O meu Mega-ZEV

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por Volt »

Boas tardes a todos. :-).

Não sei muito do que vem aí. O futuro, no futuro se verá. :-).
Ainda não há preços para baterias novas, nem para valores de retoma das baterias usadas. A única coisa que se sabe (e é com isso que temos de contar) é que as baterias têm 100 mil quilómetros de garantia a 80% (salvo erro). O resto do veículo, tem garantia até Novembro de 2015 (3 anos).

Hoje, terminei os meu primeiros mil quilómetros no MZ. Ainda estou em fase de habituação, mas já há muita coisa com que me familiarizei e da qual posso falar. Neste momento já não tiro o modo ECO muitas vezes. O carro tem dois modos, o D (de Drive, acho) e o ECO. No modo D ele anda muito bem. Responde ao acelerador como se fosse uma mota, o que é muito útil, especialmente quando vamos para entrar rápido nos cruzamentos ou nas rotundas com muito trânsito. No modo ECO, ele recupera muito mais energia quando travamos (ou não aceleramos), e limita bastante a potência nas "aceleradelas" (quase temos de pressionar o acelerador a fundo para que ele responda bem numa subida mais inclinada). O modo ECO aumenta bastante a autonomia.
photo-a3.jpg
photo-a3.jpg (28.73 KiB) Visto 6229 vezes
Recentemente abasteci com o cabo Mennekes pela primeira (e segunda) vez. Na sexta-feira fui tomar café com a malta à Marina de Oeiras, mas antes, jantei no Café In pois tinha bastantes lugares (6) bem perto para carregar. Em menos de uma hora (54 minutos) já tinha retirado 2,85 kWh do posto. :-).
photo-a2.jpg
photo-a2.jpg (42.26 KiB) Visto 6229 vezes
No Domingo, fomos ao Fórum Montijo e abastecemos no Magnum Cap. Têm muito bom aspecto estes carregadores. E em 3 horas entraram quase 11 kWh. :-D.
photo-a4.jpg
photo-a4.jpg (29.4 KiB) Visto 6229 vezes
Resultado, esta semana não carreguei nenhum dia em casa...

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


urraisse
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 189
Registado: quarta jul 25, 2012 10:52 pm
Localização: Pataias

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por urraisse »

100000 km's é muito bom !!!
Isso puxa electrões a todo o "vapor"!!! Aproveita as borlas da EDP :)
D.Branca - Vectrix VX1 NiMh nos 6800 kms (13800 - 1933 = 11867 kms).

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por zointz »

Isso consome 16Amp das tomadas ? É sempre assim ou só em trifásico ?
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por Volt »

É monofásico (todos estes são). Os Leafs mais antigos trazem um carregador de 16A com ficha azul de 3 pinos (as do Mobi.E). Opcionalmente, caso o tipo do stand seja simpático e queira oferecer (ou o comprador pague alguns 500 euros por ele), há o cabo com a ficha Mennekes (de 7 pinos) também disponível nos Mobi.E, igualmente a 16A. Por fim, o cabo que vem com os Leafs mais recentes é de 10A com a ficha doméstica das nossas tomadas de casa. :-).

O meu vinha com os dois últimos que referi.

PS: Nos novos Leafs é que há-de haver (não sei se já há) um cabo de 32A (calculo que, esse sim, vá ser trifásico).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

galt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1655
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
Localização: Lisboa

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por galt »

os leaf que podem carregar a 32A utilizam o mesmo cabo menekes homologado para 32A. Todos (16 ou 32A) os carregamentos são monofasicos.
o problema de 32A é o custo do aluguer do contador, por norma nao justifica em casa particular. o leaf a carregar a 32A é bastante rápido, sem recurso a cargas rapidas (pouco recomendadas).
:lol:
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por Mumia »

bom eu tenho de meter ferrinhos :lol: :lol: :lol: mas mas... tanto Ve de 4 rodas por aqui... e q até aparecem no Cafe á 6ª feira e eu nunca andei em 4 rodas a electroes :cry: :cry: ehehehe :P

P.s. - isto serve pra todos :P calhou ser aqui ihihihih :lol: :lol: :lol:
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por t3lmo »

Bem Volt, os meus sinceros e 'duplos' parabens! Pelas 4 rodas elétricas e pelo futuro passageiro extra :D
Sempre achei que o side-car não seria a solução para vocês :)
Vou acompanhar também este DB com toada atenção, pois já estive mais longe de uma opção semelhante, embora eu precise de mais argumentos para uma troca consciente.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


flautinha
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: terça abr 10, 2012 4:28 pm

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por flautinha »

Boas volt, os meus parabéns.
Ainda não falaste de velocidade. Como se porta o bicho?


vgomes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: sexta set 24, 2010 5:35 pm

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por vgomes »

flautinha Escreveu:Boas volt, os meus parabéns.
Ainda não falaste de velocidade. Como se porta o bicho?

o do VOLT é um Leaf de 2012.
podes ver em baixo tanto a aceleração como a VMax (limitada a 157km/h -> 100mph):

Link

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por Volt »

Vivas a todos. :-).

Obrigado pelos parabéns. :-).

O sidecar chateava-me um pouco por não poder deitar-me nas curvas... Isso e o facto de ficar mais caro que comprar um carro novo...

Em termos de velocidade, é o que já estava habituado. O motor eléctrico é como um motor CI mais reforçado (com cavalos extra). Quando saímos lado a lado com os CI, normalmente saímos primeiro. ;-).
IMG_7273.JPG
IMG_7273.JPG (97.91 KiB) Visto 5887 vezes
Esta foto, com o Marquês ao fundo, é uma das que mais me agrada tirar. Estou dentro de um VE, no local do país onde as notícias da tentativa de melhorar o ar mais aparece nos telejornais... :-).

Em termos de arranque não se bate com a Vectrix (ela em 7 ou 8 segundos chega aos 100 kph, ele demora 11 e picos), nem com as outras motas, mas já se bate muito bem com os outros carros CI.

A grande diferença é o modo ECO que, ao o seleccionarmos, faz com que o acelerador fique menos sensível e com menos "power".

Já vi que ele corta por volta dos 160 kph, mas chegar lá não custa nada (no modo normal, o modo "D"), como já mostrou o vídeo partilhado pelo vgomes. :-).
IMG_7347.JPG
IMG_7347.JPG (64.9 KiB) Visto 5887 vezes
Esta foto, não fui eu que tirei, pois eu não cometo estas ilegalidades, mas consegui "arranjá-la" via fonte anónima.

De resto, tem sido sempre a andar. Apenas ao fim-de-semana, quando vou a algum lado sozinho (tipo quando vou sentar-me na minha cadeira no Estádio da Luz), é que dou descanso ao carro e vou andar de mota. Isso fez com que a minha pendura já começasse a dar umas voltinhas nele. E tem gostado. :-).
IMG_7105.JPG
IMG_7105.JPG (57.11 KiB) Visto 5887 vezes
Amanhã faz um mês que o comprei. Fará hoje os 8 mil quilómetros (cerca de 2500 meus). Já o seu dono (eu) fará os 95 mil quilómetros eléctricos.
IMG_7284.JPG
IMG_7284.JPG (64.18 KiB) Visto 5887 vezes
Tenho apanhado muito trânsito no meu dia-a-dia. O Inverno chegou e não é fácil para quem vem da margem-sul... Sinto muitas saudades de fazer este trajecto de mota. É muito desconfortável fazer isto de carro. Ainda por cima não dá para mudar de posição, nem esticar as pernas... Sinto-me preso numa cabine. Nestas alturas além das saudades da mota, ainda me bate um alívio por não ter comprado um carro pequeno, tipo iMiev. Espero não ser mal-compreendido, pois eu gosto do iMiev e seus irmãos, mas para o meu tamanho e respectivo trajecto diário, seria ainda mais penoso...
IMG_7281.JPG
IMG_7281.JPG (119.71 KiB) Visto 5887 vezes
Esta foto foi tirada durante as primeiras chuvas. A chuva e neblina quase impede ver o Cristo-Rei e a ponte lá ao fundo...
IMG_7321.JPG
IMG_7321.JPG (90.09 KiB) Visto 5887 vezes
Tenho tido alguns problemas com o carregamento na minha garagem, pois as minhas motas são muito grandes para deixarem o carro entrar, mas a opção de carregar no emprego, carregar nos Mobi.E, ou usar a vantagem de ir por vezes jantar ao café dos meus sogros (com uma maior facilidade de estacionamento ao lado de uma tomada) têm substituído bem esta "limitação".
IMG_7332.JPG
IMG_7332.JPG (119.03 KiB) Visto 5887 vezes
Mas não pensem que é fácil carregar em todos os Mobi.E. Alguns estão no caminho, mas nada há para fazer por perto enquanto o carro fica a carregar, como este que, por coincidência, "alberga" um Renault que só é ZE de matrícula!
IMG_7334.JPG
IMG_7334.JPG (108.51 KiB) Visto 5887 vezes
Ou como estes que, para quem como eu gostava de ir jantar ao Atrium, ou ao Monumental (Centros Comerciais na zona do Saldanha), está completamente esgotado com ICE w/ MFO (Internal Combustion Engine with a Mother F. Owner).
IMG_7341.JPG
IMG_7341.JPG (109.43 KiB) Visto 5887 vezes
Nessa noite acabei por ir ao Corte Inglês, e abastecer neste posto que é: O Mobi.E mais próximo da Mobi.E. :lol:
IMG_7504.JPG
IMG_7504.JPG (90.59 KiB) Visto 5887 vezes
O meu lugar no emprego (ao pé de uma tomada, graças ao mesmo colega que me atribuiu o nick pelo qual aqui sou conhecido), espelha bem a minha próxima missão: Convencer os meu colegas a trocar estas marcas alemãs por Leaf!

:-D.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1706
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Localização: Abrantes

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por e_bike »

Não é uma questão de dinheiro, pois o Leaf custa menos que qualquer um desses Serie 3!

Estou a ver que estás rendido ao Leaf! A Super ZEV já deve estar a estranhar! :D
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por t3lmo »

Com essas horas perdidas no trânsito vais passar a abdicar da Super ZEV, ou precisas mesmo do Leaf para levar a 'família toda' para a outra margem?
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


flautinha
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: terça abr 10, 2012 4:28 pm

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por flautinha »

Excelentes novidades volt. Obrigado por continuares a partilhar com todos a tua experiência elétrica. Bem haja


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por RJSC »

O carregamento em casa resolve-se com uma extensão com ficha CEE.
As CEE não têm problemas com a chuva.

Avatar do Utilizador

MH_electric
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 317
Registado: segunda mar 14, 2011 5:28 pm
Localização: Malveira

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por MH_electric »

160kph, bem! Imagino o som do brinquedo a essa velocidade... muito bom!
MH_electric
DB Vectrix VX-1 - Aventura de 40 Meses e 43.000Km. The end!
DB BMW C-EVO LR - Full Power de 18 Meses e 22.000Km.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por Volt »

Vivas a todos. :-).

Desculpem lá a demora a responder, mas isto às vezes passa-me. :-).

Estou mesmo rendido ao Leaf. Está com uma qualidade e fiabilidade incrível. Acho que a aposta da Nissan (um construtor nipónico dos grandes!) é mais uma revolução a caminho do futuro. A Nissan adicionou certezas que só um grande construtor do mercado automóvel poderia fazer. Tiro-lhes o meu chapéu. Nem a Honda o fez no mercado dos motociclos (e mesmo que o fizesse, seria sempre num mercado menor e menos visível, ou seja, menos abrangente, infelizmente).
IMG_7746.JPG
IMG_7746.JPG (70.46 KiB) Visto 5616 vezes
Por outro lado, a Vectrix cresceu e foi-se excedendo, cumprindo com os compromissos como se uma Honda se tratasse. Mas não é... Esperemos que sobreviva a essa arrojada aposta.

A Super-ZEV está parada na garagem durante este período pré-natal do futuro membro mais novo da família, pois como fazíamos "motopool" (partilhávamos a viagem na moto) na rotina casa-trabalho-casa, agora passámos a fazer "carpool" para a mesma rotina. A Super-ZEV este mês apenas fez 9,9 KM para já, pois só pego nela de vez em quando para encher os pneus e dar-lhe carga... Mas isso vai mudar, pois apesar de estar rendido ao Leaf, não me consigo render ao trânsito matinal que, de quando em vez, encrava as entradas da capital de uma forma impaciente. Vejo-me mesmo, em dias extremos, sem posição para estar e sem saber como melhorar. Na mota um tipo põe-se em pé, estica as pernas, dobra-se para a frente, enfim, mexe-se. No carro não dá para fazer isso. Estamos ali "encaixotados". É preciso parar, abrir a porta e sair. Os meus joelhos já não sabem o que é passar tanto tempo dobrados. Mas pelo menos até Agosto do próximo ano, lá terá de ser... :-).
IMG_7745.JPG
IMG_7745.JPG (57.12 KiB) Visto 5616 vezes
Por outro lado, há mais tempo para tirar fotos bonitas (da ponte, do aqueduto, do Marquês, da Avenida, do Terreiro, das Praças, do Rossio, etc.). Quem anda aqui todos os dias a fazer estes percursos há quase 20 anos, não tem mais o discernimento de um turista, nem percebe a beleza dos locais onde constrói as memórias do seu dia-a-dia. Eu, contra isso luto. :-).
IMG_7741.JPG
IMG_7741.JPG (80.82 KiB) Visto 5616 vezes
Recentemente, numa das viagens que temos de fazer (com a pendura) para satisfazer a necessidade capitalista de comprar comida neste país, encontrei num hipermercado chamado Aldi um contador portátil a 10 euros (menos 10 cêntimos). Testei-o logo e tive como resultado a mesma fiabilidade que tinha com o contador do Lidl. Por isso, quem puder, aproveite. ;-).
IMG_7697.JPG
IMG_7697.JPG (79.56 KiB) Visto 5616 vezes
Falta-me ainda apresentar-vos o meu material de carga. Além do contador do Lidl que já usava quando carregava a mota, graças a um colega nosso aqui do fórum, tenho agora um contador mais a sério. :-). Se um dia me pedirem contas, estou prevenido. Por cima do contador, podem ver o "sabonete" da Nissan. Aquilo é o controlador que comunica com o carro: "Toma lá 10A aqui desta tomada de 220V".
IMG_7859.JPG
IMG_7859.JPG (90.23 KiB) Visto 5616 vezes
E se não fosse o facto de cada vez haver menos tomadas Mobi.E para as motas (e respectivos donos) que não têm um exagero de notas de euros para gastar com adaptadores, até que o Mennekes funciona muito bem... Estou fã, mas não do preço...
IMG_7860.JPG
IMG_7860.JPG (110.59 KiB) Visto 5616 vezes
A ficha Mennekes é a da direita. À esquerda está a ficha standard que encaixa no lado do Leaf (e a dos Renault ou do Ampera é igual).

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por Mumia »

ui ui a vectrix deve andar ja a estranhar e qq dia revolta-se ctg :lol: :lol:

assim ja posso dizer que ha um vectrix q agora faz menos km/dia q o Cavalo branco ihihihih

va va aproveita bem o Leaf que algo me diz q dp...voltas à vectrix n por escolha mas por "determinaçao" :lol: :lol:

ai ai essas dos 7pinos, qt as começo a odiar... lol
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

galt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1655
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
Localização: Lisboa

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por galt »

O Leaf transmite muita qualidade e conforto e ainda prazer de condução.

Parabéns! eu replico as tuas palavras quanto ao carro. ;-)

Sucesso para o casal do nissan Leaf Vermelhinho (do Benfica). :lol:
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Avatar do Utilizador

renateves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 501
Registado: domingo mai 18, 2008 10:44 pm
Localização: Aveiro

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por renateves »

Parabéns pela aquisição... tenho andado atento ao teu DB (apesar de estar caladinho)
:)
Vectrix VX1 ( Jun 2018 ...) @ +70 kms percorridos
Peugeot Ion 16kwh ( Agosto 2016 ...) @ +22000 kms percorridos
Predator 40Ah (Maio 2010 -> Dezembro 2015) @ 20.000 kms percorridos

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu Mega-ZEV

Mensagem por Volt »

Vivas a todos. :-).

Obrigado. ;-).

Já fiz os primeiros 5 mil quilómetros eléctricos com "tecto" (e quatro rodas)...
chart_1 (1).png
chart_1 (1).png (13.46 KiB) Visto 5457 vezes
Foram 2.376 KM de 5 de Setembro a 4 de Outubro e 2.157 de 5 de Outubro a 4 de Novembro. No gráfico de cima, é ainda possível ver uma projecção até 2015 baseada na média dos KM que o carro vai fazendo.

O Mega-ZEV já passou os seus primeiros 10 mil. Quando chegar aos 13 mil, eu terei 100. :-D. Isto assumindo como quase certo que poucos mais KM farei com a Super-ZEV nos próximos meses.

O carro é fantástico. Devia-o dizer mais vezes, pois quem não vive a realidade de andar com ele diariamente, não tem ideia de como faltam palavras aqui a descreverem isso mesmo. É um senhor Mega-ZEV. Sidera as opiniões de qualquer dono. Impressionante.

O que peca neste dia-a-dia, não é defeito nem feitio (e mesmo que fosse, não seria dele), é ter todos os outros carros a ocupar espaço na estrada. :-p.

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Responder

Voltar para “Automóveis”