Mitsubishi Outlander PHEV - Coimbra

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Responder

Autor do tópico
andreferreira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: segunda mai 25, 2015 9:46 pm

Mitsubishi Outlander PHEV - Coimbra

Mensagem por andreferreira »

Irei abrir este DB com a viagem que acabei de fazer hoje de Coimbra a Lisboa, pois pelo que eu tenho lido e por experiência própria, é onde residem as principais dúvidas no que diz respeito a consumos, e também onde a utilização do Mits Out PHEV sai fora das condições mais "adequadas" de utilização face à rede de PR operacionais que temos no nosso país.

Apesar de já me ter deslocado ao Algarve no Verão passado, a gestão do ritmo de condução e o peso que transportava foram totalmente distintos. Na viagem ao Algarve que foram aproximadamente 550km, não houve grande preocupação com o peso do pé no acelerador (150-160km/h), nem tive oportunidade de fazer qualquer carregamento intermédio e os consumos, como é óbvio refletiram isso mesmo (11,5l/100km).
Já hoje a situação foi diferente, liguei o cruise control nos 130km/h e carreguei em Aveiras 15min = 80% da carga máxima aprox, tendo feito nos primeiros 100km (sensivelmente até à saída de Torres Novas) uma média de 6,5l/100km e tendo conseguido manter essa mesma média até ao destino - Loures (217km), após uma paragem de 15min para carregar.

Fiquei muito bem surpreendido, porque sinceramente não estava a contar com uma média tão boa.
Devo ainda acrescentar que ao ritmo a que a média estava a subir, ter conseguido carregar na AS Aveiras fez toda a diferença.
Última edição por andreferreira em quarta mai 27, 2015 12:07 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Mitsubishi Outlander PHEV - Coimbra

Mensagem por Emanuel Couto »

Parabéns! Magnífico veículo...

Compartilha com a malta as tuas aventuras com essa máquina ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16146
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Mitsubishi Outlander PHEV - Coimbra

Mensagem por serges »

Muito bem.

Faltam as fotos da praxe!

Obrigado pela tua partilha!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
andreferreira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: segunda mai 25, 2015 9:46 pm

Mitsubishi Outlander PHEV - Coimbra

Mensagem por andreferreira »

+1 carregamento na A5 depois de ter saído da Santogal. Quero ver se chega a Oeiras com uma média total de 5,5l/100kmImagem

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Mitsubishi Outlander PHEV - Coimbra

Mensagem por t3lmo »

Bem vindo André! Venham da lá mais dessas aventuras :D

As cargas rápidas correm sem problemas de paragens?
Já tivémos reports de outros PHEV com soluços no carregamento.
Eu pessoalmente ainda não fiz nenhuma pois desloco-me mais para sul e infelizmente A2 = zero PCR :(

Será este o teu? ... avistado no norte :)

Imagem
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Mitsubishi Outlander PHEV - Coimbra

Mensagem por jmlflorencio »

Parabéns pela máquina. E bom relato, o dessa viagem. Assim (com carregamento rápido) sim, compensa ter um PHEV inclusivamente nas viagens...
Continuação de bons Km!


Autor do tópico
andreferreira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: segunda mai 25, 2015 9:46 pm

Re: Mitsubishi Outlander PHEV - Coimbra

Mensagem por andreferreira »

É esse mesmo, Telmo.
Não houve qualquer interrupção nos 2 carregamentos nos PCR que utilizei: AS Aveiras e A5.
Em ambos fiquei com 80% da carga sem qualquer interrupção do início ao fim

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Mitsubishi Outlander PHEV - Coimbra

Mensagem por Volt »

Bom saber que Aveiras está a funcionar pelo menos no sentido Sul. Eu vou amanhã a Coimbra e gostava de abastecer em Aveiras (espero que o sentido Norte também esteja a funcionar, pois não vou ter muito tempo para andar a mudar de sentido).

Bem-vindo ao teu DB, caro PHEV de Coimbra. ;-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
andreferreira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: segunda mai 25, 2015 9:46 pm

Re: Mitsubishi Outlander PHEV - Coimbra

Mensagem por andreferreira »

Fico a aguardar o feeback do estado desse PCR. Também terei que carregar aí quando regressar. Boa viagem


Autor do tópico
andreferreira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: segunda mai 25, 2015 9:46 pm

Mitsubishi Outlander PHEV - Coimbra

Mensagem por andreferreira »

E chegado a casa, atestei agora um total de 29l, tendo cumprido desde o início da deslocação a Lisboa um total de 547 km, alguns dos quais correspondem a deslocamentos em modo EV em Lisboa. Atendendo facto de que desde o atesto anterior já tinha cumprido alguns quilómetros em Coimbra em modo EV, cumpri entre os dois abastecimentos um total de 592 km. Ou seja, fiz uma média durante o deslocamento (ida e regresso) a Lisboa de 6.0 l/100km e nos quilómetros percorridos entre os dois abastecimentos de 5,5l/100km.

Resta-me dizer, que no percurso de regresso saí com a bateria carregada de Oeiras, A5 - A9 - A10 - A1, fiz uma carga rápida em Aveiras tendo depois saído da autoestrada e vindo pela nacional para poupar algum nas portagens.


rdias1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: domingo mai 24, 2015 2:07 am

Re: Mitsubishi Outlander PHEV - Coimbra

Mensagem por rdias1 »

muito bom... também dá para perceber como seria importante mais PCR para baixar ainda mais consumos...

durante a carga rápida ligou a refrigeração do pack ?


Autor do tópico
andreferreira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: segunda mai 25, 2015 9:46 pm

Re: Mitsubishi Outlander PHEV - Coimbra

Mensagem por andreferreira »

Sem dúvida deu para perceber isso mesmo. Como é importante haver uma rede PCR bem distribuída para fazer baixar substancialmente os consumos. E muito mais importante para os que VE que dependem 100% da energia elétrica.

A única vez que isso aconteceu foi quando carreguei na A5. Foi na quarta-feira, eram duas da tarde e estavam 34°C. Ligou não só a refrigeração do pack como também a refrigeração do PCR. Essa sim fazia barulho[FLUSHED FACE][FLUSHED FACE]


Autor do tópico
andreferreira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: segunda mai 25, 2015 9:46 pm

Re: Mitsubishi Outlander PHEV - Coimbra

Mensagem por andreferreira »

Imagem
De volta a Oeiras e a carregar na A5. Desta vez, pela nacional Coimbra - Aveiras, entrei na A1 para carregar em Aveiras e carrego neste momento na A5. No PCR da A5, o carregamento interrompeu 3 vezes. S à 4ª é que foi até ao fim.
Já no final da viagem estou fazer uma média de 4,5l/100km, que provavelmente ainda irá baixar pois irei em modo EV daqui a Oeiras.Imagem
O nível de combustível só baixou já eu estava com quase 200km na A9!!!Imagem
Regresso amanhã de vez!!
(espero eu!!)

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Mitsubishi Outlander PHEV - Coimbra

Mensagem por t3lmo »

Tentaste fazer mais que 80% no PCR? Ou foram os só 15 minutos.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
andreferreira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: segunda mai 25, 2015 9:46 pm

Mitsubishi Outlander PHEV - Coimbra

Mensagem por andreferreira »

Não, Telmo. Foi logo no início. Carregava 5% e parava, depois mais 10% e parava depois mais 5%. Só à 4ª vez, já estava a 60%, é que arrancou sem parar até ao fim (80%).
Será que foi por ter carregado menos de 1h antes em Aveiras? Há algum inconveniente em carregar 2x em PCR em pouco tempo?

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Mitsubishi Outlander PHEV - Coimbra

Mensagem por t3lmo »

Claro que não existe problema algum, a questão deverá estar no SOC no momento da carga.
Quando o 'depósito elétrico' está 'vazio' ao ligares no PCR deverá mostrar no mostrador um valor de 26 a 30%.
A minha questão dos 80% era saber o tempo para chegar depois aos 100%: 15min até 80% e dizem +30min dos 80 aos 100%.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
andreferreira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: segunda mai 25, 2015 9:46 pm

Mitsubishi Outlander PHEV - Coimbra

Mensagem por andreferreira »

Nunca tentei até aos 100%. Julguei que o PCR carregasse só até aos 80% para evitar sobreaquecimento do pack, ainda que haja refrigeração. Quer dizer que não há problema em prolongar a carga até aos 100%? E quanto ao carregamento repetido em PCR com pouco tempo de intervalo entre os carregamentos? Também é pacifico?

Quanto ao valor de carga no momento do início dos carregamentos que tenho feito anda à volta dos 30%


Autor do tópico
andreferreira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: segunda mai 25, 2015 9:46 pm

Mitsubishi Outlander PHEV - Coimbra

Mensagem por andreferreira »

Irei acampar este verão e fiquei estúpido com o absurdo dos orçamentos do concessionário Mitsubishi em Coimbra para montagem de um gancho de reboque para poder atrelar uma caravana. Preços finais com montagem incluída, IVA, etc.:
Gancho amovível: 1380€
Gancho fixo: 900€
Surgiu-me ainda uma dúvida, que gostava que me ajudassem a esclarecer, relativamente à capacidade da bateria auxiliar. Será possível carregar um mini frigorífico 12v na tomada respetiva, sem correr o risco de ficar sem carga na bateria auxiliar? Qual a relação entre a bateria principal e a auxiliar no que diz respeito ao carregamento desta última? Seria possível manter o frigorífico ligado à tomada de 12v durante uma noite sem correr o risco de ficar sem bateria? Poderia eventualmente deixar o botão "power" em ON sem pressionar o pedal do travão, uma vez que como estou num parque não necessito de fechar o carro. Nesta situação continua a haver desgaste da bateria auxiliar??


Autor do tópico
andreferreira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: segunda mai 25, 2015 9:46 pm

Re: Mitsubishi Outlander PHEV - Coimbra

Mensagem por andreferreira »

Pelo que li no manual a bateria auxiliar apenas carrega quando o botão "power" está em ON e a luz "ready" acesa

Responder

Voltar para “Automóveis”