Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Responder

Autor do tópico
Cartolas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 66
Registado: segunda fev 01, 2016 4:47 pm

Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por Cartolas »

Como todos sabemos, o ano de 2015 foi um ano excecional em termos de benefícios fiscais para as empresas que pretendiam adquirir veículos elétricos. Decidi aproveitar, e rapidamente percebi que os concessionários têm pouca formação nesta área… Mas não desisti. Após muita leitura sobre o tema adquiri um Mercedes-Benz Classe B Electric Drive. Ter o aspeto de um carro normal era um dos meus requisitos.

A minha preocupação inicial era ter condições para carregar o veículo em casa até ter possibilidade de carregá-lo nos pontos de carga públicos. Para isso, quis garantir que o veículo vinha com um EVSE para poder ligá-lo a uma ficha e carregá-lo em casa, e com um cabo com ficha Mennekes type 2 para carregá-lo em postos públicos.

O EVSE do carro permite utilizar até 16 A.
Entretanto verifiquei que o valor máximo são 13 A e não 16 A
O cabo Menekkes permite usar até 32 A, mas na prática só encontramos 16 A na rede pública…

Entretanto verifiquei que muitas garagens têm fichas industriais e por isso tive de comprar adicionalmente um conversor cee/schuko (que custou cerca de 5 aéreos) para poder usar o EVSE nessas garagens.

E foi prudente, porque a mobi.e levou quase 3 meses a fornecer-me um cartão…

Atualmente estou muito satisfeito com o veículo. Os consumos rondam os 17 kWh/100 numa condução normal. Mas como o binário do motor é excecional, está sempre disponível, e o centro de massa é muito baixo, podemos “brincar” com a aceleração e aí os consumos podem subir. Se o percurso for de autoestrada, de noite, com chuva, com o ar condicionado ligado, o consumo pode subir para 24 kWh/100.

Em condução normal, com a bateria totalmente carregada, o carro faz 140 km ficando com 20% de carga. Ainda não fui abaixo deste valor.

Um dos desafios iniciais foi perceber como configurar o carregamento do veículo tendo em conta as limitações que tinha nos vários locais onde carregava. Os manuais não têm qualquer informação sobre isto!

O EVSE tem um botão que permite selecionar entre dois níveis de carga: MIN e MAX. Tive de medir a corrente para perceber que MIN = 2 A e MAX = 16 A.
A informação inicial não estava correta. Min= 8A (se não for configurada limitação no carro), Max=13 A
Mas se por exemplo um ponto de energia dispõe de 10 A, como fazer? Após muita pesquisa lá percebi que há um menu E-Cell no computador de bordo que permite ajustar o nível de carregamento. Coloca-se o EVSE no MAX e no carro limita a carga a 10 A.

Como utilizo o carro em Lisboa, normalmente fica a carregar nos postos públicos, em centros comerciais ou em garagens, e o custo de utilização é quase nulo.

O facto de não pagar o estacionamento da EMEL também tem permitido uma poupança adicional!

A única crítica que faço ao carro é ter jantes de 18”. Fica muito bonito, mas não é muito confortável em estradas que parecem ter sido bombardeadas como as do Bairro Alto. :D
Última edição por Cartolas em domingo fev 21, 2016 11:48 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por Emanuel Couto »

Belo carro, meus parabéns... :)

Porque não passa pelas apresentações!?
Adoraríamos saber mais de si.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por pafi »

Parabéns! Acho que é o primeiro Mercedes que aparece por aqui.
Cartolas Escreveu:(...)O EVSE do carro permite utilizar até 16 A.
Útil ter um evse do género. Assim fica apenas um aparelho na bagageira.
Cartolas Escreveu:O cabo Menekkes permite usar até 32 A, mas na prática só encontramos 16 A na rede pública…
Felizmente já não é bem assim. Os últimos postos da Magnum Cap que foram instalados (nos Ikea e Anadia) já permitem carga a 7,4kW. Qual a potência máxima do carregador do Mercedes?
Cartolas Escreveu:Em condução normal, com a bateria totalmente carregada, o carro faz 140 km ficando com 20% de carga. Ainda não fui abaixo deste valor.
Frase perfeita para os céticos! Muito bom saber que afinal se pode percorrer mais do que 100km com um carro elétrico. Ainda há quem não acredite :lol:
Cartolas Escreveu:O facto de não pagar o estacionamento da EMEL também tem permitido uma poupança adicional!
Mais uma bela aquisição! 12€ para um ano certo? 8-)
Há que divulgar esta informação para os proprietários de Lx.

E assim avança a mobilidade elétrica! Muitos e bons km elétricos! E fotos, claro!!!

E o carro permite carga rápida?
Última edição por pafi em segunda fev 01, 2016 7:23 pm, editado 1 vez no total.

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por jasmim »

Não tem carregador rápido, nem em opção pois não?
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por Mumia »

Os meus Parabéns pela aquisição!! :) Que cada dia seja mais viciante andar com ele e fazer Km's sem problemas ;)

Sim "in"felizmente convém ter uma "pequena" variedade de adaptadores, para nunca se ficar agarrado sem carga... ;)
Cartolas Escreveu: ... Ter o aspeto de um carro normal era um dos meus requisitos. ....
Sou da mesma opinião sem qualquer duvida, vá vá e as fotos do menino aqui para a malta ver :)

Ora mais um VE por Lisboa, espero conseguir vê-lo pela Marina de Oeiras nas cafezadas de 6ª à noite onde a malta convive. :D
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

samthekid79
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 37
Registado: sábado jul 25, 2015 9:52 pm

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por samthekid79 »

Boas Cartolas,
Desde já os meus parabéns. Também optei por essa máquina...Concordo plenamente no feedback que deste dos concessionários, não têm informação total do carro. Daqui uns dias vou contar a minha história.
Obrigado pelas dicas dos cabos e adaptadores. Já vi alguns dados do teu carro! Tens o pack range plus? Em relação ao Mobi-e, quando requisitaste forneceste todos os documentos!? isto porque eles dizem que demoram no máximo 10 dias, eu fiz o meu registo/pedido na 6ªf passada, espero não ficar 3 meses à espera!
Obrigado. abraço e boa sorte com a máquina!
Sam


Fil
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta ago 12, 2015 5:21 pm

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por Fil »

Parabéns pelo veículo! Quantos mais melhor, independentemente da marca;)
Se bem me lembro, o classe B tem carregador de 11kW e mennekes, é a carga mais rápida que permite, por isso pode carregar em trifásicas de 16A por fase, ou nos pcr através da tomada ac.

Os cartões mobi.e costumam demorar até 3 semanas a chegar, pelo menos com as pessoas que falei ;)

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por rnlcarlov »

Se tem usado o mobie da av António José de almeida sopu capaz de o ter visto muito recentemente. É cinzento claro?

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por Emanuel Couto »

Temos aqui muitas questões Cartolas :!:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por pafi »

samthekid79 Escreveu:(...)Daqui uns dias vou contar a minha história.(...)
Outro!? Que belo ano que aí vem :)

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt


p_borges
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sexta out 08, 2010 6:26 pm

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por p_borges »

samthekid79 Escreveu: Em relação ao Mobi-e, quando requisitaste forneceste todos os documentos!? isto porque eles dizem que demoram no máximo 10 dias, eu fiz o meu registo/pedido na 6ªf passada, espero não ficar 3 meses à espera!
Eu no inicio de Janeiro pedi o meu cartão Mobi-e, pedido efectuado online, com base na nota de encomenda de uma viatura (que me será entregue no final deste mês), preenchi todos os dados e passadas 2 semanas tinha o cartão na caixa do correio.

Avatar do Utilizador

samthekid79
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 37
Registado: sábado jul 25, 2015 9:52 pm

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por samthekid79 »

Boas p_borges, obrigado pelo seu feedback! Vou estar atento à caixa do correio. Abraço Sam

Avatar do Utilizador

samthekid79
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 37
Registado: sábado jul 25, 2015 9:52 pm

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por samthekid79 »

Cartolas, novidades!!??


Autor do tópico
Cartolas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 66
Registado: segunda fev 01, 2016 4:47 pm

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por Cartolas »

Emanuel Couto Escreveu:Belo carro, meus parabéns... :)

Porque não passa pelas apresentações!?
Adoraríamos saber mais de si.
opss... ok, vou passar por lá. ;)

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por Emanuel Couto »

Obrigado ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
Cartolas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 66
Registado: segunda fev 01, 2016 4:47 pm

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por Cartolas »

Aqui está uma foto do carro:
BE Foto sem matricula LR.jpg


Autor do tópico
Cartolas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 66
Registado: segunda fev 01, 2016 4:47 pm

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por Cartolas »

Ainda tenho de perceber como é que funcionam os quotes do forum... Para já aqui vão algumas respostas inline.

- O dístico da EMEL pode ser adquirido na loja da R. Pinheiro Chagas por 12€. Dá para 1 ano. A funcionária começou por desconfiar do pedido pois argumentava que não havia carros elétricos da Mercedes... Foi informar-se e lá voltou com o dístico.

- Quando se fala de carga rápida, presumo que se está a falar de corrente contínua. O MB BE não suporta.

- A Mobi-e perdeu o meu registo inicial. Foi por isso que demorou tanto tempo. Quando finalmente disseram que tinha de fazer um novo registo, decorreram 3 semanas até receber o cartão;

- Já carreguei o carro ocasionalmente na António José de Almeida, mas o carro é branco... ;)

- Segundo as especificações, tem um "onboard charge" de 10 KW

- Um acessório que também já me deu jeito, é uma extensão de 10m ma bagageira.


Autor do tópico
Cartolas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 66
Registado: segunda fev 01, 2016 4:47 pm

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por Cartolas »

Aqui está o resultado de uma viagem por Lisboa no final do dia com algumas filas:
File 03-02-16 23 02 46 LR.jpg
E fica a restar de bateria:
File 03-02-16 23 03 08 LR.jpg

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por Emanuel Couto »

Cartolas Escreveu:Ainda tenho de perceber como é que funcionam os quotes do forum... Para já aqui vão algumas respostas inline.
Dá uma olhada neste tópico :arrow: https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 24&t=19078

Espero que ajude ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
Cartolas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 66
Registado: segunda fev 01, 2016 4:47 pm

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por Cartolas »

Já agora aqui ficam umas contas de merceeiro a partir destas imagens:

Se é consumida 13% da carga da bateria para fazer 26Km,
então se consumir 100%, poderei fazer 26x100/13 = 200 Km.

É claro que há fatores que reduzem este valor. Os dois "ladrões" de Km que encontrei são as auto-estradas e a climatização. Se andar a 120/130 Km/h e se a temperatura exterior estiver baixa (ex. 6 graus celsius) o consumo dispara para os 24 Kwh/100. :o

:!: Nota: não tenho extensor de autonomia.
Segundo percebi, a bateria nunca é carregada na sua totalidade para aumentar o seu tempo de vida. Os 100% que nos são apresentados correspondem na prática a 80% da carga. O extensor de autonomia permitiria carregar ocasionalmente a bateria na sua totalidade e aumentar a autonomia de 200 para 240 Km.

Responder

Voltar para “Automóveis”