Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 106 e-

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
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Jorge Rocha
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Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 106 e-

Mensagem por Jorge Rocha »

Peugeot 106 Electric de 1996

Fazer uma viagem principiante num carro eléctrico com 18 anos, pareceu-me algo simplesmente fantástico.

Começando pelas agradáveis diferenças:
* Não tem alavanca de mudanças, o que torna tudo muito mais simples e pratico, em todos os sentidos, até para quando não se fica com muito espaço para se sair pela porta do lado esquerdo, podendo sair pela do lado direito sem grande dificuldade, e vice versa.

*Os pedais são apenas dois, o do travão e o do acelerador.
O do acelerador quase que faz as duas funções (acelerar e desacelerar) pois quando a velocidade é superior a 30Km/h, ao se largar o pedal, seu poder regenerativo é tão forte que se equipara a uma travagem suave mas em curto espaço (podendo diminuir do 90 aos 30Km/h em apenas uns 100 metros). A velocidades inferiores a 30Km/h a regeneração é nula.
O travão também é muito eficiente (talvez por ainda estar como novo, por tão pouco uso devido à regenerativa).

*A aceleração, mesmo sendo um motor de apenas 11KWn(potencia nominal constante numa hora de trabalho), consegue surpreender muitos veículos com potencias próximas a 50CV. Verifica-se que está limitado à velocidade dos 90Km/h, que é mais do que suficiente, para as deslocações comuns.
A progressividade do acelerador (ao fim de umas dezenas de Kms) consegue-se gerir muito bem, assim como com a desaceleração (modo regenerativo), sendo muito tranquilo e suave, o seu andamento.

*A ausência do ruído do motor é colmatada pelo ruído de rolamento, dando a percepção da velocidade mas sem incomodar os ouvidos. Ouvir uma musica no rádio, mesmo que em baixo volume, é perfeitamente possível, e sem diminuir os barulhos externos, que nos ajudam a sentir a estrada.

*A colocação da marcha-a-trás, é carregar num botão que se encontra no painel em local intuitivo. Não se ouve barulho de mudança de transmissões, mas fica uma luz intermitente no painel de instrumentos, com a indicação do sentido inverso.

*Por ser um carro pequeno, e com muita visibilidade para todos os lados, fica-se com uma ideia de total controlo da viatura em pouco tempo de utilização.

*Existe uma buzina no lado direito (manipulo do limpa vidros) que serve para mostrar presença, e que surpreende com um "piar" os outros ocupantes da via publica. É muito divertido usa-la e ver a reacção das outras pessoas!

*O adaptador de ligação do carregamento do carro é especifico do grupo PSA do século passado, mas ainda assim me surpreende pela positiva por tão seguro que é, mesmo em dias de chuva (com muito bom isolamento), e pela forma como é fixo.
Ao liga-lo à corrente (tomada convencional domestica), seu indicador de conectividade com a energia é acender os piscas durante os primeiros 5 segundos. Que nos deixa tranquilos quanto ao inicio de carregamento.

*O indicador de carga, parece-me um contador de energia, ou comporta-se como tal, mas o mostrador é analógico (com um ponteiro) e vai dos zero aos cem por cento (0 aos 100%).
Em fase de descarga o ponteiro desce (em média) um por cento por cada quilometro percorrido (embora que perto dos 100% demore mais a baixar do que depois).
Na fase do carregamento a situação é inversa, e o ponteiro vai aumentando a percentagem na medida do carregamento acumulado.

*A autonomia, neste momento, fica-se por os 80Km e quanto mais seguidos forem com mais facilidade os faz. Ainda na semana passada fui de minha casa à zona industrial de Barrô Águeda (36Km para cada lado) e cheguei ainda com alguma capacidade disponível.

*Por cada carregamento de 16KWh percorre 80Km, sem grande controlo de velocidades. Perto dos 2,00€ por cada 100Km.




Agora os aspectos menos positivos:
*A bomba de óleo da direcção e dos travões fazer algum barulho, que se sobressai quando estamos parados.

*A regeneração termina aos 30Km/h, ficando ainda os restantes para usar as pastilhas de travão quando temos que parar.

*O facto do motor ser de corrente continua e ainda com escovas, a sua eficiência é inferior e as escovas têm de ser substituídas com alguma regularidade.

*Suas baterias, ainda de origem, são de NiCd, que facilmente ganham efeito de memoria, e que não são tão eficientes como umas de Lítio.

*A mala é um pouco mais pequena por ter metade do pack das baterias lá colocado (não se nota muito porque ficaram a baixo do nível da porta de trás, não sendo impeditivo de se baixar os bancos de trás e colocar um objecto de grandes dimensões)

*O aquecimento do habitáculo era feito com uma caldeira a gasolina que seu conjunto pesava mais de 20Kg (actualmente já retirado e substituído por um sistema termo-ventilado eléctrico, directamente ao pack das baterias).

*O carregador é de apenas 2,2KW, passando a 1KW quando atingindo os 90%, tornando assim um pouco lento um carregamento intermédio necessário.

*Carregamento completo de 80Km, em aproximadamente 10 horas de carga.




A sensação depois de se andar uns dias neste antigo carro eléctrico, ao passar para outro convencional a combustão (mesmo que muito recente), é a de que se andou no tempo para trás.

Algumas fotos:
Detalhe da ficha para o carregamento.
Detalhe da ficha para o carregamento.
PA140434.JPG (142.23 KiB) Visto 8496 vezes
Uma cor verde para um carro "verde".
Uma cor verde para um carro "verde".
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Apenas dois pedais.
Apenas dois pedais.
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Emanuel Couto
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Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por Emanuel Couto »

Magnífico exemplo... dá gosto ver relatos destes ;)

Muito bom teste Jorge Rocha!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

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Jorge Rocha
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Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por Jorge Rocha »

Esqueci-me de dizer que este carro foi adquirido por mim para o meu pai e minha madrasta, pessoas que rondam os 60 anos de experiências adquiridas, e deste modo se adaptaram muito bem.
Um deles, que já não conduzia à mais de 20 anos (desde 1992) está agora, passados dois meses de treinos diários, já capaz de se deslocar por sua própria condução, com toda a cautela necessária para evitar situações de risco.

Este facto deve-se essencialmente à inexistência de pedal de embraiagem e de alavanca de mudanças, onde tinha mais dificuldade em os gerir e controlar, e claro, ao facto de não ter o ruído do motor a atrofiar a concentração de um condutor principiante.

Mais uma vantagem para os eléctricos!
Inesistencia de alavanca de mudanças (velocidades), que facilita nas deslocações de um lado para o outro, para facilitar nos estacionamentos mais apertados de um dos lados.
Inesistencia de alavanca de mudanças (velocidades), que facilita nas deslocações de um lado para o outro, para facilitar nos estacionamentos mais apertados de um dos lados.
PA140424.JPG (135.52 KiB) Visto 8474 vezes
Painel conta Km e de percentagem da bateria.
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Sinalizador de marcha-a-trás
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labutess
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Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por labutess »

Esse Peugeot deve ter a mesma tecnologia do citroen saxo electrico, para percursos citadinos ainda é uma boa aposta,
Vais dar-lhe nova vida como tens tens feito a outras viaturas?


labutess
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Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por labutess »

Jorge Rocha Escreveu:Esqueci-me de dizer que este carro foi adquirido por mim para o meu pai e minha madrasta, pessoas que rondam os 60 anos de experiências adquiridas, e deste modo se adaptaram muito bem.
Um deles, que já não conduzia à mais de 20 anos (desde 1992) está agora, passados dois meses de treinos diários, já capaz de se deslocar por sua própria condução, com toda a cautela necessária para evitar situações de risco.

Este facto deve-se essencialmente à inexistência de pedal de embraiagem e de alavanca de mudanças, onde tinha mais dificuldade em os gerir e controlar, e claro, ao facto de não ter o ruído do motor a atrofiar a concentração de um condutor principiante.

Mais uma vantagem para os eléctricos!
PA140424.JPG
PA140428.JPG
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Só agora vi que era teu,
Parabéns pelo projecto :)

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sergiomms
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Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por sergiomms »

Finalmente um DB :)

Espero que o gozes muito bem e que te (vos) dê muitas alegrias :)

Fiquei curioso pelo carregador ser de 2.2kW, o do saxo azul é de 3kW e este que tenho é de 3.2kw. Ambos reduzem para 1.5kW no final da carga.
sergiomms

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Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por Jorge Rocha »

sergiomms Escreveu:Finalmente um DB :)

Espero que o gozes muito bem e que te (vos) dê muitas alegrias :)

Fiquei curioso pelo carregador ser de 2.2kW, o do saxo azul é de 3kW e este que tenho é de 3.2kw. Ambos reduzem para 1.5kW no final da carga.
Bem... isto não é um diário de bordo... ainda! ;)

Penso que esse facto, do carregamento diminuído, se deva a uma indicação no painel de instrumentos, onde mostra ter algum problema nas baterias. Penso que só indo à marca (onde tenham equipamento para comunicação com este modelo) se podesse retirar esse erro, uma vez que as baterias já estão minimamente recuperadas. Só dessa forma o carregador disponibilizaria a corrente máxima. (não me incomoda muito por enquanto, mas sempre seria melhor, até para ajudar a limpar internamente as células, um pouco como acontece nos carregamentos rápidos onde se carrega a 150A)
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Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por Jorge Rocha »

labutess Escreveu:Esse Peugeot deve ter a mesma tecnologia do citroen saxo electrico, para percursos citadinos ainda é uma boa aposta,
Vais dar-lhe nova vida como tens tens feito a outras viaturas?
A nova vida pode demorar ainda uns anos. Enquanto as baterias de origem oferecerem autonomias para usos diários da casa, mantêm-se no activo.

Mas sim, é suposto a colocação de LiFePO4 para 200Km de autonomia.
Se tivesse procura de baterias para sistemas fixos, utilizando estas baterias NiCd, poderia antecipar esse passo.
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sergiomms
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Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por sergiomms »

Tens que comprar o hardware e instalar o programa num pc, et voilá!
sergiomms

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Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por Jorge Rocha »

sergiomms Escreveu:Tens que comprar o hardware e instalar o programa num pc, et voilá!
Mas onde? :oops:
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sergiomms
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Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por sergiomms »

clica na palavra hardware.
Esse é um exemplo, podes comprar onde quiseres.
sergiomms

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Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por Jorge Rocha »

Muito obrigado!

Quando pensamos que estamos a dar, de repente estamos a receber! :)
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serges
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Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por serges »

Obrigado Jorge por este testemunho.

O desafio foi lançado e obrigado por o aceitares... sempre gostei deste bichinho.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
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Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por jasmim »

Estive para importar um. Mas a falta de assistência cá e a minha ignorância na tecnologia fizeram-me recuar.
Parabéns Jorge!
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jmal
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Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por jmal »

Confirmo o que disse o sergiomms, já converti um citroen saxo e o carregador passa dos 3 kw, deve haver algumas diferenças entre estes carros do mesmo grupo (PSA) Citroen e Peugeot, outra diferença é a regenerativa, no saxo não desactiva aos 30 kmh, fica sim mais fraca com o abrandar da velocidade, mas mesmo a 10 kmh ele regenera, em velocidade, o corte de velocidade inicia aos 90 kmh no ponteiro, tal como referes, em plano chega aos 96 kmh, e ai sim, corta mesmo a potência.

No restante concordo, é um carro muito agradável de conduzir, boas experiências e boa sorte com ele. :)
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RJSC
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Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por RJSC »

Também já testei mas para quem está habituado a (e gosta de) VE's silenciosos, achei o barulho da bomba de óleo muito...
É como ter um rachador de lenha elétrico na frente do carro.

O barulho é assim:

Link

Tirando isso e o facto da travagem regenerativa ser ON-OFF e não dar para controlar com o pedal do travão antes de encostar as pastilhas como no Leaf é agradável de conduzir.

Mas isso pode ser só comigo que não gramo travagem regenerativa On-Off, de tal maneira que acabei por fazer a placa para usar um segundo punho para controlar a travagem nas motos com os controladores Kelly depois de conduzir umas motas com travagem regenerativa "Tudo ou Nada".

Os Citroen também têm direção hidráulica com uma bomba que trabalha continuamente?

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Jorge Rocha
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Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por Jorge Rocha »

Desculpa que te diga RJSC, agora essa doeu! Para a próxima não te cedo uma voltinha! :lol:
O rachador de lenha que mostra o teu video é realmente irritante, e no carro nem se nota em andamento.

Errado RJSC, tua falta de sensibilidade, ou por pouco tempo de condução, não te deixou perceber que podes regular a regeneração entre 0 e 100% com o pedal do acelerador.

Claro que retirando o pé do acelerador a regeneração é máxima. Mas o objectivo é ir retirando o pé, na medida que queremos a diminuição de velocidade. (já tinha referido que requer algumas dezenas de km para percebermos cada pequeno pormenor e efeito de funcionamento)

Em relação há regenerativa se prolongar mesmo abaixo dos 30Km/h, é provável que depois de lhe ser retirado o erro que mostra no painel (defeito de baterias), venha a regenerar até quase parado, conforme deveria de ser.

Se vier a comprar o hardware para a programação, possivelmente poderei aceder a estes parâmetros de retirar erros, velocidade mínima de regeneração, corrente de descarga e de regeneração, carregamento, etc. A ver vamos...

Obrigado a todos!
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Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por Celestino »

Muito bom Jorge Rocha.
Parabéns!
Jorge Rocha Escreveu:Desculpa que te diga RJSC, agora essa doeu! Para a próxima não te cedo uma voltinha! :lol:
O rachador de lenha que mostra o teu video é realmente irritante, e no carro nem se nota em andamento.

Errado RJSC, tua falta de sensibilidade, ou por pouco tempo de condução, não te deixou perceber que podes regular a regeneração entre 0 e 100% com o pedal do acelerador.
Se calhar já vou tarde para a fila, mas o caso merece e eu gostava de fazer o tira-teimas... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
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jmal
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Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:Desculpa que te diga RJSC, agora essa doeu! Para a próxima não te cedo uma voltinha! :lol:
O rachador de lenha que mostra o teu video é realmente irritante, e no carro nem se nota em andamento.

Errado RJSC, tua falta de sensibilidade, ou por pouco tempo de condução, não te deixou perceber que podes regular a regeneração entre 0 e 100% com o pedal do acelerador.

Claro que retirando o pé do acelerador a regeneração é máxima. Mas o objectivo é ir retirando o pé, na medida que queremos a diminuição de velocidade. (já tinha referido que requer algumas dezenas de km para percebermos cada pequeno pormenor e efeito de funcionamento)
Concordo, não é diferente do sistema que se encontra no leaf, mitsubishi, e até na bmw c, a década e meia que os separa também conta, mas no geral não acho que seja diferente.
Jorge Rocha Escreveu:Em relação há regenerativa se prolongar mesmo abaixo dos 30Km/h, é provável que depois de lhe ser retirado o erro que mostra no painel (defeito de baterias), venha a regenerar até quase parado, conforme deveria de ser.

Se vier a comprar o hardware para a programação, possivelmente poderei aceder a estes parâmetros de retirar erros, velocidade mínima de regeneração, corrente de descarga e de regeneração, carregamento, etc. A ver vamos...

Obrigado a todos!
O Lexia é um sw de diagnóstico, podes e dever apagar os erros e executar alguns diagnósticos, mas nada mais que isso, esta versão é pirata, tenho um amigo que é proprietário de uma oficina e tem a versão completa e actualizada, e pouco mais faz, esse tipo de configurações não está disponível nestes sw's.
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Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por RJSC »

Ok... Não era para ofender, mas foi porque achei que o pessoal que nunca viu não fazia ideia que tipo de barulho era.
Eu também não me passava pela cabeça que assim fosse e fiquei surpreendido quando ouvi a bomba de óleo porque contava que a direção fosse elétrica direta ou manual.
E realmente, eu não cheguei a fazer 2km com o carro para não andar desaparecido muito tempo.

Qualquer dia resolves isso como resolveste o aquecedor a gasolina :)

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