Mercedes Smart Electric Drive -- comprado em Abril 2013

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Responder

Autor do tópico
leitao_da_bairrada
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: quarta mar 13, 2013 2:38 pm

Mercedes Smart Electric Drive -- comprado em Abril 2013

Mensagem por leitao_da_bairrada »

Comprei um Mercedes Smart Electric Drive porque reúne dois conceitos que procuro num carro: eléctrico e pequeno/eficiente.

Paguei 25.000€ pelo carro e bateria (a bateria é de 17.6kWh). Se opta-se por não comprar a bateria, pagaria 20.000€ e 65€ mensais de renting da bateria. Disseram-me que uma bateria nova custa cerca de 18.000€ e que a Mercedes irá também vender baterias recondicionadas por 10.000€ e 5.000€.

Uma boa parte das pessoas considera este carro caro, para mim não é - outras pessoas na minha condição comprariam um jipe ou qualquer outro carro grande, de 50.000€ para cima.
Também já tenho um carro de 5 lugares a gasolina, o Smart eléctrico é o segundo carro.

Outra condição para mim seria a possibilidade de transportar a minha bicicleta dobrável Brompton - adoro andar de bicicleta e por isso quero uma sempre ao pé de mim!
Quase cheguei a abandonar a ideia de comprar este carro, mas felizmente que há mais pessoas com eu e que já tinham tirado fotos e partilhado vídeos da utilização da Brompton com o Smart. Os conceitos do Smart e da Brompton são semelhantes, os dois combinam muito bem :-)

Um vídeo com o título "How to hide a Brompton bike in a Smart car" que foi decisivo para a minha escolha pelo Smart:

Link
E mais tarde, se necessitar, tenho a opção de colocar a minha Brompton eléctrica, ficando com o conjunto Smart eléctrico + Brompton eléctrica :-)

Link
Pontos fortes e fracos
Fortes
- silêncio e sem fumos: é talvez o que mais gosto, o silêncio. Consigo ouvir os pássaros quando estou a andar. Num semáforo, o silêncio é total visto que o motor pára totalmente. E claro que não largar fumos também é óptimo :-)
- condução muito simples: sem caixa de velocidades, sem ter de meter mudanças, sendo só preciso acelerar ou travar, a condução é mesmo muito simples e agradável - por exemplo, o carro nunca anda para trás quando está na posição de "avanço", nunca descai quando arranco numa subida, não é preciso fazer o ponto de embraiagem!
A aceleração é "linerar", sem saltos porque não há mudanças - sem dúvida, uma experiência muito melhor que nos motores de combustão.
- potência de arranque/aceleração: todas as pessoas que experimentaram o carro disseram que tem um arranque potente. Tem uma boa aceleração que conjugada com o facto do carro não ter mudanças, permite "deixar" para trás a maioria dos carros, não eléctricos, nos arranques dos semáforos e rotundas :)
- regeneração: está sempre a regenerar/carregar a bateria sempre que desacelero (mesmo que ligeiramente) ou vou numa descida. É como se a caixa de velocidades para "segurar o carro" lá estivesse, só que neste caso está também a regenerar/carregar a bateria! :-)
Esta funcionalidade opera muito bem - adoro, superou as minhas expectativas!

Fracos
- "suspensão algo dura": como já tinha lido na Internet, confirmo que "a suspensão é dura", sendo um pouco desagradável andar em estradas em más condições - nesses casos a solução é ir mais devagar.

Expectativa de duração da bateria
A Mercedes não aponta nenhuma estimativa de duração da bateria - apenas se sabe que o contrato de renting da bateria tem a duração de 10 anos.

Segundo as informações disponíveis do Nissan Leaf, que está há já alguns anos no mercado e assumindo que a tecnologia da bateria do Smart eléctrico é semelhante ou melhor, ao final de 5 anos a bateria deve manter pelo menos 75% da capacidade de armazenamento e 70% ao final de 10 anos - considerando feitos 1.650kms por mês/20.000kms por ano/200.000kms feitos em 10 anos.

Fotos do carro
Imagem
Claramente, ocupa menos espaço no estancionamento, sendo mais fácil de o fazer. Adoro o facto de ser pequeno e ágil.

Imagem
Carregar na garagem e não ter de ir às bombas de combustível é uma sensação boa - até ao momento fazia-o apenas com a bicicleta eléctrica.
Adoro o facto da ficha de carregamento ser no mesmo local onde seria a entrada para o tanque de combustível ;-)

Imagem
E cá está a minha bicicleta Brompton - tenho-a usado, com frequência, em conjunto com o Smart.

Imagem
O meu filhote na cadeira de bebé com sistema ISOFIX - num domingo com sol e tranquilo.

Imagem
E claro que levámos as nossas trotinetes para nos divertirmos :-)

Imagem
A viagem foi de 87,4km sendo que o Smart indicava uma estimativa de autonomia para mais 43km.

--------------------------------------------------
Maio 2013

Imagem

Após conduzir 121,5km nas estradas da zona, a bateria ficou com pouco mais de 20% restantes (como visível na foto) e o carro estimou autonomia para mais 33km. No total, o carro faria 154,5km!!
Preciso dizer que andei em zonas maioritariamente planas, a oscilar entre os 40km/h e 70km/h (porque o trânsito não permite mais rápido) e metade do tempo a viagem foi nocturna com as luzes ligadas. Reparem que a indicação de condução ECO ficou a 99% :-)

--------------------------------------------------
Junho 2013

No sítio onde moro não tenho garagem nem a maioria das pessoas à minha volta. Consegui alugar um lugar de garagem relativamente perto mas que não tinha uma única tomada eléctrica - consegui entretanto a permissão do gestor do prédio para colocar um cabo eléctrico e uma tomada :-)
Finalmente, tenho um pequeno quadro eléctrico (com as protecções e esquema que descrevi ao longo desta thread) e uma caixa onde está guardado o EVSE, ficando apenas a ficha que liga ao carro no exterior e pendurada na parede - como mostram as fotos.

É muito cómodo a utilização deste carro eléctrico - é só estacionar e ligar a ficha eléctrica. Desde há 2 meses, quando comprei o carro, que não sei o que é ir às bombas colocar gasolina :-)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

--------------------------------------------------
Outubro 2013

O meu Smart Eléctrico tem agora 7300kms, após 6 meses de existência - comprei-o em 2013/04/12.
A média tem sido de 1150kms/mês (isto porque vou uma boa parte dos dias para o trabalho de bicicleta).

Os custos mensais com o carro têm sido fixos:
- 40€ aluguer de lugar de garagem
- 10€ para a energia eléctrica, paga ao proprietário da garagem.

Nestes 6 meses não tive nenhum problema com o carro, mas começo agora a ter receio de ter um furo, mais tarde ou mais cedo deve acontecer. Não sei o que fazer se tiver um furo, ainda não li o manual, tenho de o fazer!
Daqui a mais 6 meses, quando fizer 1 ano, terei de ir a uma revisão no stand da Mercedes para que mudem o filtro de água que circula pela bateria, para seu arrefecimento. Nessa altura terei também de pagar o seguro anual.
Porque o carro é eléctrico, não paga o Imposto Único de Circulação.
A Inspecção Periódica Obrigatória terá de acontecer ao fim dos primeiros 4 anos, ou seja, em 2017.
Anexos
smart_evse_na_garagem-05.jpg
Última edição por leitao_da_bairrada em sábado out 19, 2013 10:03 pm, editado 17 vezes no total.

Avatar do Utilizador

galt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1655
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
Localização: Lisboa

Re: Questões sobre o carro Smart Eléctrico

Mensagem por galt »

As informacoes são poucas, até à data.
Confirma se inclui cabo para carregar numa tomada de 220v convencional ou qual o custo. Sem este tipo de carregamento considero arriscado comprar veiculo eletrico.
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Questões sobre o carro Smart Eléctrico

Mensagem por RJSC »

A bateria em princípio não deve ser muito má: é fabricada pela Tesla Motors!
http://www.teslamotors.com/about/press/ ... upply-deal

Deve ser mesmo a melhor coisa que o Smartd ED tem, uma bateria da Tesla...

Um ZOE com uma bateria à venda por 5000€ (com pelo menos os 5 anos de garantia habituais) é que era... Bem posso continuar a sonhar...
A Renault está decidida a espremer os clientes com o aluguer obrigatório...

Imagem
Última edição por RJSC em quarta mar 27, 2013 12:22 am, editado 1 vez no total.


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Questões sobre o carro Smart Eléctrico

Mensagem por RJSC »

Afinal...
Acabei de descobrir que a versão que está agora à venda já não tem baterias fabricadas pela Tesla, mas por uma subsidiária da Daimler: a Deutsche ACCUmotive.

Avatar do Utilizador

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1706
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Localização: Abrantes

Re: Questões sobre o carro Smart Eléctrico

Mensagem por e_bike »

Gastar 25.000 euros num carro de 2 lugares! Não sei se será a escolha mais acertada! :roll:

Mais depressa comprava um Leaf usado do que um smart ED! 8-)
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator


Autor do tópico
leitao_da_bairrada
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: quarta mar 13, 2013 2:38 pm

Re: Questões sobre o carro Smart Eléctrico

Mensagem por leitao_da_bairrada »

RJSC Escreveu:Um ZOE com uma bateria à venda por 5000€ (com pelo menos os 5 anos de garantia habituais) é que era... Bem posso continuar a sonhar...
A Renault está decidida a espremer os clientes com o aluguer obrigatório...
Eu vou mesmo comprar as baterias, faço poucos kms, fica bem mais em conta para mim. Vou passar a usar scooter eléctrica também e já uso bicicleta eléctrica.

E procuro um carro pequeno de dois lugares e eléctrico - o Smart Electric Drive é o melhor porque é único :-)


Autor do tópico
leitao_da_bairrada
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: quarta mar 13, 2013 2:38 pm

Re: Questões sobre o carro Smart Eléctrico

Mensagem por leitao_da_bairrada »

e_bike Escreveu:Gastar 25.000 euros num carro de 2 lugares! Não sei se será a escolha mais acertada! :roll:

Mais depressa comprava um Leaf usado do que um smart ED! 8-)
Quero mesmo o carro mais pequeno de 2 lugares.

O dinheiro não é problema, poderia estar a comprar um Jipe a gasolina.


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Questões sobre o carro Smart Eléctrico

Mensagem por RJSC »

e_bike Escreveu:Gastar 25.000 euros num carro de 2 lugares! Não sei se será a escolha mais acertada! :roll:

Mais depressa comprava um Leaf usado do que um smart ED! 8-)
Quem compra um Smart (ou um iQ) é porque lhe deu para ter um carro desse tamanho...
Não é por ser o veículo mais utilitário possível pela quantia despendida...
Por isso acho que esse argumento não os convence.
São gostos...


Autor do tópico
leitao_da_bairrada
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: quarta mar 13, 2013 2:38 pm

Re: Questões sobre o carro Smart Eléctrico

Mensagem por leitao_da_bairrada »

É interessante ser diferente e único, e o Smart é isso mesmo. É um risco escolher usar algo fora do usual, não é para todos. Rompe com a ideia mais antiga de andar com um carro de 5 lugares mas sozinho, ou mesmo a ideia do carro grande ou Jipe.


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Questões sobre o carro Smart Eléctrico

Mensagem por RJSC »

No meu caso não é para andar sozinho num carro de 5 lugares, é para levar tubos, calhas, prateleiras...
Se tivesse que alugar ou pedir um carro de todas as vezes que tenho que carregar alguma coisa para a bricolage estava feito...


BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 459
Registado: terça jun 17, 2008 5:53 pm

Re: Questões sobre o carro Smart Eléctrico

Mensagem por BE-COOL »

leitao_da_bairrada Escreveu:É interessante ser diferente e único, e o Smart é isso mesmo. É um risco escolher usar algo fora do usual, não é para todos. Rompe com a ideia mais antiga de andar com um carro de 5 lugares mas sozinho, ou mesmo a ideia do carro grande ou Jipe.
Eu também concordo que comprar um carro com pouca autonomia, para andar primordialmente em cidade, faz pouco sentido um carro do tamanho e peso do Leaf.

Mas em vez do Smart ED já consideraste os MiEV e clones (Peugeot iOn e Citroen C-Zero)?

São carros mais estreitos que o Smart e têm a vantagem de ficar com uma bagageira enorme se abateres os bancos de trás. Em França compras um usado com poucos quilómetros por 15.000€. Estou a pensar seriamente ir lá buscar um no final do ano ou principio do próximo.

http://www.autoscout24.es/ListGN.aspx?a ... sort=price

São também mais eficientes que o Smart.

http://www.fueleconomy.gov/feg/evsbs.shtml

O Smart só suporta carregamento rápido a 22KWh se pagares mais 3.000€ pelo carregador AC trifásico opcional.
PushEVs.com

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Questões sobre o carro Smart Eléctrico

Mensagem por serges »

BE-COOL Escreveu:
leitao_da_bairrada Escreveu:É interessante ser diferente e único, e o Smart é isso mesmo. É um risco escolher usar algo fora do usual, não é para todos. Rompe com a ideia mais antiga de andar com um carro de 5 lugares mas sozinho, ou mesmo a ideia do carro grande ou Jipe.
Eu também concordo que comprar um carro com pouca autonomia, para andar primordialmente em cidade, faz pouco sentido um carro do tamanho e peso do Leaf.

Mas em vez do Smart ED já consideraste os MiEV e clones (Peugeot iOn e Citroen C-Zero)?

São carros mais estreitos que o Smart e têm a vantagem de ficar com uma bagageira enorme se abateres os bancos de trás. Em França compras um usado com poucos quilómetros por 15.000€. Estou a pensar seriamente ir lá buscar um no final do ano ou principio do próximo.

http://www.autoscout24.es/ListGN.aspx?a ... sort=price

São também mais eficientes que o Smart.

http://www.fueleconomy.gov/feg/evsbs.shtml

O Smart só suporta carregamento rápido a 22KWh se pagares mais 3.000€ pelo carregador AC trifásico opcional.
Exactamente...

Gosto do conceito o preço não obrigado... Assim o ion, C0 ou Miev serve bem e usado vai para os preços indicados.

Sent from my MB526 using Tapatalk
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
leitao_da_bairrada
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: quarta mar 13, 2013 2:38 pm

Re: Questões sobre o carro Smart Eléctrico

Mensagem por leitao_da_bairrada »

serges Escreveu:Gosto do conceito o preço não obrigado... Assim o ion, C0 ou Miev serve bem e usado vai para os preços indicados.
Eu faço questão de comprar algo não barato e tem também de ser de uma marca com valor :-) --- quero com isto dizer que fico contente por no mercado haver um veículo eléctrico que é o que procuro. Fico também contente que o mercado tenha soluções para todos os outros gostos e/ou necessidades! Contudo, as ofertas ainda são muito poucas quando comparado que os carros com motor de combustão :-(

Avatar do Utilizador

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1706
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Localização: Abrantes

Re: Questões sobre o carro Smart Eléctrico

Mensagem por e_bike »

leitao_da_bairrada Escreveu:
e_bike Escreveu:Gastar 25.000 euros num carro de 2 lugares! Não sei se será a escolha mais acertada! :roll:

Mais depressa comprava um Leaf usado do que um smart ED! 8-)
Quero mesmo o carro mais pequeno de 2 lugares.

O dinheiro não é problema, poderia estar a comprar um Jipe a gasolina.
Então se o dinheiro não importa, porque não um Tesla Roadster Sport? 8-)

É eléctrico, tem 2 lugares e mais exclusivo só mesmo os protótipos que ainda não saíram!
Um Smart ED não é exclusivo. É um eléctrico convertido pela própria marca que mal se distingue dos milhentos Smart Fortwo a combustível que por aí circulam!

Se já estás decidido porque abriste este tópico? Ainda ninguém tem carros destes. Tirando algumas entidades públicas que os compraram, ninguém em Portugal vai dar tanto dinheiro por um microcarro!

Desculpem o tom, mas detesto que venham para aqui com argumentos idiotas, quase a gozar com a nossa cara, quando a maior parte da população luta diariamente para ir sobrevivendo e pagando as contas! :evil:
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Avatar do Utilizador

galt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1655
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
Localização: Lisboa

Re: Questões sobre o carro Smart Eléctrico

Mensagem por galt »

Esteve até sexta-feira um Peugeot ION à venda em Leiria com apenas 1 ano. Estive quase a fazer negócio. O preço estava a 21.500 euros de cor branca com vidros escurecidos a trás e apenas 4000kms. Era lindo o carro de 4 lugares.
Tive outro valor tendo em conta a troca do meu carro, mas por questões lógicas não vou apresentá-lo.

Estava prevista a minha visita ao carro na sexta-feira passada através de contato telefónico. Como fui surpreendido por outra proposta noutro concessionário, fiquei pela outra.
Reparei agora que o carro já não está no auto.sapo.pt, mas tenho o telemóvel do vendedor caso interesse a alguém.

Mais informações darei no meu tópico em breve. 8-)
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Avatar do Utilizador

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1706
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Localização: Abrantes

Re: Questões sobre o carro Smart Eléctrico

Mensagem por e_bike »

galt Escreveu:Esteve até sexta-feira um Peugeot ION à venda em Leiria com apenas 1 ano. Estive quase a fazer negócio. O preço estava a 21.500 euros de cor branca com vidros escurecidos a trás e apenas 4000kms. Era lindo o carro de 4 lugares.
Tive outro valor tendo em conta a troca do meu carro, mas por questões lógicas não vou apresentá-lo.

Estava prevista a minha visita ao carro na sexta-feira passada através de contato telefónico. Como fui surpreendido por outra proposta noutro concessionário, fiquei pela outra.
Reparei agora que o carro já não está no auto.sapo.pt, mas tenho o telemóvel do vendedor caso interesse a alguém.

Mais informações darei no meu tópico em breve. 8-)
Não me digas que vais trocar a Predator por um ION?! :shock:
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator


Autor do tópico
leitao_da_bairrada
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: quarta mar 13, 2013 2:38 pm

Re: Questões sobre o carro Smart Eléctrico

Mensagem por leitao_da_bairrada »

e_bike Escreveu:Se já estás decidido porque abriste este tópico? Ainda ninguém tem carros destes.
Não foi para ajuda na escolha do modelo e/ou marca.

As questões que fiz foram:
1. Gostava de saber a estimativa de número de ciclo de cargas/descargas.
2. Gostava também de saber mais pormenores do(s) motor(es), tipo de transmissão e caixa de velocidades.
3. Gostava de ter feedback dos proprietários deste carro.
e_bike Escreveu:Desculpem o tom, mas detesto que venham para aqui com argumentos idiotas, quase a gozar com a nossa cara, quando a maior parte da população luta diariamente para ir sobrevivendo e pagando as contas! :evil:
Não fui eu que decidi a minha condição, como por exemplo a minha quantidade de dinheiro disponível. Sou obrigado a comprar um carro de uma marca de valor. Pelo menos prefiro comprar um eléctrico e eficiente.

Avatar do Utilizador

galt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1655
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
Localização: Lisboa

Re: Questões sobre o carro Smart Eléctrico

Mensagem por galt »

e_bike Escreveu: Não me digas que vais trocar a Predator por um ION?! :shock:
Não, adoro a minha Predator aqui em Lisboa.
Ela também foi premiada, vai ter um CB, vidro novo nos mostradores. Já tenho aqui tudo para proceder às melhorias.

Relativamente ao carro será outro e teve sempre em conta a experiência adquirida com a Predator, na escolha final. Para a cidade o ION é excelente, mas a experiência já me provou que é preciso ter em conta outras características importantes. ;)
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Questões sobre o carro Smart Eléctrico

Mensagem por RJSC »

Isso de marca de valor...

Valor não é fama, é a melhor relação qualidade +utilidade/preço...

Que seja uma questão de gosto pelos Smarts tudo bem, não ataquem as pessoas por isso.
Uns gostam de smarts, uns de motos, outros de utilitários com uma quantidade razoável de espaço.
Agora o tal conceito de marca de valor é duvidoso.

A atacar ataquem que circula em SUVs gigantes de combustão (exemplos: Hummer, Porsche Cayene, BMW X5, etc)...
Essas pessoas pensam ter o direito de emitir várias vezes mais gases poluentes que o necessário só porque são ricos, e não é por falta de dinheiro que não encomendam um Tesla Model X ou S... :roll:

Para quem é quase impossível comprar um VE é para quem só tem dinheiro para um Renault Clio ou um Fiat Punto (e ás vezes só usado)...


BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 459
Registado: terça jun 17, 2008 5:53 pm

Re: Questões sobre o carro Smart Eléctrico

Mensagem por BE-COOL »

galt Escreveu:Esteve até sexta-feira um Peugeot ION à venda em Leiria com apenas 1 ano. Estive quase a fazer negócio. O preço estava a 21.500 euros de cor branca com vidros escurecidos a trás e apenas 4000kms. Era lindo o carro de 4 lugares.
Tive outro valor tendo em conta a troca do meu carro, mas por questões lógicas não vou apresentá-lo.

Estava prevista a minha visita ao carro na sexta-feira passada através de contato telefónico. Como fui surpreendido por outra proposta noutro concessionário, fiquei pela outra.
Reparei agora que o carro já não está no auto.sapo.pt, mas tenho o telemóvel do vendedor caso interesse a alguém.

Mais informações darei no meu tópico em breve. 8-)
Esse carro esteve à venda por 18.000€ e subiu de um momento para o outro para os 21.500€.

Atenção que desde a altura em que a Peugeot vendeu os iOn a 10.900€ em França (Agosto do ano passado) esses carros em vez de terem os 16KWh de bateria como os Miev e os C-Zero só têm 14,5KWh. Foi uma redução feita às escondidas pela Peugeot que só foi descoberta algum tempo depois.

http://www.moteurnature.com/actu/uneact ... s_id=26686

A cor branca para um carro é a mais inteligente por ser a cor que melhor reflecte a luz. Assim é a mais visível e estatisticamente a que regista menos acidentes, não é por acaso que as ambulâncias são amarelas ou brancas. Além disso é a que mantém o carro mais fresco no verão e com isso poupamos em AC e na vida das baterias (é a temperatura que as degrada).


O Smart ED com carregador de 22KWh vai para os 27.000€ :?

Para pagar isso preferia o Veeco português que também é de 2 lugares, tem um preço semelhante mas é muito mais eficiente.

http://www.veeco.pt/
PushEVs.com

Responder

Voltar para “Automóveis”