O meu Citroën Saxo Electrique
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1351
- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
- Localização: Almada
O meu Citroën Saxo Electrique
Venho então abrir o DB do meu saxo.
Aqui está a máquina:
Inicialmente as baterias estavam com algum vicio o que apenas me permitia uma autonomia de +- 25kms.
Depois de uma visita do RPL, que me ajudou na 1ª manutenção de bateria e depois da aquisição do lexia consegui remover o vicio ficando com a autonomia total disponível (80kms), o que fez com que o objectivo de conversão para litio fosse adiado.
A bomba de vácuo de assistência à travagem tinha uma fuga, que foi facilmente reparada, um fusível queimado e o ventilador do motor queimado.
Agora e até ver está 100% funcional apesar de existir um sentimento constante de que qualquer coisa vai falhar a qualquer momento
Aqui está a máquina:
Inicialmente as baterias estavam com algum vicio o que apenas me permitia uma autonomia de +- 25kms.
Depois de uma visita do RPL, que me ajudou na 1ª manutenção de bateria e depois da aquisição do lexia consegui remover o vicio ficando com a autonomia total disponível (80kms), o que fez com que o objectivo de conversão para litio fosse adiado.
A bomba de vácuo de assistência à travagem tinha uma fuga, que foi facilmente reparada, um fusível queimado e o ventilador do motor queimado.
Agora e até ver está 100% funcional apesar de existir um sentimento constante de que qualquer coisa vai falhar a qualquer momento
sergiomms
-
- Administrador
- Mensagens: 16145
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
- Localização: Amadora
Re: O meu Citroën Saxo Electrique
Muito bom os meus parabéns e azul sem riscas muito bem....
Fala me mais sobre o retirar doi vicio do dito!!!
Compras te lá fora?
Muito bonito grande maquina!!!
Fala me mais sobre o retirar doi vicio do dito!!!
Compras te lá fora?
Muito bonito grande maquina!!!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3152
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
- Localização: Aveiro
Re: O meu Citroën Saxo Electrique
Muitos parabéns! O carro é muito lindo (principalmente por ter um coração electrico)
Sim, fala como se lhes retira o vicio, pode ser solução para o pessoal das Vectrix`s
Isso é uma questão de tempo, até que ganhes confiança nos materiais que tens...Agora e até ver está 100% funcional apesar de existir um sentimento constante de que qualquer coisa vai falhar a qualquer momento
Sim, fala como se lhes retira o vicio, pode ser solução para o pessoal das Vectrix`s
Tudo por um mundo mais limpo!
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1351
- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
- Localização: Almada
Re: O meu Citroën Saxo Electrique
A remoção do vicio tem que ser feito da forma tradicional, ou seja, forçar a carga a 0%!
No caso destes psa temos o lexia que nos ajuda, nas vectrix não sei se existe alguma ferramenta disponibilizada.
No caso destes psa temos o lexia que nos ajuda, nas vectrix não sei se existe alguma ferramenta disponibilizada.
sergiomms
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1351
- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
- Localização: Almada
Re: O meu Citroën Saxo Electrique
A sugestão do RPL:
Para forçar a 0% quando o VE já não anda, tens que colocar um chicote nos bornes da bateria e consumir
corrente até um pouco antes da bateria atingir o limite mínimo de tensão antes de se estragar, e depois fazes uma carga completa lenta, e voltas a fazer o mesmo tantas vezes até o VE atingir o 0% por ele mesmo.
Mas acredito que hajam por aqui mais experts em baterias do que eu.
Para forçar a 0% quando o VE já não anda, tens que colocar um chicote nos bornes da bateria e consumir
corrente até um pouco antes da bateria atingir o limite mínimo de tensão antes de se estragar, e depois fazes uma carga completa lenta, e voltas a fazer o mesmo tantas vezes até o VE atingir o 0% por ele mesmo.
Mas acredito que hajam por aqui mais experts em baterias do que eu.
sergiomms
-
- Membro Dedicado
- Mensagens: 37
- Registado: terça nov 18, 2008 11:25 am
Re: O meu Citroën Saxo Electrique
tá interessante o carro parabens
no que toca a velocidade da carga... há alguma orientação para os valores máximos/hora? há uns tempos a fazer uma brincadeira com NiMH, li algo dentro dos 10%/hora da capacidade da bateria, para assegurar o máximo de vida possível.
no que toca a velocidade da carga... há alguma orientação para os valores máximos/hora? há uns tempos a fazer uma brincadeira com NiMH, li algo dentro dos 10%/hora da capacidade da bateria, para assegurar o máximo de vida possível.
-
- Moderador
- Mensagens: 5514
- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
- Localização: Carcavelos
Re: O meu Citroën Saxo Electrique
muito louco ehehe se ainda bem que conseguiste recuperar a questão da autonomia...
vai relatando mais... e com mais fotos
vai relatando mais... e com mais fotos
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1351
- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
- Localização: Almada
Re: O meu Citroën Saxo Electrique
As NiCd gostam de cargas rápidas, mas estas têm o carregador do próprio carro que é comandado pelo calculador (centralina) que define qual o tipo de carga que vai aplicar.correiars Escreveu:tá interessante o carro parabens
no que toca a velocidade da carga... há alguma orientação para os valores máximos/hora? há uns tempos a fazer uma brincadeira com NiMH, li algo dentro dos 10%/hora da capacidade da bateria, para assegurar o máximo de vida possível.
sergiomms
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 7717
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: O meu Citroën Saxo Electrique
As Vectrix têm NiMH e quando ficam com efeito memória, bastam umas duas descargas profundas para deixar de se notar qualquer efeito. Infelizmente, orlando, continuas com o mesmo objectivo... Mas devias saber que o pessoal aqui não é parvo.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1335
- Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am
Re: O meu Citroën Saxo Electrique
Uma questão: o carro tem ar condicionado?
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas
Mais de 70.000km a electrões em 5 anos...
Mais de 70.000km a electrões em 5 anos...
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1351
- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
- Localização: Almada
Re: O meu Citroën Saxo Electrique
O carro é do ano 2000, nessa altura o AC nos citadinos era uma coisa rara
O carro não tem AC nem sequer tem a tradicional chaufagem dado que o motor não é térmico, tem um equipamento que produz aquecimento para o habitáculo pela queima de gasolina.
Por acaso ainda não fui meter gasolina para testar o aquecedor.
O carro não tem AC nem sequer tem a tradicional chaufagem dado que o motor não é térmico, tem um equipamento que produz aquecimento para o habitáculo pela queima de gasolina.
Por acaso ainda não fui meter gasolina para testar o aquecedor.
sergiomms
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 4184
- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
- Localização: Socio Nº 54
Re: O meu Citroën Saxo Electrique
Serges, isto é um comentário muito pouco desportivo, um dia descobrirás que a postura é absolutamente essencial e o respeito ao proximo. Depois até a causa electrica ganhará força, para já uma mudança de mentalidades não se limita à troca do veiculo que alimenta o "vicio" da condução.Muito bom os meus parabéns e azul sem riscas muito bem
Excelente mms, tudo se parte, liberta-te dessa sensação de insegurança, quanto mais partires mais proximo estarás da solução, pois cada emenda tornará o teu veiculo mais próximo do invencível. Persiste, só isso! Compra qualidade - um veiculo eléctrico merece.
A ironia... nada como a queima de gasolina ou gasóleo para aquecer (verifiquem os sistemas de arrefecimento de um veiculo a combustão), aqui a resistencia electrica não é tão eficiente e reduz-se a autonomia ao veiculo...a menos que...use-se a chaufagem eléctrica durante o carregamento electrico do veiculo...o pré-aquecimento. Um abraço.Por acaso ainda não fui meter gasolina para testar o aquecedor.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
- Moderador
- Mensagens: 5514
- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
- Localização: Carcavelos
Re: O meu Citroën Saxo Electrique
isto anda por aqui cada guerra... enfim... n percebo metade das "bocas" mas axo que o ppl deve passar isso...
Sejamos verdadeiros em tudo...
Sejamos verdadeiros em tudo...
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km
-
- Novo membro
- Mensagens: 3
- Registado: quarta jun 22, 2011 3:11 am
Re: O meu Citroën Saxo Electrique
Bela máquina, grande inspiração. Tbm quero um.
Parabéns, vai dando noticias.
Parabéns, vai dando noticias.
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1706
- Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
- Localização: Abrantes
Re: O meu Citroën Saxo Electrique
Parabéns pela nova máquina sergio. Não fazia ideia que se tinham vendido por cá.
Já tinha ouvido falar neste sistema da berlingo do RPL, não haverá maneira de adaptar isso para eléctrico sem teres de gastar gasolina. Ou até adaptar uma especie de colector solar tal como os paineis das casas. No Inverno em dias de sol, aquecia o suficiente para teres o carro bem quente.sergiomms Escreveu: O carro não tem AC nem sequer tem a tradicional chaufagem dado que o motor não é térmico, tem um equipamento que produz aquecimento para o habitáculo pela queima de gasolina.
Por acaso ainda não fui meter gasolina para testar o aquecedor.
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3152
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
- Localização: Aveiro
Re: O meu Citroën Saxo Electrique
Em primeiro lugar peço desculpas pela ignorancia, de pensar que este modelo de carro tivesse baterias de NiMH!
Acho que um sistema de ar condicionado com inverter (electrico), poderia ser a solução mais prazerosa (para o Verão e Inverno)!
Mas, não me importava nada de ter o carro mesmo sem qualquer tipo de aquecimento ou arrefecimento!
Acho que um sistema de ar condicionado com inverter (electrico), poderia ser a solução mais prazerosa (para o Verão e Inverno)!
Mas, não me importava nada de ter o carro mesmo sem qualquer tipo de aquecimento ou arrefecimento!
Tudo por um mundo mais limpo!
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1351
- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
- Localização: Almada
Re: O meu Citroën Saxo Electrique
efectivamente já dei comigo á procura de uma solução para o aquecimento, e, como o bluesky diz, quando o carro está ligado à corente pode muito bem consumir directamente dos 230V para aquecer o habitáculo.
Mas para já, fica como está, daqui a uns tempos, quem sabe no próximo inverno penso nisso.
Mas para já, fica como está, daqui a uns tempos, quem sabe no próximo inverno penso nisso.
sergiomms
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1351
- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
- Localização: Almada
Re: O meu Citroën Saxo Electrique
Entretanto, estou a preparar o carro para ir à inspeção! É que os travões estão uma lástimaModerado.
Última edição por Volt em segunda jan 09, 2012 8:42 pm, editado 1 vez no total.
Razão: Artº 1
Razão: Artº 1
sergiomms
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1706
- Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
- Localização: Abrantes
Re: O meu Citroën Saxo Electrique
O pessoal da inspecção deve estranhar um carro desses a aparecer por lá. Quando chegarem ao teste de emissões onde é que põem a sonda dos gases?sergiomms Escreveu:Entretanto, estou a preparar o carro para ir à inspeção! É que os travões estão uma lástimaModerado.
Não te zangues com a moderação, talvez tenha sido abuso de IP. Também não percebi.
Espero que passe à primeira no IPO!
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1351
- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
- Localização: Almada
Re: O meu Citroën Saxo Electrique
e_bike Escreveu:O pessoal da inspecção deve estranhar um carro desses a aparecer por lá. Quando chegarem ao teste de emissões onde é que põem a sonda dos gases?
Não te zangues com a moderação, talvez tenha sido abuso de IP. Também não percebi.
Espero que passe à primeira no IPO!
Em relação à inspecção, já foi! Eles olham o aspecto exterior do carro (provavelmente à procura de uma mossa, ou algo partido), fazem o teste de travões, de suspensão e direcção e pronto!Moderado.
Vim para casa com uma estampa à sportinguista.
Última edição por Volt em segunda jan 09, 2012 8:43 pm, editado 1 vez no total.
Razão: Artº 1
Razão: Artº 1
sergiomms