O meu Citroën Saxo Electrique

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: RE: Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Mensagem por zeuz »

Jorge Rocha Escreveu: Mas, não me importava nada de ter o carro mesmo sem qualquer tipo de aquecimento ou arrefecimento!
Não descansaste enquanto não arranjaste um! :D
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Mensagem por Jorge Rocha »

Esteve na mira, sim, e ainda tenho interesse mas por motivos de falta de guito ainda não me cheguei à frente. Aproveito para dizer que até possas já ter razão, já que tenho um outro negocio apalavrado por uma troca de baterias numa scooter. Mas é uma antiguidade com a carcaça dos anos 70...
Continuo ainda assim com esperança deste branquinho Saxo, que depois de uma pinturinha nova ficaria um carrinho novo, muito bonito e catita. Mas o Sergiomms também sabe o material que tem, e acho óptimo pensar em lítiza-lo. Dessa forma poderá substituir sem stress um fumarento, e tornar a mobilidade muito mais tranquila e económica. (sim, o facto de alterar para lítio também se obtém uma maior eficiência energética, superior a 20%)
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Mensagem por zeuz »

Jorge Rocha Escreveu:Esteve na mira, sim, e ainda tenho interesse mas por motivos de falta de guito ainda não me cheguei à frente. Aproveito para dizer que até possas já ter razão, já que tenho um outro negocio apalavrado por uma troca de baterias numa scooter. Mas é uma antiguidade com a carcaça dos anos 70...
Continuo ainda assim com esperança deste branquinho Saxo, que depois de uma pinturinha nova ficaria um carrinho novo, muito bonito e catita. Mas o Sergiomms também sabe o material que tem, e acho óptimo pensar em lítiza-lo. Dessa forma poderá substituir sem stress um fumarento, e tornar a mobilidade muito mais tranquila e económica. (sim, o facto de alterar para lítio também se obtém uma maior eficiência energética, superior a 20%)
Estava a falar do 106 dos teus pais... ;)

Uma vantagem destes pequenos é que como partilham carroçaria com as versões CI, pode-se dar-lhe um ar mais interessante... por exemplo, Saxo e-Cup ou 106 GTe ! 8-)
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Mensagem por Jorge Rocha »

zeuz Escreveu: Estava a falar do 106 dos teus pais... ;)

Uma vantagem destes pequenos é que como partilham carroçaria com as versões CI, pode-se dar-lhe um ar mais interessante... por exemplo, Saxo e-Cup ou 106 GTe ! 8-)
Sim, mas o 106 é dos meus pais (mesmo tendo eu uma chave e estar à porta de minha casa), não é a mesma coisa. Já está a fazer 10.000Km a LiFePO4.

Pois, tens toda a razão em falar nisso. Esses modelos têm essa vantagem, é preciso é investimento e muito gostar, para se ficar a agradar.
Tudo por um mundo mais limpo!


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Mensagem por RNM »

sergiomms Escreveu: Entretanto, o projecto do meu saxo foi repescado... está prestes a "levar" com 39 kokam .... :)
Podes dar uma ideia de preço da "brincadeira"?


josival
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta fev 07, 2008 2:29 pm

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Mensagem por josival »

Sérgio,

O meu Pm e [email protected]


josival
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta fev 07, 2008 2:29 pm

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Mensagem por josival »

Olá Sergio,
Tenho andado a analisar o carro é preciso de um lexia para apagar a indicação de falta de água. Assim não consigo carregar as baterias a mais que 15%. Não tenho a certeza do estado das baterias, medidas leio 6,2 a 6,7 volts em todas elas.
Como arranjar um lexia3/comprar/por empréstimo/outra via?
O meu Pm : [email protected]

Obrigado desde já pelas ajudas possíveis.
João Valente

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Mensagem por sergiomms »

Não sei o que se passa mas, este homem não consegue ler Menagens Privadas?
Tem 2 por ler desde 28/9... :? :? :roll:
sergiomms

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Mensagem por Emanuel Couto »

sergiomms Escreveu:Não sei o que se passa mas, este homem não consegue ler Menagens Privadas?
Tem 2 por ler desde 28/9... :? :? :roll:
josival!
Não sabe aceder às PM's!?
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Mensagem por rnlcarlov »

josival Escreveu:Sérgio,

O meu Pm e [email protected]
Isso é vulgarmente conhecido como e-mail, não pm.
PM's - mensagens privadas - acendem-se aqui no fórum através deste link assinalado na imagem:

Imagem

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Mensagem por Emanuel Couto »

Obrigado rnlcarlov ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Mensagem por sergiomms »

Work in Progress... :)
Antes...
Antes...
Depois
Depois
Com estas, serão menos 200kg no burro...
sergiomms


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Mensagem por jmlflorencio »

E de capacidade, como vai ficar?

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Mensagem por Jorge Rocha »

Retirando esses tubos da refrigeração de água das baterias do antigo pack (tornando o fecho do circuito lá à frente) ainda lhe retiras mais peso.
O deposito de gasolina e a caldeira do aquecimento também é peso que pode sair.
O facto de lhe ser retirado todo o peso desnecessário, pode melhorar a aceleração e, ou diminuir as correntes necessárias para um andamento normal.
Como esse pack não é muito generoso, todo o peso que lhe possas retirar será benéfico para a sua saúde a longo prazo.

Bom trabalho!
Tudo por um mundo mais limpo!


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Mensagem por O_volt »

Força nisso!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Mensagem por sergiomms »

Já removi tudo o que era para remover.... os tubos de circulação de água é para manter, pq as kokam são células mais sensíveis termicamente que as lifepo4, e quero que a temperatura delas seja estável. Tenho 39s2p de células de 40ah, o que é ligeiramente abaixo da capacidade original (nicd) em vez dos 12 fico com 11.5kwh que espero conseguir os 100kms de autonomia.
Apesar de ser a gasolina e ter removido o meu, eu gosto muito do funcionamento do aquecedor, o equipamento funciona muito bem, não aconselho ninguém a removê-lo por "birra", o do meu carro estava avariado sem reparação, só por isso é que o removi.
sergiomms

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Mensagem por Jorge Rocha »

Posso oferecer o que retirei do P 106-e "só por birra". Agora o carro cá na zona é conhecido por lhe terem roubado o deposito de gasolina (por andar ainda com o buraco do tampão do deposito em aberto, mostrando a inexistência de qualquer tubo e deposito). Se quiseres um ainda melhor, só que este é a gás Propano, posso oferecer o que retirei ao ucraniano ZAZ Tavria eléctric. Esse sim é um sistema em condições, com regulação de temperatura automatizada, com visor digital, etc.
"Só por birra" não quero aquecer o planeta, nem andar a arrastar com peso que só atrapalha apenas para o uso de menos de 5% durante o ano com o nosso clima! :)

Toma cuidado, que o que pode arrefecer as baterias também pode aquece-las. O circuito que envolve as baterias é o mesmo do controlador e carregador. Durante o tempo de carregamento e descarregamento, em tempo de calor, estás a transferir a temperatura do carregador e do controlador para as baterias.
Se tivesse ar condicionado, aí já te dava razão!

Depois vais andar a inventar um sistema que mistura água com electricidade. Se o mesmo não estiver perfeito existe mais probabilidades de problemas para as baterias. Pensa nisto...
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Mensagem por sergiomms »

Jorge, o só por birra não era para o teu caso, não leves isto para o lado pessoal, é que já falei com várias pessoas que ficam todas contentes porque o carro electrico afinal leva gasolina, e sem terem a noção do que é realmente um VE a primeira coisa que dizem sem gasolina é que era.... Depois passariam frio!
Só mudo de opinião quando eu encontrar uma alternativa real ao aquecimento do habitáculo que até agora só vi sistemas caros e demasiado elaborados para os DIY....
Já agora, o do teu 106, está a funcionar?
Quando estive aí ainda não o tinhas ligado, e entretanto, lembrei-me que da forma como tinhas o sistema montado, o ar ia aquecer e só depois passar pela ventoinha e restante circuito, o que leva a que, caso passe por plásticos mais sensiveis possa os derreter, não? Acho que a resistência devere estar o mais próximo da saida de ar possivel em vez de estar à entrada.

O sistema de arrefecimento a água já foi criado e já o montei, eu sei que na foto não se percebe mas já lá está... é claro que misturar água com electricidade pode se tornar num problema grave mas não é impossivel, como as baterias são sensiveis, e o carro já já estava preparado...
O controlador tem o corte térmico entre os 55 e os 60º, o que é também o limite das kokam, entre todas as transferências térmicas até a água chegr às células, não me parece que com as perdas a água consiga atingir as células a essa mesma temperatura, logo, intrinsecamente, o corte do funcionamento já está feito de origem :)
Pois, AC é que era, mas..... não há!! :)
sergiomms

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Mensagem por MRider »

AC montas um AC portátil com um inversor ligado a baterias . O pior é o peso.
Live long and prosper!


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Mensagem por RNM »

Parabéns Sérgio, está com excelente aspecto!

Podes partilhar mais detalhes da ligação das células e do sistema de refrigeração da bateria?
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!

Bloqueado

Voltar para “Automóveis”