Malm - desde março de 2011 na estrada

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Responder
Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Malm - desde março de 2011 na estrada

Mensagem por serges »

Raio de Aveiras...

Vou estar de férias para a semana mas a Vectrix vai ao Dr por isso a ver se dá para analisarmos aquela rampa e quem sabe outro diagnóstico!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Malm
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 70
Registado: quarta jul 24, 2013 3:08 pm

Re: Malm - desde março de 2011 na estrada

Mensagem por Malm »

Malm Escreveu:Este é o VE português que fez mais km com um só carga (201,4), que foi mais alto, que carregou mais numa só descida (3 barras imievescas). O Leaf do essieme do nissanleafpt tem mais de 70000 km, é provavel que ocasal, também de lá, não esteja longe dessa marca, o mjr também vai já com mais de 62000 km. Quanto ao ruimegas, deves estar ela por ela, mas as coisas vão pende brevemente para o meu lado, só estou à espera de Aveiras. Em quilometragem total, muito perto do top5.

Mas quando falamos apenas de i-MiEV, o panorama muda radicalmente de figura porque a comparação é feita a nível mundial.
https://docs.google.com/spreadsheet/ccc ... ring#gid=0

E até me puseram em 1º na lista, quando não fui o responsável pela criação da mesma nem fui o primeiro a colocar lá os dados.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Malm - desde março de 2011 na estrada

Mensagem por Emanuel Couto »

serges Escreveu:Raio de Aveiras...

Vou estar de férias para a semana mas a Vectrix vai ao Dr por isso a ver se dá para analisarmos aquela rampa e quem sabe outro diagnóstico!
Nesse caso boas férias....
Com a Vectrix! Tomara q não seja nada de mais.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Malm - desde março de 2011 na estrada

Mensagem por serges »

Agora algo muito importante.

Malm consegues explicar os modos de condução do miev e por fim a diferença entre eles.

Qual será o modo que está instalado nos clones?

Ah e parabéns pelo mais visto tópico e participado... Ou um dos DP fórum leaf.

Obrigado.

P.S.: quanto a subida estou a espera de um miev da Mitsubishi Lisboa mas parece difícil.

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Malm - desde março de 2011 na estrada

Mensagem por serges »

Escrito pelo Malm:


Modos de condução no i-MiEV - B, D e C.

Modo B - modo que permite maior regeneração. Em situações de menor exigência, condução a baixa velocidade e sem subidas pronunciadas, consome menos. É o modo a usar em descidas pronuncidas, já que vai travando o veículo aproveitando para recarregar.

Modo D - Modo de compromisso entre regeneração e rolamento. Consome menos que o B em situações de maior exigência, como velocidades mais elevadas (a partir dos 80 km/h) ou em subida.

Modo C - A regeneração é fraca neste modo, o que permite manter a velocidade quando se alivia o acelerador.

Não sei qual é destes, o modo presente nos clones. O C não será, o mais provável é que seja o equivalente ao D.

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: Malm - desde março de 2011 na estrada

Mensagem por apr »

Noutro fórum dizem que os clones do imiev usam o modo B, mas sem certeza

http://myimiev.com/forum/viewtopic.php?f=28&t=1348" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Malm - desde março de 2011 na estrada

Mensagem por serges »

apr Escreveu:Noutro fórum dizem que os clones do imiev usam o modo B, mas sem certeza

http://myimiev.com/forum/viewtopic.php?f=28&t=1348" onclick="window.open(this.href);return false;
Foi a mesma fonte que vi.

Fiquei na duvida e questionei. Parece ser plausível.

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Malm
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 70
Registado: quarta jul 24, 2013 3:08 pm

Re: Malm - desde março de 2011 na estrada

Mensagem por Malm »

Pois, poderá ser o B. Permitirá obter regeneração máxima nos clones. Só experimentando e mesmo assim não sei se vou conseguir identificar o modo. A utilização do canion poderá esclarecer, dado que conseguimos medir o valor da regeneração.


apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: Malm - desde março de 2011 na estrada

Mensagem por apr »

Experimentei um ion há algum tempo e tenho ideia que se notava o regen quando se tira o pe do pedal. Não parecia muito forte mas também não tenho termo de comparação e na altura não liguei muito a isso. Notei foi o atraso na resposta do acelerador quando se calca a fundo. Também acontece no imiev? Em todos os modos?

Obrigado


Autor do tópico
Malm
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 70
Registado: quarta jul 24, 2013 3:08 pm

Re: Malm - desde março de 2011 na estrada

Mensagem por Malm »

Sim, nota-se esse atraso na resposta do acelerador, em qualquer dos modos. Quem está habituado a outros elétricos deverá sentir a diferença. Quem está habituado a veículos de combustão não vai sentir essa diferença. Eu como passei diretamente de um veículo a combustão para o i-MiEV, acabei por não estranhar. Não tenho dúvidas que assim se torna mais seguro para todos, que se a Mitsubishi quisesse o carrito saía disparado que nem uma bala e era capaz de levar alguém desprevenido à frente ou espatifar-se todo na primeira curva. E mesmo assim muita gente deve espetar-se logo poucos dias após ter o carro. Isto é como andar de carrinhos de choque todos os dias, tentando evitar a parte dos choques, claro.


apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: Malm - desde março de 2011 na estrada

Mensagem por apr »

Quando experimentei o leaf não notei esse atraso na resposta. No entanto no caso do leaf apesar de a resposta parecer imediata foi algo lenta, pelo menos no modelo de 2013.

No meu caso a transição foi de ebike para eCarro por isso notei bem a diferença das lentidoes e atrasos implementadas.

Dadas as autonomias limitadas parece-me um comportamento aceitável

Cmps


Autor do tópico
Malm
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 70
Registado: quarta jul 24, 2013 3:08 pm

Re: Malm - desde março de 2011 na estrada

Mensagem por Malm »

Variação das temperaturas dos vários sensores existentes no pack de um i-MiEV, durante um carregamento lento. O filme de 3 minutos corresponde a 4 horas de carregamento.

Link

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Malm - desde março de 2011 na estrada

Mensagem por MRider »

Ta brutal o vídeo . Escolheste a música de propósito para as barras dançarem ao som da música :-D

Ps: qual o nome da música ? :-)
Live long and prosper!


Autor do tópico
Malm
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 70
Registado: quarta jul 24, 2013 3:08 pm

Re: Malm - desde março de 2011 na estrada

Mensagem por Malm »

Lindsey Stirling - Shadows. O CaniOn tem um ritmo, a música tem um ritmo muito semelhante, perece-me que foram feitos um para o outro.


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Malm - desde março de 2011 na estrada

Mensagem por sugarstorm »

Interessante para mim é a alternância nas temperaturas.
Terá a ver com a disposição das células no pack?
Tens 3+ quentes seguidas de 3+frias seguidas de 3+ quentes seguidas de 3+ frias seguidas de 3+ quentes...

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


Autor do tópico
Malm
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 70
Registado: quarta jul 24, 2013 3:08 pm

Re: Malm - desde março de 2011 na estrada

Mensagem por Malm »

Bem visto sugarstorm. Sou da opinião que isso está relacionado com a disposição das células e a forma como estão ligadas umas às outras. No i-MiEV há 88 células. Estão associadas em grupos de 4 (22 grupos de 4 células). Cada grupo de 4 células tem 3 sensores, daí 66 sensores. No 1º conjunto de células (da 1 à 4), o sensor 1 é sensível à temperatura das células 1 e 2, o sensor 2 à temperatura das células 2 e 3, o sensor 3 à temperatura das células 3 e 4. No 2º conjunto, o sensor 4 vaí ser sensível às temperaturas das células 5 e 6,...
Os sensores 31 a 33 fogem do padrão e eu sei porquê. São de um conjunto de 4 dispostos numa posição diferente. O padrão de aquecimento (retirando do conjunto os sensores 31 a 33 e 64 a 68, que são de conjuntos de 4 células colocados numa posição distinta), o padrão é sempre: o 2º e 3º sensores de todas as séries de 6 são os que aquecem mais. A distribuição das células é esta:
Imagem
Podemos imaginar duas "hotlines" transversais ao pack, uma no quadrado de 40 células da frente e outro no detrás.
Última edição por Malm em terça mar 04, 2014 9:53 am, editado 3 vezes no total.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Malm - desde março de 2011 na estrada

Mensagem por MRider »

A disposição das células deve ser para manter uma temperatura por igual em todo o Pack.
Live long and prosper!


Autor do tópico
Malm
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 70
Registado: quarta jul 24, 2013 3:08 pm

Re: Malm - desde março de 2011 na estrada

Mensagem por Malm »

Tábua-Águeda / 56 km / 39% de carga gastos. Quem não souber, dirá que está como novo. As técnicas de condução quase que permitem não dar conta da degradação.


Link

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Malm - desde março de 2011 na estrada

Mensagem por MRider »

Mais um belo video sim senhor 8-)
Live long and prosper!

Responder

Voltar para “Automóveis”