Um morangwatt de Lisboa - rnlcarlov

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Um morangwatt de Lisboa - rnlcarlov

Mensagem por rnlcarlov »

Isto da garagem já é um discussão tenho tido muito por aqui. A questão é que segundo o registo predial a minha casa não tem garagem. Ou seja, para eles é como se eu tivesse uma porta normal, mas um dia tivesse decidido alargá-la de modo a caber lá um carro.
Como todas essas bodegas requerem autorização da câmara, sem esse reconhecimento aquilo não é um portão de garagem. Logo, como estacionar em frente ao passeio não bloqueia o acesso de pessoas à propriedade, não há ilegalidade nenhuma.

Quanto à legalização, incluindo comissões a quem me tratou de tudo ficou em cerca de 1500€. Isso inclui o transporte de Paris-Lisboa por trasnportadora ficou individulamente por volta dos 550€.

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Um morangwatt de Lisboa - rnlcarlov

Mensagem por pemifer »

Peço imensa desculpa mas não consigo enviar mensagem privada.
Arranjas-me o contato da pessoa ou empresa que te ajudou?
Penso que recebo mensagens privadas.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Um morangwatt de Lisboa - rnlcarlov

Mensagem por Emanuel Couto »

pemifer Escreveu:Peço imensa desculpa mas não consigo enviar mensagem privada.
Arranjas-me o contato da pessoa ou empresa que te ajudou?
Penso que recebo mensagens privadas.

Os Administradores vão ver o que se passa!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Um morangwatt de Lisboa - rnlcarlov

Mensagem por rnlcarlov »

Já que não ponho aqui nada à muito tempo, aproveito para colocar o relato da maior viagem do morangwatt - até Braga.

Á ida, como saí da Lisboa 6ª feira da parte da tarde, planeei passar a noite em Aveiro. A etapa mais custosa dessa dia foi claro Aveiras-Pombal, mas que com a prática já não faz muita confusão. No Canion o panorama era este à chegada a Pombal.

Imagem

Comparando com a minha viagem a Coimbra em Julho, gastei um pouco mais de bateria (85% vs 81%), mas também vim a uma velocidade média ligeiramente superior e levava mais carga.
O troço Pombal-Aveiro foi feito saindo com 80% de carga e acabou por ser um bocado incómodo devido ao constante embaciamento do vidro da frente (já tinha caído a noite). À chegada a Aveiro tinha cerca de 12%. Graças ao meu truque das luzes escondidas sob o capot deixei o carro a carregar durante a noite, sem receio de loops e outras paragens de carga nos postos lentos da Efacec.

De manhã, carregadinho a 100%, meti-me rumo à Aguda, onde cheguei após uns pequenos desvios para evitar as autoestradas com pórticos electrónicos (o morangwatt não tem via verde).

Imagem

Após o almoço, continuei para Braga, com uma paragem em Vilar de Andorinho, que estava bastante concorrido, para uma carga do 33% aos 80%. Daí partida em bom ritmo (90/100km/h) pela A3 até Braga, onde cheguei com 23.5%.

2ª Feira foi dia de regresso. A viagem Braga-Lisboa começou com as baterias bem fresquinhas (nunca tinha visto baterias abaixo de 10ºC), que lá ficaram mais mornas com a condução de autoestrada até Vilar de Andorinho. Pelas 9 e meia estava a carregar no PCR, sem mais ninguém em espera.

Imagem

Infelizmente estava bastante frio e a área de serviço não tem muito onde estar, logo esta paragem foi um bocado chata. Para além do mais, talvez por terem acordado fresquinhas, o decaimento da velocidade de carregamento foi mais elevado do que o costume, pelo que ainda ia nos 80 e tal e já estava a carregar mais lento do que um PCL. Posto isto, e visto que os 136km até Pombal dificilmente se fariam sem uma pequena paragem intermédia, decidi que era mais rápido abalar para Feira e carregar lá numa tomada do Pingo Doce. Partida de Vilar de Andorinho com 88% e chegada a Feira com 71%. Aproveitei para fazer umas comprinhas enquanto queimava tempo e continuei a viagem com 90% de carga.
À chegada a Pombal tinha 13% SOC.

Imagem

Enquanto o carro carregava aproveitei para almoçar (para espanto meu a área tem uma Telepizza lá dentro), e pouco depois o carro já estava pronto.
Ou quase. O PCR não carregou o carro acima dos 89%. Para dar uma pequena margem de segurança liguei-o à tomada do WC dos homens, onde carreguei até aos 92%.
O trajecto Pombal-Aveiras decorreu conforme o esperado, tendo chegado com 9%, mas com uma velocidade média superior à da ida.
Enquanto carregava em Aveiras até aos 80%, o trânsito mesmo ao pé da área de serviço começou a complicar-se visilmente, devido a um acidente pouco à frente. Passado esse obstáculo foi smooth sailing até casa, onde cheguei com 31%.

No total, foram 770km feitos.


alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: Um morangwatt de Lisboa - rnlcarlov

Mensagem por alx99 »

Caro rnlcarlov,

O tamanho da aventura excede sobremaneira as dimensões do carro.

Parabéns!


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Um morangwatt de Lisboa - rnlcarlov

Mensagem por jmlflorencio »

Que grande relato, não sei se conseguiria levar a cabo semelhante feito ;-)


lmmr74
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm

Re: Um morangwatt de Lisboa - rnlcarlov

Mensagem por lmmr74 »

alx99 Escreveu:Caro rnlcarlov,

O tamanho da aventura excede sobremaneira as dimensões do carro.

Parabéns!
Sem dúvida!! Parabéns pela odisseia. :D

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Um morangwatt de Lisboa - rnlcarlov

Mensagem por Mumia »

muito bom!!! Parabéns pelo relato e pela aventura é assim mesmo :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 837
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Um morangwatt de Lisboa - rnlcarlov

Mensagem por labutess »

Grande aventura ,nem todos temos essa força de vontade para fazer tantos kms.
Foi o treino para o ENVE do próximo ano?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Um morangwatt de Lisboa - rnlcarlov

Mensagem por rnlcarlov »

Com os novos PCRs ir ao ENVE vai ser numa boa. Ir agora é que foi espartano.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16146
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Um morangwatt de Lisboa - rnlcarlov

Mensagem por serges »

Ui Esses PCR's vai dar novo alento a mobilidade electrica agora não se esquecçam dos lentos!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Um morangwatt de Lisboa - rnlcarlov

Mensagem por rnlcarlov »

E se no Natal o Morangwatt ficou a conhecer o norte do país, na passagem de ano foi a vez de conhecer o Sul, passando o ano em Albufeira.
A partida de Lisboa deu-se pela manhã, parando em Palmela para uma carga rápida

Imagem

Durante a carga apareceu um Kia Soul que ficou à espera. Saída de Palmela com 91.5%, rumo a Aljustrel, num ritmo bem moderado para fazer os 116km. No entanto, resolvi parar em Alcácer e perguntar se não me faziam o favorzinho de deixar ir carregar no outro sentido. Mesmo com uns "A Brisa não autoriza", lá fizeram uma excepção e fui carregar ao outro lado, trocando de sentido com escolta de uma funcionária da área.
No outro sentido já lá estava alguém a usar a ficha Chademo, mas entendemo-nos e até pudemos partilhar o uso :D :

Imagem

Finda a carga no 86% lá me fui embora, deixando o outro utilizador sossegadamente no seu poiso.
A viagem até Aljustrel foi num ritmo mais descontraído, aproveitando a "boleia" de uma camioneta parte do caminho a 100km/h.
Em Aljustrel cheguei com cerca de 12.5%. Almocei enquanto o carro carregava e saí de lá com 90% (o carro não carregou mais).
Estava convencido que o troço seguinte de 103km não seria muito complicado, pois a serra pelo meio é menos alta que a dos Candeeiros e são quase menos 20km que Aveiras-Pombal. Mas a realidade foi outra. Neste trajecto gastei tanto ou mais do que isso. Para o fim do caminho já ia só no 60-65km/h pois já nem sabia bem com o que contar nos últimos km. Cheguei a Loulé com 9%, mas como nunca tinha feito este percurso houve muita tensão durante vários kms.

Imagem

De notar a média de consumo, bastante superior ao que faço em Aveiras-Pombal (sempre abaixo dos 100Wh/km), apesar de a velocidade média ter sido bastante semelhante.

Imagem

Carreguei em Loulé em vez de ir directo a Albufeira, pois não tinha nenhuma garantia de carga no hotel (a prioridade estava num hotel com quarto com vista para o fogo-de-artifício de fim de ano. Mas ao chegar, tendo em conta que o trajecto de regresso não ia ser pêra doce partindo de Loulé a 90%, resolvi perguntar se podia passar uma extensão do passeio para dentro do hotel. Na prática ainda consegui melhor, pois o hotel até tinha uma garagem mesmo ao pé, com tomadas. Carreguei umas duas horas e meia até aos 100% e depois deixei o carro cá fora para arrefecer baterias (que vinham quentinhas).

No dia seguinte o regresso foi muito mais tranquilo. Com 100% no bucho, rumei a Aljustrel, no entanto mantive-me com velocidades bastante moderadas, pelo sim pelo não, e também pela ciência. O resultado é que no sentido norte o consumo médio foi ligeiramente menor para a mesma velocidade média, e isto partindo de uma altitude inferior à da AS de Loulé. O vento era pouco, pelo que não me parece que fosse disso. Pelos vistos sair do Algarve consome menos do que entrar, tal como os Candeeiros se fazem melhor no sentido Sul.

Imagem

Chegando a Aljustrel carreguei até 80% e rumei a Alcácer (indo nos 90km/h), para nova carga a 85% e almoço. Ao terminar a carga, voltei a encontrar o mesmo Kia Soul cinzento da viagem de ida.

Imagem

Para Lisboa também não houve stress, podendo vir a 95-100km/h. Vim desde a AS até ao nó da A12 atrás de um Leaf cinza, temos depois seguido caminhos diferentes. Cheguei a casa com cerca de 13%.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Um morangwatt de Lisboa - rnlcarlov

Mensagem por jmlflorencio »

Excelente relato, até parece fácil!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Um morangwatt de Lisboa - rnlcarlov

Mensagem por rnlcarlov »

O regresso foi fácil. A ida é que custou e demorou mais.

Avatar do Utilizador

Strat
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: quarta set 28, 2016 3:05 pm

Re: Um morangwatt de Lisboa - rnlcarlov

Mensagem por Strat »

Tenho mesmo é que tirar umas férias e relaxar... Uma aventura destas na calma é que era.
Quero um VE.
Vou ter um VE. 8-)
28/09/2016
:arrow:
Já tenho um VE. :shock:
Peugeot Ion nascido em França, criado em Portugal.
#asubireadesceraSerradeSintra desde 21/10/2016

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Um morangwatt de Lisboa - rnlcarlov

Mensagem por rnlcarlov »

Deixo aqui o relato da viagem que fiz a Coimbra neste Sábado, fazendo 420km contando ida e volta, sendo o meu record atual de distância percorrida num único dia.
Saí de Lisboa por volta das 8h45, com a primeira paragem para carregamento em Aveiras. Carreguei apenas até aos 80% e rumei a Leiria indo a primeira parte do caminho a 85km/h. Antes de chegar à serra de Aire apercebi-me que ia ser um bocado à pele mantendo aquele ritmo pelo que baixei para os 80km/h em plano e andei ainda mais devagar na temida subida. Para ajudar à festa, o tempo, que até estava razoável, descamba numa chuvada. Chegada a Leiria com 9% pelas 10h45.

Imagem
Imagem

Finda a carga, o tempo volta a abrir e abalo de Leiria com 60% rumo a Pombal, num ritmo mais descontraído (100km/h). Chegada com 20% SOC. Já tive de dar uso ao ar condicionado nas baterias, que com o exercício já estavam quentes.

Imagem

Em Pombal carrego aos 80% para dar para ir e voltar ao PCR, já que ir para os arredores de Coimbra onde não havia ponto de carga com facilidade. Chegada por volta das 12h15.
Feitas as contas, foram 3h30 de viagem. Uma vasta melhoria face à 5h30 que demorei na minha 1ª viagem a Coimbra indo pela nacional, e das 4h20 que demorei indo pela AE, mas parando apenas em Aveiras e Pombal.

No regresso, cheguei bem descarregadinho a Pombal (6.5%), onde carreguei até aos 55% para o trajecto até Leiria.
Gastei mais do esperava de Leiria até Pombal, chegando com 9% a Leiria.

Ao chegar ao PCR apanhei um susto pois começou a tresandar a queimado dentro do carro. Depois comecei a ver fumo. Durante uns instantes luzes de alerta soaram dentro da minha cabeça a pensar "As baterias estão a arder" :lol: (na realidade apenas um par de células estava acima dos 40ºC). Mas rapidamente vi que era o adaptador da tomada de 12V do carro para 2 portas usb que estava a queimar.
Rapidamente desliguei o aparelho, mas ficou um fedor lá dentro. Ainda para mais o GPS apagou-se e mesmo ligando depois na porta USB normal não voltou a funcionar. Comprovei mais tarde em casa que nada que eu faça o traz de volta à vida :? . Parece que a tomada USB do carro também ficou com qualquer problema, pois quando ligo lá o tablet este não carrega e no rádio do carro aparece a mensagem "falha alimentação usb".

Quanto ao resto da viagem não há muito mais a dizer. Saí de Leiria com 80%, fazendo o percuro a 80km/h (sempre A/C ligado) e cheguei a Aveiras com 6.5% novamente. Aproveitei para ver a voltagem das células a esse SOC baixo.

Imagem
Imagem

Parece-me que é a célula 68 a mais fraquinha. Em Leiria o cenário tinha sido o mesmo.
Chegado a casa usei o EvBatMon para ter uma atualização da capacidade das baterias, e ainda me mantenho acima dos 40Ah.

Imagem


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1473
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Um morangwatt de Lisboa - rnlcarlov

Mensagem por cuttysark76 »

Excelente utilização do carro e ainda melhor testemunho! Parabéns pela a insistência!
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos

Avatar do Utilizador

Strat
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: quarta set 28, 2016 3:05 pm

Re: Um morangwatt de Lisboa - rnlcarlov

Mensagem por Strat »

Tenho que comparar estes dados com os meus, depois de uma descarga grande.
Parece-me que temos diferenças grandes nas voltagens e temperaturas.
Quero um VE.
Vou ter um VE. 8-)
28/09/2016
:arrow:
Já tenho um VE. :shock:
Peugeot Ion nascido em França, criado em Portugal.
#asubireadesceraSerradeSintra desde 21/10/2016

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Um morangwatt de Lisboa - rnlcarlov

Mensagem por rnlcarlov »

Strat Escreveu: domingo fev 05, 2017 12:11 pm Parece-me que temos diferenças grandes nas voltagens e temperaturas.
Nas temperaturas é normal com a quantidade de AE e cargas rápidas que ele levou. :D

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Um morangwatt de Lisboa - rnlcarlov

Mensagem por zeuz »

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Responder

Voltar para “Automóveis”