Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
joaon72
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: quinta dez 14, 2017 11:47 pm
Localização: Lisboa

Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por joaon72 »

Olá amigos/as,

Ao fim de sete anos a sonhar com carros eléctricos, comprei um Opel Ampera há 3 semanas. A motivação da escolha por este híbrido prende-se com:
* morar num quinto andar sem garagem;
* fazer cerca de 25 km/dia durante a semana, cerca do dobro ao fim de semana, mas não dispensar umas valentes "road trips" (dentro e fora de portas) nas férias de Verão.

No fundo, a ideia é andar sempre em eléctrico na cidade e não ficar "preso" à autonomia de um veículo eléctrico "puro" ao fim-de-semana ou nas férias. Com a limitação de carregar sempre em postos públicos, o MCI funciona como um "seguro de vida", que, tal como todos os seguros de vida, espero não ter que usar. :)

Outra coisa que me fez optar pelo Ampera (além da estética fabulosa, confesso) foi a gestão das baterias (protecção térmica, buffer superior e inferior) e a garantia que a Opel oferece para as mesmas mais sistema eléctrico: embora tenha comprado o carro com 5 anos e 55.000 km, é um descanso saber que estou protegido pela garantia até Abril.2020/160.000 kms.

Ao fim de três semanas, fiz 500 kms totalmente eléctricos (só sei que o MCI funciona porque quando o vendedor mo trouxe a bateria vinha "vazia") e estou encantado com o carro, nunca conduzir me deu tanto prazer como agora. Podia falar-vos do silêncio, do binário fantástico e imediato, do conforto... mas acho que quase todos sabem do que estou a falar. :) Claro que ainda estou a aprender a domá-lo: quando o ligo de manhã ainda me mostra apenas 53 kms de autonomia... mas acho que vai melhorar com o tempo. ;-)

Resta acrescentar que o meu Ampera "nasceu" na Alemanha, tendo matrícula portuguesa desde 2015. Uma última curiosidade: sou deficiente motor, pelo que o carro foi adaptado para condução exclusivamente manual, com extensores do travão e acelerador até à mão esquerda, junto à alavanca dos piscas. Podem ver a adaptação numa das fotos abaixo.

Saudações eléctricas,
João N.

P.S.: Também podem acompanhar as aventuras do meu Ampera no Instagram: http://instagram.com/ampera.pt
Anexos
IMG_1362.JPG
IMG_1672.JPG
amp.jpg
amp.jpg (153.46 KiB) Visto 4458 vezes

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por serges »

Muito obrigado por este testemunho,

Realmente esta adaptação é fantástica pois é o melhor de dois mundos...

Os meus parabéns pela escolha e claro pela partilha do mesmo!

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
joaon72
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: quinta dez 14, 2017 11:47 pm
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por joaon72 »

Obrigado Serges.

Ainda agora cheguei e já tenho dúvidas!
Como posso adquirir um OBD II (neste caso, wifi para poder usar com o iPhone)? Existe alguma loja física na região de Lisboa ou é melhor recorrer aos sites internacionais? Tenho um apalavrado no OLX, mas um tipo sabe lá de onde é que aquilo vem... :)

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por serges »

POis o normal é nos sites internacionais, muitos escolhem por ai... já nas lojas nacionais estão algo inflacionados...
O OLX bem esse é tipo euromilhoes
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Paulo Mendez
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 70
Registado: sexta jan 14, 2011 3:31 pm

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por Paulo Mendez »

Obrigado por o testemunho, compreendo-o bem quando fala em 7 anos a sonhar com um eléctrico, quanto a mais gente mostrar que é possível, melhor.
Parabéns pela aquisição.
Eu adquiri um à pouco tempo, compreendo o entusiasmo, não desaparece de um dia para o outro, espero que dure e dure, acredito que sim.
Eu continuo a sentir-me incompreendido, quando falam, "carro único, não há outro igual..." se fossem todos iguais estava-me nas tintas, se houvesse mudança radical para não piorar mais ainda a nossa atmosfera já era uma grande vitória, podiam existir 20.000 amperas na minha localidade, seria uma alegria enorme, também já ouvi "deves ganhar comissões se eu comprar eléctrico...", tá difícil!!
Os únicos que me compreendem têm de 20 anos para baixo, não devia ser ao contrário?
A informação está tão perto, porque teimam tanto?! quando dizem "os do petróleo não querem mudar". Completamente errado, as marcas Europeias é que investiram milhões nos diesel de nova geração e agora não dá para recuar, "O lítio não dá para todos", aí já existe discussão, mas então porque não vamos tentar???


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por jmlflorencio »

Parabéns pela compra, e obrigado pela partilha.

Nunca tinha visto uma adaptação de um carro para um portador de deficiência motora, pensei que fosse uma coisa muito menos discreta...

Bons km com o ampera!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
joaon72
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: quinta dez 14, 2017 11:47 pm
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por joaon72 »

Paulo Mendez Escreveu: sexta dez 15, 2017 10:20 pm Obrigado por o testemunho [...] "O lítio não dá para todos", aí já existe discussão, mas então porque não vamos tentar???
Obrigado Paulo, também já começo a notar os olhares de curiosidade quando ponho o carro à carga ou os condutores que mudam de faixa para se colocarem atrás ou ao lado do Ampera a espreitar... :) Acho que vou mandar fazer um autocolante tipo Herbalife a dizer algo como "Quer um carro eléctrico? Pergunte-me como!" :lol:

Quanto ao lítio: bom, o petróleo também já não dá para todos... e tem outros inconvenientes que o lítio não tem! Acho que o dia em que se travarem guerras no Chile por causa do lítio ainda vem longe... ;-)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
joaon72
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: quinta dez 14, 2017 11:47 pm
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por joaon72 »

jmlflorencio Escreveu: sábado dez 16, 2017 8:16 pm Parabéns pela compra, e obrigado pela partilha.
Nunca tinha visto uma adaptação de um carro para um portador de deficiência motora, pensei que fosse uma coisa muito menos discreta...
Bons km com o ampera!
Obrigado!
A adaptação é feita na Rutilar, uma oficina na R. Vítor Bastos, em Campolide (Lisboa). Há 25 anos que me adaptam os carros, já sou quase accionista da casa hehehe... A melhor parte é que, além de "discreta", como referiu, não prejudica de modo algum a condução do carro por não deficientes (a minha mulher nem dá pelos extensores quando pega no Ampera). Além disso, é totalmente reversível: é tirar um par de parafusos e o Ampera regressa ao seu estado original.
Mas mesmo com a confiança que a oficina me merece, não deixa de ser assustador ver o nosso novo "bebé" a ser operado:

Imagem
Última edição por joaon72 em domingo dez 17, 2017 3:10 pm, editado 2 vezes no total.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por Emanuel Couto »

Meus parabéns :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por t3lmo »

Parabéns pelo opção e obrigado pela partilha. Precisamos de mais exemplos destes ;)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
joaon72
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: quinta dez 14, 2017 11:47 pm
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por joaon72 »

Obrigado Emanuel, obrigado t3lmo!
Mesmo sem garagem, carregando unicamente em postos públicos, hoje cumpri os primeiros 600 kms no Ampera... exclusivamente eléctricos, nem uma gota de combustível utilizada! É como diz o outro: as nossas maiores limitações estão entre as nossas orelhas. :) Quem disse que VEs só servem para segundo carro, ou que exigem garagem?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por serges »

Com muita sorte pois os pontos de carga podem ter muitas variaveis, lugar ocupado por outros, usado, avariado etc etc assim o motor a combustão serve para isso!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
joaon72
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: quinta dez 14, 2017 11:47 pm
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por joaon72 »

Exactamente, Serges! Só há um posto com dois lugares de carregamento aqui na minha zona, que fica a 600m da minha porta, com uma ficha Mennekes e uma CEE. Claro que na primeira semana com o Ampera fui logo comprar um "adaptador de 5€ do AKI", mas ainda só tive de o utilizar uma vez.
Como sou freelancer e trabalho a partir de casa, tenho alguma flexibilidade para pôr o carro a carregar durante o dia, quando a congestão no posto é menor. :) Ao fim-de-semana é mais complicado, até porque há Leafs, i3 e um Tesla que gostam de pernoitar no posto e esticar-se ao longo do dia, mas aí entra em acção aquele modo do "carregar onde possível, sempre que possível"! Já cheguei a pôr à carga para ganhar apenas 7 ou 8 kms de autonomia...

Avatar do Utilizador

RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por RSSilva »

Também acho que começa a haver abusos.
Em determinados postos de carregamento estão sempre os mesmos veículos de manhã até ao fim do dia.
Até parece que passou a ser lugares de estacionamento reservado a apenas alguns...
A ver, trabalha ali perto e assim não paga estacionamento. Qualquer dia começa a se pensar em introduzir um limite de tempo...

Enviado do meu SM-J510FN através de Tapatalk

Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por serges »

Isso é uma certeza pior será lá para a frente como dizem muitos só falta a toalha de mesa e o vaso para a planta a dizer home sweet home...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Paulo Mendez
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 70
Registado: sexta jan 14, 2011 3:31 pm

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por Paulo Mendez »

Posto de carregamento, uma desilusão que apanhei, 1a viagem com mais de 500kms.
Cheguei a Évora com 2l/100km, tinha combinado tomar o pequeno almoço e deixar o carro a carregar, 1, 2 e nada, quantidade de carregadores é real, mas qualidade é 0. 10 por cento deles não funcionam. A máquina a 140km/h vai aos 9L/100 já aconteceu com algum de vocês?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
joaon72
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: quinta dez 14, 2017 11:47 pm
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por joaon72 »

E já que estamos numa de dúvidas, aqui vai mais uma: pressões de 200-208 kPa (a frio) são muito baixas, não é? Segundo o manual, devia andar pelos 270 kPa... Pneus 215/55 R17.
Já agora, qual é a diferença entre as pressões "Conforto" e "ECO" referidas no manual?

Imagem

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por zeuz »

Confort é para usar no dia-a-dia, só com o condutor e pouca ou nenhuma bagagem.

Eco é para usar quando queremos esticar a autonomia ao máximo, mas claro que ao estar mais cheio vamos abdicar de conforto.

Nos postos de abastecimento as máquinas costumam estar em psi, mas é possível mudar para kpa.


P.S.:
270kpa = 2,8 psi

Sent from my X5 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
joaon72
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: quinta dez 14, 2017 11:47 pm
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por joaon72 »

Muito obrigado zeuz, vou experimentar subir a pressão. Valeu!


alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por alx99 »

Grandes partilhas. Parabéns pela aquisição e muitas felicidades com essa máquina.

Responder

Voltar para “Automóveis”