O meu Mega-ZEV

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por jmal »

Volt, esse veiculo tem 4 rodas, existem vídeos na net a explicar como se anda apenas com 2. :lol::lol::lol:
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por Volt »

Vivas a todos. :-).

Obrigado pelas palavras.

Celestino, tinhas razão, os GIDS (assim é que é) dependem da carga com que estamos a medir, e como na altura estava com cerca de meia carga, apresentava 130. :-).
IMG_7023.JPG
IMG_7023.JPG (87.89 KiB) Visto 6593 vezes
As baterias do MZ estão com 60.53 Ah (91.36%), que dá uma degradação de 8.64%. Não é mau para os 10 meses de idade que ele traz, com 20 cargas rápidas (QC) e 153 cargas lentas. Outro bom indicador, é a diferença entre a célula com maior e menor tensão. Está em 16 mV.
IMG_6830.JPG
IMG_6830.JPG (119.43 KiB) Visto 6593 vezes
Bem, comprei o MZ na quinta-feira em Lisboa. Estreei-me saindo de Campolide em direcção aos Anjos na hora de almoço. Fiz uns 17 quilómetros e meti à carga na garagem do emprego.
IMG_6923.JPG
IMG_6923.JPG (104.96 KiB) Visto 6593 vezes
Por hora, entram cerca de 2250 Wh para as baterias (com o carregador de +/- 10 ah a +/- 225v). Tenho também um cabo com a ficha Mennekes de 16 ah. Ainda não carreguei com este por manifesta falta de experiência (já lá vamos a essa história). Fiz a viagem rotineira para casa e regressei no dia seguinte.
IMG_6914.JPG
IMG_6914.JPG (76.08 KiB) Visto 6593 vezes
Na sexta voltei a meter o MZ à carga depois de mais 80 KM feitos. Fiz a primeira carga completa. Ele tem 12 barras de "depósito". Meti a carregar quando apenas restava uma e atestei-o no emprego. Levou umas 9 horas a fazê-lo (18 kWh).
IMG_6931.JPG
IMG_6931.JPG (75.1 KiB) Visto 6593 vezes
Quando saí, fui mostrar o MZ à Marina de Oeiras, onde temos feito o encontro semanal aqui na zona. Estiveram neste encontro 7 carros e 7 motas. Um Renault (Fluence), quatro Nissan (Leaf), um Opel (Ampera), um Peugeot (Ion), uma Volta e 6 Vectrix (VX-1).
IMG_6943.JPG
IMG_6943.JPG (93.42 KiB) Visto 6593 vezes
Recebi alguns conselhos do ruimegas, que viu o estado da bateria do MZ. 60.53 AHr (91.36%). Creio que são valores perfeitamente aceitáveis. Regressei a casa depois de 99 KM feitos (e uma barra por gastar) e deixei-o a carregar até às 8 da manhã (quis que ele carregasse só durante as horas de vazio). Li o manual mais pequeno logo na primeira noite e defini um "timer" com o horário da tarifa de vazio.
IMG_6990.JPG
IMG_6990.JPG (100.45 KiB) Visto 6593 vezes
No sábado, com 8 barras carregadas, aproveitei a manhã de "solteiro" e fui a Sesimbra mostrar o carro novo à família. Cheguei a Santana e cruzei-me com o vgomes. :-). Liguei-lhe usando o mãos-livres do carro (que fino!), coisa que já estou habituado a fazer com o auricular que tenho nos capacetes da mota (;-)), e combinei passar em casa dele quando regressasse. Acabei por regressar rápido, pois o meu pai tinha acabado de sair para o Algarve, a minha irmã estava a trabalhar e mal conseguiu ver o "bólide", e o resto da família estava numa zona onde é impraticável estacionar sem o dístico de residente... Assim, fui-me meter à conversa com o vgomes até ser hora de regressar a casa. Chegado a casa, tive de meter a Goldwing na rua para o carro voltar a carregar na garagem. Carreguei completamente pela segunda vez. Tinha feito 41 km. Deu 13 kWh de carga.
IMG_6996.JPG
IMG_6996.JPG (114.14 KiB) Visto 6593 vezes
No domingo resolvi fazer um passeio maior. Fiz 103 km. Fui a Sesimbra, à Costa da Caparica (visitei o carregador Mobi.E da praia do Rei) e a Vila Nogueira de Azeitão, onde pensei que tinha colocado a carregar com o cabo Mennekes. Afinal, não tinha pressionado o botão de desligar o timer e nada carreguei. Para a próxima, já sei... Acabei por regressar à garagem de casa para a já "habitual" tomada.
IMG_7002.JPG
IMG_7002.JPG (107.53 KiB) Visto 6593 vezes
Na segunda regressei à rotina diária. Fiz os 42 km para o emprego e toca a carregar na garagem. Mais 9.5 kWh em cerca de 4 horas. No fim do dia, há que voltar a casa... Pelo caminho, jantámos no Almada Fórum. Num balcão de informações, uma menina disse que o posto Wattdrive do piso -2 não devia estar funcional, mas podíamos carregar o carro sempre que quiséssemos numa das tomadas que por lá estão espalhadas pelas colunas.
IMG_7022.JPG
IMG_7022.JPG (99.08 KiB) Visto 6593 vezes
Na terça voltei a apenas carregar no emprego. Fiz 89 km. Carreguei 16 kWh. No regresso a casa fui às compras porque há alguém lá em casa que já não cabe nas calças. :-p. Passámos pelo Freeport (atravessei a ponte Vasco da Gama) antes de chegar a casa. Em termos de autonomia, o carro aguenta-se bem. :-).
IMG_7018.JPG
IMG_7018.JPG (125.1 KiB) Visto 6593 vezes
Na quarta (hoje) voltei a colocar à carga no emprego. Depois de 102 km feitos (deu-me a luz da "reserva" e já não fazia muitos mais, pois andei muito em AE) carregou mais 18.5 kWh (será que a reserva é de 6 kWh?).

Amanhã o Mega-ZEV faz uma semana nas minhas mãos. Para já, é cinco estrelas de carro. Estou siderado.

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por MRider »

Belo diário que fizeste .

Agora com um carro os consumos energéticos disparam mas é perfeitamente normal :-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por Nunio »

Boas.
Antes de mais, parabéns pela máquina e pela reportagem.

Fiquei com algumas duvidas daquele primeiro quadro. O que é:
Hlth=90.52% ?
SOC=49.9% ?
Quando foi tirado esse quadro? Em carga, completamente carregado, meia carga, logo depois de carregar...?

Boa sorte com a máquina.
Nunio

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por zointz »

Nunio Escreveu:Boas.
Antes de mais, parabéns pela máquina e pela reportagem.

Fiquei com algumas duvidas daquele primeiro quadro. O que é:
Hlth=90.52% ?
SOC=49.9% ?
Quando foi tirado esse quadro? Em carga, completamente carregado, meia carga, logo depois de carregar...?

Boa sorte com a máquina.
Nunio
Olá Nunio, tudo bem ?

Espero estar a responder bem.

Hlth=90.52% ? Health - Saude das baterias
SOC=49.9% ? State of Charge - Estado de Carga

Abraços,
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Avatar do Utilizador

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1706
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Localização: Abrantes

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por e_bike »

Nunca pensei que chegasse o dia em que ia dar os parabéns ao Volt por um veículo de 4 rodas! :mrgreen:
Só podia mesmo ser um eléctrico! Doutra forma de certeza que não largavas as 2 rodas!

A garagem está a ficar apertada! :lol:
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16146
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por serges »

Os meus parabéns malandro...

Abraços

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por Mumia »

é que dp ainda tira fotos do Leaf e da Li+ juntos isto quer-se dizer paaaaaaaa... :lol: :lol:
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por Volt »

Vivas a todos. :-).

Segundo os nossos vizinhos aqui do fórum nissanleafpt.com, o Hlth não tem a ver com a saúde das baterias, mas algo relacionado com a capacidade de resistência... Eu não percebo muito disso para adiantar mais...

O SOC é exactamente o que disse o zointz. Estava com +/- meia carga.

PS: "Obrigados". :-).

PPS: Também tenho um DB do MZ no nissanleafpt.com: Link.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por klinzter »

Parabens atrazados pela compra :-P
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por Nunio »

Volt Escreveu:Vivas a todos. :-).

Segundo os nossos vizinhos aqui do fórum nissanleafpt.com, o Hlth não tem a ver com a saúde das baterias, mas algo relacionado com a capacidade de resistência... Eu não percebo muito disso para adiantar mais...

O SOC é exactamente o que disse o zointz. Estava com +/- meia carga.
Ok.

É possível ter acesso a esse gráfico quando o carro está a carregar?
E em andamento, é possível?

Nunio

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por Celestino »

Sim, é possível ter acesso.
Só se estiver desligado e não estiver a carregar é que não.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por zointz »

Volt Escreveu:Vivas a todos. :-).

Segundo os nossos vizinhos aqui do fórum nissanleafpt.com, o Hlth não tem a ver com a saúde das baterias, mas algo relacionado com a capacidade de resistência... Eu não percebo muito disso para adiantar mais...

O SOC é exactamente o que disse o zointz. Estava com +/- meia carga.

PS: "Obrigados". :-).

PPS: Também tenho um DB do MZ no nissanleafpt.com: Link.

Boas Volt,
Eu tenho um grande defeito, adoro conhecimento, devoro toda a info que aparecer, e descobri isto, pode ser que dê jeito a alguém. Parece que Hlth não está bem definido, embora se inclinem para a saúde das baterias pela resistência interna.

Segue um pequena imagem.

http://www.mynissanleaf.com/wiki/index. ... pplication
leaf.jpg
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por Volt »

Fixe. :-). Por mim, estás à vontade. Isso até ajuda-me a perceber melhor os prints quando for eu a fazê-los. :-D.

Daqui a pouco já meto aqui mais informação com que me tenho deparado. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por sugarstorm »

Boas volt,

Antes de mais os meus parabéns.
Eu vi logo que teria de haver uma forma de transportar o voltinho(a) de forma segura :D

Mas agora quero ver-te a gabares por ultrapassares todos os dias de manhã 10 kms de fila para a ponte na A2 :lol:
Vais ter uns meses de inferno :evil:

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por zointz »

:mrgreen:
sugarstorm Escreveu:Boas volt,

Antes de mais os meus parabéns.
Eu vi logo que teria de haver uma forma de transportar o voltinho(a) de forma segura :D

Mas agora quero ver-te a gabares por ultrapassares todos os dias de manhã 10 kms de fila para a ponte na A2 :lol:
Vais ter uns meses de inferno :evil:

Que mauzinho ..... eh eh eh :twisted: :twisted: :twisted:
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por Volt »

Vivas a todos. :-).

É verdade que já estava muito habituado a fazer este meu trajecto diário na Vectrix (foram 5 anos de Vectrix e alguns 12 noutras motas) demorando metade do tempo que agora demoro. Mas, creio que ainda é cedo para tirar conclusões, pois ainda não sei se me vou habituar a "isto", bem como o "isto" pode ter ligeiras alterações em breve com o fim das férias de toda a gente e o começo do tempo mais invernal... Para já, não me tem custado muito. Verdade seja dita que tenho cometido alguns erros próprios de quem está habituado à mota e ao trajecto de mota. Como exemplo, já por várias vezes me senti obrigado a pedir desculpa por só entrar numa via para onde quero ir numa altura "limite" (o que de mota não seria nada de mais). :-).

Uma das comodidades que muito me tem agradado, é o Carwings, que é um sistema que permite-nos "comunicar" um pouco com o carro remotamente, bem como guardar algumas estatísticas. Hoje vou falar da parte da comunicação.

Eu uso a versão Website e IOS do Carwings.
Untitled2.jpg
Untitled2.jpg (97.21 KiB) Visto 6431 vezes
A versão Web é a mais completa. Tem uma série de estatísticas e dá para configurar os RSS Feeds (que é algo que permite que a voz do carro nos leia as últimas notícias enquanto conduzimos), bem como planear trajectos e enviar para o GPS do carro entre outras configurações.
photo3.jpg
Para mim, o que mais me tem dado jeito são as funções que a versão IOS também tem. São elas a parte ligada ao carregamento e a climatização.
photo5.jpg
É possível, por exemplo, verificar se o carro está ligado à ficha, se está a carregar, dar ordem para o fazer caso não esteja e ver quanto tempo falta para o fim da carga.
photo4.jpg
A climatização, podemos ligá-la antes de chegarmos ao carro ou definir um temporizador para o fazer.

Fez hoje uma semana que tenho o MZ. O dia ainda não acabou mas, nas minhas mãos, o MZ está prestes a completar 700 quilómetros.

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


urraisse
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 189
Registado: quarta jul 25, 2012 10:52 pm
Localização: Pataias

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por urraisse »

Parabéns pela aquisição!
Quanto tempo de garantia ainda te resta nas baterias? Qual deverá ser o custo de um pack novo para o MZ?
D.Branca - Vectrix VX1 NiMh nos 6800 kms (13800 - 1933 = 11867 kms).

Avatar do Utilizador

galt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1655
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
Localização: Lisboa

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por galt »

Cada mês que passa o pack de baterias muda de preço.
Quando ele precisar, ou troca de carro, ou compra um pack com o dobro ou tripo da autonomia actual. :lol: :lol: :lol:
Mas tendo em conta o passado histórico do VOLT em veículos eléctricos, não vai comprar novo pack, vai mesmo comprar um carro novo eléctrico. ;) 8-)
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Avatar do Utilizador

MH_electric
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 317
Registado: segunda mar 14, 2011 5:28 pm
Localização: Malveira

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por MH_electric »

Vejo que continuas a queimar electrões em grande estilo :)
MH_electric
DB Vectrix VX-1 - Aventura de 40 Meses e 43.000Km. The end!
DB BMW C-EVO LR - Full Power de 18 Meses e 22.000Km.

Responder

Voltar para “Automóveis”