Nissan Leaf do Wisconsin

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pemifer
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por pemifer »

Hoje decidi ver como se põe o EVSE dentro do compartimento do motor.
Como sabem o meu carro é americano, não sei se no europeu se aplicam as mesmas instruções.
Comecei por tirar as duas tampas de plástico, elas estão presas por peças de plástico, não sei o nome, eu considero que são uma espécie de "rebites" reutilizáveis. (fotos mais abaixo)
Tirei-as em conjunto pois a de dentro encaixa na da baia de carregamento, tirei-as primeiro para ver como encaixavam para depois as desencaixar sem partir.
Um dos encaixes já estava partido, alguém não teve o mesmo cuidado que eu...
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Reparei que há um buraco tapado com uma borracha.

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Aqui sem a borracha.

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A tampa do compartimento tem uma zona para se cortar que coincide com o buraco na carroçaria.

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É uma boa solução para quem tem um EVSE de cabos finos e que nunca retire o EVSE do carro.
Na parte à direita da baía de carregamento por trás do para-choques há um espaço vazio enorme, cabem lá 2 ou 3 EVSE.
Porem para quem quer tirar e por o EVSE não é boa solução...

Pus o EVSE para analisar melhor o problema...

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Será que sem tampas fecha bem?

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Fecha lindamente...
Então vamos por a tampa da baia...
Olha que fixe, os cabos passam pelos rasgos... ótimo até agora!
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Esta segunda tampa... e se fizesse uns cortes no plástico?
O capot deixaria de vedar bem... será que compensa?
Não quero mesmo danificar peças...

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E se eu tirasse a tampa, uma vez que tem rebites reutilizáveis, quando preciso e depois volto a montá-la?
Será que dá?
O compartimento tem espaço de sobra para guardar a tampa fora do sitio.

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Cá está ele com o EVSE e a tampa de plástico lá dentro... impecável!
Puxei os cabos e eles não estão a fazer força em lado nenhum, impecável!

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Os cabos passam pelos rasgos que a tampa da baia de carregamento tem para as dobradiças da tampa.
Os cabos não fazem força em nada, nem nada faz força neles. Será que já disse... impecável? Ok! Ficou perfeito!

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Depois de carregar, arrumar o EVSE e por a tampa no sitio!

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Não esquecer dos rebites!
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Conclusão (para carros americanos): se quiser proteger o EVSE dentro do compartimento do motor, é tirar os 6 rebites da primeira tampa de plástico (cuidado para não os deixar cair; ver post seguinte), desencaixar com cuidado a tampa da tampa da baia de carregamento, tem 2 encaixes, infelizmente só saem aplicando um bocadinho de força, por a tampa desencaixada mais para dentro, por o EVSE dentro do compartimento, por os fios a passar pelos rasgos das dobradiças da porta da baia de carregamento, et voilá!

Alguém pode confirmar se os Leaf europeus têm tampas iguais, também agarradas com rebites?

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pemifer
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por pemifer »

Ok, e se cair um rebite para dentro do compartimento do motor?
Ui! Procurei com uma luz, procurei, procurei, e nada...
Bom... só há uma solução, desmontar a tampa inferior do Leaf...
Espreitei, tinha uns parafusos, infelizmente não tirei foto, se não me engano são 6, um deles já não fazia nada, o buraco estava estragado...
Depois de tirar os parafusos a tampa permaneceu no lugar... hum?
Esta presa numas covas, apalpo, parecem-me rebites reutilizáveis outra vez.
Não consigo ver, tenho de tirar uma foto para ver como é.
À vigésima foto...

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Lá tiro os rebites...
Ainda não dá! Afinal há mais rebites...

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São 4, 2 de cada lado.
Os malandros são assim...

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Mesmo assim não dei com o rebite perdido.
Pus os rebites, fiz um arranque para a frente com travagem brusca, outro para trás, deixa lá tirar os rebites outra vez...
O rebite perdido não estava em cima da tampa, entretanto caiu para o chão... ótimo!
Entretanto resolvi fotografar esta espécie de palas que o carro tem à frente das rodas da frente para perguntar aqui se os vossos também têm...

Esquerda do carro.

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Direita do carro.

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Ei! Mas que raio de parafuso é este que se vê do lado direito e não no esquerdo?
Investiguei é o parafuso onde a pala prende só que do lado esquerdo a pala está fora do sitio.
Vamos lá desmontar para ver se é coisa que se possa remediar....

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Afinal é simples, a peça não está danificada, apenas as anilhas que se veem na foto desencaixaram dos buracos.
Toca a encaixar, a peça ficou igual à do outro lado, ótimo.
Como um dos buracos da tampa grande estava danificado pus uma anilha de maior diâmetro e também isto ficou arranjado.

Ora bolas... matricula é que nunca mais...


jmlflorencio
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por jmlflorencio »

Está a demorar, mas quando chegar esse Leaf vai estar melhor do que quando saiu de fábrica ;-)

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pemifer
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por pemifer »

A propósito da bateria de 12v.
Estava assim quando recebi o carro, foi o primeiro screenshot depois de ter dado alguma carga ao carro ainda carregou mais um bocadito nessa noite.

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Foi assim que ficou a carga da bateria principal e da de 12v.
No dia seguinte a bateria de 12v apresentava como tensão 11 qualquer coisa (perdi esse screenshot)

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Passados 2 dias eis como estavam as 2 baterias.

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pemifer
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por pemifer »

Andei a fazer umas arrumações, deixei o carro a dar-me musica, entretanto o meu filho de 6 anos também foi para dentro dele brincar...
Ao fim de umas horas o carro deixou de dar musica... quando fui ver o carro estava marado de todo.
Tinha as luzes acesas e apesar de as ter desligado, não desligaram, quando pressionei ligar, disse-me que tinha erro, para me deslocar ao dealer e não fazia mais nada...
Pareceu-me reconhecer o tal problema de ficar sem bateria de 12v...
Liguei o LS e eis o que apareceu...

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Mais umas tentativas para ligar o carro, desligar as luzes, ... nada, tudo em vão...
Eis como estava passados uns minutos...

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7,28v :lol: :lol: :lol: estava tão marado que indicava 102% de SOC :lol: :lol: :lol:

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A maradisse continua 7,36v e 0Ahr :lol: :lol: :lol:

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Resolvi ler a tensão diretamente nas baterias (19:09)

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A maluqueira continuou (0Ahr, 102%SOC, etc...

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Esta também é boa (0%SOC, sem voltagem nas células)

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Entretanto liguei um carregador de baterias, queria ao menos fechar as janelas e o carro para poder ir jantar...
A coisa estabilizou... aparentemente o LS ficou normal, consegui fechar as janelas e depois o carro....

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Medição feita às 19:17 com o carregador ligado, reparem na diferença para a indicação do LS. ;)

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Aqui a leitura das DTCs

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Ainda pensei se deveria deixar a bateria de 12V a carregar ou não.
Tinha a esperança de o carro normalizar as coisas durante a noite...
Bem... hoje de manhã estava assim.

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Que "sumo" retiro disto?
A eletrónica do carro fica completamente descontrolada quando a bateria de 12v está descarregada, não consegui fazer uma coisa tão simples como desligar as luzes, o problema resolve-se dando um bocadinho de carga ou um "encosto" à bateria. Se não tiver de andar logo o carro carrega a bateria de 12v na boa. Se tiver de andar não sei como será, não penso fazer propositadamente essa experiencia, esta experiencia foi por mero acaso.


joaquimdelisboa
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por joaquimdelisboa »

O PEDRO MIGUEL FERNANDES está encantado com o carro! :) ... e nós com os seus relatos!
Boa Pedro!

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Mumia
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por Mumia »

eu carregava bem essa bateria de 12V, não lhe dava só um "encosto" :/
Queimo, mas apenas electrões....
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pemifer
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por pemifer »

Mumia Escreveu:eu carregava bem essa bateria de 12V, não lhe dava só um "encosto" :/
Como viste o carro carregou-a.
Já me disseram é que não devia ter deixado descarregar...

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Mumia
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por Mumia »

pemifer Escreveu: Como viste o carro carregou-a.
Já me disseram é que não devia ter deixado descarregar...
Sim sem qualquer dúvida elas não gostam mesmo nada de ir "ao osso" :? mas também se for 1x na vida, não será muito grave ;)

Estas baterias de 12v duram muito mais se o pessoal (em especial no inverno) lhes der uma carga de vez em quando, mesmo nos CI's ;)

Mas o importante é que ficou tudo bem :)
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pemifer
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por pemifer »

Desculpa não me expressei bem.
O que queria dizer é que me disseram que o carro não deveria ter deixado a bateria descarregar.

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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por pemifer »

Hoje li no FB que o Leaf tem uma opção de mudança de óleo no menu da manutenção.
2013 Leaf S: não tem
E os europeus?

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MRider
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por MRider »

Fogo eu a pensar que já tinhas dado a volta inaugural....
Live long and prosper!

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serges
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por serges »

Está a ser um parto dificil caramba!

Enfim é a burocracia que temos...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

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Strat
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por Strat »

Xiiiiiiiii, a novela.
Eu também lá ia buscar um, ia...
Montávamos uma empresa de consultoria a Leafs americanos em terra europeia.
Especialistas em rebites, chapeleiras personalizadas ( eu tenho 3 maq de costura, todas eléctricas!) e baterias loucas.
Isto é que é uma aventura!
Força nisso.
Quero um VE.
Vou ter um VE. 8-)
28/09/2016
:arrow:
Já tenho um VE. :shock:
Peugeot Ion nascido em França, criado em Portugal.
#asubireadesceraSerradeSintra desde 21/10/2016


Erbium
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por Erbium »

Não sei se já disseste e não li mas e relativamente ao farol de nevoeiro traseiro já tens solução?

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Autor do tópico
pemifer
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por pemifer »

Ainda não pensei no assunto...
Como passou na inspeção B, vou esperar pela inspeção de rotina para ver no que dá...


Erbium
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por Erbium »

E não poderá dar multa em operações stop?


Brunus
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por Brunus »

Não estarão a fazer uma novela com isso do farol??
O que não falta para aí são carros que vieram dos EUA. No prédio dos meus pais há uma senhora que há uns anos regressou de lá, e trouxe o Jetta otto 2.5 com ela! :D
Ela anda com o carro, e aparentemente nunca teve chatices. Se ela e outros conseguem trazer os carros e legalizá-los, porque raio hão-de existir problemas com este Leaf?

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zeuz
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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por zeuz »

Também não é difícil de resolver...

1.
Comprar o material original, novo ou usado, e montar.

Dificuldade: Saber se tem a instalação eléctrica, tal como nos Leaf destinados à EU.

2.
Comprar um farolim universal, um interruptor, que possivelmente pode ser o original, passar cablagem e montar.

Problema (?): Fica inestético...


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Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


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Re: Nissan Leaf do Wisconsin

Mensagem por Erbium »

Brunus Escreveu:Não estarão a fazer uma novela com isso do farol??
O que não falta para aí são carros que vieram dos EUA. No prédio dos meus pais há uma senhora que há uns anos regressou de lá, e trouxe o Jetta otto 2.5 com ela! :D
Ela anda com o carro, e aparentemente nunca teve chatices. Se ela e outros conseguem trazer os carros e legalizá-los, porque raio hão-de existir problemas com este Leaf?
A questão não está no legalizar até porque o carro já passou na IPO que era onde podia correr mal, não repararam neste pormenor e passou e pode estar a vida toda sem nunca ninguém reparar e correr tudo bem mas se um dia a policia ou numa futura IPO reparam dá despesa!

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