Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 106 e-

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por Jorge Rocha »

jmal Escreveu:O Lexia é um sw de diagnóstico, podes e dever apagar os erros e executar alguns diagnósticos, mas nada mais que isso, esta versão é pirata, tenho um amigo que é proprietário de uma oficina e tem a versão completa e actualizada, e pouco mais faz, esse tipo de configurações não está disponível nestes sw's.
Obrigado jmal.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por sergiomms »

O que se houve é a bomba de vacuo dos travões, e só é suposto ouvir esse PEQUENO barulho durante os 30s iniciais e por cada vez que se pressiona 2x o pedal do travão!
Se o barulho é grande é porque a vibração da bomba está a bater num dos ferros adjacentes! Se dura mais do que este periodo é porque tem uma fuga de ar (de vacuo) e aumenta a frequencia de funcionamento! Ambas em simultaneo, é uma barulheira! :)

A bomba de oleo da direcção faz menos barulho que um frigorifico, se faz mais, a pontos de se evidenciar, é porque está para avariar :) , pode ser desligada que funciona tudo normalmente, só a direcção é que fica mais pesada!
jmal Escreveu: O Lexia é um sw de diagnóstico, podes e dever apagar os erros e executar alguns diagnósticos, mas nada mais que isso, esta versão é pirata, tenho um amigo que é proprietário de uma oficina e tem a versão completa e actualizada, e pouco mais faz, esse tipo de configurações não está disponível nestes sw's.
Jorge, no teu caso não instalas o lexia, tens que instalar o PP2000 (peugeot), e tal como o jmal diz, não serve para grandes coisa, mas dá para limpar erros, verificar tensões, correntes e temperaturas, fazer testes com o carro em andamento e perceber o que se esta a passar.
sergiomms

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por sergiomms »

RJSC Escreveu: Tirando isso e o facto da travagem regenerativa ser ON-OFF e não dar para controlar com o pedal do travão antes de encostar as pastilhas como no Leaf é agradável de conduzir.
...
Se tirares completamente o pé do acelerador, ele começa a regenerar em valores predefinidos, (os 2 que experimentei, tinham diferentes niveis programados), se colocares o pé no acelerador muito suavemente, ele desliga a regenerativa, e tens uma "free ride"!
Conforme carregas no travão a regenerativa aumenta chegando a recuperar até 75% (quase 150Amp).
sergiomms

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por jmal »

sergiomms Escreveu:Jorge, no teu caso não instalas o lexia, tens que instalar o PP2000 (peugeot), e tal como o jmal diz, não serve para grandes coisa, mas dá para limpar erros, verificar tensões, correntes e temperaturas, fazer testes com o carro em andamento e perceber o que se esta a passar.
Boa, é isso mesmo, o lexia para citroen e o pp2000 para peugeot. :)
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por zeuz »

Não dá para alterar a direcção assistida para uma do tipo eléctrico? Sei que os Saxo têm, daí a sugestão...

Já agora, para os interessados, encontram-se Saxo eléctricos desde os 2500€ no mobile.de...
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

david_neves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 200
Registado: quarta set 28, 2011 2:32 am
Localização: Veritas odium parit: A verdade gera o ódio

Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por david_neves »

zeuz Escreveu:Não dá para alterar a direcção assistida para uma do tipo eléctrico? Sei que os Saxo têm, daí a sugestão...Imagem

Já agora, para os interessados, encontram-se Saxo eléctricos desde os 2500€ no mobile.de...
É mais acessivel reparar actual direcçao assistida se for igual ao que tive no 106 D.
Ha tambem uma berlingo por 1700e no mobile.de mas esses Citroen saxo diz que é sem baterias ainda hoje vi esse anuncio depois ter escapado um twingo electrico por 2000e no olx.
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por O_volt »

Há montes de conversões/actualizações em sites franceses...literatura não te há de faltar.
Parabéns por mais este VE!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por Jorge Rocha »

Muito boas informações!
Obrigado Sergiomms, e a todos os restantes membros que sempre ajudam.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por Emanuel Couto »

Jorge Rocha! Isto está a pedir um (DB)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por zeuz »

david_neves Escreveu:
zeuz Escreveu:Não dá para alterar a direcção assistida para uma do tipo eléctrico? Sei que os Saxo têm, daí a sugestão...Imagem

Já agora, para os interessados, encontram-se Saxo eléctricos desde os 2500€ no mobile.de...
É mais acessivel reparar actual direcçao assistida se for igual ao que tive no 106 D.
Ha tambem uma berlingo por 1700e no mobile.de mas esses Citroen saxo diz que é sem baterias ainda hoje vi esse anuncio depois ter escapado um twingo electrico por 2000e no olx.
Também vi esse anúncio do Twingo... no caso dos Saxo no mobile.de não reparei se incluía bateria... mas nesse caso os de 5.000€ já devem incluir!
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

david_neves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 200
Registado: quarta set 28, 2011 2:32 am
Localização: Veritas odium parit: A verdade gera o ódio

Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por david_neves »

zeuz Escreveu:
david_neves Escreveu:
zeuz Escreveu:Não dá para alterar a direcção assistida para uma do tipo eléctrico? Sei que os Saxo têm, daí a sugestão...Imagem

Já agora, para os interessados, encontram-se Saxo eléctricos desde os 2500€ no mobile.de...
É mais acessivel reparar actual direcçao assistida se for igual ao que tive no 106 D.
Ha tambem uma berlingo por 1700e no mobile.de mas esses Citroen saxo diz que é sem baterias ainda hoje vi esse anuncio depois ter escapado um twingo electrico por 2000e no olx.
Também vi esse anúncio do Twingo... no caso dos Saxo no mobile.de não reparei se incluía bateria... mas nesse caso os de 5.000€ já devem incluir!
Eu ate sou a favor dos carros mais antigos mas dar 5000e por um 106 mais transporte e legalizar no momento que mudares o pack de baterias ja ficou no valor de um miev.
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por zeuz »

Certo!

Pelo que vi no mobile.de, os carros eléctricos têm um preço muito perto dos preços praticados em PT, fruto de impostos semelhantes entre países, pelo que a opção de importar passa mais pela maior oferta do que pela poupança.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por Jorge Rocha »

Emanuel Couto Escreveu:Jorge Rocha! Isto está a pedir um (DB)
O carro não é meu, é dos pais, e eles já não estão tão disponíveis para essas coisas.

Quando lhe for feita a conversão para LiFePO4, então aí poderei criar mais qualquer coisa.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por sergiomms »

Jorge, queres falar sobre esse "aquecedor" eléctrico?

Tenho andado a namorar um destes AQUI.

Sabes qual é o que o 106 tem e como é ligado?
sergiomms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por Jorge Rocha »

sergiomms Escreveu:Jorge, queres falar sobre esse "aquecedor" eléctrico?

Tenho andado a namorar um destes AQUI.

Sabes qual é o que o 106 tem e como é ligado?
O aquecedor que o 106 trazia de origem era um queimador a gasolina, que seus elementos todos juntos pesavam mais de 20Kg. Foram obviamente retirados por nunca terem sido usados até à data.

Neste momento estou a colocar-lhe um aquecedor resistivo, recuperado de um termo-ventilador que estava para ir para o lixo por sua ventilação estar queimada.
Seu consumo é de 600W, alimentados directamente do pack de 120V.
Ficará dentro da conduta da entrada de ar exterior ao habitáculo.
O seu principal objectivo será desembaciar os vidros da frente.

Parece-me que vou ter de inicial a conversão para lítio, mais rápido do que imaginava.
As suas baterias originais, por estarem formadas em conjuntos de 5 células de 1,2V, sem possibilidade de verificação ou de carregamento a cada uma das células, e por terem naturalmente algum desbalanceamento, deram origem a que num momento de maior descarga, alguns dos elementos mais fracos invertessem a polaridade, e consequentemente, perdessem a vida.

Resta-me converter o mais rapidamente possível para LiFePO4, para esquecer de uma vez por todas os efeitos de memória que estas baterias acarretam. O trabalho já começou.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por serges »

Boa sorte..

Deixa me dizer que adoro esse modelo, por favor partilha esse fantástico projecto pois pode sempre ajudar alguns utilizadores... mais alguém pode ajudar te nas tua duvidas pois já foi feito!

Força.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por rocker_pt »

Jorge Rocha Escreveu:O trabalho já começou.
:) :) :)
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por sergiomms »

Jorge Rocha Escreveu: O aquecedor que o 106 trazia de origem era um queimador a gasolina, que seus elementos todos juntos pesavam mais de 20Kg. Foram obviamente retirados por nunca terem sido usados até à data.

Neste momento estou a colocar-lhe um aquecedor resistivo, recuperado de um termo-ventilador que estava para ir para o lixo por sua ventilação estar queimada.
Seu consumo é de 600W, alimentados directamente do pack de 120V.
Ficará dentro da conduta da entrada de ar exterior ao habitáculo.
O seu principal objectivo será desembaciar os vidros da frente.
Quando puderes podes meter fotos? Fiquei interessado nisso!
Jorge Rocha Escreveu: Parece-me que vou ter de inicial a conversão para lítio, mais rápido do que imaginava.
As suas baterias originais, por estarem formadas em conjuntos de 5 células de 1,2V, sem possibilidade de verificação ou de carregamento a cada uma das células, e por terem naturalmente algum desbalanceamento, deram origem a que num momento de maior descarga, alguns dos elementos mais fracos invertessem a polaridade, e consequentemente, perdessem a vida.

Resta-me converter o mais rapidamente possível para LiFePO4, para esquecer de uma vez por todas os efeitos de memória que estas baterias acarretam. O trabalho já começou.
Se já inverteu a polaridade............
Se já começaste, ok, força nisso, mas se ainda tens tudo no sitio, aconselho-te a gastar 2€ em 15l água destilada e fazer a manutenção das baterias. se não der em nada não perdeste muito! eu empresto-te o programador.
sergiomms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por Jorge Rocha »

sergiomms Escreveu: Quando puderes podes meter fotos? Fiquei interessado nisso!
Recuperação de térmo-ventilador que ia para o lixo, como futuro aquecedor de ar para o habitáculo do carro.
Recuperação de térmo-ventilador que ia para o lixo, como futuro aquecedor de ar para o habitáculo do carro.
2014-09-10 02.26.06.jpg (133.12 KiB) Visto 5720 vezes
2014-09-10 02.26.23.jpg
2014-09-10 02.26.23.jpg (126.98 KiB) Visto 5720 vezes


sergiomms Escreveu: Se já inverteu a polaridade............
Se já começaste, ok, força nisso, mas se ainda tens tudo no sitio, aconselho-te a gastar 2€ em 15l água destilada e fazer a manutenção das baterias. se não der em nada não perdeste muito! eu empresto-te o programador.
Por verificar como as células ficam após inverterem a polaridade, decidi não perder mais tempo com o que estava morto, e tentar prevenir que as outras mais resistentes fossem pelo mesmo caminho.
Ficam umas fotos para que se clarifique o que falo:
Depois de identificado o elemento morto é feita a extracção do mesmo.
Depois de identificado o elemento morto é feita a extracção do mesmo.
2014-08-21 13.23.39.jpg (141.59 KiB) Visto 5720 vezes
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por Jorge Rocha »

Mais umas fotos para dar continuidade:
Parte que derreteu o isolamento entre as placas (pólo positivo e pólo negativo), transformando-se em carvão (condutor electrico) que promove a passagem da corrente com alguma dificuldade, aquecendo todo o elemento e os seus vizinhos.
Parte que derreteu o isolamento entre as placas (pólo positivo e pólo negativo), transformando-se em carvão (condutor electrico) que promove a passagem da corrente com alguma dificuldade, aquecendo todo o elemento e os seus vizinhos.
2014-08-21 13.31.46.jpg (139.84 KiB) Visto 5712 vezes
2014-08-13 14.33.29.jpg
2014-08-13 14.33.29.jpg (141.74 KiB) Visto 5712 vezes
2014-08-13 14.33.24.jpg
2014-08-13 14.33.24.jpg (144.01 KiB) Visto 5712 vezes
Tudo por um mundo mais limpo!

Responder

Voltar para “Automóveis”