Outlander PHEV Algarve

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aljesus
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Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por aljesus » sábado ago 29, 2015 11:07 pm

23 minutos para carregar 5,5?
Não parece demasiado tempo para tão pouca carga?
Das poucas vezes que utilizei, julgo ter sido muito mais rápido, uns 5 ou 10 minutos para meia carga do C-zero...



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jrochate
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Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por jrochate » domingo ago 30, 2015 10:52 am

aljesus Escreveu:23 minutos para carregar 5,5?
Não parece demasiado tempo para tão pouca carga?
Das poucas vezes que utilizei, julgo ter sido muito mais rápido, uns 5 ou 10 minutos para meia carga do C-zero...
Yep, exatamente essa minha opinão.

Daí ter concluído que neste modelo PHEV não justifica a carga rápida, pois de rápida tem muito pouco.

Como referi, pelas minhas contas, andará nos 14-15kWh o que é praticamente a carga lenta para alguns V.E. existentes no mercado (já se carrega a 11kWh e 22kWh em casa).


jasmim
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Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por jasmim » domingo ago 30, 2015 8:39 pm

jrochate Escreveu:
Porém há que ser objetivos na análise dos dados e considerar o seguinte:
  • Qualquer SUV destas dimensões, 5 pessoas e carregado, não consome muito menos.
  • Qualquer carro pequeno de 4 pessoas gastará menos, mas sem o espaço que este oferece
  • Qualquer EV, mesmo que existissem todas as cargas rápidas, não faria a distância percorrida no mesmo tempo
Tirando (muito) partido do EV no resto do tempo - que é o meu caso - e com os referidos "cuidados" temos uma opção bastante racional.
Plenamente de acordo.
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Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por caixeirinho » segunda set 28, 2015 4:41 pm

RuFuS Escreveu:
Volt Escreveu:Temos de combinar um encontro algarvio. Desafio os restantes a um encontro de Verão em pleno Algarve. A FuelFree bem que podia organizar isto. ;-).
Só agora li isto...

Há interesse num mini-encontro (digo mini porque no reino dos Algarves somos muito poucos ainda que esteja por cá outra malta no Verão)...?

Viva! Também tenho um EV, um E-UP, vivo em Loulé, por isso desde que seja entre Portimão/Tavira é na boa para mim :D


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Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por RuFuS » segunda set 28, 2015 8:31 pm

caixeirinho Escreveu:
RuFuS Escreveu:
Volt Escreveu:Temos de combinar um encontro algarvio. Desafio os restantes a um encontro de Verão em pleno Algarve. A FuelFree bem que podia organizar isto. ;-).
Só agora li isto...

Há interesse num mini-encontro (digo mini porque no reino dos Algarves somos muito poucos ainda que esteja por cá outra malta no Verão)...?

Viva! Também tenho um EV, um E-UP, vivo em Loulé, por isso desde que seja entre Portimão/Tavira é na boa para mim :D

Olá Vizinho... :lol:

Sou de Vilamoura...manda-me PM que combinamos um encontro... :mrgreen:


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Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por nunoajc » quarta out 28, 2015 12:07 pm

Desde que este carro foi apresentado que de imediato me encheu as medidas.Espaço, conforto,bagageira relativamente grande,qualidade e fiabilidade japonesa, EV para as deslocações diarias e citadinas, e CI para as viagens. E apos ler o D.B ainda me convenço mais que é o carro indicado e perfeito.
Mas sem ser culpa do fabricante a escolha do motor não me agradou em nada.Não por ser a gasolina , mas pela cilindrada ate porque prefiro motores a gasolina que a diesel. Um dos carros que menos emite CO2 á venda em Portugal é severamente prejudicado pela componente cilindrada pagando €196.26 de IUC. O Toyota Prius também sofre deste mal.
Espero que a Mitsubishi faça um PHEV na gama Lançer com um motor com menos cilindrada.
Isso sim era bom.
Parabens pelo carro e continuação de muitos e bons quilometors com ele.


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Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por jrochate » sábado out 31, 2015 4:01 pm

nunoajc Escreveu:Um dos carros que menos emite CO2 á venda em Portugal é severamente prejudicado pela componente cilindrada pagando €196.26 de IUC.
Totalmente de acordo. É o dinheiro que mais me custa a pagar, para além da revisão.

Após quase 20 mil km em 9 meses, tenho uma média de gasolina de 2,0 l/100.
Sabendo que o MCI gasta uns 8 l/100, é fácil concluir que desses 20 mil km, apenas 5000 foram feitos usando gasolina.

E por causa desses 5000 km, tenho de pagar quase 200 EUR de IUC e outros 200 EUR para a revisão (que é orientada aos km totais).

Enfim... FIca a consolação de nos restantes 15000 gastar muito pouco, e poder fazer viagens grandes sem ter de alugar ou trocar de carro.

Em breve colocarei mais detalhes / fotos neste DB.


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Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por jasmim » sábado out 31, 2015 4:06 pm

Acontece o mesmo ao Prius PHV para o IUC
Perde em autonomia em relação ao outlander ganhando em consumo a gasolina e nas revisões.
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Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por scottx » segunda nov 02, 2015 4:19 pm

Boas, sou de Portimão e agrada-me ver que já há malta cá em baixo a pensar nos elétricos ;)
O que me incomoda mais com o meu CI a diesel é precisamente o IUC que pago que me parece abusivo (199eur paguei no ano passado salvo erro). Sabendo que por enquanto veículos 100% elétricos estão isentos desse imposto, e sabendo que a grande maioria dos percursos diários que eu e a minha respectiva fazemos é sempre inferior a 100km decidimos que o nosso próximo veículo será 100% elétrico.
Um abraço ;)


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Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por jrochate » quinta dez 31, 2015 11:11 am

Andando novamente pelos PCR, nem que seja pela experiência.

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Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por jrochate » domingo fev 19, 2017 10:37 am

Atualização de informação:

o PHEV ultrapassou os 50 mil KM, e fez agora 2 anos nas minhas mãos (cerca de 46 mil KM). A matrícula é de 06/2014.

Tem uma média de consumo de gasolina de 2.8l /100 km, fruto de algumas viagens longas que tem feito.
O consumo de eletricidade ronda o 20kWh / 100 km, sendo que metade dos carregamentos são fora de casa.

Pelas minha contas, considerando 8l/100 km de consumo de gasolina, significa que ando a eletrões cerca de 65% da distância percorrida.

Vamos a contas de poupança de combustível:

- Equivalente a gasóleo: 46000 km x 6 l / 100km x 1,3 € / l = 3600 €

- Gasolina consumida: 46000 x 2,8 l / 100 km x 1,5 € / l = 1950 €
- Eletricidade consumida: 46000 x 65% x 20 kWh / 100 km x 0,20 € / kWh = 1200 €
- Eletricidade paga: 1200 € x 50% = 600 €

Custos totais: 1950 x 600 = 2550 €

Significa que tenho uma poupança de mais de 500 € / ano só diretamente em gastos de combustível em comparação com equivalente a diesel.

Outros ganhos: silêncio, ausência de vibrações, menos tempo despendido a colocar combustível sujo, menor desgaste do motor e travões (traduzir-se-á em menos gastos na oficina)

Outras perdas: passado quase 3 anos de vida, já se nota alguma degradação. Na distância normalmente percorrida, já fico a 3 ou 4 km do que chegava antes. Isto pode significar uns 10% de degradação, pois o tipo de condução e fatores externos são minimizados pela frequência com que faço o percurso.

Estou muito satisfeito com a viatura e neste momento não trocava o PHEV por nenhum outro plug-in (BEV ou não). NOTA: tenho um iOn :)

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Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por t3lmo » domingo fev 19, 2017 12:06 pm

Bom resumo.
E ligar o OBD2 e ler os dados do pack? Tanto desse como do iON :) (tb tenho os 2)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 60.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 51.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 40.000km


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Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por GreyBigFoot » segunda fev 20, 2017 10:04 am

Ora bem, expressamente sob o ponto de vista da poupança...

E dado que 50% dos carregamentos são fora de casa, sem custos... Imagino que sejam feitos nalgum ponto de recarga público...

Uma vez segundo se fala, o uso destes vai ser custeados pelo utilizador (o que me parece totalmente natural, mas esse é outro tema de conversa).

Estamos a falar que sem esse benefício, no teu caso a poupança desapareceria ou poderias mesmo entrar em "prejuízo", assumindo que o custo (e ainda não se sabe qual é) fosse superior à tarifa de casa.

Também acredito que os 6/100 anunciados do Diesel são globalmente utópicos, e que a média real deve ter pelo menos mais 0.5 a 1,5lts (dependendo da utilização).

De onde concluo (exclusivamente do ponto de vista da poupança) que a utilização vantajosa deste carro é muito específica, que é maximizar o uso em EV... O que não é novidade, já todos sabemos que o ideal é andar em EV... Mas há aqui uma coisa interessante no teu caso que me parece responde à dúvida de qual o ponto de equilíbrio... é que é muito bem capaz de ser os tais 65% em EV...

No entanto, se metermos ao barulho a diferença do custo de novo entre as duas versões, damos cabo de todas as contas (+/- 6000€ a favor do fumarólas)... A não ser claro que sejamos minuciosos e se faça a comparação à versão fogareira em 4X4... Nesse caso são +/- 6000€ a favor do grande electrodoméstico.

Sinceramente, começo a pensar que nada é comparável... Já me fartei de fazer contas e para o meu caso (estimativa diária de 80-90% em EV) a perspectiva é que chegue ao break-even (relativo à versão 4x2) apenas depois dos 5 anos... É claro que isto são contas de merceeiro, pois não estou a considerar a diferença nos custos de manutenção/impostos e afins e os eventuais problemas que a utilização no meio do trânsito de um Diesel origina.

Relativo à degradação, 10% em dois anos parece precoce...
Mas também ninguém conhece a progressão de degradação da bateria que se supõe seja maior no inicio de vida.
Os carregamentos têm sido rápidos? A autonomia não poderá estar condicionada às temperaturas mais baixas?

Tenho algumas dúvidas relativo à garantia de fábrica sobre as baterias...
O pessoal parece falar que garante os 80% ao fim de 8 anos, mas nunca vi tal coisa escrita na documentação da Mitsubicho.
O tema da degradação também me parece uma grande incógnita, tudo é ainda muito novo e ninguém sabe ainda muito bem o que esperar daqui 8 anos, embora os gráficos de degradação que se vêem por aí apontem na sua maioria para os tais 80% ao fim de 8 anos. O que parece indiciar que a gestão do pack que o enchufable faz, não é das piores... Mas lá está, como qualquer bateria vai depender do uso que cada um faça.

Eu ainda estou à espera que cheguem os modelos novos para dar o salto (ou não)...

No entretanto vou-me viciando por aí com a informação que consigo recolher... De maneira que, agradeço a partilha!
Última edição por GreyBigFoot em segunda fev 20, 2017 11:38 am, editado 1 vez no total.

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zeuz
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Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por zeuz » segunda fev 20, 2017 11:06 am

GreyBigFoot Escreveu:
segunda fev 20, 2017 10:04 am
Também acredito que os 6/100 anunciados do Diesel são globalmente utópicos, e a que a média real deve ter pelo menos mais 0.5 a 1,5lts (dependendo da utilização).
Tenho sérias dúvidas que o Outlander diesel consiga fazer uma média de 6L/100Km, mesmo com uma condução calma... apostaria mais nos 7L/100Km, com tendência para mais se não formos meigos com o acelerador ou envolver muito trânsito...

O resto das conclusões concordo!

Verdade que ainda é difícil alcançar o break even point para a maioria das pessoas, como é o meu caso, mas depois também há a agradabilidade de circular em modo EV, a diminuição da poluição que causamos e a não dependência do ouro negro, os quais são muito difíceis de contabilizar nas contas!
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


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Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por jasmim » segunda fev 20, 2017 1:37 pm

jrochate Escreveu:
domingo fev 19, 2017 10:37 am
NOTA: tenho um iOn :)
Como se tem portado a máquina? ;)
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Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por jrochate » segunda fev 20, 2017 2:19 pm

jasmim Escreveu:
segunda fev 20, 2017 1:37 pm
Como se tem portado a máquina? ;)
É off-topic, mas zero problemas! É por carga e andar. O critério é: uso o iOn quanto tenho pressa, hehehe.
zeuz Escreveu:
segunda fev 20, 2017 11:06 am
GreyBigFoot Escreveu:
segunda fev 20, 2017 10:04 am
Também acredito que os 6/100 anunciados do Diesel são globalmente utópicos, e a que a média real deve ter pelo menos mais 0.5 a 1,5lts (dependendo da utilização).
Tenho sérias dúvidas que o Outlander diesel consiga fazer uma média de 6L/100Km, mesmo com uma condução calma... apostaria mais nos 7L/100Km, com tendência para mais se não formos meigos com o acelerador ou envolver muito trânsito...
Penso que não sejam utópicos, porque estou a partir do princípio que conduziria o diesel tal como o EV, ou seja, muito calmo.
Se o EV não for conduzido com muita calma e previsibilidade de situações de transito, então o consumo seria bastante superior.
E como já tive vários CI a diesel, nos quais conseguia fazer menos de 4l/100 numa Astra com 150cv (mais uns pozinhos), no Outlander diesel seria seguramente 6l/100.
GreyBigFoot Escreveu:
segunda fev 20, 2017 10:04 am
Ora bem, expressamente sob o ponto de vista da poupança...
(...)
No entretanto vou-me viciando por aí com a informação que consigo recolher... De maneira que, agradeço a partilha!
Eu não gosto de pintar o cenário, só para me convencer a mim e aos outros que a minha escolha é a melhor.
Como tal, os meus reports são sempre realistas, e ainda bem que é apreciado pelas pessoas.

Sim, os 50% de energia são em postos públicos ou no trabalho ou em casas particulares.
A poupança será inferior quando os postos forem a pagar, mas posso por a carregar sempre no trabalho e não tenho despesa adicional.

Em relação ao custo da viatura, o modelo equivalente a diesel era o mesmo valor (ou ligeiramente superior) ao PHEV. note-se que esta versão é a full extras, incluindo sistema anti-colisão, cruzeiro adaptativo, saída de faixas, bancos em pele, 4WD, etc.
No meu caso, o valor de aquisição da viatura não entra nas contas (pelo menos em 2005).

Em relação à degradação, não deve andar muito longe dos 10% em relação ao inicial. Note-se que esta bateria tinha úteis pouco mais de 9kWh, mas o seu tamanho total é cerca de 12kWh. Assim, os "meus" 10% serão cerca de 0,9kWh. Em relação aos 12kWh serão 7,5%.

Em relação à garantia tb nunca vi nada escrito nesse sentido, e o MY14 acho que são 5 anos.


Ainda é possível conseguir ganhos económicos nesta solução, que rondam os 500 EUR / ano diretamente.
Mas há outros fatores de ganho económico que tornam a solução ainda mais vantajosa: a dedução do IVA, a TA e a amortização em IRC.

A mancha é mesmo os quase 200 EUR de IUC e as revisões obrigatórias (garantia).

Quanto ao carro propriamente dito, e depois de ter feito um test-drive ao Model S, estou ainda mais satisfeito. ;)

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Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por serges » terça fev 21, 2017 12:24 pm

Muito bom testemunho, confirmo o IUC é uma parvoice nestes caso, deveria ser mais amigo...

O consumo acredito que é mais cuidado devido ao nosso tipo de condução ao que muitas vezes dou por mim a andar de forma eco quando não o era!

Obrigado mais uma vez pelo testemunho!
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Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por jrochate » sábado mar 03, 2018 11:24 pm

Update: 72 mil km, média de sempre de 3,2l/100.

Zero problemas. Carregar e andar.
Só muda oleo e filtro AC, de resto tudo de origem, incluindo pneus!

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Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por PetrolEd » domingo mar 04, 2018 12:36 pm

Excelente este DB, não o tinha ainda visto!
jrochate Escreveu:
quarta mar 25, 2015 11:33 am
Também acho que o carro nem é elétrico nem está a carregar...!

Se calhar está amarrado ao poste para ninguém o roubar... :shock:
Hhehe. Calma :) Eu penso que é apenas sarcasmo e boa disposição.

(...)
Sem dúvida, foi quem ficou com o meu C6 e sabe bem que os Outlander PHEV existem, não fosse ele de um país onde se dá um pontapé numa pedra e aparecem 4 Amperas e outros 4 Outlanders :lol:

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Re: Outlander PHEV Algarve

Mensagem por serges » segunda mar 05, 2018 12:42 pm

Excelente assim é sempre a somar e andar!
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