Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Responder

cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Mensagem por cuttysark76 »

É bem! Parabéns!
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Mensagem por zeuz »

Bela foto!

Sent from my X5 using Tapatalk
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Mensagem por Mumia »

eláaaaaaaa aí os eléctricos também se multiplicam no local de trabalho??? :lol: :lol:

conheço sitio que acontece o mesmo, mas com 2 rodas :lol:

váaaaa e foto de frente :P esses meninos merecem ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


jbrendeiro
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta out 27, 2016 2:38 am

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Mensagem por jbrendeiro »

Bom dia,
Alguém me sabe dizer se é correto alternar (trocar de caixa) entre D e L, em movimento, para reduções e/ou rolamento? No caso do GTE julgo que eles (Volkswagen) sugerem esse método para optimizar consumos/autonomia. No caso do Ampera como acham mais benéfico conduzir e em que situações?
Agradeço a experiência pois estou agora a iniciar-me no contacto com esta maravilhosa "criatura".
Cumprimentos,
JR
Opel Ampera
Kia Carens 1.7 Crdi Autom.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Mensagem por serges »

Epa eu ainda tenho o braço esquerdo nervoso devido a muitos anos de mudanças

Mas neste tem todo o gosto em conduzir em L para ter sempre "mão" no carro... há quem goste de alternar e quem goste só de D...

Na neve há quem não se tenha dado bem com a L...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
lmmr74
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Mensagem por lmmr74 »

No meu caso particular, raramente uso o "D", prefiro o "L" pois permite fazer "2 em 1", ou seja, usar o mesmo pedal para acelarar e para travar/abrandar, além de que se consegue recuperar mais energia para a bateria.
Já agora, alternar entre L e D não é trocar de caixa, apenas estamos a dar uma instrução ao software do carro em que ele acentua ou atenua o efeito da regeneração, não estamos propriamente a reduzir a mudança, como acontece num tradicional CI.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Mensagem por serges »

Mais nada tudo dito...

Eu gosto de alternar... as vezes o glide é divertido.. quando é descidas tipo cabos de Avila ganho uns kw... upa upa...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Mensagem por sosimple »

Já eu ando principalmente em D, usando o L apenas em descidas mais íngremes. Usar um ou o outro é apenas uma questão de preferência pessoal, pois o pedal do "travão" também faz regeneração.

Com a aplicação MyGreenVolt, é possível ter um sinal sonoro de cada vez que os travões são usados e mesmo em D e usando o "travão" raramente ouço o sinal.

Via Tapatalk
Opel Ampera
O meu Instagram


alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Mensagem por alx99 »

jbrendeiro Escreveu:Bom dia,
Alguém me sabe dizer se é correto alternar (trocar de caixa) entre D e L, em movimento, para reduções e/ou rolamento? No caso do GTE julgo que eles (Volkswagen) sugerem esse método para optimizar consumos/autonomia. No caso do Ampera como acham mais benéfico conduzir e em que situações?
Agradeço a experiência pois estou agora a iniciar-me no contacto com esta maravilhosa "criatura".
Cumprimentos,
JR
Na Passat GTE a ultima posição é D/B. A posição D torna o carro mais solto e facilita o modo de "velejar" em que praticamente não gasta energia. A posição B, para além de regenerar, trava (significativamente) o carro. Não obstante a travagem normal permitir regenerar, na posição B a intensidade de regeneração parece-me mais elevada.

Ando normalmente em D e utilizo a passagem por B para travar o carro, o que para além de o "agarrar" e carregar as baterias, poupa os travões. Para além disso acho particular piada a esse jogo.

Segundo me informaram na VW, quando em e-mode (100 % eléctrico) em simultâneo com pisos escorregadios (muita chuva, gelo ou neve), devemos usar a posição B para o carro não ficar livre em demasia. Não é um autoblocante, mas parece.


jbrendeiro
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta out 27, 2016 2:38 am

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Mensagem por jbrendeiro »

Obrigado a todos...

hoje já ensaiei o carro nos dois modos e acho que em velocidades até aos 80, e principalmente com desníveis acentuados, pode ser mais interessante o L pela muito eficaz capacidade regenerativa, quando passamos para AE pode valer a pena usar o D para podermos tirar o pé com maior frequência e deixá-lo embalar suavemente.
Opel Ampera
Kia Carens 1.7 Crdi Autom.


Autor do tópico
lmmr74
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Mensagem por lmmr74 »

Actualização devida pelos 40.000km's (e mais uns "pozinhos) percorridos com o meu Ampera de Novembro de 2011:

. Total de km's percorridos 40508
. Km's "eléctricos" 33398 (82.45%)
. Km's em modo de extensão de autonomia (com o auxílio do gerador a gasolina) 7110 (17.55%)
. Dos 33398 km's em modo VE puro, 68% (27500) foram totalmente gratuitos, pois não paguei a electricidade (obrigado MobiE)
. Consumo a gasolina acumulado de 1.03L/100km
. Consumo eléctrico acumulado 12.79kw/100km

Continuo com o mesmo perfil de utilização, ou seja, durante a semana cerca de 60km's dia Sintra-Lisboa-Sintra e viagens para fora "de pé" entenda-se autonomia exclusivamente eléctrica de +/- 1 vez por mês em média. Portanto o carro é um VE puro quase sempre, com excepção das viagens que faço ao Norte em que inevitavelmente uso o MCI.
Imagem

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Mensagem por serges »

Muito boa média...

Gosto...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Mensagem por jmlflorencio »

Provavelmente o uso perfeito para um carro como o Ampera, parabéns!


Autor do tópico
lmmr74
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Mensagem por lmmr74 »

Melhor do que este conceito (ampera), só mesmo um VE "100%" com cerca de 600km de autonomia...para mim, claro está

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Mensagem por t3lmo »

Excelentes valores e mobilidade perfeita para esse PHEV ;)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Mensagem por Mumia »

é por estas e por outras que eu adoro este carro :roll: :mrgreen:
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


luis_b
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: quinta jan 07, 2016 1:54 pm

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Mensagem por luis_b »

Desculpa la usar o teu topico para tirar duvida...vossa autonomia electrica tambem e menor no inverno ou meu ta se a passar??? Obrigado


Sent from my iPhone using Tapatalk

Avatar do Utilizador

sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: RE: Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Mensagem por sosimple »

luis_b Escreveu:Desculpa la usar o teu topico para tirar duvida...vossa autonomia electrica tambem e menor no inverno ou meu ta se a passar??? Obrigado


Sent from my iPhone using Tapatalk
Se usares aquecimento é normal. Além disso, se o teu carro estiver na rua, vai usar energia para aquecer a bateria, o que também é normal.
Imagem

Via Tapatalk
Opel Ampera
O meu Instagram


luis_b
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: quinta jan 07, 2016 1:54 pm

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Mensagem por luis_b »

Pois e isso, coitado dorme ao relento...que ficha obd usas? Deixas sempre ligada no carro ou so ligas as vezes?


Sent from my iPhone using Tapatalk

Avatar do Utilizador

sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Mensagem por sosimple »

Tenho uma OBDLink MX. Fica sempre ligada.

Via Tapatalk
Opel Ampera
O meu Instagram

Responder

Voltar para “Automóveis”