Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Strat
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: quarta set 28, 2016 3:05 pm

Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra

Mensagem por Strat »

Brunus Escreveu: sexta jan 27, 2017 12:47 pm Ontem ao fim do dia vi um ION a arrancar do Mobie-e do largo das Necessidades. Eras tu Strat?
Era eu! Eu bem me parecia que o condutor da branca tinha ficado a olhar pra mim :lol: :lol:
Quero um VE.
Vou ter um VE. 8-)
28/09/2016
:arrow:
Já tenho um VE. :shock:
Peugeot Ion nascido em França, criado em Portugal.
#asubireadesceraSerradeSintra desde 21/10/2016

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Strat
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: quarta set 28, 2016 3:05 pm

Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra

Mensagem por Strat »

rnlcarlov Escreveu: sexta jan 27, 2017 3:07 pm
Strat Escreveu: quinta jan 26, 2017 10:28 pm Não tenho evbatmon.
E já custa 20€ na google play store.
Sabem se o OBD que se usa para o Canion dá?

Sim, o que interessa é que o OBD comunique com o carro.
Ele até trabalha bem. O meu telm é que às vezes se baralha das ondas e o bluetooth diz que não quer.
Quero um VE.
Vou ter um VE. 8-)
28/09/2016
:arrow:
Já tenho um VE. :shock:
Peugeot Ion nascido em França, criado em Portugal.
#asubireadesceraSerradeSintra desde 21/10/2016

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Strat
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: quarta set 28, 2016 3:05 pm

Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra

Mensagem por Strat »

Ora.
A faltarem 4 meses para fazer 5 anos e com 41723km.
:?
Anexos
Screenshot_2017-01-30-14-03-59.png
Quero um VE.
Vou ter um VE. 8-)
28/09/2016
:arrow:
Já tenho um VE. :shock:
Peugeot Ion nascido em França, criado em Portugal.
#asubireadesceraSerradeSintra desde 21/10/2016


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra

Mensagem por jmlflorencio »

Esse screenshot é que é do tal 'evbatmon'?

Que valor é esse do battery condition? A garantia era até aos 50.000km, né?

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra

Mensagem por rnlcarlov »

jmlflorencio Escreveu: segunda jan 30, 2017 3:43 pm Que valor é esse do battery condition?
É a % de capacidade restante. Um carro novo tem 48Ah (teóricos). Ou seja, neste momento tem 75% da capacidade.
Sinceramente esperava mais para um carro com essa idade e km :?

O clone com a bateria mais degradada que conheço é o do Malm, a caminho dos 100000km, que tem 70% de capacidade restante.
Os clones têm uma capacidade "escondida", que vai dando para manter a autonomia de um novo mesmo com alguma degradação. Mas com esse valor é provável que já haja uma diminuição de autonomia face ao meu, com 40.2Ah

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Strat
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: quarta set 28, 2016 3:05 pm

Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra

Mensagem por Strat »

:? :? :? :? :?
Também eu esperava mais.
Tenho andado com o pé no pedal e ele, de manhã, dá-me 110/116 de autonomia. Se tiver que ir ao PCR por causa das voltinhas em Lisboa, diminui o RR no dia a seguir.
Quando passei os dias de Natal aqui plas aldeias sem ir pra Lisboa trabalhar, consegui 120/125 durante uns 4/5 dias seguidos.
Não percebo :roll:
Acho que preciso marcar uma ida à Peugeot...
Quero um VE.
Vou ter um VE. 8-)
28/09/2016
:arrow:
Já tenho um VE. :shock:
Peugeot Ion nascido em França, criado em Portugal.
#asubireadesceraSerradeSintra desde 21/10/2016

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Strat
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: quarta set 28, 2016 3:05 pm

Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra

Mensagem por Strat »

jmlflorencio Escreveu: segunda jan 30, 2017 3:43 pm Esse screenshot é que é do tal 'evbatmon'?

Que valor é esse do battery condition? A garantia era até aos 50.000km, né?
Pois, pois... Faltam cerca de 8.000km. Faço isso nuns 3 meses...
Quero um VE.
Vou ter um VE. 8-)
28/09/2016
:arrow:
Já tenho um VE. :shock:
Peugeot Ion nascido em França, criado em Portugal.
#asubireadesceraSerradeSintra desde 21/10/2016


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra

Mensagem por alexjp4 »

Strat Escreveu: segunda jan 30, 2017 8:29 pm :? :? :? :? :?
Também eu esperava mais.
Tenho andado com o pé no pedal e ele, de manhã, dá-me 110/116 de autonomia. Se tiver que ir ao PCR por causa das voltinhas em Lisboa, diminui o RR no dia a seguir.
Quando passei os dias de Natal aqui plas aldeias sem ir pra Lisboa trabalhar, consegui 120/125 durante uns 4/5 dias seguidos.
Não percebo :roll:
Acho que preciso marcar uma ida à Peugeot...
A questão de fazeres os 120/125Kms quando andas por aí ao contrário dos 110/116kms quando vais para Lisboa tem a haver com a velocidade a que andas e possivelmente com o desnível do terreno não deve ter que haver com o estado das baterias do carro, o meu quando a minha mulher anda com ele tambem marca 100/110kms e quando eu pego nele os Kms previstos em vez de diminuírem vão aumentando ela gasta 4 traços de casa até a Azambuja e voltar e eu passo da Azambuja e aí é que gasto o 1º traço agora no inverno de manhã quando ela liga o desembaciador o carro ainda tem a autonomia estimada mais pequena 95/100Kms tem mais a haver com o pé do que com as baterias, mas não quer dizer que não vás a Peugeot.


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra

Mensagem por marcopns »

Estas aplicações para ver a capacidade da bateria deviam ser proibidas! E as famosas barras de degradação e temperatura do Leaf também.

Ver os ah descer provoca cabelos brancos e na prática continuamos a usufruir do carro como sempre.
É possível que o carro esteja a subestimar a capacidade e com algumas descargas profundas volte a subir a capacidade reportada.



alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra

Mensagem por alexjp4 »

marcopns Escreveu: segunda jan 30, 2017 11:12 pm

Ver os ah descer provoca cabelos brancos e na prática continuamos a usufruir do carro como sempre.
É possível que o carro esteja a subestimar a capacidade e com algumas descargas profundas volte a subir a capacidade reportada.
Só se for a mim.... :lol: a minha mulher continua a conduzir como se fosse o CI ou pior porque neste nas subidas carrega no pedal e ele anda enquanto que o dela nas subidas arrasta-se :shock: mas como não tenho o OBD vou vivendo feliz na ignorância ;)
Mas tirando isso até que é um instrumento importante porque a pessoa se quiser pode ver onde pode corrigir certos erros que pratica mesmo inconscientemente.

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra

Mensagem por pemifer »

removido
Última edição por pemifer em quinta fev 23, 2017 9:42 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra

Mensagem por serges »

Bem verdade em que é optimo para o utilizador ter plena consciencia do bem ou do mal que está a fazer ao veiculo!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: RE: Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra

Mensagem por marcopns »

pemifer Escreveu:As barras de degradação são excelentes e deviam ser obrigatórias em todos os VE.
É uma ferramenta que vem por fim às vigarices de oficinas, concessionários e vendedores de carros em 2ª mão.
Ainda por cima o conhecimento sobre os VE nos concessionários vai de mal a pior.
Penso que o Leaf sai prejudicado na sua imagem por ser o único a mostrar as barras de degradação e de temperatura.
Por exemplo o carro deste tópico estaria prestes a perder a 3a barra de capacidade. Relativamente à temperatura, o Tesla Model S aquece as baterias quando se activa o modo de desempenho máximo, temperatura que seria suficiente para acender as 12 barras no Leaf... no entanto eu vejo os proprietários do Leaf a entrar em stress quando vêm 6 barras nos seus carros... parece-me que o problema será mesmo o excesso de informação.

Por outro lado, as outras marcas além de ocultar essa informação, mascaram a degradação com utilização mais limitada do pack.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra

Mensagem por rnlcarlov »

Isso da autonomia estimada depende muitos dos consumos nos últimos km. Em Lisboa o meu quase nunca chega aos 110RR. Já quando fui a Aveiro, tendo vindo os km desde Pombal até Aveiro a 80km/h, no dia seguinte apresentava-me uma autonomia de 144.

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: RE: Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra

Mensagem por pemifer »

removido
Última edição por pemifer em quinta fev 23, 2017 9:42 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Strat
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: quarta set 28, 2016 3:05 pm

Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra

Mensagem por Strat »

Olhem estou com duvidas daquele EvBat. Hoje em andamento, dava o motor a 0 km/h. Sempre. E o Real Soc está sempre no mesmo valor, independentemente do que tenho no mostrador do carro.


Entretanto estou preocupada.
Ao fim do dia, já quase a chegar a casa, num cruzamento bateram-me por trás. Senti o embate com alguma violência. O para choques até ficou colado às rodas e com parafusos rebentados. Tive que mandar vir reboque e amanhã logo vejo para que oficina Peugeot vai.
Os tipos do meu seguro (Allianz) não me davam veículo de substituição antes de averiguarem de quem seria a culpa (bateram-me por trás estando eu parada num cruzamento....) o que poderia demorar dias e nem garantiam sequer que me o dessem. Eu já a ver a minha toda a andar pra trás porque sou só eu e o meu pequeno e temos trabalho e escola em Lisboa, todos os dias...
Lembrei-me de ir procurar na app da Peugeot as oficinas deles e havia um número de assistência. Liguei, contei o que se tinha passado e disseram que eles davam veiculo de substituição pelo menos 1 dia e que o podia ir já buscar a Lisboa porque já passava das 19:00 e os rentacars "normais" já estariam fechados. Nisto chega o táxi e o reboque do seguro. E eu a preferir a assistência da Peugeot e meio atordoada com o miúdo doente no carro, à noite e debaixo de chuva.
A rapariga da Peugeot não vai de modas e pede para falar com os homens do táxi e reboque, no meu telm. Tinham convenção com ambos. Cancelaram a assistência da Allianz.
Resolveu-me tudo sem eu ter que estar a pensar muito e lá fui eu de volta a Lisboa buscar um carro. "É um fiesta a diesel porque não há eléctricos e está pago até 6f. A sra. só tem que pagar o combustível que usar. Amanhã de manhã quando puder telefone para vermos para onde vai o seu Ion."
Fiquei de boca aberta. Mas eu não tenho contrato nenhum de manutenção com a Peugeot nem nada. Mas ainda está na garantia.
Fiquei muito mais aliviada por saber que amanhã de manhã tenho logo forma de me deslocar até ao trabalho.
Espero que as minhas baterias estejam vivas ainda... :cry:
Quero um VE.
Vou ter um VE. 8-)
28/09/2016
:arrow:
Já tenho um VE. :shock:
Peugeot Ion nascido em França, criado em Portugal.
#asubireadesceraSerradeSintra desde 21/10/2016

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Strat
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: quarta set 28, 2016 3:05 pm

Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra

Mensagem por Strat »

A foto...
Quero um VE.
Vou ter um VE. 8-)
28/09/2016
:arrow:
Já tenho um VE. :shock:
Peugeot Ion nascido em França, criado em Portugal.
#asubireadesceraSerradeSintra desde 21/10/2016

Avatar do Utilizador

sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra

Mensagem por sosimple »

Não se vê foto, mas... Que chatice! :(
Opel Ampera
O meu Instagram

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra

Mensagem por Mumia »

bom... por partes....

Nem tu nem o pequeno se aleijaram certo??? Nada de dores no dia seguinte no pescoço e tal?? (comuns nesse tipo de batidas)

Quanto ao acidente.... o outro interveniente deu-se como culpado? Testemunhas? Chamaste Policia para registar acidente?

Vê a tua apólice de seguro... que se lá tiveres contratado carro de substituição, só têm de entregar tenhas ou não culpa no acidente.

Quanto a essa assistência da Peugeot fico também :shock: mas positivamente claro!! Muito bom!!

Vais ver que não vai ser nada de grave com o carro ;) os para-choques sofrem sempre e saltam/partem os apoios e tal... mas vais ver que o carro não vai ter nada mais!! ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Wall-e, ou a estória de um Ion em Sintra

Mensagem por rnlcarlov »

Também tive um problema muito semelhante, em que me bateram por trás quando parei numa passadeira. Felizmente o carro ainda andava (apesar da roda estar a raspar numa borracha do guarda lamas) e com cuidadinho deu para ir à oficina que a Fidelidade disse. Mas tive de esperar com o carro em casa uns dias para que eles avaliassem o processo e etc e tal.
Ainda estive quase umas duas semanas sem ele pois as peças custam um bocado a arranjar. É o problema destes carros pouco comuns. Não tive carro de substituição, mas acho que também não pedi pois ainda tinha a mota, e para quê andar a emitir fumos quando posso andar a electrões :)

Sem veículo de backup é mais chato, claro.

Responder

Voltar para “Automóveis”