Mercedes Smart Electric Drive -- comprado em Abril 2013

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico

Autor do tópico
leitao_da_bairrada
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: quarta mar 13, 2013 2:38 pm

Re: Mercedes Smart Electric Drive -- comprado em Abril 2013

Mensagem por leitao_da_bairrada »

O Smart eléctrico tem agora 22.834 kms. Tenho feito em média 50kms por dia se bem que no mês de Agosto foram em média 100kms por dia.

Comprei o carro há 508 dias (1 ano e 4 meses), custou 25 460,00 €, e o custo a esta data é de 50,08 € por cada dia. O custo por km é de 1,12 €.

Relativamente a manutenção, só tem sido necessário encher os pneus com ar.
Última edição por leitao_da_bairrada em terça set 02, 2014 12:55 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Mercedes Smart Electric Drive -- comprado em Abril 2013

Mensagem por Nunio »

Não queres explicar melhor como chegaste a esses valores?

É que assim de repente pareçe um bocadinho caro 112 euros para fazer 100kms... Mas certamente terá uma explicação...


Autor do tópico
leitao_da_bairrada
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: quarta mar 13, 2013 2:38 pm

Re: Mercedes Smart Electric Drive -- comprado em Abril 2013

Mensagem por leitao_da_bairrada »

Nunio Escreveu:Não queres explicar melhor como chegaste a esses valores?

É que assim de repente pareçe um bocadinho caro 112 euros para fazer 100kms... Mas certamente terá uma explicação...
O Smart eléctrico custou 25 460,00 € e tem 22.834 kms. 25460/22834 = 1,12 € por km.

Há uns tempos andei de taxi 30km e paguei 30€, ou seja, 1€ por km.


pena33
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 159
Registado: terça ago 14, 2012 7:36 pm

Re: Mercedes Smart Electric Drive -- comprado em Abril 2013

Mensagem por pena33 »

E esse valor por Km está sempre a descer. :D :D

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Mercedes Smart Electric Drive -- comprado em Abril 2013

Mensagem por Nunio »

leitao_da_bairrada Escreveu: O Smart eléctrico custou 25 460,00 € e tem 22.834 kms. 25460/22834 = 1,12 € por km.
Percebi.

Mas penso que esse valor só era correcto se o carro neste momento valesse 0 euros.

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Mercedes Smart Electric Drive -- comprado em Abril 2013

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
Nunio Escreveu:
leitao_da_bairrada Escreveu: O Smart eléctrico custou 25 460,00 € e tem 22.834 kms. 25460/22834 = 1,12 € por km.
Percebi.

Mas penso que esse valor só era correcto se o carro neste momento valesse 0 euros.
Por isso é que o dono está "feliz" :ugeek: :lol:
Fez uso dele como com o taxi (1 € /Km) e ainda é o dono do taxi (por mais 0,12 € /Km). :o
E quem está de fora, fica a vida toda a fazer "contas"! ;)

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]


Autor do tópico
leitao_da_bairrada
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: quarta mar 13, 2013 2:38 pm

Re: Mercedes Smart Electric Drive -- comprado em Abril 2013

Mensagem por leitao_da_bairrada »

BondadeSua Escreveu::mrgreen:
Nunio Escreveu:
leitao_da_bairrada Escreveu: O Smart eléctrico custou 25 460,00 € e tem 22.834 kms. 25460/22834 = 1,12 € por km.
Percebi.

Mas penso que esse valor só era correcto se o carro neste momento valesse 0 euros.
Por isso é que o dono está "feliz" :ugeek: :lol:
Fez uso dele como com o taxi (1 € /Km) e ainda é o dono do taxi (por mais 0,12 € /Km). :o
É esse o meu raciocínio. Também poderia estar a comparar com o custo diário de um carro alugado...

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Mercedes Smart Electric Drive -- comprado em Abril 2013

Mensagem por sergiomms »

leitao_da_bairrada Escreveu:
BondadeSua Escreveu::mrgreen:
Por isso é que o dono está "feliz" :ugeek: :lol:
Fez uso dele como com o taxi (1 € /Km) e ainda é o dono do taxi (por mais 0,12 € /Km). :o
É esse o meu raciocínio. Também poderia estar a comparar com o custo diário de um carro alugado...
Pois, mas o que faz mais sentido seria comparares com um carro a petroleo/gaz/hibrido equivalente COMPRADO. :)
sergiomms


Autor do tópico
leitao_da_bairrada
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: quarta mar 13, 2013 2:38 pm

Re: Mercedes Smart Electric Drive -- comprado em Abril 2013

Mensagem por leitao_da_bairrada »

sergiomms Escreveu:
leitao_da_bairrada Escreveu:
BondadeSua Escreveu::mrgreen:
Por isso é que o dono está "feliz" :ugeek: :lol:
Fez uso dele como com o taxi (1 € /Km) e ainda é o dono do taxi (por mais 0,12 € /Km). :o
É esse o meu raciocínio. Também poderia estar a comparar com o custo diário de um carro alugado...
Pois, mas o que faz mais sentido seria comparares com um carro a petroleo/gaz/hibrido equivalente COMPRADO. :)
Quando comprei o Smart eléctrico fiz os cálculos com previsões e fiz a comparação com um Smart que será equivalente. Se tivesse optado por um Smart não eléctrico, acho que estaria a pensar do mesmo modo: quantos kms e dias já passaram, quanto me custou o carro por dia e por km.

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Mercedes Smart Electric Drive -- comprado em Abril 2013

Mensagem por Mumia »

Em modo de quem anda assim muiiitttooooooooooo curioso com este carro... :) será que o encontro em Alcácer do Sal estará no destino desta maquina e do seu dono? :) :) :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


Autor do tópico
leitao_da_bairrada
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: quarta mar 13, 2013 2:38 pm

Re: Mercedes Smart Electric Drive -- comprado em Abril 2013

Mensagem por leitao_da_bairrada »

O Smart eléctrico passou os 25.000 kms. Continua tudo perfeito, sem um único problema/custo de manutenção até à data - é só carregar na tomada eléctrica e andar :-)
smart_25000km-01.jpg
smart_25000km-01.jpg (146.57 KiB) Visto 9173 vezes
E agora gostava de vos falar sobre algo que tenho feito desde o primeiro dia em que o comprei.

Gosto muito de ouvir música e dançar, e uma das razões para comprar um carro eléctrico foi o facto de quase não fazerem barulho, permitindo-me ouvir a minha música enquanto viajo sem o ruído de um motor de combustão.

Tenho uns headphones que cancelam o ruído activamente (Sennheiser MM 550) - têm uns microphones incorporados que captam ruído, principalmente os graves, e geram uma onda sonora contrária que anula os ruídos. Funciona muito bem, por exemplo, quando ando de comboio ou avião, os barulhos dos motores ficam muito reduzidos.

No Smart eléctrico, parece que fico no céu, desaparecem quase na totalidade o barulho dos pneus na estrada, do vento e da passagem nas covas - é excelente para uma pessoa como eu, com a companhia da música que adora nos vídeos de dança do youtube, visualizados no grande Smartphone.

Outros barulhos como pessoas a falar, buzinas, sirenes, etc, não são anulados pelo sistema activo de cancelamento de ruído.
smart_25000km-02.jpg
smart_25000km-02.jpg (143.76 KiB) Visto 9173 vezes


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Mercedes Smart Electric Drive -- comprado em Abril 2013

Mensagem por RJSC »

Olha que é ilegal conduzir com auscultadores que tapem ambos os ouvidos.
Se a polícia repara em ti com os auscultadores a coima vai de 120€ a 600€.
Código da Estrada - Artigo 84º

Proibição de utilização de certos aparelhos
1 - É proibido ao condutor utilizar, durante a marcha do veículo, qualquer tipo de equipamento ou aparelho susceptível de prejudicar a condução, nomeadamente auscultadores sonoros e aparelhos
radiotelefónicos.
2 - Exceptuam-se do número anterior:
a) Os aparelhos dotados de um auricular ou de microfone com sistema alta voz, cuja utilização não
implique manuseamento continuado;
b) Os aparelhos utilizados durante o ensino da condução e respectivo exame, nos termos fixados em
regulamento.

(...)

4 - Quem infringir o disposto no n.o 1 é sancionado com coima de €120 a €600.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Mercedes Smart Electric Drive -- comprado em Abril 2013

Mensagem por Jorge Rocha »

Gostei de teus auscultadores, mas para a condução, acho preferível sentir, com todos os sentidos e muito bem apurados, tudo o que me envolve e aos outros, para uma melhor protecção.
Continuação de bons Kms electrizantes.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Mercedes Smart Electric Drive -- comprado em Abril 2013

Mensagem por Mumia »

gosto de ver que este carro continua a rolar sem problemas :) é um carro que sempre me deixou muiiitttaaaaa curiosidade como será conduzir e tal :)

Pois cuidado que andar com isso dá direito a "presente" :? e pode ser perigoso... pode não ouvir algo que dava jeito ouvir e sofrer algum acidente :/
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

patrick
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: terça mai 29, 2007 9:28 pm

Re: Mercedes Smart Electric Drive -- comprado em Abril 2013

Mensagem por patrick »

Viva, estou interessado num destes, mas pergunto-te qual foi o máximo de km efetuados com uma carga e qual a média de velocidade. ( e a média de km entre cargas)
A minha intensão não é fazer dele um veiculo citadino, mas sim fazer 140 km diários com a possibilidade de carregar aos 70km.
Obrigado.


Autor do tópico
leitao_da_bairrada
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: quarta mar 13, 2013 2:38 pm

Re: Mercedes Smart Electric Drive -- comprado em Abril 2013

Mensagem por leitao_da_bairrada »

O meu Smart eléctrico em Abril 2015:
smart_electrico_2015-01.jpg
smart_electrico_2015-01.jpg (357.77 KiB) Visto 8572 vezes
DSC01382.JPG
DSC01382.JPG (300.04 KiB) Visto 8572 vezes
DSC01376.JPG
DSC01376.JPG (307.12 KiB) Visto 8572 vezes


Autor do tópico
leitao_da_bairrada
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: quarta mar 13, 2013 2:38 pm

Re: Mercedes Smart Electric Drive -- comprado em Abril 2013

Mensagem por leitao_da_bairrada »

O meu Smart eléctrico em Abril 2015:

Imagem
Imagem
Imagem

Custos manutenção
O meu Smart eléctrico tem agora 33500 kms e foi à revisão anual, que ficou em 155€. Espero não ter mais custos de manutenção este ano de 2015 (por exemplo, os pneus estão bons e penso que poderão durar pelo menos mais 1 ano - 3 no total).

Tabela custos de manutenção 2014 e 2015:
2014/04/02 | 92,40 € | Custo da primeira revisão anual. Levou o filtro de água que está no circuito de refrigeração do motor e bateria. Incluiu uma limpeza interior e exterior.
2014/05/14 | 17,00 € | substituição luz médio

2015/02/25 | 9,00 € | substituição luz médio (feito por mim).
2015/04/02 | 155,00 € | Custo da primeira segunda anual. Levou peças novas: filtro de ar habitáculo: 20€; secador do ar: 33€; óleo travões: 16€; líquido limpeza vidros: 7€; pilha telecomando: 6€. Mão de obra: 47€.

Desempenho do meu Smart eléctrico nos últimos 12 meses
Perfeito!! Muito económico (aderi a uma promoção da EDP para quem tem carro eléctrico, em que tenho 10% de desconto no total da minha fatura da energia eléctrica).

O que para mim ficou claro durante os meses de inverno é que a autonomia baixo especialmente quando as temperaturas são abaixo dos 10ºC, diria que baixa 15% aos 8ºC de temperatura ambiente.
Não noto nenhuma redução na capacidade da bateria ao final dos 2 anos.

Viajar com o meu Smart eléctrico é uma festa
Talvez o que goste mais dos carros eléctricos seja o silêncio e a simplicidade de condução, tornando as viagens mais confortáveis e para mim são quase sempre festa :-)

Este ano comprei uns headphones ainda melhores, com a tal redução activa - têm uns microphones incorporados que captam ruído, principalmente os graves, e geram uma onda sonora contrária que anula os ruídos. Funciona muito bem, por exemplo, quando ando de comboio ou avião, os barulhos dos motores ficam muito reduzidos.
Outros barulhos como pessoas a falar, buzinas, sirenes, etc, não são anulados pelo sistema activo de cancelamento de ruído.

Com Internet 4G, o SmartPhone e o Youtube :-)
DSC01577.JPG
DSC01577.JPG (249.35 KiB) Visto 8569 vezes
DSC01575.JPG
DSC01575.JPG (249.97 KiB) Visto 8569 vezes
A festa costuma ser mais ou menos assim no meu Smart eléctrico:


Link

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Mercedes Smart Electric Drive -- comprado em Abril 2013

Mensagem por Emanuel Couto »

Há que tem tempos!

Andar nesse carro é uma festa todos dias :D
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Mercedes Smart Electric Drive -- comprado em Abril 2013

Mensagem por Mumia »

oraaaa ja tinha saudades de saber alguma coisa deste carro :) mas bom saber que continua a rolar e sem qualquer prob :)

Bom quanto aos headphones, cuidado que é proibido conduzir com isso. Lembrem-se que é apenas permitido com 1 único phone, e nem os que têm 2 e só se usa 1 (a letra da lei) se pode!

Tenho a esperança de poder ver este Smart em Junho no Encontro Nacional ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


Autor do tópico
leitao_da_bairrada
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: quarta mar 13, 2013 2:38 pm

Re: Mercedes Smart Electric Drive -- comprado em Abril 2013

Mensagem por leitao_da_bairrada »

O Smart tem agora 3 anos e 51.000kms. Durante o ano que passou funcionou sempre a 100%, nada falhou, não tive nenhum custo extra.
Na revisão anual, o único material que levou novo foi líquido de limpeza para o parabrisas e filtro de ar para o habitáculo:
smart_factura_2016.jpg
Não consigio notar possível decrescimo na capacidade da bateria. Após a revisão, pedi esta informação tendo em conta que fazem um teste à bateria - apenas conseguiram dizer que está boa, não aferem a capacidade da mesma.

Apesar de ser o segundo carro, o Smart tem sido sempre o carro preferêncial - quando saímos de casa vamos sempre com o Smart eléctrico expecto quando é necessário transportar mais do que 2 pessoas ou a viagem é superior a 120kms. Continuamos a adorar o silêncio, simplicidade e relaxamento na condução e claro, cuidadar do ambiente!

Responder

Voltar para “Automóveis”