Inicio de aventura... com um e-Golf

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
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CAA
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Inicio de aventura... com um e-Golf

Mensagem por CAA »

Boa tarde.

Iniciei ontem a minha aventura com um VE.
Fechei contrato para adquirir um VW e-Golf.
Infelizmente seguem-se agora mais de dois meses de espera, pois ainda nem sequer foi produzido.
Ainda assim, inicio este tópico para que me possam dar as vossas dicas e esclarecer as minhas duvidas, bem como partilhar convosco a experiência desde o inicio.
Até agora, e depois de muitas contas e da tomada de decisão, correu tudo muito bem. Depois de visitas á Renault (que não correram nada bem) e á Nissan (não gostei do Leaf), acabei por fechar o negocio na Soauto do Parque das Nações.
As explicações dadas e a possibilidade de test-drive contribuíram em muito para a escolha.
Enquanto não chega... que me dizem do carro? Alguém experimentou? Alguem tem um? como se comportam no dia-a-dia?

Cumprimento a todos... e até breve.

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sergiomms
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Re: Inicio de aventura... com um e-Golf

Mensagem por sergiomms »

Olá e parabéns pela (futura) aquisição :)

Podes dizer onde foi que iniciaste o processo?
É que há 2 meses mandei um email a pedir para fazer um teste drive e até hoje nada... disseram que no inicio deste ano me diziam algo mas.... :?
sergiomms

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visitante1
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Re: Inicio de aventura... com um e-Golf

Mensagem por visitante1 »

Desde já parabéns pela escolha.
Eu já o experimentei varias vezes, aliás é um dos carros que mais tenho conduzido ultimamente, no entanto não de forma a que te consiga dizer qual a adaptabilidade dele ao dia a dia. Quando o conduzo é sempre de uma forma muito agressiva e pouco aconselhavel!!!
Se tivesse de adquirir um VE esse estaria com certeza na lista. É um veiculo muito bom.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
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CAA
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Re: Inicio de aventura... com um e-Golf

Mensagem por CAA »

Pelo que percebi na Soauto do Parque das Nações existem muito poucos locais onde se possa ver/experimentar o carro.
Mas depois de estabelecer contacto com o comercial lá do stand (só um deles é que "fala" de VE) foi relativamente fácil esclarecer as duvidas todas. O test-drive foi ontem e ele teve de ir á SIVA buscar um carro, porque o que tinham no stand até á pouco tempo deve ter sido vendido. Neste momento só existe um e-up para test-drive. Também acredito que tenha ido buscar o carro porque essa era a condição para a compra.
Já agora... fiquei com uma bela impressão do carro.

Em relação á Renault, estavam bem menos preparados.... quer em Chelas, quer em Telheiras, tendo inclusive existido situações em que se contradisseram uns aos outros. Enfim... uns diziam que não era possível comprar com baterias incluídas, mesmo já tendo eu uma proposta de compra com elas incluídas... Acabei por desistir de obter mais informações.

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sergiomms
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Re: Inicio de aventura... com um e-Golf

Mensagem por sergiomms »

OK, obrigado.
Fizeste um teste drive ao Nissan Leaf? tens opiniao formada comparativamente ao golf?
sergiomms

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t3lmo
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Re: Inicio de aventura... com um e-Golf

Mensagem por t3lmo »

Parabéns pela opção!

Eu fiz o test-drive ao 1º modelo que chegou à SoAuto, e gostei do desempenho.
As fotos estão por aqui: https://www.facebook.com/media/set/?set ... 119&type=1

Deverá ser das primeiras vendas do modelo em Portugal.
Cá esperamos igualmente o 1º diário de bordo do VW e-Golf! :D

Imagem
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


O_volt
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Re: Inicio de aventura... com um e-Golf

Mensagem por O_volt »

Já aceita cargas rápidas?
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visitante1
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Re: Inicio de aventura... com um e-Golf

Mensagem por visitante1 »

O_volt Escreveu:Já aceita cargas rápidas?
este sempre aceitou
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
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serges
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Mensagem por serges »

Os meus parabéns.

Obrigado pela partilha, era uma das minhas top 3 escolhas... lindo...

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Mumia
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Re: Inicio de aventura... com um e-Golf

Mensagem por Mumia »

bom antes de mais... os meus Parabéns pela "aventura" e o "passo em frente" ;)

Assim que ele chegue, venha um Diário de Bordo e muitas fotos e depois a tua opinião e experiência :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


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Mensagem por jmlflorencio »

Ena, um e-golf... Pensei que ainda demorasse mais um pouco a chegar...

Parabéns pela compra!


Autor do tópico
CAA
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Re: Inicio de aventura... com um e-Golf

Mensagem por CAA »

Nao cheguei a experimentar o Leaf, pelo que nao tenho forma de comparar. A carga rapida é possivel.

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Edu_Rod
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Re: Inicio de aventura... com um e-Golf

Mensagem por Edu_Rod »

parabéns pela compra,
este também é uma possibilidade na minha lista, mas existe um aspecto técnico que me deixa de "pé atrás", pelo que pesquisei esse carro só tem monitorização de temperatura, não tem controlo activo de temperatura das baterias, perguntaste alguma coisa sobre isto?

estou curioso para ver a evolução deste diário de bordo.
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver "
Mohandas Karamchand Gandhi

BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE

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serges
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Re: Inicio de aventura... com um e-Golf

Mensagem por serges »

Humm

Mas como é feita a refrigeração das baterias? Neste caso no Golf?
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

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sergiomms
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Re: Inicio de aventura... com um e-Golf

Mensagem por sergiomms »

CAA Escreveu:Nao cheguei a experimentar o Leaf, pelo que nao tenho forma de comparar. A carga rapida é possivel.
SERÁ possivel num futuro indeterminado, queres tu dizer, certo? :)
É mais ou menos como a minha carteira.... está preparada tecnicamente para receber um ordenado chorudo, mas este ainda não se encontra disponível no mercado :) (se é que me faço entender) :mrgreen:

Estou curioso por fazer o teste drive... tenho o nissan leaf num patamar muito alto e sérias duvidas que a concorrência seja isso mesmo, concorrente :) mas vamos ver....
Edu_Rod Escreveu:parabéns pela compra,
este também é uma possibilidade na minha lista, mas existe um aspecto técnico que me deixa de "pé atrás", pelo que pesquisei esse carro só tem monitorização de temperatura, não tem controlo activo de temperatura das baterias, perguntaste alguma coisa sobre isto?
...
Porque ficas com "pé atrás"? Os Teslas, Leafs entre outros tb não têm, que na realidade só me estou a lembrar de 2 que tenham controlo activo da temperatura do pack são o fisher e o volt, será que é assim um questão tão importante? Pelo menos em PT temos a sorte de não ter temperaturas extremas...
Como fazes o controlo da temperatura das tuas motos?
sergiomms


lmmr74
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Re: Inicio de aventura... com um e-Golf

Mensagem por lmmr74 »

Parabéns pela compra! Será concerteza um dos primeiros em Portugal :)

Relativamente ao controlo da temperatura da bateria, para mim é crucial que este seja feito através de arrefecimento líquido e não apenas de ar forçado. Será esse o caso no golf?


apr
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Re: Inicio de aventura... com um e-Golf

Mensagem por apr »

Os Tesla tem controlo de temperatura do seu pack. E até o Imiev e primos têm! A decisão de a Nissan não colocar controlo de temparatura no pack foi o seu maior erro, e foi largamente criticada e até processada por causa disso.

só para terem uma ideia, do que o Elon Musk disse em 2010!


"
(...) the LEAF battery pack uses a “much more primitive level of technology” compared with the sophistication of even Tesla’s first prototype.

(...)

This comes down mainly to the thermal management system, or the technology used to keep the battery within a healthy temperature range. Tesla uses what Musk described as active liquid thermal control, while the LEAF pack uses an air cooling system. As a result, the LEAF pack will have temperatures “all over the place,” causing it to suffer “huge degradation” in cold environments and basically “shut off” in hot environments, claimed Musk.
"


https://gigaom.com/2010/08/05/tesla-ceo ... primitive/


Ah e já agora só para ficar claro que o sistema de refrigeração do leaf é inexistente. dizer que é a ar é porque o carro quando anda o vento passa pelas baterias. Quando está parado a fazer cargas rápidas não há vento logo não há nenhum sistema de refrigeração.


Não acredito que o e-golf não tenha, um carro lançado em 2015!

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Edu_Rod
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Re: Inicio de aventura... com um e-Golf

Mensagem por Edu_Rod »

o controlo da temperatura das baterias parece-me essencial para países como portugal, basta ver o que os Leafs sofrem no verão.

corrijam-me se estiver errado, mas:
a Tesla claro que tem,
O Mercedes classe B também deve ter porque todo o Powertrain é da tela
a Kia tem por ar forçado.
A BMW tem por liquido,

o Golf e o E-up não têm, mas nada como perguntar ao concessionário para ter a certeza.

em relação às motas, a Vetrix tem refrigeração por ar forçado.
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver "
Mohandas Karamchand Gandhi

BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE


jasmim
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Re: Inicio de aventura... com um e-Golf

Mensagem por jasmim »

Parabéns! Excelente escolha!
Qual o preço de venda ao público?
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
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sergiomms
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Re: Inicio de aventura... com um e-Golf

Mensagem por sergiomms »

OK, desculpem-me, estava só a pensar no arrefecimento por liquido. :oops: e o caso da BMW, não sabia.
apr Escreveu: só para terem uma ideia, do que o Elon Musk disse em 2010!
...
Este, como qualquer outro, obviamente puxa a brasa à sardinha dele.... (cada um que lê/ouve, filtra da maneira que quer)
Edu_Rod Escreveu:o controlo da temperatura das baterias parece-me essencial para países como portugal, basta ver o que os Leafs sofrem no verão.

corrijam-me se estiver errado, mas:
a Tesla claro que tem,
O Mercedes classe B também deve ter porque todo o Powertrain é da tela
a Kia tem por ar forçado.
A BMW tem por liquido,

o Golf e o E-up não têm, mas nada como perguntar ao concessionário para ter a certeza.

em relação às motas, a Vetrix tem refrigeração por ar forçado.
O Rimac tem arrefecimento por gás freon

Não estou bem ciente de que problema sofrerão os leafs no verão em portugal, embora seja um pais de clima tropical, não temos extremos e mesmo a temperatura no verão apenas sobe acima dos 39ºC em 5/6 dias durante o verão, não me parece que seja relevante, isto, comparativamente a outras regiões do planeta em que anda o mesmo modelo e onde no inverno têm temperaturas negativas e têm >40ºC no verão.
O facto de estar escrito que existe degradação do pack do leaf, não significa que a mesma degradação não exista nas outras marcas, apenas os utilizadores não reportaram, ainda....
Ou seja, o que quero referir é que acabo por dar mais importância aos packs que não terem arrefecimento activo por liquido, pela segurança; os que o têm por ar, pouco relevantes, isto porque quando está quente no verão, o alcatrão liberta esse calor que acaba por ir aquecer as baterias... Assim, os packs que estão fechados como o leaf e este golf, sofrem sim da temperatura externa mas desfasados no tempo, ou seja, se o alcatrão está quente, essa temperatura só passa para o pack passado algum tempo, o suficiente para o carro sair daquela situação.
sergiomms

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