Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 7717
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra
Exacto... É combinar e eu, em princípio, também apareço nessa sexta.
Olha, o meu REx faz revisões ao gerador de 2 em 2 anos. Creio que o Ampera deve ser parecido. E até me parece bem, pois nos primeiros 20 mil quilómetros que fiz, gastei apenas 100 litros de gasolina. E isso inclui oito viagens maiores: Duas Lisboa-Algarve-Lisboa e seis à região centro (Lisboa-Coimbra/Pombal/Mira-Lisboa).
.
Olha, o meu REx faz revisões ao gerador de 2 em 2 anos. Creio que o Ampera deve ser parecido. E até me parece bem, pois nos primeiros 20 mil quilómetros que fiz, gastei apenas 100 litros de gasolina. E isso inclui oito viagens maiores: Duas Lisboa-Algarve-Lisboa e seis à região centro (Lisboa-Coimbra/Pombal/Mira-Lisboa).
.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 252
- Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm
Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra
Fiz recentemente a revisão ao Ampera, apenas por questões de garantia, pois a Opel exige 30000km's ou 1 ano, portanto mudei filtro de óleo + filtro de ar + filtro do habitáculo + óleo de travões + óleo de motor. Apesar de ter feito apeas +/-3500 km's a gasolina desde a ultima revisão.
Caso queira ver o carro, costuma estar durante a semana em Lisboa, é uma questão de combinar-mos.
Caso queira ver o carro, costuma estar durante a semana em Lisboa, é uma questão de combinar-mos.
-
- Moderador
- Mensagens: 2435
- Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
- Localização: Sintra
Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra
Isso... ou a andar no IC19
e·carga ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1068
- Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
- Localização: Stª Mª da Feira
Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra
Por quanto ficou a revisão?
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 252
- Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm
Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra
Ficou por 324euros. A tradicional "roubalheira" das marcas.
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 252
- Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm
Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra
Instalei um "ponto de carga" no meu parqueamento e porque alguns colegas do fórum têm provavelmente a mesma necessidade, partilho os passos que dei até consumar esta obra...
Comecei por investigar a legislação que regula o acesso à electricidade para carregamento de VE's em partes comuns de prédios e verifiquei que temos esse direito, desde que se informe o condomínio com uma determinada antecedência (não me recordo de quantos dias), assim fiz numa reunião onde ficou escrito em acta a concordância da assemblei por maioria. Posteriormente contactei um electricista credenciado que me fez a instalação e me passou um certificado de responsabilidade sobre os trabalhos realizados.
Como no prédio onde vivo não existem tomadas dedicadas com ligação a cada fracção, tinha 2 opções:
1.Fazer uma puxada desde a minha fracção (5ºandar)
Prós: Independência face à rede comum e poder usufruir da tarifa bi-horária
Contras: Instalação significativamente mais cara e de muito mais difícil execuçao pois implicava trabalhos de construção civil algo complicados
2.Fazer uma puxada do rede comum do prédio
Prós: Trabalho mais simples, menos moroso e muito mais barato e vantagem de poder usufruir da instalação Tri-fásica
Contras: Dependência da rede comum e impossibilidade de beneficiar do bi-horário
Tendo em conta que usarei este ponto de carregamento pontualmente, pois carrego quase sempre fora de casa a título gratuito, a escolha foi a 2ªopção. Neste sentido aproveitei a rede tri fásica e consigo 16A por fase. Actualmente uso apenas uma fase, mas caso compre outro VE posso perfeitamente desmultiplicar por 2 ou mesmo carregar um carro que suporte trifásico (Tesla, por ex.)
Algumas fotos:
Comecei por investigar a legislação que regula o acesso à electricidade para carregamento de VE's em partes comuns de prédios e verifiquei que temos esse direito, desde que se informe o condomínio com uma determinada antecedência (não me recordo de quantos dias), assim fiz numa reunião onde ficou escrito em acta a concordância da assemblei por maioria. Posteriormente contactei um electricista credenciado que me fez a instalação e me passou um certificado de responsabilidade sobre os trabalhos realizados.
Como no prédio onde vivo não existem tomadas dedicadas com ligação a cada fracção, tinha 2 opções:
1.Fazer uma puxada desde a minha fracção (5ºandar)
Prós: Independência face à rede comum e poder usufruir da tarifa bi-horária
Contras: Instalação significativamente mais cara e de muito mais difícil execuçao pois implicava trabalhos de construção civil algo complicados
2.Fazer uma puxada do rede comum do prédio
Prós: Trabalho mais simples, menos moroso e muito mais barato e vantagem de poder usufruir da instalação Tri-fásica
Contras: Dependência da rede comum e impossibilidade de beneficiar do bi-horário
Tendo em conta que usarei este ponto de carregamento pontualmente, pois carrego quase sempre fora de casa a título gratuito, a escolha foi a 2ªopção. Neste sentido aproveitei a rede tri fásica e consigo 16A por fase. Actualmente uso apenas uma fase, mas caso compre outro VE posso perfeitamente desmultiplicar por 2 ou mesmo carregar um carro que suporte trifásico (Tesla, por ex.)
Algumas fotos:
-
- Moderador
- Mensagens: 2435
- Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
- Localização: Sintra
Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra
Muito fixe!
Só te falta um suporte para ficares como cabo apoiado/enrolado ou não vais manter o EVSE na caixa?
Só te falta um suporte para ficares como cabo apoiado/enrolado ou não vais manter o EVSE na caixa?
e·carga ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 4089
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
- Localização: Ilha da Madeira
Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra
Muito bom.
E quando deixar de ser gratuito na rua?
Eu no meu caso puxei do 2 andar 70 metros de cabo.
Fui eu mesmo a fazer o trabalho.
E quando deixar de ser gratuito na rua?
Eu no meu caso puxei do 2 andar 70 metros de cabo.
Fui eu mesmo a fazer o trabalho.
Live long and prosper!
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 252
- Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm
Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra
A ideia é deixar o EVSE dentro da caixa, por isso comprei esta já um pouco maior para caber o material todo.t3lmo Escreveu:Muito fixe!
Só te falta um suporte para ficares como cabo apoiado/enrolado ou não vais manter o EVSE na caixa?
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 252
- Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm
Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra
Quando deixar de ser gratuito passo a carregar diariamente em casa pois mesmo assim fica consideravelmente mais barato versus o meu carro a Diesel.MRider Escreveu:Muito bom.
E quando deixar de ser gratuito na rua?
Eu no meu caso puxei do 2 andar 70 metros de cabo.
Fui eu mesmo a fazer o trabalho.
Eu considerei a possibilidade de fazer a puxada desde a minha casa, mas era um processo muito complicado e como o o bjectivo era fazer tudo legal e em máxima segurança, esta foi a opção mais acertada.
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 252
- Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm
Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra
Viagem recente Sintra-Torres Vedras-Cascais-Sintra (saindo de casa com a bateria carregada e sem carregamentos intermédios):
Resumo:
145.5km's totais
79.1km's eléctricos
9.6kwh gastos
66.4 em modo de extensão de autonomia (usando o gerador MCI)
3.75 litros de gasolina gastos - média total 2.6L/100
Consumo exclusivamente eléctrico 12.14kwh/100
Consumo exclusivamente a gasolina 5.6L/100
[url=http://postimg.org/image/96d1mbslf ... .jpg[/img][/url]
Resumo:
145.5km's totais
79.1km's eléctricos
9.6kwh gastos
66.4 em modo de extensão de autonomia (usando o gerador MCI)
3.75 litros de gasolina gastos - média total 2.6L/100
Consumo exclusivamente eléctrico 12.14kwh/100
Consumo exclusivamente a gasolina 5.6L/100
[url=http://postimg.org/image/96d1mbslf ... .jpg[/img][/url]
-
- Membro Silver
- Mensagens: 107
- Registado: quinta jan 07, 2016 1:54 pm
Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra
Boas medias..nao consigo passar dos 65km em modo electrico ainda
Sent from my iPhone using Tapatalk
Sent from my iPhone using Tapatalk
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 252
- Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm
Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra
Com o treino chegas lá e não é preciso andar a "pisar ovos" na estradaluis_b Escreveu:Boas medias..nao consigo passar dos 65km em modo electrico ainda
Sent from my iPhone using Tapatalk
-
- Novo membro
- Mensagens: 3
- Registado: segunda mar 24, 2014 9:52 am
Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra
Olá LMMR74,
já sou detentor de uma Predator elétrica de 60Ah e estou super satisfeito, contudo, o risco de fazer uma viagem de 100km () Águeda - Coimbra - Águeda) diariamente pela IC2 faz-me pensar no meu futuro e no dos meus filhos... daí andar a namorar um Ampera.
Gostava de saber apenas a sua opiniao de utilizador e proprietário acerca do "desgaste" do pack de baterias, ou sejam, se tem notado alguma diminuição de autonomia desde a aquisição até à atualidade! Isto porque o meu maior receio relativamente a este tipo de veículo é a perda de capacidade das baterias. O Ampera visado é de 2012 e tem cerca de 100.000Km.
Já agora relativamente a preços com manutenções anuais, qual a sua experiência com o Ampera?
Agradeço a sua disponibilidade
Sérgio Almeida
já sou detentor de uma Predator elétrica de 60Ah e estou super satisfeito, contudo, o risco de fazer uma viagem de 100km () Águeda - Coimbra - Águeda) diariamente pela IC2 faz-me pensar no meu futuro e no dos meus filhos... daí andar a namorar um Ampera.
Gostava de saber apenas a sua opiniao de utilizador e proprietário acerca do "desgaste" do pack de baterias, ou sejam, se tem notado alguma diminuição de autonomia desde a aquisição até à atualidade! Isto porque o meu maior receio relativamente a este tipo de veículo é a perda de capacidade das baterias. O Ampera visado é de 2012 e tem cerca de 100.000Km.
Já agora relativamente a preços com manutenções anuais, qual a sua experiência com o Ampera?
Agradeço a sua disponibilidade
Sérgio Almeida
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 252
- Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm
Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra
Boas Sérgio,
O meu Ampera tem agora 101000 km's e no que diz respeito à perda de capacidade, pelas características deste carro e nomeadamente o seu sistema de arrefecimento do pack, não sinto qualquer alteração nos km's que faço em modo eléctrico. Aliás, essa deverá ser a sua menor preocupação, pois o sistema já tem provas dadas, basta visitar os fóruns de proprietários, especialmente nos EUA.
No que diz respeito à manutenção, a mesma é em tudo semelhante a um vulgar veículo a combustão, pois os 2 motores eléctricos e a bateria não têm manutenção (segundo a Opel), portanto deverá mudar as pastilhas de travão, óleo de travão, discos, quando for preciso ( no meu caso ainda estão novos) e mudar óleo de motor e filtros 2 em 2 anos, pois se for como eu usará o MCI apenas em viagens esporádicas.
Em conclusão, é uma máquina fantástica!
Espero ter ajudado.
O meu Ampera tem agora 101000 km's e no que diz respeito à perda de capacidade, pelas características deste carro e nomeadamente o seu sistema de arrefecimento do pack, não sinto qualquer alteração nos km's que faço em modo eléctrico. Aliás, essa deverá ser a sua menor preocupação, pois o sistema já tem provas dadas, basta visitar os fóruns de proprietários, especialmente nos EUA.
No que diz respeito à manutenção, a mesma é em tudo semelhante a um vulgar veículo a combustão, pois os 2 motores eléctricos e a bateria não têm manutenção (segundo a Opel), portanto deverá mudar as pastilhas de travão, óleo de travão, discos, quando for preciso ( no meu caso ainda estão novos) e mudar óleo de motor e filtros 2 em 2 anos, pois se for como eu usará o MCI apenas em viagens esporádicas.
Em conclusão, é uma máquina fantástica!
Espero ter ajudado.
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 252
- Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm
-
- Membro Silver
- Mensagens: 438
- Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
- Localização: Guimarães, Braga
Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra
Altamente! Isso foi um encontro combinado, não? Até reservaram os lugares de estacionamento todos, para a produção do trabalho fotográfico!
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 252
- Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm
Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra
Foi no parque de estacionamento do trabalho, junto do carro de um colega.rcardoso Escreveu:Altamente! Isso foi um encontro combinado, não? Até reservaram os lugares de estacionamento todos, para a produção do trabalho fotográfico!
-
- Membro Silver
- Mensagens: 438
- Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
- Localização: Guimarães, Braga
Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra
Dois PHEVs de funcionários da mesma empresa é ainda um caso raro. Mas é excelente que comecem a surgir estes exemplos! Se um a falar das vantagens de um BEV ou PHEV pode ainda criar desconfiança, dois ou mais a confirmarem os mesmos dados transmitem certezas até aos mais cépticos.lmmr74 Escreveu: Foi no parque de estacionamento do trabalho, junto do carro de um colega.
Parabéns aos dois!
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
-
- Moderador
- Mensagens: 5641
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
- Localização: Açores
Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra
Bonita imagem acima... Muito bom
Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/