Nissan Leaf do Wisconsin

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cuttysark76
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por cuttysark76 »

Arghh!
Fico feliz que esteja a correr tudo bem com o Leaf, mas sempre com um amargo de boca, porque podia também ter um EV e as poupanças que fizeste!
Abraço!
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MRider
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por MRider »

Qual o objectivo de colocar o evse assim.
Nos leaf que não tranquem a ficha da para colocar um cadeado.
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pemifer
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por pemifer »

MRider Escreveu: quarta out 10, 2018 9:34 pm Qual o objectivo de colocar o evse assim.
Nos leaf que não tranquem a ficha da para colocar um cadeado.
Eu acho que desta maneira é mais seguro.
A tranca do Leaf destranca-se com um objeto pontiagudo.
Há uma particularidade do meu EVSE. O botão permite mudar a potencia mesmo estando a carregar.
Ao proteger o EVSE impeço que a potência seja mudada mesmo que seja sem querer.

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pemifer
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por pemifer »

Recentemente, de alguns meses para cá, principalmente desde que tenho o SOH mais baixo, tenho optado por carregar todos os dias.
Nem sei quando comecei a fazer isso, simplesmente comecei...
Como sabem eu ligo o Leaf Spy quase todos os dias...
Estranhamente o meu SOH tem-se mantido entre 72% e 71% desde Setembro.
Não sei se estará relacionado com esta nova atitude de carregar todos os dias em vez de carregar de 2 em 2 dias.
Na véspera de Natal fui a Setúbal, descarreguei a bateria, fiz carregamentos rápidos, mas o SOH permaneceu, aliás até subiu ligeiramente.
Agora estou naquela...
Será que a mudança de atitude originou esta estabilização?
Ou será fictícia e espera-me uma queda abrupta um dia destes?

Este é o gráfico desde Setembro.
Imagem

Este é o gráfico global.
Imagem

Já tenho leituras suficientes para fazer um gráfico considerando uma leitura por mês.
Imagem
Última edição por pemifer em segunda jan 07, 2019 10:56 am, editado 1 vez no total.

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MRider
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por MRider »

Toda a gente sabe que as baterias não gostam de estar muito descarregadas, dentro dos limites normais.
Não sei porque as pessoas insistem em não carregar todos os dias mesmo que isso implique carregar só 20 % por exemplo.
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Freddy_krueger
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por Freddy_krueger »

MRider Escreveu: domingo jan 06, 2019 2:29 pm Toda a gente sabe que as baterias não gostam de estar muito descarregadas, dentro dos limites normais.
Não sei porque as pessoas insistem em não carregar todos os dias mesmo que isso implique carregar só 20 % por exemplo.
Desculpem lá "roubar" aqui o tópico, mas em relação a isto qual o ideal de manter bateria

No meu caso (leaf 40) e nestes tempo de de Inverno (em principio até Abril), farei poucos kms diários comparando com restante altura do ano (10 em vez de 50kms) Segunda a Sexta, seja descarrego apenas cerca de 5-7% SOC diáriamente...

Assim, e tendo também em atenção que mantenho carro em garagem (abrigado do frio), quais os intervalos de soc ideiais para manter carro e se devo carregar (1/1,5 horas) todos os dias ou de 2 em 2, 3 em 3 dias ou até apenas 1xsemana..

Até agora situação não se colocava pois fazia mais ou menos 70/80-30% de 2/3 em 3 dias (50 kms dia)... mas agora com tão poucos kms diários não sei mesmo qual a melhor forma de proceder com carregamentos.
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por pemifer »

Eu carrego todos os dias descansado porque o meu tem opção de carregar até 80%.
O intervalo ideal para muitas horas parado é de 20% a 80%.
Eu diria para tentar programar a carga só até 80% e não deixar ela baixar muito, por exemplo, carregar sempre que chegue aos 60%.
Pode deixar baixar mais mas não ganha nada com isso.
Há um artigo técnico que fala que quanto mais pequenas cargas se der mais dura a bateria. https://batteryuniversity.com/learn/art ... _batteries
Gosto especialmente deste gráfico: (maior saúde da bateria em ciclos 65% a 75%; menor saúde de bateria em ciclos 25% a 100%)
Imagem


Freddy_krueger
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por Freddy_krueger »

Sim, acho que já tinha passado por esse estudo algures...

Mesmo sem opção de limitação a 80%, no caso do leaf 40 com carregador de série Nissan (10amp), é fácil programar no carro as horas... o carro carrega aprox. 5% por hora - (obrigado pela informação do Civic)... eu antes de ter este número fazia montes de contas para chegar à mesma coisa... assim é MUITO MAIS fácil... Quero carregar de 50-70%, sei que preciso de 20% de SOC/5% hora dá 4 horas de carregamento... basta pôr no computador do Leaf para carregar entre 03-07h da manhã (bihorário).
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por pemifer »

O Nissan Leaf do Wisconsin está de partida para outras paragens...


jmlflorencio
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por jmlflorencio »

Opa, e vem aí outro eléctrico?

Boa venda.

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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por pemifer »

Sim, está tudo encaminhado para vir um Leaf 40.


Freddy_krueger
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por Freddy_krueger »

Parabéns (adiantados não costuma dar muita sorte mas esperemos que tudo corra pelo melhor!

o 40kw é novo ou semi-novo?

Eu se fosse hoje ao invés do leaf 40 (2.zero de Maio 2018) tinha ido à terra das tulipas buscar um Tesla CPO com superchargers free por 40-45keur ... e fazia uma roadtrip a carregar desde lá até PT...

O investimento era maior, por um carro com alguma idade, mas ainda com garantia Tesla... eu teria arriscado, apesar de que carro algo grande...o que por vezes nalgumas situações urbanas pode não ser fácil. mas em termos de tecnologia (como sabes melhor do que eu), está muito à frente da Nissan.

Anyway, just my 2 cents...

O que vai acontecer ao wisconsin? Vai ser vendido ou solução de baterias para casa?
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por pemifer »

Tenho poupado muito mas ainda não o suficiente para um novo nem para um Tesla.
Está bem que o Tesla tem mais autonomia mas o Nissan Leaf tem uma fiabilidade mais adequada à minha carteira.
O Nissan Leaf do Wisconsin, vou vender, 11,5k, conheces alguém interessado?


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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por civic »

Eu nunca equacionei o Model S porque o carro é enorme para o nosso país, e sendo usado, poderia ter problemas com manutenções, toques ou coisas dessas além de não ser um carro muito económico, o Model 3 estará um dia em cima da mesa das possibilidades.
Hoje, voltava a escolher o mesmo, LEAF 40, pois tem sido irrepreensível, até mesmo no consumo tem-se mostrado bem melhor do que o pessoal dizia, tem a seu favor o facto de todos os testes terem sido feitos com roda 17" e o meu tem 16".
Por isso aguardamos o db da nova máquina, os parabéns, só quando ela vier. ;)
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por Freddy_krueger »

pemifer Escreveu: segunda jan 21, 2019 5:49 pm Tenho poupado muito mas ainda não o suficiente para um novo nem para um Tesla.
Pois...eu tb falo falo... mas tá quieto (ainda devo um pouco do Leaf a familiares :P)
Já agora, quanto se arranja um leaf 40 dos primeiros (só curiosidade)?! Fica mais barato que um ioniq? Entre os dois o leaf tem mais capacidade util mas gasta mais... tem mais habitabilidade mas é menos eficiente em AE...Baterias do leaf a longo prazo já se sabe (mais ou menos) como se têm comportado, ioniq ainda não existe muita info (acho)...
Está bem que o Tesla tem mais autonomia mas o Nissan Leaf tem uma fiabilidade mais adequada à minha carteira.
E ainda em garantia, em qualquer concessionário nissan (mesmo que o tenham de levar a outro como já aconteceu levarem de smfeira para aveiro), na tesla service center só em LX acho...
O Nissan Leaf do Wisconsin, vou vender, 11,5k, conheces alguém interessado?
Não conheço, mas estou sempre a falar bem do meu...se houver algum conhecido com coisa em mente não custa falar...
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por Freddy_krueger »

civic Escreveu: segunda jan 21, 2019 5:54 pm Eu nunca equacionei o Model S porque o carro é enorme para o nosso país, e sendo usado, poderia ter problemas com manutenções, toques ou coisas dessas além de não ser um carro muito económico, o Model 3 estará um dia em cima da mesa das possibilidades.
Pois... é um bocado grande mas em acabamentos (como pus no tópico do honda), parece-me uns furos acima do model 3...ok, já sei que nem todos concordam :P
Hoje, voltava a escolher o mesmo, LEAF 40, pois tem sido irrepreensível, até mesmo no consumo tem-se mostrado bem melhor do que o pessoal dizia, tem a seu favor o facto de todos os testes terem sido feitos com roda 17" e o meu tem 16".
Tamanho da roda tem sua razão de ser...devia dar para escolher...eu escolhia até uma de 13/14" se gastasse menos :P
Conforto e prestações, estou satisfeito... mas acho que consumo em AE devia ser melhorado... Eu de Espinho a ES Leiria a 110kmh (velocimetro) sem A/C ou aquecimento, gastei não reais 86% soc (não do leafspy mas do computador de bordo por isso digo não reais).. seja comecei com 95% e cheguei com 9%... ainda ia para LX e só queria fazer uma paragem...era Sexta feira noite, não queria parar 2x a carregar. não estamos a falar de uma velocidade alta (+/- 104/105kmh reais do que sei), nem de muitos kms (165kms)... acho que se fizesse uns 200kms com 85% era TOP...dava mais confiança, mas o ser humano também quer sempre mais... :P
O raio do sensor de radar à 2ª substituição parece que ficou bom "de vez"... :)
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por civic »

O melhor para viagens grandes é não deixares baixar muito a carga, tenta carregar ao fim de 100 kms +\-, será uma paragem rápida, cerca de 15 minutos, e segues viagem, deixa o maior troço para o fim, verás que será mais fácil para ti e para o pack de baterias. ;)
Ainda ontem fui a Aveiro (Viseu-Aveiro_Viseu) com andamentos na ordem dos 100 km/h e fiz media de 12,5 kWh e 88 kw/h de velocidade media, temperatura exterior nos 12ºC, acho muito bom.
O histórico que existe do Ioniq ainda é pouco, mas o pack é muito parecido ao Soul, a longevidade das baterias não tem sido grande coisa, principalmente em zonas de muito calor. A questão tem a ver com o facto de ser ventilado e se abusar dele, o sistema não consegue ver realmente a temperatura do pack, pois o ventilador tira essa possibilidade, está lá mais para enganar os sensores do que propriamente arrefecer a bateria.
Pemifer, desculpa lá o off-topic, mas como este db é para fechar... :lol:
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Freddy_krueger
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por Freddy_krueger »

Sim, mas desta vez como levava companhia não habituada a VE (e já a dizer mal da vida de parar 1x 25/30minutos), não quis fazer 2 paragens de 15/20min (que podia também incorrer em #rapidgate na 2ª (como aconteceu na volta)) e tb eventualmente apanhar alguém e ter de esperar... foi uma decisão que na altura e face a todos os pontos acima me pareceu a mais acertada...

Tinha ideia que as células do ioniq eram específicas deste modelo e não partilhadas com qualquer outro veiculo(assim especialmente concebidas para este carro) e daí haver tanta limitação de entregas do carro...mas devo estar enganado...procurei agora e não vi nada :P

Mas vi que sempre vem aí um ioniq de 39kw... mas só para Set 2019 seja 2020 aqui no cantinho...
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por civic »

Sim, o Ioniq é um carro muito especial, a mudança de celulas muda tudo no carro, não tem a bateria a ocupar todo o fundo do carro por isso tão pouca capacidade, só assim consegue ser tão baixo, estou muito curioso acerca do novo, pois não será fácil aumentar a bateria ou meter o arrefecimento liquido mantendo a altura. As suas células estão na horizontal como as do LEAF isto torna impossível o arrefecimento liquido.
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por serges »

Exactamente vamos aguardar pois vem aí muitas novidades e esse carro parece tão bem desenhado para a Europa...

Muito semelhante ao design do Ampera!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

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