Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por serges »

joaon72 Escreveu: quinta jan 04, 2018 12:07 pm Oh Sérgio... para raspar a traseira é preciso quase um muro! :D
Foi mais ou menos isso ao pé do hospital da luz perto do colombo aquelas coisas para não subirem o passeio pois a cara metade queria... lol...

Quanto ao OBD realmente, wifi nunca testei mas Bluetooth foi plug&play
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
joaon72
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: quinta dez 14, 2017 11:47 pm
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por joaon72 »

serges Escreveu: terça jan 09, 2018 1:55 pmQuanto ao OBD realmente, wifi nunca testei mas Bluetooth foi plug&play
Querem lá ver que comprei o modelo mais caro (o Bluetooth era mais barato) para agora não funcionar... :roll:
Obrigado pela info, serges!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por serges »

deixa ver o #sosimple tem algo semelhante creio a ver o que diz...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Paulo Mendez
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 70
Registado: sexta jan 14, 2011 3:31 pm

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por Paulo Mendez »

Também vou encomendar um dispositivo desse tipo, qua aconselham? Site fiável?

Avatar do Utilizador

paulo f silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 123
Registado: quarta out 05, 2016 12:04 pm

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por paulo f silva »

Também ando ah meses para comprar um...Alguém recomenda algum?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por serges »

Epa o que tenho é dos mais baratinhos e serve perfeitamente, vizion...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
joaon72
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: quinta dez 14, 2017 11:47 pm
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por joaon72 »

Como já se está a tornar chato, chegou a hora do "name & shame": fica a lista dos ilustres que me têm desligado o cabo da ficha CEE *antes* de a carga estar completa, pode ser que algum ande aqui pelos fóruns e ganhe vergonha... (O post será actualizado ao longo do tempo, se continuar a ocorrer).


20.12.2017: Tesla Model S
IMG_2465.JPG

24.01.2018: BMW i3
IMG_2499.JPG

Sem querer entrar em grandes polémicas, começa a parecer-me que anda por aí algum mau fígado em relação aos Amperas, naquela base do "ah, e tal, o gajo tem um motor a gasolina por isso não precisa tanto de electrões gratuitos como eu". :roll:

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por serges »

POis é até ao dia que apanha algum com os "azeites" e a coisa não correr assim tão bem!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
joaon72
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: quinta dez 14, 2017 11:47 pm
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por joaon72 »

Serges: comigo levam um bilhete pedagógico no pára-brisas na 1ª ocorrência, na 2ª desligo-lhes o cabo em retaliação e a partir daí é chamar a polícia...

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por serges »

joaon72 Escreveu: quarta jan 24, 2018 5:02 pm Serges: comigo levam um bilhete pedagógico no pára-brisas na 1ª ocorrência, na 2ª desligo-lhes o cabo em retaliação e a partir daí é chamar a polícia...
Nem mais nem menos...

Alias de mota no inicio era considerado um veiculo eléctrico inferior já que estava a ocupar um espaço já me a chegaram a empurrar e a deixar bilhetes... portanto não gostaram da resposta pois não se repetiu mais!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
joaon72
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: quinta dez 14, 2017 11:47 pm
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por joaon72 »

Após a natalícia ida e volta ao Alentejo, eis a primeira viagem de estrada digna desse nome do meu Ampera: um fim-de-semana na Serra da Estrela, com o percurso Lisboa-Covilhã-Lisboa, duas subidas à Torre e a consequente descida de 2.000 para 500 metros, com uma fantástica oportunidade para recarregar baterias via regeneração de travagem. Mas já lá vamos...

Baterias carregadas e depósito atestado à saída de Lisboa (ainda não tinha atestado o depósito uma única vez desde que comprei o carro há 3 meses) e lá vamos nós fazer-nos à estrada ao final da tarde de 6ª feira.
20180216_123215164_iOS.jpg
Ao contrário do que eu receava, a bagagem de quatro pessoas (incluindo os volumosos fatos, botas e restante equipamento para a neve) cabe toda na mala do carro, sob a rede que faz de chapeleira, sem qualquer ginástica:
28070818_10155171814961975_6037970736851410978_o.jpg
Percurso em Lisboa para recolher os miúdos da escola e acesso à auto-estrada feitos em modo eléctrico, como sempre, e primeiro troço de auto-estrada (A1 e A23 até Abrantes) feitos em modo Hold, mantendo a carga da bateria para o dia seguinte pois não sabia se teria oportunidade de carregar no destino (não existe um único posto de carregamento público no concelho da Covilhã) e queria mesmo testar a performance da bateria na subida à Torre. Chegados à área de serviço da Cepsa, ao km 44 da A23, ao cair da noite, paramos para jantar, WC e esticar as pernas. Mas claro que o plano de viagem incluía testar o adaptador Tipo 2 para Tipo 1 da EVBitz, que tinha chegado dois dias antes pelo correio e que permite carregar o Ampera nos PCR (sempre dando prioridade aos BEV, naturalmente):
Screen Shot 2018-02-20 at 12.45.21.png
Os dois lugares de carga encontravam-se vagos à nossa chegada à área de serviço, e assim se mantiveram durante a hora que passámos a jantar e esticar as pernas (deixando o nº telemóvel bem visível no tablier do carro, não fosse aparecer um BEV a precisar de carregar). 2,4 kWh carregados que permitiram voltar a encher a bateria (se soubesse que encontrava o posto vago e tinha mais de meia hora para carregar, teria gasto mais alguma carga na auto-estrada... vivendo e aprendendo!)

Imagem
Imagem

Regressados à estrada, é tempo de gastar alguma da energia da bateria, sempre com a preocupação de manter cerca de meia carga para a subida à Torre no dia seguinte (a hipótese de carregamento no alojamento continuava a ser apenas isso: uma mera hipótese). Não conhecendo a estrada, não tinha noção da grande descida que me aguardava perto do final do percurso, em direcção ao Fundão: podia ter usado 80 ou 90% da bateria e deixar regenerar na travagem em direcção ao Fundão (vivendo e aprendendo, parte 2...)

À chegada ao destino (Teixoso, às portas da Covilhã), o panorama era este:

Imagem

A carga da bateria foi "zerada" ao encher no PCR de Abrantes, pelo que o gráfico corresponde apenas a pouco menos de metade do percurso.

Surpresa das surpresas, quando me dirijo à recepção, o meu pedido de uma tomada junto ao parque de estacionamento tinha sido atendido! Pude assim carregar o Ampera durante a noite (a 6A, por via das dúvidas), o que significava que tinha desperdiçado meia bateria no percurso de vinda... (vivendo e aprendendo, parte 3)

Imagem
Imagem
Imagem

Acordamos no Sábado com uma bateria com 100% de carga e fazemo-nos à estrada. Acesso à Covilhã feito em modo eléctrico, assim como a primeira parte da subida à Torre. A partir de metade do percurso, com a bateria a cerca de 50%, activei o Modo de Montanha. E o panorama à chegada à Torre era este:

Imagem

Mais uma vez, desperdicei cerca de meia bateria (vivendo e aprendendo, parte 4...). O que vale é que no dia seguinte temos nova subida à Torre.

Iniciamos a descida ao final do dia, com grandes expectativas relativamente à regeneração. E não saíram defraudadas:

Imagem

Em 20 km de descida, regenerou 3,3 kWh, passando de uma autonomia estimada de 17 km para... 66 km.

Em consequência, ao final do dia o gráfico do consumo já tinha melhor aspecto:

Imagem

No Domingo, e após mais uma carga completa no estacionamento do alojamento, mais uma subida à Torre. À chegada ao alto:

Imagem

Qual não é o meu espanto quando, depois de estacionar e ao olhar em redor, vejo umas jantes com um ar familiar... Tratava-se do Ampera de um rapaz de Gaia. Quais são as probabilidades de um mini-encontro não planeado de Amperas no alto da Serra da Estrela?!? :)

Imagem

Na descida a regeneração foi de 3 kWh. Almoço no Serra Shopping, na Covilhã, e é hora de regressar a Lisboa. No centro comercial ainda perguntei ao segurança do parque de estacionamento se era possível carregar numa tomada, ao que me respondeu: "Se está aflito, arranja-se. Caso contrário, não tenho autorização". Estive quase a explicar-lhe que com um Ampera é difícil "estar aflito"... mas fica a dica para a malta dos BEV: é fazer um choradinho que eles acabam por permitir.

No regresso ainda deu para dar um "encosto" no PCR da A23/Abrantes, desta vez no sentido Norte-Sul, minutos depois de ter metido 10 euros de gasolina na mesma bomba. Há momentos estranhos na vida de um tipo... :)

O PCR de Abrantes/A23 permite duas cargas em simultâneo. Esperei que um Zoe acabasse de carregar e meti na ficha 3 enquanto um Leaf carregava na 1.

Imagem

Imagem

Na A1 ainda deu para bater o meu recorde pessoal de autonomia: cerca de 95 km com uma carga! Na verdade, tirei o valor ao passar os 10,4 kWh, porque na sequência da descida da Torre e do encosto no PCR, esta carga teve na verdade 13,9 kWh, que me permitiram fazer... 121 kms puramente eléctricos. Para auto-estrada numa noite de Inverno, acho que não está mal. :)

Imagem

Imagem

Média final, após 700 kms de viagem, com duas subidas ao ponto mais alto de Portugal continental, temperaturas entre 1-10ºC e médias na auto-estrada de 100-110 km/h (percursos eléctricos) e 120-130 km/h (percursos a gasolina):

Imagem

Coisas que aprendi neste fim-de-semana:

* esgotar *sempre* a carga da bateria: com alguma imaginação, é (quase) sempre possível carregar no destino!

* o Modo de Montanha funciona muito bem, até bem demais! Se o tivesse utilizado menos tempo nas subidas à Torre, teria utilizado melhor a bateria;

* vale a pena rentabilizar as paragens nas estações de serviço com pequenos carregamentos nos PCRs: à conta das duas paragens (uma na ida e uma na volta), carreguei 3,5 kWh, fazendo cerca de 30 km puramente eléctricos adicionais;

* e talvez a principal conclusão: embora o Ampera seja um carro concebido para ser eléctrico nos percursos diários urbanos, de casa-trabalho-casa, e para consumir gasolina em viagens de estrada, alimentando assim o gerador eléctrico, com alguma ginástica (e muita diversão pelo meio), é possível fazer consumos combinados muito interessantes também em estrada. Nesta viagem fiz um total de 235 km eléctricos e 465 a gasolina, com um custo total de 60 euros (e sempre mantendo as médias de velocidade e tempos de viagem que sempre fiz com os carros ICE que tive anteriormente). Se tivesse feito a mesma viagem na Cmax que vendi ao comprar o Ampera, teria gasto praticamente dois depósitos de gasóleo, com um custo total superior a 100€ e o inerente acréscimo de poluição. E isto tudo tendo desperdiçado quase uma carga completa de bateria na viagem de ida e na primeira subida à Torre, por manifesta inexperiência. São mais 80 km que podiam ter sido feitos a electricidade, reduzindo mais ainda o custo do combustível e o impacto ambiental. Ficam para uma próxima viagem...

O Ampera está nas minhas mãos há 3 meses e fiz um total de 3.100 km, utilizando 82 lts. de gasolina (uma média de 2,6 lts./100 km).

Como o testamento já vai longo, fico por aqui. Deixo-vos apenas mais umas fotos da aventura do meu Ampera na Serra da Estrela.

Imagem

Imagem

Imagem


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por jmlflorencio »

Que grande relato. Com a experiência desta primeira viagem, as próximas correrão melhor certamente ;-)

Avatar do Utilizador

PetrolEd
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: quarta nov 22, 2017 10:06 am
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por PetrolEd »

Óptimo relato e com muitas fotos como se quer! Curioso que o meu agora também me anda a dar 58km de autonomia com a subida da temperatura.

Tenho que fazer o mesmo mas com a bateria descarregada para ver se o carro acusa falta de potência. Na vinda da Holanda com a bateria já descarregada no norte de França e Espanha vim sempre a um ritmo constante nos 130 / 140 e em subidas maiores lá o via a ir buscar energia à bateria e a aumentar rotações, mas nunca tive perda de performance, mas a seguir também lá vinha uma descida e recarregava o pouco que tinha usado. Na serra da Arrábida fiz o mesmo e embora não se compare por ser um percurso muito mais curto, nunca senti falta de potência.

Parece-me que o modo de montanha é bastante conservador, ou está feito para fazer 7 ou 8 quilómetros a velocidades elevadas em subidas de 10% de inclinação...

Esse carregamento na descida é que é fantástico, assim como a estimativa de quilómetros que apresentou, se carregasse a 100% acho que passava os 80km de autonomia estimada.

Em relação ao adaptador, não compensa o investimento tendo em conta que em 30 min no máximo carrega 3kW e em auto-estrada deve dar para fazer uns 10km. Contas feitas por alto se considerarmos que o carro gasta 6.5 apenas a gasolina e que o preço por litro é €1.469 temos um custo por quilómetro de €0.095. Por cada 30 min poupa-se 95 cêntimos em gasolina. Para fazer o break-even é preciso carregar 179 vezes num PCR de borla, ou seja, quase 90 horas parado a carregar em auto-estrada, o equivalente a fazer 11700km a 130km/h. E eu por mim falo, numa área de serviço nunca estou mais de 5 a 10 minutos.

Excelente relato, venham mais!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
joaon72
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: quinta dez 14, 2017 11:47 pm
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por joaon72 »

Obrigado jmlflorencio, obrigado PetrolEd.
Sim, o modo de montanha mantém a carga por volta dos 40%. Não tens qualquer perda de potência, mas chegas ao final das subidas com energia para alimentar uma vivenda durante uma semana... :)
Os 80 km de autonomia estimada foram mesmo depois da primeira carga completa, quando cheguei a Lisboa. Atenção que o Ampera de 1ª geração (como é o caso do meu) tem a estimativa de autonomia limitada aos ditos 80km. O rapaz de Gaia que encontrei no alto da Serra, e que tem um Ampera da 2ª geração, mencionou no fórum dos Amperas no Facebook que conseguiu uma autonomia de 87 km após a carga no regresso.
O adaptador não faz qualquer sentido de um ponto de vista financeiro, mas isso eu já sabia. Ambientalmente faz algum. E dá dó chegar a uma estação de serviço para os miúdos irem à casa de banho ou correrem um bocado - ou até para almoçarmos ou jantarmos, em viagens maiores - e ver o PCR às moscas... Agora já não me faz confusão. ;-) O que poupei em combustível nos dois primeiros meses com o Ampera cobriu o "investimento" no adaptador.

Avatar do Utilizador

PetrolEd
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: quarta nov 22, 2017 10:06 am
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por PetrolEd »

joaon72 Escreveu: quarta fev 21, 2018 11:35 am Os 80 km de autonomia estimada foram mesmo depois da primeira carga completa, quando cheguei a Lisboa. Atenção que o Ampera de 1ª geração (como é o caso do meu) tem a estimativa de autonomia limitada aos ditos 80km. O rapaz de Gaia que encontrei no alto da Serra, e que tem um Ampera da 2ª geração, mencionou no fórum dos Amperas no Facebook que conseguiu uma autonomia de 87 km após a carga no regresso.
Não fazia ideia que tinha essa limitação, como não tenho FB não ando a par disso, só aqui o fórum e o gm-volt.

O meu também é MY12, fabricado em Maio e começou a circular no inicio de Julho de 2012.

Avatar do Utilizador

paulo f silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 123
Registado: quarta out 05, 2016 12:04 pm

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por paulo f silva »

Fantástico relato da viagem. Obrigado pelo trabalho e partilha.
Fui à Serra no inicio do ano, e ainda pensei em levar o Ampera, mas acabei por levar a 156sw onde não custa acrescentar mais km's (já tem 315kkm) ao contrario do Ampera. Racionalmente foi a melhor opção, mas o coração queria o eléctrico =( .
Para o ano combina-se e marca-se um encontro de Amperas \ Volts para aqueles lados. Fica a ideia. O alojamento já esta escolhido, lol .
Abraço.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
joaon72
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: quinta dez 14, 2017 11:47 pm
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por joaon72 »

Paulo, subir a Serra a deixar diesels para trás deu muito gozo... escolheste a opção errada! :)
O que gostava de tentar para a próxima era subir nas calmas para ver se dava para subir desde a Covilhã em 100% eléctrico, sem activar modos de montanha nem Hold. Penso que deve ser mesmo à justa, mas com o que se carrega na descida era uma festa. Fica o projecto... ou a sugestão para o próximo(a) que se aventure para aquelas bandas! ;-)

Avatar do Utilizador

paulo f silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 123
Registado: quarta out 05, 2016 12:04 pm

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por paulo f silva »

joaon72 Escreveu: sábado fev 24, 2018 3:38 pm Paulo, subir a Serra a deixar diesels para trás deu muito gozo... escolheste a opção errada! :)
O que gostava de tentar para a próxima era subir nas calmas para ver se dava para subir desde a Covilhã em 100% eléctrico, sem activar modos de montanha nem Hold. Penso que deve ser mesmo à justa, mas com o que se carrega na descida era uma festa. Fica o projecto... ou a sugestão para o próximo(a) que se aventure para aquelas bandas! ;-)
É capaz de ser possível, pois a certa altura o declive deixa de ser tão acentuado como no inicio.
Se entretanto a bateria se esgotar o modo normal para os últimos km's chega e sobra, pois o declive a partir de certa altura deixa de ser tão acentuado.
O Modo montanha para mim, apenas existe para precaver estas subidas como no caso destas rampas que apanhaste no inicio, no caso de teres esgotado a bateria anteriormente. E mesmo assim se por acaso nos esquecermos de o fazer em movimento antes de chegar as rampas, basta parar um pouco, em caso de ''propulsão reduzida'', ligar o modo ''Montanha''(ICE Gerador) e passado 5 minutos seguir viagem.
Para a próxima vais ver que és muito mais eficiente.
Cump.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
joaon72
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: quinta dez 14, 2017 11:47 pm
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por joaon72 »

Já tinha lido sobre essa de "encostar na berma em modo montanha", desta vez não foi preciso mas fui realmente muito pouco eficiente. Para a próxima já sei. ;)
Abraço

Responder

Voltar para “Automóveis”