Nissan Leaf do Wisconsin

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por Mumia »

Brunus Escreveu:Não estarão a fazer uma novela com isso do farol??
O que não falta para aí são carros que vieram dos EUA. No prédio dos meus pais há uma senhora que há uns anos regressou de lá, e trouxe o Jetta otto 2.5 com ela! :D
Ela anda com o carro, e aparentemente nunca teve chatices. Se ela e outros conseguem trazer os carros e legalizá-los, porque raio hão-de existir problemas com este Leaf?
Eu não sei se será uma novela ou uma série.... mas que para mim poderá vir a dar problemas poderá. E claro que não na legalização que essa já está :lol:

Basta ver que em Portugal é obrigatória a luz de noveiro traseira nos carros :roll:
Erbium Escreveu: A questão não está no legalizar até porque o carro já passou na IPO que era onde podia correr mal, não repararam neste pormenor e passou e pode estar a vida toda sem nunca ninguém reparar e correr tudo bem mas se um dia a policia ou numa futura IPO reparam dá despesa!
tal e qual. Faz-me lembrar as películas nos vidros da frente dos carros, muitas vezes passam nas IPO's regulares, outras vezes são detectadas, e com a Polícia igual.... :lol:

Apesar que eu quando perguntei, foi mesmo por mera curiosidade, visto por cá ser obrigatório (ou posso até estar errado), mas somente curioso, espero que NUNCA tenha qualquer problema por causa disso! :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 203
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Localização: Margem sul

Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por Erbium »

Sim só perguntei por mera curiosidade assim como perguntei do rádio, longe de mim querer criar alguma polémica ou que o pemifer tenha algum problema com isso...


Brunus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 287
Registado: quarta out 28, 2009 2:30 pm

Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por Brunus »

Mas se há uma inspecção que o carro tem de passar para ser legalizado, e se ele passou não se pode vir cobrar à posteriori o facto de não ter X ou Y.
As pessoas e as instituições têm que assumir as suas responsabilidades, não pode ser o cidadão comum a ter que pagar pelos erros de terceiros dos quais não tem culpa.
Se a luz de nevoeiro é mesmo uma questão assim tão importante, o carro não deveria ter passado na inspecção e não deveria ser sequer possível legalizá-lo.
Mumia Escreveu: tal e qual. Faz-me lembrar as películas nos vidros da frente dos carros, muitas vezes passam nas IPO's regulares, outras vezes são detectadas, e com a Polícia igual.... :lol:
Lá está, a questão que levantas das películas são as que são colocadas no after market. Num centro de inspecções até pode passar, noutro talvez não porque são mais rigorosos por exemplo.
Se bem que neste caso específico, quando colocas películas já tens que ir a uma inspecção para que as mesmas possam ser averbadas do DU da viatura.
No entanto, se eu comprar a viatura já com as películas de origem ninguém me pode chumbar/multar por isso!

Na minha opinião pemifer, podes estar descansado quanto à questão da luz de nevoeiro. Se te levantarem problemas, só tens que lembrar que o carro foi legalizado já sem a luz.

Just my 2 cents. :)


Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 203
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Localização: Margem sul

Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por Erbium »

Brunus Escreveu:Mas se há uma inspecção que o carro tem de passar para ser legalizado, e se ele passou não se pode vir cobrar à posteriori o facto de não ter X ou Y.
As pessoas e as instituições têm que assumir as suas responsabilidades, não pode ser o cidadão comum a ter que pagar pelos erros de terceiros dos quais não tem culpa.
Não se pode garantir que o carro não foi alterado depois da inspeção! Só podias garantir isso se te multassem à saída da IPO e mesmo assim, pagavas a multa e depois processavas ou entendias-te com o centro de inspeções que a policia não tem nada a ver com isso...
Brunus Escreveu:No entanto, se eu comprar a viatura já com as películas de origem ninguém me pode chumbar/multar por isso!
De origem nunca tem peliculas! De origem pode vir ou não é com vidros escurecidos e esses não exigem homologação/IPO para averbação, está na ficha de homologação...
Brunus Escreveu:Na minha opinião pemifer, podes estar descansado quanto à questão da luz de nevoeiro. Se te levantarem problemas, só tens que lembrar que o carro foi legalizado já sem a luz.
Como disse no inicio para eles não interessa, o que alegas pode não ser verdade, o carro pode ter sido alterado, etc... não lhe interessa, na altura da inspeção não está conforme e por tal chumba!


Brunus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 287
Registado: quarta out 28, 2009 2:30 pm

Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por Brunus »

O meu carro tem faróis de nevoeiro, e sabendo que vieram de origem não os posso tirar pois poderia chumbar numa IPO.

No entanto, há versões do meu carro sem esses faróis (era um opcional). Nestes casos como sabem na IPO se era suposto lá estarem e foram removidos, ou se nunca lá estiveram?

Avatar do Utilizador

sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por sosimple »

Porque os da frente são um extra, mas os de trás são obrigatórios...
Opel Ampera
O meu Instagram


Brunus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 287
Registado: quarta out 28, 2009 2:30 pm

Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por Brunus »

Certo, mas se vieram com o carro não os podes retirar. Se perceberem que foram retirados podes chumbar na IPO! Ou seja, se estão de origem é como se fossem obrigatórios.

Mas onde queria chegar é ao seguinte, a minha Vectrix veio de Espanha. Também fui a uma IPO quando foi para a legalizar, onde viram tudo o que têm que ver.
No DU da Vectrix tenho lá na secção de anotações especiais que antes teve registo em Espanha e a matrícula espanhola, o mesmo se deve passar com qualquer outra viatura importada usada.

Da mesma forma que no IPO devem conseguir perceber a distinguir entre uma versão de uma viatura sem faróis de nevoeiro de uma versão que os deveria ter, devem através do DU perceber que a viatura é importada e possivelmente de um mercado onde não é obrigatória a luz, e daí ter passado na inspecção para a legalização.

Sinceramente, não acredito que um inspector que muito possivelmente faz dezenas de inspecções por dia, 5 dias por semana pelo menos, não repare que o carro não tem a luz de neveiro e que sendo obrigatória o passe na inspecção! Seria o cúmulo da incompetência.

Em todas as inspecções que fui sempre me pediram para ligar a luz de neveiro, daí que acredite que se passou nesta inspecção não deverá haver problemas.

Avatar do Utilizador

sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por sosimple »

-=Código da Estrada, Artigo 80, Ponto 8 =- Escreveu:Com excepção dos motociclos, tractores e reboques agrícolas, os veículos e reboques matriculados após 27 de Maio de 1990 devem possuir luzes de nevoeiro à retaguarda, com as seguintes características:
a) Número: Automóveis ligeiros e pesados - uma ou duas luzes; Reboques - uma ou duas luzes;
b) Cor da luz emitida - vermelha;
c) Deve ser respeitado o seguinte posicionamento: Em largura: Quando a luz de nevoeiro for única, deve estar situada do lado esquerdo do plano longitudinal médio do veículo; A distância entre qualquer luz de nevoeiro à retaguarda e a luz de travagem mais próxima deve ser superior a 100 mm; Em comprimento: Deve estar à retaguarda; Em altura: Devem estar colocadas a uma altura ao solo compreendida entre 250 mm e 1000 mm;
d) Devem estar orientadas para a retaguarda;
e) Só devem poder ligar-se quando as luzes dos médios, ou de máximos ou de nevoeiro à frente, ou ainda a uma combinação dessas luzes, estiverem em serviço, devendo poder ligar-se ao mesmo tempo que as luzes máximos, médios e de nevoeiro à frente;
f) Deve existir um avisador de accionamento da luz, sob a forma de um indicador luminoso de cor âmbar, independente e não intermitente;
g) As luzes a que se refere este número devem obedecer ao modelo aprovado nos termos da regulamentação em vigor para a aprovação de componentes, não podendo ser homologado ou matriculado qualquer veículo se as luzes de nevoeiro nele instaladas forem de modelo não aprovado.
O inspector teve um lapso, um engano.

Vê as páginas 57 e 128: http://opac.iefp.pt:8080/images/winlibi ... 24&img=378
Opel Ampera
O meu Instagram


alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por alx99 »

Eu já importei um Mercedes que passou na inspecção com um triângulo original da Mercedes mas não homologado em Portugal (tinha um sinal de perigo no meio das três astes refletoras, o que para mim até o tornava bem mais visivel).

Tempos depois, numa operação stop, fui altoado pela GNR porque não tinha triângulo (não sendo legal, eles consideram que não se tem).

Bem aleguei que o carro tinha passado na inspecção com aquele triangulo, mas de nada serviu. Altoaram-me e tive de pagar a contra-ordenação, para além de comprar um triâgulo homologado.
Última edição por alx99 em terça out 04, 2016 5:28 pm, editado 3 vezes no total.


Brunus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 287
Registado: quarta out 28, 2009 2:30 pm

Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por Brunus »

Que versão do código da estrada é essa?
Na versão actual no site da ANSR o Artigo 80 não tem nada a ver com isso
Artigo 80.º
Poluição sonora
A condução de veículos e as operações
1 -
de carga e descarga devem fazer-se de modo a
evitar ruídos incómodos.
É proibido o trânsito de veículos a motor
2 -
que emitam ruídos superiores aos limites máximos
fixados em diploma próprio.
No uso de aparelhos radiofónicos ou
3 -
de reprodução sonora instalados no veículo é
proibido superar os limites sonoros máximos
fixados em diploma próprio.
As condições de utilização de dispositivos
4 -
de alarme sonoro antifurto em veículos podem
ser fixadas em regulamento.
Quem infringir o disposto no n.º 1
5 -
é sancionado com coima de € 30 a € 150.
Quem infringir o disposto nos n.
6 -
os
2 e 3
é sancionado com coima de € 60 a € 300, se sanção
mais grave não for aplicável por força de outro
diploma legal.
Na pesquisa que fiz por "nevoeiro" não encontrei nenhum artigo semelhante ao que colocaste.
Aliás, em nenhum lado encontrei artigos referentes às características obrigatórias dos veículos, pelo que suspeito que isso deva estar definido noutro lado.
sosimple Escreveu: O inspector teve um lapso, um engano.
Tenho uma enorme dificuldade em acreditar nisso. A não ser que tenham ido buscar um tipo ao café do lado para fazer aquela inspecção...

Avatar do Utilizador

sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por sosimple »

Na redação actual do código da estrada é o Artigo 59, ponto 1 (e não o 80) que remete para a legislação que citei.

http://biblioteca.imtt.pt/plinkres.asp? ... 2F94%24%22

Via Tapatalk
Opel Ampera
O meu Instagram

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por pemifer »

À muitos anos que não sou mandado parar em operações STOP, havia logo de me calhar uma em que até a falta do farol de nevoeiro vão detetar?
Penso que será difícil ser multado por um farol que o carro não tem, nem tem sitio para o por.
Recordo que há veículos que não têm cinto de segurança e ninguém é multado pelo veiculo não o ter...
De qualquer maneira penso passar pelo centro de inspeção para falar com o inspetor...

Avatar do Utilizador

sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por sosimple »

Ok.

Via Tapatalk
Opel Ampera
O meu Instagram


alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por alx99 »

Mas os farois traseiros do Leaf dos EUA não são iguais aos dos Europeus? Não existe alojamento para a lâmpada de nevoeiro, mesmo que ela lá não esteja?


labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por labutess »

alx99 Escreveu:Mas os farois traseiros do Leaf dos EUA não são iguais aos dos Europeus? Não existe alojamento para a lâmpada de nevoeiro, mesmo que ela lá não esteja?
Os farolins traseiros são iguais,mas o farol de nevoeiro traseiro é separado,na parte inferior do parachoques ao centro.
Anexos
20161005_111229.jpg


alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por alx99 »

labutess Escreveu:
alx99 Escreveu:Mas os farois traseiros do Leaf dos EUA não são iguais aos dos Europeus? Não existe alojamento para a lâmpada de nevoeiro, mesmo que ela lá não esteja?
Os farolins traseiros são iguais,mas o farol de nevoeiro traseiro é separado,na parte inferior do parachoques ao centro.
Já percebi. Obrigado pela informação.

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por Mumia »

Bom eu não gosto de ser o advogado do diabo, mas vamos lá esclarecer o que diz o Código da Estrada, sobre "Luzes de nevoeiro da retaguarda". E não... não sou eu a desejar mal a ninguém!! :?

Secção VIII - Iluminação
Artigo 59.º - Regras gerais
Portaria n.º 851/94, de 22SET - Regulamento sobre as características das luzes
(Alterada p/ Port.ª n.º 311-C/2005, de 24MAR)
"8º Com excepção dos motociclos, tractores e reboques agrícolas, os veículos automóveis e reboques matriculados após 27 de Maio de 1990 devem possuir luzes de nevoeiro à retaguarda, com as seguintes características: ....."


Ou seja.... Obrigatório!

É uma infracção ao CE, quando as condições climatéricas obriguem o seu uso, não a usar, bem como usar quando não é necessário.
E sendo obrigatória, parece-me que poderá dar problemas numa IPO futura....

E ainda arranjo mais isto....

Luzes de nevoeiro da retaguarda:
b) A instalação nos veículos é obrigatória para aqueles que foram matriculados após 27MAI90, nos termos do n.º 8º da Portaria n.º 851/94, e conforme já antes tinha sido previsto nos termos do DL n.º 238/98, de 26JUL e da Port.ª n.º 1032/89, de 27NOV.


Luzes de nevoeiro da frente:
c) A instalação destas luzes nos veículos é facultativa, conforme prevê o n.º 9º da Port.ª n.º 851/94.

alx99 Escreveu:Eu já importei um Mercedes que passou na inspecção com um triângulo original da Mercedes mas não homologado em Portugal (tinha um sinal de perigo no meio das três astes refletoras, o que para mim até o tornava bem mais visivel).

Tempos depois, numa operação stop, fui altoado pela GNR porque não tinha triângulo (não sendo legal, eles consideram que não se tem).

Bem aleguei que o carro tinha passado na inspecção com aquele triangulo, mas de nada serviu. Altoaram-me e tive de pagar a contra-ordenação, para além de comprar um triâgulo homologado.
Ora.... onde simplesmente quero chegar (incluindo nisso as futuras IPO's), apenas como alerta!! Não a desejar mal....

pemifer Escreveu: Recordo que há veículos que não têm cinto de segurança e ninguém é multado pelo veiculo não o ter...
De qualquer maneira penso passar pelo centro de inspeção para falar com o inspetor...
Como se vê no CE as luzes de nevoeiro também não eram obrigatórias em veículos matriculados antes de 27 Maio 1990, o mesmo acontece com os cintos de segurança, há uma data em que passou a ser obrigatório (frente e trás), e depois dessa data nenhum carro passa em IPO's sem os ter, bem como se o carro os tiver, quem não fizer uso deles é multado.

pemifer, não quero de todo alarmar ou criar pânico... uma coisa eu sei, se o veículo fosse meu, eu iria ver isso e resolver... não só por estas questões mas também por uma questão de segurança (em dias de nevoeiro),ma isto sou eu.

Por tudo isto é que desde inicio quando falaste disso eu ter dito que fiquei logo curioso como seria....
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por alx99 »

Mumia, não podia estar mais de acordo.

Avatar do Utilizador

sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por sosimple »

Somos 3. Ainda ontem citei o mesmo regulamento.

Via Tapatalk
Opel Ampera
O meu Instagram

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por MRider »

Mas até é fácil fazer a alteração. Basta comprar o farolin e instalar.
Usar um interruptor com indicação de cor âmbar e tá feito.
Não esquecer que só pode acender com os médios.

E já agora o que dizem das DRL, são obrigatórias?
Live long and prosper!

Responder

Voltar para “Automóveis”