irresistível.

Imagem

234.567,8 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga
Estado: Desligado

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por rcardoso » quinta jul 20, 2017 6:38 pm

Volt Escreveu:
quinta jul 20, 2017 11:37 am
O Gabriel passeou uma t-shirt que identificava os carros do pai e da mãe. :-).
Isso é que é orgulho nos EVs! E a passar esses ideais para os mais novos!

Ideia interessante, por sinal! :)
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 11.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"


Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7599
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Estado: Desligado

O meu Mega-ZEV

Mensagem por Volt » sexta out 27, 2017 1:36 pm

Boa tarde a todos.

A minha experiência com este Leaf está (será que é desta?) prestes a terminar. Ando a ponderar comprar um novo carro no início do próximo ano e, como não deve dar para manter o Leaf (por questões monetárias), estou a pensar vender a outra pessoa (ou dá-lo à troca, se for mais vantajoso). Eu preferia que ele ficasse nas mãos de alguém que eu conhecesse (e já tenho quem o queira), mas isso logo se verá...

Imagem

O Leaf está a fazer os 5 anos (fará no último dia de Novembro) e, visto que perdeu a quarta barra no início de Outubro, aos 63208 quilómetros, em Castelo Branco (que jeito que dará o PCR aqui), levei-o à oficina para a revisão e avaliação da troca de bateria. Estou agora a aguardar que chegue a dita, depois de me terem confirmado que a garantia cobre a encomenda. :-).

Imagem

Estou muito satisfeito com a Nissan (e uma das hipóteses que estou a ponderar é comprar o novo Leaf 2.Zero). Quero um carro tão bom ou melhor que este, mas com mais autonomia. O novo Leaf encaixa muito bem nestas características e a confiança que a Nissan me tem dado também.

Imagem

O mês passado levei o Leaf pela primeira vez à habitual visita às terras dos meus sogros. Tomei coragem, planeei com muito cuidado o trajecto, avisei a família que não era fácil e que tinham de ter paciência, pois o Leaf já só levava 14 kWh nas suas baterias de "tecnologia ultrapassada". Essa carga só permite fazer 100 quilómetros de cada vez se for em plano (que não iria ser o caso)...

Imagem

Os primeiros 85 quilómetros são relativamente fáceis. Apanhamos a A33 e depois a Nacional até ao Porto Alto, viramos para VF de Xira onde apanhamos a A1 e a carga fica na AS de Aveiras de Cima. Os 30 minutos de carga são necessários (foram 33 até).

Imagem

A paragem seguinte é na AS Santarém. São 41 quilómetros que não custam nada e são feitos a abrir. O mesmo fizemos com os 56 seguintes até à AS de Abrantes já na A23. Em Santarém o Leaf carregou 26 minutos e em Abrantes, 27.

Imagem

Seguiu-se a mais difícil das etapas. Entre Abrantes e Castelo Branco sobe-se muito de altitude. Foram 85 quilómetros feitos muito devagar (no limite das AE). Fiquei aliviado por ter conseguido chegar sem grandes percalços, mas já sabia que agora teria de esperar 4 horas até poder seguir viagem.

Imagem

Tinham-se acabado os PCR pelo caminho. Castelo Branco vai ter um PCR até ao fim do ano (está prometido), mas até ele chegar, a alternativa são 3 horas e 49 minutos num PCN da Mobi.E. Foi o que fizemos. Felizmente, os PCN de Castelo Branco já foram renovados e estão a funcionar em pleno (a 16A, 3.7 kW).

Passeámos, jantámos e passeámos. Depois seguimos caminho, para logo nos primeiros quilómetros ver a quarta barra cair. Fiquei satisfeito pois sabia que era condição necessária ao pedido de garantia.

70 quilómetros depois chegámos em casa. Pouco antes, passei no PCR da AS do Fundão, que só hoje entrou em funcionamento!

Imagem

A terra do meu sogro fica lado-a-lado com a Serra da Estrela. Perto de Belmonte e Caria. Estava muito sol e muito calor, apesar de ser Outono. Ficámos uns dias a aproveitar o ar da Serra.

Imagem

Chegou depois a hora de partir para a terra da minha sogra. Fica perto de Lamego e não há ainda qualquer PCR pelo caminho. A alternativa são os PCN novamente (e um restaurante 5 estrelas, a meio caminho).

Imagem

Fizemos cerca de 40 quilómetros de AE e carregámos na Guarda. Os PCN estão renovados. Óptimo! Ficámos cerca de duas horas aqui. Passeámos e tomámos um pequeno-almoço reforçado. :-).

Era para ter ido por Viseu, pois (apesar de ainda não ter o PCR prometido) também há lá PCN dos renovados, mas encontrei no Electromaps uma alternativa em forma de restaurante que me poupava imenso tempo e bastantes quilómetros.

Imagem

O resto do caminho foi feito por Nacional. São cerca de 60 quilómetros até ao restaurante Quinta de Santo Estevão em Sequeiros, Guarda (depois da Ponte do Abade). Comi bem, fui bem atendido, foram muito simpáticos, deixaram o Leaf carregar ligado a uma tomada do altar (de uma capela!) e nem sequer pagámos muito pelo almoço. Cinco estrelas. Fiquei fã. Imagem. Vou passar a ir lá todos os anos, mesmo que já não precise de carga (que é o mais provável).

Carreguei durante hora e meia. Dali a Lamego são 45 quilómetros e estamos em casa. A viagem de ida até me pareceu ter corrido bem. Foi chato ter de ficar tanto tempo nos PCN, mas deu para fazer tudo sem o cansaço que o regresso "prometia".

Imagem

E cumpriu. O regresso é viagem para quase 10 horas. Explico já porquê.

Imagem

De Lamego, podemos subir até Vila Real e carregar. São 50 quilómetros e mais meia-hora de carga (32 minutos na realidade). Dali a São Mamede de Infesta (o PCR mais próximo fica no LIDL) são 90 quilómetros que têm de ser feitos devagar, pois um Leaf de 24 kWh com 4 barras a menos, é um herói a bater recordes. Imagem.

Imagem

Imagem

No LIDL o Leaf carregou mais 30 minutos certos. Daqui até à AS de Antuã/Estarreja são 55 quilómetros. 29 minutos de carga e seguimos para a segunda aventura do dia, pois era preciso sair da A1 antes da AS da Mealhada, que é a única em que só há carregador no sentido inverso (e não podemos passar "por fora"). Depois de 70 quilómetros e mais 16 minutos de carga, inverti novamente o sentido e regressei à A1, onde 53 quilómetros depois estava na AS de Pombal a carregar mais 17 minutos.

Imagem

De Pombal a Leiria são 40 quilómetros, mais 14 minutos de carga. Depois vem Santarém à mesma distância (+/-) e 16 minutos de carga. Depois Aveiras de Cima (mesma distância de 40 km) e, para finalizar, visto que é o último local de carregamento até casa, mais vinte minutos de carga.

Imagem

Imagem

No total, foram 1108 quilómetros "de férias", 522 dos quais foram feitos no último dia, véspera de recomeçar a trabalhar...

Aventuras. :-).
234.567,8 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1290
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
Estado: Desligado

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por jmlflorencio » sábado out 28, 2017 3:03 pm

Que grande relato!

De facto, para usar um eléctrico como veículo principal tem que se fazer uma boa planificação... Mas já é possível! ;-)

De resto... Um leaf com menos de 70.000 km e bateria nova? Isso vai interessar a muita gente! ;-)


labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 730
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm
Estado: Desligado

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por labutess » domingo out 29, 2017 7:11 am

Que grande aventura,é mt bom ver estas viagens bem detalhadas em pormenores que até dá vontade de nos meter logo á estrada e fazer o mesmo :D
Vou guardar esta tua viagem,vai de servir de"mapa" para uma minha ida á serra da estrela.
Já vi que tb andas interessado pelo novo leaf, sabes que anda um grupo a negociar com a nissan para poderem comprar o carro mais barato?já vão em 20 carros reservados :P

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1809
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia
Estado: Desligado

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por rocker_pt » domingo out 29, 2017 10:41 am

Uma viagem espectacular, mas é necessário saber de ante mão onde existem os postos de carga, e, mais importante, se eles estão a funcionar com 100% de certeza.
VE's:16 145 km + 118 000km em Predator 60Ah
Mais de 130.000km em VE!

Avatar do Utilizador

psi20
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 130
Registado: segunda jun 03, 2013 11:54 am
Estado: Desligado

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por psi20 » terça out 31, 2017 3:51 pm

grande viagem... esse i3 parecia uma sombra do teu... aparece num sem numero de fotos !


Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7599
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Estado: Desligado

O meu Mega-ZEV

Mensagem por Volt » terça nov 14, 2017 5:44 pm

Boas tardes a todos.

Sem pressas que só em 2018 vou trocar de carro: A troca da bateria (que já está em Sintra na Caetano) foi agendada para início de Dezembro. :-). Vou ter uma bateria "lagarto" (MK2) de 24 kWh com zero KM! O que vale é que o carro é vermelho e transfusões destas não lhe mudam a genética. ;-).

Imagem

Já vi que há um Leaf branco (de 2012 como o meu) com baterias novas à venda no OLX por 15 mil e picos euros. É um pouco mais do que me dá a Nissan pela retoma do meu. Neste momento, tenho 3 opções:
1 - Fico com este Leaf como terceiro carro;
2 - Dou à troca pelo novo Leaf e abato 14250€ ao preço dele;
3 - Vendo a alguém que lhe dê continuidade à aventura (como fiz com a minha primeira Vectrix e que correu tão bem deixando-me satisfeitíssimo).

Imagem

Bem, ainda não é tempo de despedidas. É um "até já" visto que a minha mulher precisa de levar as crianças com ela todos os dias e o Leaf continua a fazer KM nas nossas mãos. :-D.

Imagem
234.567,8 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Responder

Voltar para “Automóveis”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante