Não descansaste enquanto não arranjaste um!Jorge Rocha Escreveu: Mas, não me importava nada de ter o carro mesmo sem qualquer tipo de aquecimento ou arrefecimento!
O meu Citroën Saxo Electrique
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Re: RE: Re: O meu Citroën Saxo Electrique
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Re: O meu Citroën Saxo Electrique
Esteve na mira, sim, e ainda tenho interesse mas por motivos de falta de guito ainda não me cheguei à frente. Aproveito para dizer que até possas já ter razão, já que tenho um outro negocio apalavrado por uma troca de baterias numa scooter. Mas é uma antiguidade com a carcaça dos anos 70...
Continuo ainda assim com esperança deste branquinho Saxo, que depois de uma pinturinha nova ficaria um carrinho novo, muito bonito e catita. Mas o Sergiomms também sabe o material que tem, e acho óptimo pensar em lítiza-lo. Dessa forma poderá substituir sem stress um fumarento, e tornar a mobilidade muito mais tranquila e económica. (sim, o facto de alterar para lítio também se obtém uma maior eficiência energética, superior a 20%)
Continuo ainda assim com esperança deste branquinho Saxo, que depois de uma pinturinha nova ficaria um carrinho novo, muito bonito e catita. Mas o Sergiomms também sabe o material que tem, e acho óptimo pensar em lítiza-lo. Dessa forma poderá substituir sem stress um fumarento, e tornar a mobilidade muito mais tranquila e económica. (sim, o facto de alterar para lítio também se obtém uma maior eficiência energética, superior a 20%)
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Re: O meu Citroën Saxo Electrique
Estava a falar do 106 dos teus pais...Jorge Rocha Escreveu:Esteve na mira, sim, e ainda tenho interesse mas por motivos de falta de guito ainda não me cheguei à frente. Aproveito para dizer que até possas já ter razão, já que tenho um outro negocio apalavrado por uma troca de baterias numa scooter. Mas é uma antiguidade com a carcaça dos anos 70...
Continuo ainda assim com esperança deste branquinho Saxo, que depois de uma pinturinha nova ficaria um carrinho novo, muito bonito e catita. Mas o Sergiomms também sabe o material que tem, e acho óptimo pensar em lítiza-lo. Dessa forma poderá substituir sem stress um fumarento, e tornar a mobilidade muito mais tranquila e económica. (sim, o facto de alterar para lítio também se obtém uma maior eficiência energética, superior a 20%)
Uma vantagem destes pequenos é que como partilham carroçaria com as versões CI, pode-se dar-lhe um ar mais interessante... por exemplo, Saxo e-Cup ou 106 GTe !
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Re: O meu Citroën Saxo Electrique
Sim, mas o 106 é dos meus pais (mesmo tendo eu uma chave e estar à porta de minha casa), não é a mesma coisa. Já está a fazer 10.000Km a LiFePO4.zeuz Escreveu: Estava a falar do 106 dos teus pais...
Uma vantagem destes pequenos é que como partilham carroçaria com as versões CI, pode-se dar-lhe um ar mais interessante... por exemplo, Saxo e-Cup ou 106 GTe !
Pois, tens toda a razão em falar nisso. Esses modelos têm essa vantagem, é preciso é investimento e muito gostar, para se ficar a agradar.
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Re: O meu Citroën Saxo Electrique
Podes dar uma ideia de preço da "brincadeira"?sergiomms Escreveu: Entretanto, o projecto do meu saxo foi repescado... está prestes a "levar" com 39 kokam ....
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Re: O meu Citroën Saxo Electrique
Olá Sergio,
Tenho andado a analisar o carro é preciso de um lexia para apagar a indicação de falta de água. Assim não consigo carregar as baterias a mais que 15%. Não tenho a certeza do estado das baterias, medidas leio 6,2 a 6,7 volts em todas elas.
Como arranjar um lexia3/comprar/por empréstimo/outra via?
O meu Pm : [email protected]
Obrigado desde já pelas ajudas possíveis.
João Valente
Tenho andado a analisar o carro é preciso de um lexia para apagar a indicação de falta de água. Assim não consigo carregar as baterias a mais que 15%. Não tenho a certeza do estado das baterias, medidas leio 6,2 a 6,7 volts em todas elas.
Como arranjar um lexia3/comprar/por empréstimo/outra via?
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Re: O meu Citroën Saxo Electrique
Não sei o que se passa mas, este homem não consegue ler Menagens Privadas?
Tem 2 por ler desde 28/9...
Tem 2 por ler desde 28/9...
sergiomms
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Re: O meu Citroën Saxo Electrique
josival!sergiomms Escreveu:Não sei o que se passa mas, este homem não consegue ler Menagens Privadas?
Tem 2 por ler desde 28/9...
Não sabe aceder às PM's!?
Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
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Re: O meu Citroën Saxo Electrique
Isso é vulgarmente conhecido como e-mail, não pm.
PM's - mensagens privadas - acendem-se aqui no fórum através deste link assinalado na imagem:
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Re: O meu Citroën Saxo Electrique
Obrigado rnlcarlov
Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
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Re: O meu Citroën Saxo Electrique
Work in Progress...
Com estas, serão menos 200kg no burro...sergiomms
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Re: O meu Citroën Saxo Electrique
E de capacidade, como vai ficar?
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Re: O meu Citroën Saxo Electrique
Retirando esses tubos da refrigeração de água das baterias do antigo pack (tornando o fecho do circuito lá à frente) ainda lhe retiras mais peso.
O deposito de gasolina e a caldeira do aquecimento também é peso que pode sair.
O facto de lhe ser retirado todo o peso desnecessário, pode melhorar a aceleração e, ou diminuir as correntes necessárias para um andamento normal.
Como esse pack não é muito generoso, todo o peso que lhe possas retirar será benéfico para a sua saúde a longo prazo.
Bom trabalho!
O deposito de gasolina e a caldeira do aquecimento também é peso que pode sair.
O facto de lhe ser retirado todo o peso desnecessário, pode melhorar a aceleração e, ou diminuir as correntes necessárias para um andamento normal.
Como esse pack não é muito generoso, todo o peso que lhe possas retirar será benéfico para a sua saúde a longo prazo.
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Re: O meu Citroën Saxo Electrique
Já removi tudo o que era para remover.... os tubos de circulação de água é para manter, pq as kokam são células mais sensíveis termicamente que as lifepo4, e quero que a temperatura delas seja estável. Tenho 39s2p de células de 40ah, o que é ligeiramente abaixo da capacidade original (nicd) em vez dos 12 fico com 11.5kwh que espero conseguir os 100kms de autonomia.
Apesar de ser a gasolina e ter removido o meu, eu gosto muito do funcionamento do aquecedor, o equipamento funciona muito bem, não aconselho ninguém a removê-lo por "birra", o do meu carro estava avariado sem reparação, só por isso é que o removi.
Apesar de ser a gasolina e ter removido o meu, eu gosto muito do funcionamento do aquecedor, o equipamento funciona muito bem, não aconselho ninguém a removê-lo por "birra", o do meu carro estava avariado sem reparação, só por isso é que o removi.
sergiomms
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Re: O meu Citroën Saxo Electrique
Posso oferecer o que retirei do P 106-e "só por birra". Agora o carro cá na zona é conhecido por lhe terem roubado o deposito de gasolina (por andar ainda com o buraco do tampão do deposito em aberto, mostrando a inexistência de qualquer tubo e deposito). Se quiseres um ainda melhor, só que este é a gás Propano, posso oferecer o que retirei ao ucraniano ZAZ Tavria eléctric. Esse sim é um sistema em condições, com regulação de temperatura automatizada, com visor digital, etc.
"Só por birra" não quero aquecer o planeta, nem andar a arrastar com peso que só atrapalha apenas para o uso de menos de 5% durante o ano com o nosso clima!
Toma cuidado, que o que pode arrefecer as baterias também pode aquece-las. O circuito que envolve as baterias é o mesmo do controlador e carregador. Durante o tempo de carregamento e descarregamento, em tempo de calor, estás a transferir a temperatura do carregador e do controlador para as baterias.
Se tivesse ar condicionado, aí já te dava razão!
Depois vais andar a inventar um sistema que mistura água com electricidade. Se o mesmo não estiver perfeito existe mais probabilidades de problemas para as baterias. Pensa nisto...
"Só por birra" não quero aquecer o planeta, nem andar a arrastar com peso que só atrapalha apenas para o uso de menos de 5% durante o ano com o nosso clima!
Toma cuidado, que o que pode arrefecer as baterias também pode aquece-las. O circuito que envolve as baterias é o mesmo do controlador e carregador. Durante o tempo de carregamento e descarregamento, em tempo de calor, estás a transferir a temperatura do carregador e do controlador para as baterias.
Se tivesse ar condicionado, aí já te dava razão!
Depois vais andar a inventar um sistema que mistura água com electricidade. Se o mesmo não estiver perfeito existe mais probabilidades de problemas para as baterias. Pensa nisto...
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Re: O meu Citroën Saxo Electrique
Jorge, o só por birra não era para o teu caso, não leves isto para o lado pessoal, é que já falei com várias pessoas que ficam todas contentes porque o carro electrico afinal leva gasolina, e sem terem a noção do que é realmente um VE a primeira coisa que dizem sem gasolina é que era.... Depois passariam frio!
Só mudo de opinião quando eu encontrar uma alternativa real ao aquecimento do habitáculo que até agora só vi sistemas caros e demasiado elaborados para os DIY....
Já agora, o do teu 106, está a funcionar?
Quando estive aí ainda não o tinhas ligado, e entretanto, lembrei-me que da forma como tinhas o sistema montado, o ar ia aquecer e só depois passar pela ventoinha e restante circuito, o que leva a que, caso passe por plásticos mais sensiveis possa os derreter, não? Acho que a resistência devere estar o mais próximo da saida de ar possivel em vez de estar à entrada.
O sistema de arrefecimento a água já foi criado e já o montei, eu sei que na foto não se percebe mas já lá está... é claro que misturar água com electricidade pode se tornar num problema grave mas não é impossivel, como as baterias são sensiveis, e o carro já já estava preparado...
O controlador tem o corte térmico entre os 55 e os 60º, o que é também o limite das kokam, entre todas as transferências térmicas até a água chegr às células, não me parece que com as perdas a água consiga atingir as células a essa mesma temperatura, logo, intrinsecamente, o corte do funcionamento já está feito de origem
Pois, AC é que era, mas..... não há!!
Só mudo de opinião quando eu encontrar uma alternativa real ao aquecimento do habitáculo que até agora só vi sistemas caros e demasiado elaborados para os DIY....
Já agora, o do teu 106, está a funcionar?
Quando estive aí ainda não o tinhas ligado, e entretanto, lembrei-me que da forma como tinhas o sistema montado, o ar ia aquecer e só depois passar pela ventoinha e restante circuito, o que leva a que, caso passe por plásticos mais sensiveis possa os derreter, não? Acho que a resistência devere estar o mais próximo da saida de ar possivel em vez de estar à entrada.
O sistema de arrefecimento a água já foi criado e já o montei, eu sei que na foto não se percebe mas já lá está... é claro que misturar água com electricidade pode se tornar num problema grave mas não é impossivel, como as baterias são sensiveis, e o carro já já estava preparado...
O controlador tem o corte térmico entre os 55 e os 60º, o que é também o limite das kokam, entre todas as transferências térmicas até a água chegr às células, não me parece que com as perdas a água consiga atingir as células a essa mesma temperatura, logo, intrinsecamente, o corte do funcionamento já está feito de origem
Pois, AC é que era, mas..... não há!!
sergiomms
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Re: O meu Citroën Saxo Electrique
AC montas um AC portátil com um inversor ligado a baterias . O pior é o peso.
Live long and prosper!
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Re: O meu Citroën Saxo Electrique
Parabéns Sérgio, está com excelente aspecto!
Podes partilhar mais detalhes da ligação das células e do sistema de refrigeração da bateria?
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Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah
Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!
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