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Mensagem por t3lmo » quinta dez 18, 2014 12:32 am

Ora bem, tal como já tinha anunciado no DB da minha mota elétrica: http://goo.gl/KEeyFP
:)

No dia em que comemorei 3 anos e quase 28.000 km em 2 rodas elétricas, tomei a decisão de partilhar os eletrões, mas para 4 rodas.
Troquei 2 carros a combustão diesel por um PHEV familiar. Assim serve todos os cenários até que a tecnologia permita mais...


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A história...

Tudo começou num passeio convívio de 2 rodas elétricas ao Cabo da Roca (sim, voces são os culpados!) que acabou num almoço em família em Colares, onde no mobi.e local estava um PHEV a carregar. Giro por sinal, despertou o interesse de que afinal havia elétricos familiares que poderiam servir os objetivos em causa: família de 5, muita carga e autonomias para todos os gostos.
Alguns destas premissas ainda caiem por terra em alguns (senão todos) dos elétricos disponíveis no mercado, e os quais testei todos (excepto o Tesla Model S!). Os tempos de carga e autonomias servem para a cidade mas são pouco compatíveis com viagens familiares com 3 filhos menores.

A tecnologia...

Ao PHEV já o tinha testado uns 7 meses atrás: https://www.youtube.com/watch?v=mc424y0lC1A
e achei tecnológicamente bem conseguido, pois um híbrido só faz sentido quando se pode colocar em carga externa e usar em modo elétrico puro, com uma autonomia razoavél para um cenário de utilização diária.
O sistema assenta em dois motores elétricos com 82 CV em cada eixo com 137 Nm de binário (frente) e 195 Nm (atrás), um pack de baterias de 12kWh e um motor a gasolina com 2.0 litros de cilindrada com 121 CV e 190 Nm de binário que carrega o pack e auxilía o eixo da frente em caso de necessidade (acima de 120km/h ou na ausência de carga).
Tem três modos de funcionamento:
- Híbrido: funciona com gestão eletrónica destacando o motor CI ou o motor elétrico consoante as necessidades;
- Híbrido paralelo: prioridade ao motor CI com preservação da carga da bateria, recorrendo aos motores elétricos se houver necessidade;
- ZEV: com bateria carregada, usa apenas os motores elétricos.
Tem ainda as funções de:
- Save: para guardar a carga das baterias para usar depois (numa subida ou no trânsito da cidade);
- Charge: usa o motor CI para carregar as baterias (em andamento ou mesmo parado), até 80% em 1h (dizem usar um total 7 litros de gasolina, dispenso para já, mas pode ser útil).

A decisão...

A decisão não foi trivial, por um lado tinha 2 carros a combustão, sendo que um deles queria mesmo trocar (VW Polo 1.4 TDI, 13 anos) e o outro mais familiar, nem por isso! (S-Max Titanium S 2.2 TDCI, 3 anos), por outro estavam a desvalorizar-se cada vez mais... e a consumir combustível (que começa a ser contra os meus princípios).

E assim foi, saem 2 CI's e entra um PHEV nas nossas vidas ;)

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Foi comprado na Univex em Lisboa, pois foi quem me valorizou mais a retoma dos 2 carros.
Era veículo da administração com 1 mês e 950km.

Os detalhes...

Mitsubishi Outlander PHEV INSTYLE NAVI+

- 50km de autonomia em modo elétrico
- 770km de autonomia a gasolina
- 1,9 litros/100km de consumo combinado (...duvido!)
- Tração elétricas às 4 rodas (4WD)
- Sistema de Mitigação de Colisão Frontal (FCM)
- Programador de Velocidade Adaptativo (ACC)
- Sistema de Alerta de Desvio de Faixa (LDW)
- Sistema de navegação (MMCS)
- Sistema de audio premium Rockford Fosgate 710W
- Acesso remoto Wifi (estado de carga, controle da climatização, agendamento/temporização da carga e configurações)
- Carregador EVSE de 10A portátil
- Ficha J1772 (carga lenta) e CHAdeMO (carga rápida)
- Teto de abrir
- Bancos pele preta (trocados, por eram bege)
- Bagageira de 463 litros
- Cor cinzento titanium
Extras:
- Proteções todo-o-terreno (por instalar ainda) e sensores de parqueamento traseiros e frontais
Link:
http://www.mitsubishi-motors.pt/outlander-phev/

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Após a decisão, iniciou-se o processo dos... :)

Acessórios...

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- Cabo Tipo 1 / Tipo 2 (J1772 para Menekkes/62196-2): http://goo.gl/yJrXgh
- Adaptador Cee 3X16 / Shucko 2P+T: http://goo.gl/D2k72L (obrigado zointz) ;)
- Extensão de rolo 15m 16A (Leroy Merlin)
- Cadeados para as fichas J1772

...e uma prática:

- Wallbox MCBW EASY de 16A da MagnumCap (produto nacional de qualidade) com tomada tipo 1, contador de kW total, temporizador e seletor de 3 modos de carga: 6, 10 e 16A.

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Configurações e instalações...

Iniciei logo as atualizações de firmwares do carro para testar o acesso remoto, embora esta interface seja um pouco limitativa e somente dentro do alcance wireless do AP.
Um acesso de dados GPRS seria mais útil, mas é algo a investigar ;)

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E a base de carga local, com schuko para a mota e EVSE tipo 1 para o carro (depois posso detalhar a instalação e componentes).

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Por ai, em modo elétrico...

Em 10 dias já fiz quase 400km e sempre em modo elétrico :)
E 80% dos percursos vão ser assim.
Claro que para viagens grandes, vou entrar em modo DEBUG e calcular todos os gastos e consumos.

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(na companhia do Rui 'megas')

Ainda faltam algumas alterações que com o tempo ainda vou fazer, mas isso serão as histórias dos próximos capítulos ;)

Espero ter tomado a decisão certa, para o momento atual...
... até que um dia possamos ter mobildade (quase) auto-suficiente e dispensar os combustíveis fosseis por completo!
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Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por RJSC » quinta dez 18, 2014 12:38 am

t3lmo Escreveu: Iniciei logo as atualizações de firmwares do carro para testar o acesso remoto, embora esta interface seja um pouco limitativa e somente dentro do alcance wireless do AP.
Um acesso de dados GPRS seria mais útil, mas é algo a investigar ;)
Se tivesses um Leaf como eu que só tem mesmo a ligação GPRS e acabassem os 5 anos de subscrição de borla do pacote de dados pensavas de outra maneira... :roll:
GPRS + WiFi, ok, mas para ter só um, preferia só WiFi... Senão tenho que pagar um tarifário extra para o carro só para ligar o aquecimento antes de sair de casa ou ver se já acabou o carregamento.


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Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por jasmim » quinta dez 18, 2014 12:54 am

Parabéns pela aquisição. Veículo muito interessante.
Sabes qual a classe nas portagens?
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

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Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por t3lmo » quinta dez 18, 2014 1:05 am

jasmim Escreveu:Sabes qual a classe nas portagens?
Obigado!
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Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por Jorge Rocha » quinta dez 18, 2014 1:06 am

É um Senhor Carro!
Muito bom gosto!
Quando for grande também quero um assim! ;)

Por ser tracção 4WD, isso influenciará em consumos superiores (em modo EV), ou não se nota diferença?
Quanto pesa de tara? KWh? (desculpa ser preguiçoso e não ir à procura, pesquisando)

As maiores felicidades, e bons kms eléctricos! (poupa no combustível e no planeta tudo quanto possas)
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Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por t3lmo » quinta dez 18, 2014 1:11 am

Jorge Rocha Escreveu:Por ser tracção 4WD, isso influenciará em consumos superiores (em modo EV), ou não se nota diferença?
Quanto pesa de tara? KWh?
O 4WD distribui a potência entre os 2 motores elétricos, julgo até mais mais eficiente para consumos semelhantes. Está na lista dos testes ;)
Tara, 2310 kgs.
Pack, 12kWh.
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Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por Jorge Rocha » quinta dez 18, 2014 1:14 am

Obrigado T3lmo, fiquei a gostar ainda mais.
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Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por t3lmo » quinta dez 18, 2014 1:17 am

Para se perceber melhor como funciona a tecnologia PHEV envolvida...


Link
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Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por Jorge Rocha » quinta dez 18, 2014 2:08 am

Ok, percebi como tudo funciona. Nada melhor que fazer um desenho (animado de preferência). :)

Mais de 2 toneladas de carro a serem movidas por 12 KWh de baterias (não sei qual a química nem características, mas) aconselho a ter um pé levezinho, fazendo arranques muito suaves e baixas velocidades.
Para além de se aumentar a autonomia, poderá fazer com que suas baterias durem 3 ou mais vezes, do que numa condução mais abusada em apenas modo ZEV ou até Hibrido.
Numa marca de motas bem representada no mercado, já vi uma degradação de 30% no seu pack original de Lítio, com apenas 30.000Km e 2 anos de uso (quase sempre a espremer). A relação capacidade (Wh) sobre peso bruto era 20Wh/Kg... com baterias de supostos 5C de descarga nominal.
Neste magnifico carro temos uma relação de 5Wh/Kg (muito inferior à mota do meu exemplo). Espero que tenham feito uma boa escolha nas baterias!
Mesmo sabendo que no modo Híbrido o CI entre em trabalho quando se ultrapassa um determinado esforço nas baterias, tanto por já estarem com pouca capacidade, ou por ser exigido mais potencia, enquanto isso não acontece, as baterias é que irão levar com os picos. Assim fica a minha recomendação, andar em modo ZEV só a muito baixas prestações (que para mim seria 99% dos Km que faço).
Sei que não te devo estar a ensinar nada, pois tens conhecimentos quanto basta para fazeres estes cálculos e mais alguns...
Contudo, continuo a gostar muito do carrão! :D
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Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por serges » quinta dez 18, 2014 7:59 am

Os.meus.parabéns Telmo...

Que contes muitos com esse Mitsu...

Quero ver muitos testemunhos.
Na sexta aparece para fazer rogado e deixares ir de pendura contigo...
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Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por t3lmo » quinta dez 18, 2014 11:29 am

Jorge Rocha Escreveu:Mais de 2 toneladas de carro a serem movidas por 12 KWh de baterias (não sei qual a química nem características, mas) aconselho a ter um pé levezinho, fazendo arranques muito suaves e baixas velocidades.
Nem o sistema deixa fazer de outra forma em modo ZEV.
Se carregar no pedal a fundo para pedir demasiada potência no arranque, ligam logo todos os 3 motores, e tem-se o usual disparo no consumo de combustível.
Depois faço uns videos :)
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Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por RJSC » quinta dez 18, 2014 1:09 pm

De realçar que as baterias utilizadas nos híbridos trocam densidade energética (kWh por Kg e por m^3) por capacidade de descarga, tal como nas baterias de chumbo se faz o mesmo com as baterias de arranque para CI, que têm grande capacidade de descarga mas menos energia que uma bateria de tração.

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Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por Mumia » quinta dez 18, 2014 6:24 pm

t3lmo Escreveu:... Tudo começou num passeio convívio de 2 rodas elétricas ao Cabo da Roca (sim, voces são os culpados!) ...
Resumidamente se a coisa correr mal... eu "fugi pró Brasil!!" :lol: :lol: :lol: ou então como estamos em Portugal, a ideia não foi minha! aliás jámê... foi do outro, e daquele e ainda aquele outro também deu a ideia... :lol: :lol: :lol:

Bem eu só vi uma vez passar-me um ao lado e vi o do ministro ali parado, mas nunca olhei "a sério" pra este monstro!! sim sim este carro é assim uma BESTA bem grande do que me lembro :lol: :lol:

Conclusão certamente foi a melhor opção feita com os carros existentes no momento, e ainda com mais certezas que vais bater recordes em modo VE!! ou não te conheça eu minimamente!! :P

Tas a dever uma aparição (a cada 6ª feira) em Oeiras com essa máquina! :P váaaaa laaaaaaaaaaaa :oops: :oops: queroooo verrrrrr :oops: :oops: e assim já podes trazer a famelga toda :) eles neste e tu na branquinha!! sim sim a branquinha não é pra ficar em casa queriaaassssssss :lol: :lol:

Muita boa sorte e muitoossssss Km eléctricos!!
Queimo, mas apenas electrões....
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Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por Jorge Rocha » quinta dez 18, 2014 7:19 pm

RJSC Escreveu:De realçar que as baterias utilizadas nos híbridos trocam densidade energética (kWh por Kg e por m^3) por capacidade de descarga, tal como nas baterias de chumbo se faz o mesmo com as baterias de arranque para CI, que têm grande capacidade de descarga mas menos energia que uma bateria de tração.
Não sei o que queres dizer com isto, mas a relação que apresentei foi só para se perceber que a capacidade de descarga teria de ser muito superior a 5C nominais para se aguentar na mesma relação peso/potencia. Os 12KWh será apenas para se saber para quanto de autonomia dará (pelas minhas contas poderá ultrapassar os 70Km a velocidades de 60Km/h).
A disponibilidade energética desse pack de 12KWh, imaginando que seria de 5C's, daria 60KW (equivalente a 82CV), que já é um valor aceitável, tendo em conta que os motores eléctricos têm um binário perto de máximo a partir de rotações mínimas. Acredito que possa até ultrapassar dos 5C's (talvez duplicar até...). Mas também imagino que a este tipo de descargas a degradação pode aumentar muito (o melhor é mesmo andar calmamente e fazer render...)
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Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por RJSC » quinta dez 18, 2014 9:02 pm

A potência máxima do sistema de propulsão elétrico é de 60 kW, o que dá os 5C (60/12=5)

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Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por Celestino » quinta dez 18, 2014 10:51 pm

Jorge Rocha Escreveu:...pelas minhas contas poderá ultrapassar os 70Km a velocidades de 60Km/h)...
No fórum NissanLeafPt há um proprietário que diz que só conseguiu fazer 45Km em modo eléctrico.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
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Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por t3lmo » sexta dez 19, 2014 1:18 pm

Celestino Escreveu:
Jorge Rocha Escreveu:...pelas minhas contas poderá ultrapassar os 70Km a velocidades de 60Km/h)...
No fórum NissanLeafPt há um proprietário que diz que só conseguiu fazer 45Km em modo eléctrico.
45km nesta altura do ano (frio) faz-se bem andando normalmente.
Quero é testar fazer mais:)
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Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por t3lmo » sexta dez 19, 2014 1:18 pm

E quando os posto mobi.e de Lisboa estão assim...

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Temos que ser criativo para carregar do 2º andar :)

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Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por Volt » sexta dez 19, 2014 4:57 pm

Muito bom. :-D.
279.999,9 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

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Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por Emanuel Couto » sexta dez 19, 2014 7:04 pm

Meus parabéns, foi sem dúvida um bom presente de Natal, para ti e para a tua família.

Fizeste uma escolha inteligente, é o carro ideal para quem procura espaço/comodidade/fiabilidade, sim porque com um carro destes muito dificilmente ficarás a pé, graças aos seus (3) propulsores, (2/EL) (1/CI).

E tenho a certeza que, pela tua experiência, vais retirar o máximo partido do modo elétrico, e aposto que vai ser o teu preferido nas deslocações do dia a dia.

Também gostei do seu bonito design, grandes jantes, etc. Desejo boa sorte com esta magnífica máquina ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

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