Opel Ampera Algarvio - Amar ou as dificuldades de ser pioneiro...

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Responder

Autor do tópico
Rallyus
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 62
Registado: segunda set 12, 2016 6:26 pm

Opel Ampera Algarvio - Amar ou as dificuldades de ser pioneiro...

Mensagem por Rallyus »

Boas a todos!


Chamo-me Nuno e resido no Algarve

Recentemente optei por adquirir um Opel Ampera na Holanda. Com a ajuda de 2 amigos holandeses consegui um excelente negócio.

Sendo um deles formado em Engenharia Automóvel, depressa me passou um atestado de saúde perfeito ao exemplar em questão. Só algumas mazelas de estética (uma pequena mossa no capot e marcas de pedrinhas no pára-choques que foram mal retocadas pelo anterior proprietário)

Assim sendo, lá fui eu para Dusseldorf Weeze, passando pouco tempo depois a fronteira para a Holanda, até Nijmegen.

A diferença para algumas outras histórias de importação, é que aqui no meu caso o carro já estava prontinho para o levantar na casa do meu amigo, com matriculas de exportação já em meu nome.

Primeiro test drive foi ás 23H00 locais, no caminho da casa do meu amigo para um hotel ali próximo (não quis abusar muito).

Primeiro impacto, e apesar de ter já experiencia em outros hibridos, é o silencio e o binário do motor electrico. Tinha 20 km de autonomia de bateria e gasolina.. nada.

Chegado ao hotel, expliquei ao recepcionista que precisava de carregar o meu telemóvel com 4 rodas. O tipo lá me forneceu uma extensão que eu desconfiei logo que não ia dar (muito fininha para passar tantos amperes).
E assim foi... não dava para carregar.

Solução? Atribuir-me um quarto no rés do chão e estacionar o carro ao lado da minha janela :lol:

O panorama era assim:

Imagem


No dia seguinte, com o pequeno almoço tomado e o carro finalmente abastecido do tal combustível fóssil, lá preparava caminho:

Imagem

No mesmo dia, já durante a tarde, a coisa tinha este aspecto:

Imagem

Uma pequena paragem em França para tirar fotos e enviar para a minha esposa (estava toda curiosa)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem



Cheguei a casa no dia seguinte ás 23H00, depois de pernoitar perto de Bordeaux.

À entrada do país Basco fui controlado pela Policia. Inicialmente nada simpáticos, começaram inclusivamente mal por abrirem a porta do passageiro sem a minha autorização expressa para tal. Explicaram-me que queriam só ver o número de chassis, ao que eu respondi que tinha a certeza que a legislação não o permitia dessa maneira.

Acabou tudo em bem, e com eles mais interessados em saber pormenores do carro.


Agora em casa... e já com a legalização do carro quase pronta... tenho um amargo de boca enorme.

Quero fazer uma revisão ao Ampera... e sou informado pela MSCar (Opel em Faro e Portimão) que só em Lisboa e Porto posso fazer a manutenção do carro.

Ora bem... ter que fazer uma viagem de 520 Quilómetros de cada vez que fizer uma revisão... não está nada bem.

Estou a pensar como levo isto avante... mas parece-me que não vai ser a bem.

É um pouco impensável que um concessionário de marca não esteja preparado para fazer assistencia a todos os modelos vendidos pela mesma.

Digam-me de vossa justiça...
Última edição por Rallyus em sexta set 30, 2016 5:53 pm, editado 1 vez no total.


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Opel Ampera - Lithium White Algarve

Mensagem por jasmim »

Parabéns! Gosto muito do carro e da cor!
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo


lmmr74
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm

Re: Opel Ampera - Lithium White Algarve

Mensagem por lmmr74 »

Parabéns pela opção, somos cada vez mais ;) . Só vais precisar de manutenção especializada caso tenhas alguma avaria,caso contrário para mudar o óleo do MCI,qualquer oficina faz esse serviço.


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Opel Ampera - Lithium White Algarve

Mensagem por jasmim »

Se tiver menos de 8 anos ou 160 mil km é aconselhável fazer a manutenção anual para não perder a garantia.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo


Autor do tópico
Rallyus
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 62
Registado: segunda set 12, 2016 6:26 pm

Re: Opel Ampera - Lithium White Algarve

Mensagem por Rallyus »

lmmr74,

Já tinha visto essa informação por aqui, mas a coisa não é nada assim.

A Opel Portugal não autoriza manutenção de qualquer espécie em concessionários, com excepção da Gamobar e Auto Industrial.

O responsável após venda da MSCar é meu amigo de longa data e foi-lhe negada autorização para efectuar a manutenção ao meu Ampera.

Isto vai contra as directivas da GM, que tal como dizes apregoa que para manutenção, fora do sistema de alta voltagem, qualquer oficina de marca serve.

Está-me a dar uma certa vontade de remexer isto a fundo.

O carro tem 109.000 kms e ainda não estamos em 2020. A última revisão grande foi efectuada em dezembro de 2015, tendo sido medidas as resistencias da cablagem de alta voltagem ( a folha com os resultados veio a acompanhar o carro).

Essa última revisão teve um custo de 574,00 euros e foi feita pelo antigo proprietario num concessionário Opel em s'Gravenhage. Isto porque eu liguei para lá e perguntei. É muito engraçado verificar a tremenda diferença do mundo automovel na Holanda para a nossa pequena parvónia...

É triste falar assim, mas é a verdade...


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Opel Ampera - Lithium White Algarve

Mensagem por jmlflorencio »

Parabéns pela compra.

De facto, fazer a revisão tão longe de casa é chato...mas por outro lado será uma vez por ano apenas.

É o preço a pagar por ser pioneiro... Mas creio que compensa ;-)

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Opel Ampera - Lithium White Algarve

Mensagem por Emanuel Couto »

Meus parabéns! Bonita máquina... :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


lmmr74
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm

Re: Opel Ampera - Lithium White Algarve

Mensagem por lmmr74 »

Rallyus Escreveu:lmmr74,

Já tinha visto essa informação por aqui, mas a coisa não é nada assim.

A Opel Portugal não autoriza manutenção de qualquer espécie em concessionários, com excepção da Gamobar e Auto Industrial.

O responsável após venda da MSCar é meu amigo de longa data e foi-lhe negada autorização para efectuar a manutenção ao meu Ampera.

Isto vai contra as directivas da GM, que tal como dizes apregoa que para manutenção, fora do sistema de alta voltagem, qualquer oficina de marca serve.

Está-me a dar uma certa vontade de remexer isto a fundo.

O carro tem 109.000 kms e ainda não estamos em 2020. A última revisão grande foi efectuada em dezembro de 2015, tendo sido medidas as resistencias da cablagem de alta voltagem ( a folha com os resultados veio a acompanhar o carro).

Essa última revisão teve um custo de 574,00 euros e foi feita pelo antigo proprietario num concessionário Opel em s'Gravenhage. Isto porque eu liguei para lá e perguntei. É muito engraçado verificar a tremenda diferença do mundo automovel na Holanda para a nossa pequena parvónia...

É triste falar assim, mas é a verdade...
Tens razão, se partires do principio que fazes a revisão na Opel...mas porquê na marca? Qualquer oficina, fora da marca, faz a revisão normal, ou seja, mudar oleo, filtros, óleo de travões, etc. Não tens de fazer medições aos cabos de alta tensão todos os anos...


alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: Opel Ampera - Lithium White Algarve

Mensagem por alx99 »

Já que está no Algarve, não tem nenhum concessionário Opel em Espanha, junto à fronteira (ex. Aiamonte, Lepe ou Huelva)?


Autor do tópico
Rallyus
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 62
Registado: segunda set 12, 2016 6:26 pm

Re: Opel Ampera - Lithium White Algarve

Mensagem por Rallyus »

alx99 Escreveu:Já que está no Algarve, não tem nenhum concessionário Opel em Espanha, junto à fronteira (ex. Aiamonte, Lepe ou Huelva)?

Já me tinha ocorrido isso.

Então liguei agora mesmo para a Opel España ... e sabem que mais??? :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Ainda é pior que em Portugal


A espanholita lá me diz muito simpaticamente que para fazer revisões a um Ampera, os únicos concessionários autorizados são em Madrid, Burgos, Barcelona, Vigo e Canárias

Se eu fosse residente na Andaluzia, Múrcia, uma vasta parte da Extremadura... ficava muito chateado. Ainda estão piores do que eu, pois a bitola anda sempre nos 1000 Km's ida e volta.


Só por anedota, devia enviar um email à GM ao estilo - Meus amigos... se as vendas do Ampera desiludiram... preparem-se para o que aí vem para o Ampera-e :lol:


Autor do tópico
Rallyus
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 62
Registado: segunda set 12, 2016 6:26 pm

Re: Opel Ampera - Lithium White Algarve

Mensagem por Rallyus »

Pronto...


Revisão marcada para dia 12 na Auto Industrial de Alfragide.

A última revisão que ele fez foi em 2015, e há 26.000 km's. Por isso é mesmo uma daquelas grandes e que convém fazer em centro autorizado.

Lá vou eu gastar mais gasolina :cry:

Avatar do Utilizador

sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Opel Ampera - Lithium White Algarve

Mensagem por sosimple »

Bem vindo. É uma história parecida com a minha.

Via Tapatalk
Opel Ampera
O meu Instagram


lmmr74
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm

Re: Opel Ampera - Lithium White Algarve

Mensagem por lmmr74 »

Para mim, proprietário de um Ampera já lá vão 2 anos, a questão da assistência oficial em Lisboa ou Porto é uma "não questão", a não ser claro está que se verifique uma avaria específica do sistema de alta voltagem...agora para fazer revisões normais, iguais a um vulgar "ICE", até eu mesmo faço.

Eu perguntei À chefe de oficina da Auto industrial em Alfragide (oficina em Lisboa certificada pela GM para "mexer" no Ampera) se existe um plano de manutenção previsto pela marca ao sistema de alta voltagem, respondeu-me que não...


Autor do tópico
Rallyus
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 62
Registado: segunda set 12, 2016 6:26 pm

Re: Opel Ampera - Lithium White Algarve

Mensagem por Rallyus »

lmmr74:


Até aí já eu tinha entendido. O pior é que a Opel Portugal (e Opel Espanha, já agora) estão a ir contra as directivas da casa mãe - Volt/Ampera pode ser assistido em todo o lado.

O responsável após venda da MS Car, o tal meu amigo, disse-me que lhes foi mesmo interdita a assistencia por parte da Opel.

Uma anedota...


joaovt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: sexta jan 29, 2016 2:05 pm

Re: Opel Ampera - Lithium White Algarve

Mensagem por joaovt »

Compram os carros no estrangeiro e estão chateados com os Portugueses por não lhes darem assistência onde desejam ? a mim isso é que me parece uma anedota.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16146
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Opel Ampera - Lithium White Algarve

Mensagem por serges »

LOL...

Caro Joaovt o que é que isso tem a ver já que a GM dá assistencia em toda a Europa... portanto é uma não questão!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Rallyus
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 62
Registado: segunda set 12, 2016 6:26 pm

Re: Opel Ampera - Lithium White Algarve

Mensagem por Rallyus »

joaovt Escreveu:Compram os carros no estrangeiro e estão chateados com os Portugueses por não lhes darem assistência onde desejam ? a mim isso é que me parece uma anedota.

Nem vou discutir tal ignorancia :lol:


joaovt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: sexta jan 29, 2016 2:05 pm

Re: Opel Ampera - Lithium White Algarve

Mensagem por joaovt »

Sr Serges, que tem uma coisa a ver com outra, pensa que é a GM que paga aos concessionários para eles montarem uma oficina, formarem funcionários para darem assistência ? secalhar é essa a vossa ignorância.

Claro que dá assistência em toda a europa sr Serges, por isso mesmo se encontam mais lá fora, presumo porque tiveram maiores vendas, cá como tiveram menos, têm menos centros, mas têm.

Que tenha conhecimento, até onde comprei os meus veiculos, são eles que pagam as instalações, ferramentas, formação e tudo o resto para darem assistência aos carros que vendem, se não têm ferramentas e pessoas capazes é porque não têm carros vendidos nesse sentido, penso eu de que.
Última edição por joaovt em quarta set 28, 2016 4:04 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16146
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Opel Ampera - Lithium White Algarve

Mensagem por serges »

Repare joaovt, creio ser esse o nome, a GM tem uma garantia europeia quer compre o veiculo em Portugal quer seja na Alemanha...

Qual a duvida... ninguem se está a queixar da falta de assistencia, mas sim da falta de locais autorizados onde se dirigir...

Portanto uma não questão!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


joaovt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: sexta jan 29, 2016 2:05 pm

Re: Opel Ampera - Lithium White Algarve

Mensagem por joaovt »

serges Escreveu:Repare joaovt, creio ser esse o nome, a GM tem uma garantia europeia quer compre o veiculo em Portugal quer seja na Alemanha...

Qual a duvida... ninguem se está a queixar da falta de assistencia, mas sim da falta de locais autorizados onde se dirigir...

Portanto uma não questão!
Ninguém falou em falta de assistência, mas sim onde a desejavam. Acha que alguém vai montar e formar pessoas para uma banca de vender gelados no polo norte ?

Responder

Voltar para “Automóveis”